Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183816 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #1675 Online: 16 de Novembro de 2013, 08:52:23 »
O argumento da causa e efeito pode não nos levar a Deus, mas nos leva à necessidade de ter que existir um causador inicial sem causa (pessoal ou impessoal), posto que tudo tem uma causa. Não concordo que dá para fugir disso. Algo ou alguém causou sem ter tido uma causa. Algo ou alguém anterior ao tempo. Algo ou alguém precisa existir ou ter existido.

E de uma forma ou de outra parece mágica. É natural. Tudo que não conseguimos entender parece mágica. E a existência do universo, da vida e da consciência talvez sejam as ideias mais difíceis de tentar entender, porque mesmo todo o conhecimento científico, que é o melhor que temos, só vai até certo ponto. Para mim que não entendo nem uma mísera parte do conhecimento científico, a própria ciência parece mágica. É só o efeito da ignorância. E podemos até nos permitir fascinar por esse efeito sem prejuízos, já que não é possivel mesmo saber tudo, enxergar o mundo com olhos deslumbrados, sem precisar de ilusões. Enfiar algo ou alguem para tentar explicar o que parece magico é apenas um truque. Não entendo como isso pode ser reconfortante.
Esse discurso é tão religioso quanto "enfiar algo ou alguém para tentar explicar..."  Realmente, menos que ter qualquer diferença, é o mesmo discurso.

Oh, puxa, nasceu uma ruguinha de preocupação na minha testa agora.  ::) Mas o que é que eu posso fazer se não consigo compreender ideias que estão além da capacidade das ferramentas de que disponho? Fingir que só porque me acostumei com a ideia do universo ter surgido de condições que não consigo nem fazer uma ideia ou ter sempre existido faz magicamente com que deixe de parecer mágica? Isso também é só mais um truque. E não entendo como isso também pode ser reconfortante.

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1676 Online: 16 de Novembro de 2013, 12:02:57 »
O argumento da causa e efeito pode não nos levar a Deus, mas nos leva à necessidade de ter que existir um causador inicial sem causa (pessoal ou impessoal), posto que tudo tem uma causa. Não concordo que dá para fugir disso. Algo ou alguém causou sem ter tido uma causa. Algo ou alguém anterior ao tempo. Algo ou alguém precisa existir ou ter existido.

Tudo o que notamos tem uma causa. Mas não temos como garantir que o que ignoramos possui, forçosamente, causas aparentes segundo nosso axioma que tem por base o que nós conhecemos. Não conhecemos todos os fatos, e nem todos os efeitos. Antes dos europeus chegarem às américas, queria ver alguém perguntar a um ameríndio o que é uma caravela e obter a resposta de que isso é uma embarcação rápida desenvolvida para cruzar oceanos, capaz de bolinar e de carregar até 200 toneladas. Estamos descobrindo pontos do universo a todos os momentos, que eram ignorados alguns instantes antes da descoberta, e embora possamos, com base em parametrização, dizer que suas condições naturais se comportam assim ou assado, não é possível dizer por exemplo que no núcleo do planeta que só sabemos a imagem só existem elementos naturais que nós conhecemos, e que, existindo elementos que desconhecemos em minoria, que sabemos exatamente o que fazem ou para que servem.

Não temos a total compreensão do aspecto tempo. Se o tempo pode ou puder ser relativizado, nossa necessidade de apontar uma causa pode ser apenas necessidade de estabelecer que o agora procede de um antes, mas isso não terá mais tanto sentido assim.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013, 12:05:39 por Stentor »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1677 Online: 16 de Novembro de 2013, 12:31:53 »
Definam causa, por favor. ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1678 Online: 16 de Novembro de 2013, 17:30:02 »

E de uma forma ou de outra parece mágica. É natural. Tudo que não conseguimos entender parece mágica. E a existência do universo, da vida e da consciência talvez sejam as ideias mais difíceis de tentar entender, porque mesmo todo o conhecimento científico, que é o melhor que temos, só vai até certo ponto. Para mim que não entendo nem uma mísera parte do conhecimento científico, a própria ciência parece mágica. É só o efeito da ignorância. E podemos até nos permitir fascinar por esse efeito sem prejuízos, já que não é possivel mesmo saber tudo, enxergar o mundo com olhos deslumbrados, sem precisar de ilusões. Enfiar algo ou alguem para tentar explicar o que parece magico é apenas um truque. Não entendo como isso pode ser reconfortante.
Esse discurso é tão religioso quanto "enfiar algo ou alguém para tentar explicar..."  Realmente, menos que ter qualquer diferença, é o mesmo discurso.
Oh, puxa, nasceu uma ruguinha de preocupação na minha testa agora.  ::)
Extraordinário! Jamais vi tal fenômeno em qualquer religioso diante de coisas assim a confrontá-los! São sempre impavidamente inabaláveis na suprema autoconfiança... Pode tirar uma foto e colocar aqui, por favor?!

