Guinevere,
Leia a minha resposta acima ao Luis Dantas. Eu poderia concordar com você do ponto de vista material, pois o nosso corpo se deteriora com o tempo, se decompõe, o que poderia significar retrocesso. Contudo, sempre que se refaz, através da reprodução e da alimentação, onde os elementos orgânicos vão constituir novos corpos, o corpo volta mais aprimorado. Não é isso que diz a lei de evolução de Darwin? Que as espécies evoluem? Então, eu não diria que do ponto de vista material os corpos retrocedem, mas se transformam, porque os elementos constituintes não se perdem.
Mas do ponto de vista espiritual, não retrocedemos nunca. Jamais perdemos o que já aprendemos de intelectual e moral. Pode ser que a nossa inteligência não consiga se manifestar completamente porque o nosso corpo não permite, por causa de alguma doença ou limitação. Mas o simples fato de não podermos manifestar a nossa inteligência não significa que não a tenhamos, ou que não tenhamos capacidade de adquiri-la. É uma teoria, é verdade. Mas tem mais lógica (em minha opinião) e os espíritos a ensinam unanimemente através de suas comunicações.
Mais uma vez é necessária a aplicação do bom senso na formulação das hipóteses da criação. Se há pelo menos bom senso em alguma teoria, eu considero como possível verdade. Se não há bom senso, eu considero certamente como falsidade. É claro que o conceito de bom-senso também pode variar de pessoa para pessoa.
Um abraço.