Eu também entendo dessa forma o ensinamento da Igreja. Por isso é que disse que isso é um absurdo. Por que não há mais sentido em se falar em arrependimento? Por que a condenação tem que ser eterna? Isso é moralmente absurdo para um Deus de infinita bondade e justiça.
Entende onde quero chegar?
Supostamente o arrependimento só pode haver por causa do livre-arbítrio, e esse seria uma concessão "temporária" que não existiria mais depois do Juízo Final, não?
Segundo a Igreja o livre-arbítrio ocorreria mesmo após o juízo final. Qual seria o sentido da punição eterna se não se tem consciência disso? Seria apenas mais uma versão do materialismo ou panteísmo disfarçado. Entretanto, mais uma vez, não posso concordar com essa teoria da igreja.
Então por que Deus já nasceu todo bonzinho, todo justo, todo humilde e etc (..)?
Isso é uma resposta que não podemos dar. Você conhece o conceito de infinito e de infinitesimal? É mais ou menos isso. Leia o capítulo sobre Deus na Gênese e entenderá como eu penso, o que não siginifica que você concorde. Para eu explicar aqui esse assunto, a resposta ficaria enorme. Esse capítulo é pequeno. Se quiser pode baixar A Gênese
daqui.
Você disse que "não é possível duvidar" de tanta gente.
...que não se contradiz. Era para você ter lido nas entrelinhas. De qualquer forma, apaga o que você havia entendido e assuma o significado da minha explicação acima.
O tópico se aproxima de sua fase final.
Quando os espíritas apelam ao tosco "Espiritismo é verdadeiro pois é a crença mais lógica" é pq não resta mais nenhum outro argumento.
Como insistem em glamourizar o ignóbil.
O Espiritismo não é mais verdadeiro ou superior a nenhuma outra crença e é ainda pior pois inclui bases derivadas de preconceitos pessoais e do infeliz cientificismo positivista vitoriano.
[ ]´s
Caro APODman,
Você está nos obsediando? Se você tivesse lido os meus posts anteriores veria que escrevi que o Espiritismo, no contexto mundial, é somente mais uma crença que disputa o seu lugar ao sol junto às outras. A única coisa que pedimos é o respeito que nos é devido, assim como a todas as outras religiões ou filosofias existentes. Mas temos de um lado a Igreja no chamando de satanistas, de outro os céticos nos chamando de pseudo-sábios e mais recentemente de racistas. Se as declarações de Kardec fossem realmente racistas, como você diz, e eu concordasse com isso, nós não estaríamos agora debatendo. Eu assumiria o erro como fiz com os erros astronômicos e diria que a doutrina é progressiva, que aceita as mudanças e que Kardec tinha o pensamento do seu tempo. Nada mais fácil e pouparia muita discussão. Mas isso seria covardia e hipocrisia. Você tem o direito de postar o que quiser, mas igualmente temos o direito de nos defender das acusações. Antes de ser um direito, é um dever de todo espírita consciencioso. Longe de mim querer fazer proselitismo ou forçar consciências. A hora que eu achar que os argumentos se esgotaram, eu encerro o assunto.
Quanto ao Espiritismo ser mais verdadeiro ou superior que outras crenças, isso é uma verdade. Você não é daqueles que defendem que todas as crenças são iguais e nenhuma é melhor ou pior do que a outra, é? Podemos até não ser a crença mais verdadeira e a mais superior, mas também não somos a menos verdadeira e superior, e somos diferentes das demais. E "diferente" que dizer que alguém está mais próximo da verdade e alguém está mais longe, ou seja, alguém é mais verdadeiro e superior e alguém o é menos. Cada um que faça o seu juízo e faça a gradação. Mas se você me perguntar (ou a qualquer espírita) qual é a crença mais verdadeira e mais superior, eu responderei com certeza que é o Espiritismo. Se eu pensasse ser o hinduísmo, por exemplo, eu seria hinduísta ao invés de espírita. Ou se entendesse que era o ceticismo, eu seria cético. Entender isso é só uma questão de ser coerente e inteligente.
Como já disse, o Espiritismo apenas procura o seu lugar no meio desse emaranhado de crenças que existem no mundo. E só encontrará se sobreviver a todas as críticas e a todos esses ataques (alguns deles inclusive desleais). Se não for atacado não provará nunca o seu valor. Por isso já disse que todas as críticas nos são bem vindas. Inclusive a sua. Se o Espiritismo não for capaz de sobreviver a isso, é melhor mesmo desaparecer do mapa.
Um abraço a todos.