Mas o que é que eu posso fazer se não consigo compreender ideias que estão além da capacidade das ferramentas de que disponho?
Desconheço auxílio para tais casos...  lamento.

Fingir que só porque me acostumei com a ideia do universo ter surgido de condições que não consigo nem fazer uma ideia ou ter sempre existido faz magicamente com que deixe de parecer mágica?
Eu não sei, nunca me pareceu mágico. Se você, que assumiu ali atrás assumir tal postura de fingir exatamente essa fingição, não sabe, como eu vou saber?!

Isso também é só mais um truque.
É? É sua tática?  Para ser...:

E não entendo como isso também pode ser reconfortante.
?

O que não entendo é porque a necessidade desse "conforto"...  Pode me esclarecer?

Me questiono...  repetir a mesma filosofada é causa ou consequência de fugir das perguntas que faço?...

Tentemos só mais uma vezinha, para, que seja, brincar de foge-foge...

Tudo o que notamos tem uma causa. Mas não temos como garantir que o que ignoramos possui, forçosamente, causas aparentes segundo nosso axioma que tem por base o que nós conhecemos.
Você pode chamar de axioma, se quiser, até porque pode-se mesmo identificar duas variedades antidirecionais de axiomas, uma possível e outra invencionada. Entretanto, nada mudará (e só sabemos disso porque nada jamais mudou...) o fato de que o que sabemos é tudo o que sabemos.

A única coisa que não podemos garantir sobre "o que ignoramos" é se realmente ignoramos qualquer coisa. Valemo-nos de nossos exemplos de ignoração passada, como bem exemplarmente recorreste logo abaixo, fazendo uso do mesmo "axioma" que criticas!

Não te desesperes! Todos os crentes daqui e muito mais fazem o mesmo. Só conheço eu mesmo a estar intrinsecamente livre disso.

Não conhecemos todos os fatos, e nem todos os efeitos.
É para poder continuar repetindo isso que fugiu da(s) pergunta(s) que fiz?

Eu ("também") aposto sem titubear, indutiva e indubitavelmente, que não. Mas é só pela "execrável indução" das coisas que já sei e só delas e nada mais que me atrevo.

Antes dos europeus chegarem às américas, queria ver alguém perguntar a um ameríndio o que é uma caravela e obter a resposta de que isso é uma embarcação rápida desenvolvida para cruzar oceanos, capaz de bolinar e de carregar até 200 toneladas.
Interessante...  Mas...  ceeertamente, não tivesse você esse e tantos outros exemplos passados de "ignorado para conhecido", ainda assim teria algum instrumento de filosofia pura aplicada para deduzir essa transcendência primacial...

...O estranho é, (in)justamente, recorreres a exemplos vis e não à tua filosofia pura...

Estamos descobrindo pontos do universo a todos os momentos, que eram ignorados alguns instantes antes da descoberta,
Mais do mesmo...

e embora possamos, com base em parametrização,
"Parametrização"???   ?...

dizer que suas condições naturais se comportam assim ou assado,
O nome disso é formulação matemático-indutiva.

não é possível dizer por exemplo que no núcleo do planeta que só sabemos a imagem só existem elementos naturais que nós conhecemos,
(Esse "só sabemos a imagem" ficou estranhíssimo...  como assim?!  do que falas?!)

Tanto é possível que dizemos!  E, o mais importante, acertamos*!  E só sabemos que acertamos* "antes mesmo de acertar" porque acertamos* muito frequentemente, esmagadoramente frequentemente, sempre que adotamos o mesmo procedimento! Além de só sabermos disso, exatamente, porque o procedimento repete sua funcionalidade. E...   Bom, e, ainda que se aviste o "espectro" (que assume mais de sua origem etimológica fantasmagórica) 'não exatamente espectralmente' de coisas como 'corônio' e 'nebúlio', para mais alimentar crenças como a sua do que para ser objetivamente e imparcialmente observador, a realidade nos mostra o erro inexoravelmente. Não tem saída, do limite do que sabemos; a não ser, pelo que...  se me permitires...  ..."sabemos", por movimentarmo-nos pura e simplesmente, sem mesmo saber para onde.

*Bom...  esse mérito não é tão comunitário assim...

e que, existindo elementos que desconhecemos em minoria, que sabemos exatamente o que fazem ou para que servem.
Isso aqui prossegue na falta de sentido com um toque especial a mais. Por que "em minoria"?...   Se é que faz sentido até eu perguntar isto. Pode ser mesmo que eu esteja superestimando muito a situação...  ...Será que achas que "o que ignoramos" é pouco, em relação ao que sabemos?...  Que estamos mais próximos que distantes da "plenitude de saber todas as coisas"?  Sabe lá o que passa...

Não temos a total compreensão do aspecto tempo.
Eu...  até concordo  ...mas...   como sabe?!   Por favor, sem usar mais exemplos do que sabemos que não sabíamos e passamos a saber. Quero ver a tal "filosofia pura" dando alguma coisa que sirva para alguma coisa.

Se o tempo pode ou puder ser relativizado,
Pode. Pode ser relativizado e absolutizado. É feito até! Teve um camarada que ficou bem associado a isso, tem uma imagem dele mostrando a língua, já deve ter visto...

nossa necessidade de apontar uma causa
"Nossa"??? Refere-se a um aspecto humano geral?  Essa não é 'minha nossa'!...

pode ser apenas necessidade de estabelecer que o agora procede de um antes, mas isso não terá mais tanto sentido assim.
É, está claro que sim e que não...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1679 Online: 16 de Novembro de 2013, 19:07:58 »

Extraordinário! Jamais vi tal fenômeno em qualquer religioso diante de coisas assim a confrontá-los! São sempre impavidamente inabaláveis na suprema autoconfiança... Pode tirar uma foto e colocar aqui, por favor?!
Não.  :)

Mas o que é que eu posso fazer se não consigo compreender ideias que estão além da capacidade das ferramentas de que disponho?
Já desconfiava.

Fingir que só porque me acostumei com a ideia do universo ter surgido de condições que não consigo nem fazer uma ideia ou ter sempre existido faz magicamente com que deixe de parecer mágica?
Eu não sei, nunca me pareceu mágico. Se você, que assumiu ali atrás assumir tal postura de fingir exatamente essa fingição, não sabe, como eu vou saber?!
Não me surpreende que você não saiba.

Não. Pensei que fosse a sua.

?
O que não entendo é porque a necessidade desse "conforto"...  Pode me esclarecer?
Então, era justamente o que eu dizia - não entendo. Esperava que você me esclarecesse.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1680 Online: 16 de Novembro de 2013, 19:50:18 »

Não.  :)
Que pena...  Eu estava empolgado.

Já desconfiava.
Já procurou ajuda em muitos outros lugares antes e também não conseguiu?   Não desista não! Não desanime!  Quem sabe...  pode haver alguma entidade superior a mim no universo... vai saber...  não é mesmo?   Pergunte a...   a si mesmo, que crês.

Não me surpreende que você não saiba.
Pelo menos já entendeu que eu não sou crente, então...  Já é animador...  Tá vendo, você ainda tem chances rapaz!

Não. Pensei que fosse a sua.
Como poderia ter pensado que é a minha se descreveu a tática que adotas?!  Oh, my... não sei mesmo se uma segunda, ou terceira, ou... opinião ajudaria...

?
Então, era justamente o que eu dizia - não entendo. Esperava que você me esclarecesse.
Esses desvios são típicos mesmo de religiosidade...  Não, meu jovem, o que você disse é que não entendia como alguma coisa (que, "por acaso", é um procedimento adotado por você mesmo!...) poderia ser reconfortante, claramente peticionando a indiscutibilidade da necessidade do conforto. Sua questão é sobre uma *forma específica* de conforto. A *minha* questão é que é para a necessidade de qualquer conforto.

Vá entender mentes religiosas...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1681 Online: 16 de Novembro de 2013, 22:09:06 »

Vá entender mentes religiosas...

Eu te avisei. Tudo que não entendemos parece mágica.  :hihi:

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1682 Online: 17 de Novembro de 2013, 12:51:20 »
Mentes religiosas não parecem mágicas. Só parecem o que são: crentes mesmo.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1683 Online: 17 de Novembro de 2013, 17:46:20 »
 :)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1684 Online: 18 de Novembro de 2013, 13:18:11 »
Não percam tempo com esse maluco. Pessoas se matam por causa de bulling na internet.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1685 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:13:50 »
Não percam tempo com esse maluco. Pessoas se matam por causa de bulling na internet.

Eu não sei se entendi, mas isso foi para o Cientista? O que diabo tanto ele fala, hein? Dá pra alguém dá um resumo ou algo do tipo, porque vejo que há um problema de alguns foristas com esse cara, e até agora não entendo o porquê. Ele é crente? Ele é ateu? Qual seu ideal na fim das contas? O que ele faz tanto que incomoda?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1686 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:24:09 »
Ele é uma espécie de sociopata, que acha que conhece a verdade absoluta sobre todo e qualquer assunto. Daí, faz longos posts, com um blá-blá-blá interminável. Qualquer coisa que vc perguntar a ele, ele não responde. Antes, parece querer te indicar um caminho, para que vc mesmo descubra o que ele acha que é a resposta certa. Ele é louco.

Ele se acha a última azeitona da empada. Diz que todo mundo é crente (mesmo o maior dos ateus daqui) e ataca a filosofia, como sendo algo como doutrina religiosa.

Talvez seja um bógus. Eu desconfio disso.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 15:13:10 por famado »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1687 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:28:19 »
Sociopata, é? Interessante...

E o que são crentes? Vc tem uma definição própria e pessoal para esta palavra?

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1688 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:51:42 »
Mussain... resumindo. Ser doido e não falar coisa com coisa não é crime... mas é complicado quando, além de ser doido e não falar coisa com coisa, se é inoportuno e pedante, entrão... não sei se chega a ser uma sociopatia... mas deve ser algo do tipo quando alguém leu 10 dicionários e 10 livrinhos paradidáticos de ciências, tomou um fora de uma menininha que cursava Filosofia na faculdade (e daí passou a detestar de Platão à Nietzsche) e resolveu ficar em casa, criando teorias mirabolantes e tentando (pela net) fazer uma revolução intelectual para tentar salvar as pessoas de suas incompetências em entender teorias mirabolantes.

Exemplo clássico? http://en.wikipedia.org/wiki/Christopher_Langan - o cara que criou o tal Modelo teorético-cognitivo do universo (????), mas nem ele e nem o tal modelo falam coisa com coisa. E podem até ter Q.I.s de 200, como é o caso do Langan... o que não muda muita coisa em matéria de fazer sentido.

É bom quando as pessoas discordam, caso contrário não teria graça ficar discutindo o que quer que fosse. Mas não tem graça quando você não sabe do que a pessoa está discordando, se é que está discordando... mas é que a pessoa fala de um jeito, brigando, que você não sabe o que ela realmente quer...

Sacou? :stunned:
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 15:03:17 por Stentor »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1689 Online: 18 de Novembro de 2013, 15:22:24 »
Saquei. Vou tentar conversar com ele um pouco então, esperando sua resposta no meu post acima. Vamo vê no que dá rsrs

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1690 Online: 19 de Novembro de 2013, 03:16:40 »
Chegará ainda a ocasião em que serei solicitado a fornecer, com significativa frequência, *R*espostas?

Esperemos que o tempo mostre...

Por enquanto, vamos à puericultura...

Não percam tempo com esse maluco.
Sofres do mesmo etilismo do Correio, ou algo de efeito similar? Não é provável que sofras qualquer sanção por isso, é fato, dado que é a mim que ofendes e o maior risco é eu mesmo ser sancionado por tua ofensa a mim, já que da última vez que fui ofendido quase simultaneamente pelos foristas Agnóstico e Tiago foi a mim que o forista Gaúcho, do baixo de toda uma arbitrariedade tendenciosa, aplicou sanção. Mas quero, a fim de reforçar tua imunidade, insistir que defendo tua liberdade de me ofender livremente.

Muito bem...

Esse é mais um dos teus falaciosos recursos para te esquivares de mim sentindo-se digno? A falácia psiquiátrica?

Ou...

Isso é ordem (do tipo daquelas doutrinárias religiosas exemplificadas em história) ou simples sugestão? Você pode se esquivar (embora sem encobrir o explícito vexame do ato) de mim usando esse subterfúgio, mas não tem poder/direito de determinar o que os outros aqui devem ou não fazer.

Pessoas se matam por causa de bulling na internet.
Se eu fosse susceptível a isso, estaria morto com grande probabilidade, então? É o que sugeres?

Eu não sei se entendi, mas isso foi para o Cientista?
Óbvio que sim.

O que diabo tanto ele fala, hein?
Coisas utilíssimas conquanto extremamente difíceis, fundamentais, factuais e fatídicas, frequentemente desconcertantes e desagradáveis para crentes em geral. O mais importante: coisas certas, científicas.

Além de lamentáveis "respostas" que sou arrastado a dar a "perguntas" como essas todas aqui agora...

Dá pra alguém dá um resumo ou algo do tipo,
Está dado.

porque vejo que há um problema de alguns foristas com esse cara,
De muitos, senão todos.

e até agora não entendo o porquê.
Não mesmo, é?  hmmmm

Mas "eles" (supondo, para liberdade de hipótese, não ser você um deles) sabem bem, embora em estado de perplexidade. Os mais "bem versados" têm medo de mim porque já perceberam uma coisa que está além, mais que da compreensão deles, da compreensibilidade: não preciso de formatações discursivas para falar do que é conhecimento, tenho a liberdade linguística de um pensador científico, coisa que provavelmente um ser humano médio vive uma vida inteira sem contactar pessoalmente, só pelos livros de história.

Ele é crente?
Não, está muito claro.

Ele é ateu?
Sim, como você e todo e qualquer.

Qual seu ideal na fim das contas?
Não quer saber meu time de futebol também, assim como normalmente se pergunta, tal qual se pergunta o grupo sanguíneo do alienígena?

Ideal é para formalizações científicas, e real é para a liberdade do pensamento científico disso; de idealismo, é para idealistas. Então...

Nenhum, a menos, *para seu entendimento totalmente privado*, que você entenda encontrar um pensador mágico como um (ideal), estando (você) errado todavia.

O que ele faz tanto que incomoda?
Incomodo porque faço tanto, tanto acerto que não podem aguentar.

Existe uma falácia criada e nutrida pelos desprovidos que (in)consiste na crença desejosa de que indivíduos superiores oferecerão a contrapartida da meiguice, tolerância, bondade... É a mesma falácia que fundamenta a hipótese reconfortante de que "alienígenas muito desenvolvidos" deverão ser inerentemente, pelo fato, moralmente maravilhosos e alienigenamente bondosos.

Tudo uma bobagem sem mais tamanho, de crianças. Sou federal e não sou nada disso. Não me sinto compelido a ser covarde (de início aqui, achava eu que poderia tratar, pelo menos alguns aqui, *algo mais próximo* -- jamais esperei tanto assim... -- de igual para igual, mas já verifiquei há tempo que qualquer coisa já distante disso é covardia, então faço humor), mas não dou guarida.

Ele é uma espécie de sociopata,
Essa já é uma acusação bastante grave...  Mas faça mais isso também, que é engraçado ver!

que acha que conhece a verdade absoluta sobre todo e qualquer assunto.
Como posso achar que conheço uma coisa em que não creio?

Daí, faz longos posts, com um blá-blá-blá interminável.
Gloso na extensão necessária para tecer as consdierações que faço para cada coisa. E, como você, sem mais saída, tantos usam essa ridícula acusação falaciosa a mais na infantil risível tentativa de me desmoralizar. Só mais do mesmo de sempre...

Minhas solicitações diretas que estão lá para você e outros atenderem, que dariam a vocês alguma dignidade para falar e sustentar depreciações a mim, nada.

Qualquer coisa que vc perguntar a ele, ele não responde.
Onde você pode encontrar alguma pergunta dirigida a mim que eu não tenha respondido? Apresente e pergunte. Eu posso mostrar prontamente várias que não me respondem.

Antes, parece querer te indicar um caminho,
De fato, "parece" não, faço mesmo, mas isso não é via de regra, só em casos bem específicos, como no seu a querer que se invencione uma explicação para entropia além do que é, para suprir material de conforto a suas psicológicas necessidades religiosas; porque uma resposta direta frequentemente já se tem pronta, e o "indicar o caminho" é nada mais que tentar fazer o (você, por exemplo) receptor enxergar-se no próprio absurdo. O resultado que se vê é esse que você (se) mostra... Ainda assim, ao fim, sempre respondo objetivamente, entenda o necessitado de informação/formação ou não.

para que vc mesmo descubra o que ele acha que é a resposta certa.
Normalmente, indivíduos que querem impor respostas aos outros as impõe simplesmente, em procedimento como "não percam tempo com esse maluco". Afirma qual seria a resposta, e fim. Se alguém quer te estimular a pensar, "acender sua lareira", como dizia Plutarco, claro que ainda pode querer te conduzir ao erro, mas, nesse caso, a falha é mais imputável a você que ao seu doutrinador, porque torna-se a típica situação de se saber quem é o louco quando dois se acusam. Só a intervenção externa da realidade encerra a questão, coisa que nem mesmo é difícil.

Ele é louco.
De novo a falácia da acusação psiquiátrica?

Vide mais acima.

Ele se acha a última azeitona da empada.
Eu me acho FE-DE-RAL (mais que isso de fato, só uma expressão limitada, sou mesmo U-NI-VER-SAL), já disse. O que pode ser uma azeitona numa empada comparando-se a mim?

Diz que todo mundo é crente (mesmo o maior dos ateus daqui)
(Nenhum ateu é "maior" que outro, todos são igualmente ateus.)

Sim, que novidade...  E?...   Você acha que só porque ninguém, seja de centenas, milhares, milhões... passa num teste porque tirou insuficiente numa avaliação, deixa de ser falácia acusar o avaliador de não aprovar ninguém?

--"Ora, mas ninguém serve para você?!"
--Não sei, ainda não encontrei um que servisse.
--Nem vai encontrar!
--Só porque 7 bilhões não atendem a um critério, não que dizer que ninguém atenda. Básico em falaciologia...

Todos aqui são ateus, mas não vi um além de mim que não seja crente. O que menos assim se mostrou foi o ausente gilberto, ainda assim não comparável a mim.

e ataca a filosofia, como sendo algo como doutrina religiosa.
Sim, é a própria religião em "pessoa", e daí?. Qual a sua defesa não falaciosa que a salve do meu ataque?

Talvez seja um bógus. Eu desconfio disso.
Não, claro que não.

Sociopata, é? Interessante...
Você acha isso? Eu acho mórbido.

E o que são crentes?
O que está no significado no dicionário. Pode verificar.

Vc tem uma definição própria e pessoal para esta palavra?
Não e nem tenho crítica ao conceito corrente.

Mussain... resumindo. Ser doido e não falar coisa com coisa não é crime...
Isso deve te aliviar...

mas é complicado quando, além de ser doido e não falar coisa com coisa, se é inoportuno e pedante, entrão...
É horrível quando arrazam com suas possibilidades?

Quanto ao "entrão", não existe isso aqui, essa é por demais exageradamente esfarrapada.

não sei se chega a ser uma sociopatia...
Nãããão...  claro que não...

mas deve ser algo do tipo quando alguém leu 10 dicionários e 10 livrinhos paradidáticos de ciências,
Ler 10 dicionários???   ptz...  alguém faz isso???   ...Você???

Bom... que seja..., algo acontecível, em algum mundo paralelo por mim desconhecido...

Não creio que você tenha chegado a ler tudo isso. Se leu, reteve muito pouco. ...Embora ler, ler, por ler não seja tudo mesmo... Se responder minhas perguntas, posso até começar a aceitar como fato...

tomou um fora de uma menininha que cursava Filosofia na faculdade (e daí passou a detestar de Platão à Nietzsche)
Tanta imaginação assim é improvável que tenha vindo de pura criatividade... Especialmente vindo de alguém que não responde perguntas desconcertantes. Ela era muito... como vocês dizem?...  'gatinha' (ainda tá em uso essa?...), era? Ora, garoto... cabeça pra cima! Sempre tem uma, talvez não tão gata, que vai te querer. Tenha perseverança!

Eu sempre fui um cara problematicamente lindo e gostoso demais. Minha dificuldade sempre foi dar os foras na mulherada por, infelizmente, ainda que eu tivesse aptidão física invejável como tudo em mim, ter inevitáveis limites físicos e não poder dar conta de todas elas. Só pego as melhores. Como não posso, e não quereria se pudesse, transferir minha pintosura para você, a única ajuda que posso te dar é dizer que seu sucesso estará diretamente na medida da sua confiança em si mesmo.

e resolveu ficar em casa, criando teorias mirabolantes e tentando (pela net)
Garoto, isso aqui não deve ser usado como consultório sentimental. Pare de ficar regurgitanto bobagens na cachola e dá uma saída para ver se acha aquela garota que pode querer te dar    ...uma chance, ao menos. Você não não mostra chance de conseguir criar qualquer teoria mirabolante que funcione.

fazer uma revolução intelectual para tentar salvar as pessoas de suas incompetências em entender teorias mirabolantes.
Só filósofos mesmo para acreditarem em "revolução intelectual". Sei que é inútil tentar, mas é parte do que ainda resta de humano em mim...: larga dessa ideia, garoto!

Exemplo clássico? http://en.wikipedia.org/wiki/Christopher_Langan - o cara que criou o tal Modelo teorético-cognitivo do universo (????), mas nem ele e nem o tal modelo falam coisa com coisa.
É nele que você se espelha?

E podem até ter Q.I.s de 200, como é o caso do Langan... o que não muda muita coisa em matéria de fazer sentido.
Não mesmo. 200 de QI é insuficiente para ser um pensador científico.

É bom quando as pessoas discordam,
"É bom quando discordam" mas só quando você ainda sente força para contradiscordar, não quando aniquilam qualquer chance de você rebater sem ser despidamente falacioso, não é? Por isso não responde nada do que te pergunto.

caso contrário não teria graça ficar discutindo o que quer que fosse.
Aqui está o resumo da "questão". O que interessa é "ter graça", não compreender realmente o que quer que seja.

Mas não tem graça quando você não sabe do que a pessoa está discordando,
Mais uma vez o denuncioso "ter graça"...  O que realmente não "tem graça" é quando você não pode discordar de volta.

se é que está discordando...
Se responder ao que te perguntei, vai saber.

mas é que a pessoa fala de um jeito, brigando,
Perguntar é "falar de um jeito, brigando"?

Esse é só mais um recurso falacioso de esquiva, demonizando? Sua desculpa para não me responder?

que você não sabe o que ela realmente quer...
Quero que respondam minhas perguntas.

Sacou? :stunned:
"Saquei". "Saquei" sua cômica esquiva.

Saquei.
"Sacou" nada.

Vou tentar conversar com ele um pouco então,
Não precisa "tentar", é só conversar; retorno de acordo com minhas possibilidades. Sou só bicho-papão para quem não quer olhar para a realidade, porque me transfiguro na própria aos olhos dos fujões.

Minhas únicas regras:

Primeiríssima: não deturpe maliciosamente minhas palavras

-ofenda a mim, se sentir-se bem no ato, mas jamais à minha inteligência;

-não me faça, propositalmente, desperdiçar tempo por absolutamente nada, que não o tenho para jogar fora.

esperando sua resposta no meu post acima.
Que parece piada. Não tem coisa melhor para perguntar?

Vamo vê no que dá rsrs
Não tenho animadoras esperanças. Vejamos suas próximas questões.

Em resumo, os argumentos contra mim são: "é louco", "(uma espécie de) sociopata", "não diz coisa com coisa", "não deem trela para esse maluco", ...  O que mais?  Alguma resposta para qualquer pergunta que fiz logo ali atrás, nada. Muito bons argumentos...  E estou correndo, oh, um enooorme risco em dizer isto, pois da última vez em que eu disse exatamente isso para o que se diz Tiago, o que se diz Gaúcho me cartonou!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 03:19:29 por Cientista »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1691 Online: 19 de Novembro de 2013, 08:22:20 »
Juro que não perco tempo lendo, mas rolando a tela caiu bem nisso daí.

não me faça, propositalmente, desperdiçar tempo por absolutamente nada, que não o tenho para jogar fora.

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1692 Online: 19 de Novembro de 2013, 10:52:34 »

Eu sempre fui um cara problematicamente lindo e gostoso demais.

Tem horas que a gente pensa... que droga de inclusão digital.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 11:04:48 por Stentor »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1693 Online: 19 de Novembro de 2013, 10:55:06 »
Esse cara é louco de pedra. Ele disse que é pintoso e conquistador de mulheres, que 200 de QI não é suficiente pra ele, enfim... Dá pra levar a sério?

E ainda estragou meus outros tópicos.

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1694 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:02:23 »
Esse cara é louco de pedra. Ele disse que é pintoso e conquistador de mulheres, que 200 de QI não é suficiente pra ele, enfim... Dá pra levar a sério?

O Gigaview tava comentando num outro tópico sobre esse lance de loucura... eu não concordei mto com ele sobre a loucura ser um troço mto bem definido.. mas tô seriamente disposto a mudar de opinião agora.

É duro mesmo, você montar uma linha de raciocínio e aparece um nó cego pra jogar areia no meio da discussão, gera uma confusão danada porque quem tá fora do contexto e quer se inteirar acha que não é só um doido, mas que são vários, ao ver o cara usando quote em cima do que todo mundo escreve...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1695 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:33:56 »

O Gigaview tava comentando num outro tópico sobre esse lance de loucura... eu não concordei mto com ele sobre a loucura ser um troço mto bem definido.. mas tô seriamente disposto a mudar de opinião agora.

É duro mesmo, você montar uma linha de raciocínio e aparece um nó cego pra jogar areia no meio da discussão, gera uma confusão danada porque quem tá fora do contexto e quer se inteirar acha que não é só um doido, mas que são vários, ao ver o cara usando quote em cima do que todo mundo escreve...

Simples, basta ignorar.

Apesar de toda a pose, essa necessidade adolescente de se auto-elogiar o tempo todo mostra que ele precisa muito de atenção, coitado. Ele tem que repetir o tempo todo que é o bonzão para ver se alguém, de preferência ele mesmo, acredita. Cada vez que vocês citam o Cientista, estão alimentando o Troll (como eu estou fazendo agora, reconheço. Normalmente eu ignoro completamente as postagens do Cientroll, mas resolvi abrir uma exceção hoje). O melhor é nem ler a besteirada verborrágica e pedante dele.

Já ouviram a expressão "bater palma para doido dançar"? É isso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1696 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:39:26 »

Eu sempre fui um cara problematicamente lindo e gostoso demais.

Tem horas que a gente pensa... que droga de inclusão digital.

Acho que é bem oportuno:
Cientista, todos aqui são céticos, o clube e o fórum também são assim chamados, ou seja, tudo contribui para que se exijam provas de alegações supostamente levianas.

Portanto, fica o desafio: prove a sua afirmação e consiga calar a boca dos descrentes ---> Poste uma foto sua, atual, antiga, recente, como for, que prove sua beleza e gostosura problemática, segundo suas próprias palavras.

A sua chance é essa. Prove agora e siga na sua saga altaneira de combater a ignorância de boa parte da humanidade, eu e muitos outros inclusos.

.

.

.

.

.

...

Sob pena de cair no descrédito e desmoralização geral.  :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1697 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:40:39 »
Vocês não estão se desviando do tópico, não? :hein:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1698 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:43:07 »
O Fabrício tá coberto de razão... e olha, eu tava ignorando sim, mas é que às vezes dá vontade de de rir..

Gabarito... simples, o cara vai pegar uma foto do Tom Cruise no google e postar.. "Cientologista"... tá ligado?  :oba:

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1699 Online: 19 de Novembro de 2013, 12:09:10 »
Vocês não estão se desviando do tópico, não? :hein:

Snow ... Causa...

Tirando a mais básica das definições de que se trata da relação entre um Evento A e um Evento B, enquanto B advém de A? Há uma variedade incrível de conceitos e explicações envolvidos na discussão ampla de Causalidade (Quatro causas aristotélicas da Metafísica, Acepção Lógica das causas necessária e suficiente, Causalidade condicional, Causa questionável, Condição Contrafactual e quase um sem fim de "causações" abordadas em vários ramos como Física, Química, Biologia, História, Direito etc). Mas acho que pra Deus, nesse caso, a causalidade linear é a que estávamos abordando, pelo o menos a maioria, quando se diz que "a causa de tudo o que é efeito aparente e não tem outra causa aparente, deve ser deus".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!