A espécie humana teria surgido em apenas um determinado ponto do planeta ?
O homem primitivo, adorador dos astros e dos fenômenos físicos surgiu em apenas um ponto do planeta ou habitava diferentes regiões ? Se estavam espalhados pela Terra como se expplicaria a unicidade de pensamento em relação à sua crença ?
Como estou olhando esse rubrica um tanto tarde (e vou levar um tempo até atualizar a leitura), desculpem-se se o temas que abordo foram respondidos adiante. De qualquer modo tenho a impressão de que essa questão levantada pelo Baiano não foi devidamente trabalhada.
A inquirição que faz é a seguinte: o homem surgiu em vários lugares ao mesmo tempo ou a partir de um local definido?
Temos que entender o motivo dessa pergunta, visto saber-se que a hipótese mais aceita é a de que o ente humano teve início como espécie na África, de onde espalhou-se pelo mundo.
A alegação de que o homo sapiens sapiens apareceu em vários pontos distintos do planeta é defendida pela doutrina kardecista.
Desconfio que o Baiano prefira a explicação de Rivail, o que ampararia sua tese de que o sentimento religioso seja inato no homem, algo como uma marca especial, dada por deus para que a criatura dele tivesse consciência intuitiva e exercesse a fé, ou algo parecido.
Então, me parece que o ponto a avaliar seja o seguinte: tendo o homem surgido em vários pontos do planeta, como se explica a fé nele estar presente generalizadamente? Só se explica se todo homem já nasceu com esse sentimento nele incrustado, independentemente de onde tenha surgido. Em outras palavras: o homem procura por deus porque já nasceu com essa "fome".
Acontece que é fácil elucidar a dúvida sem recorrer a explicações místicas. A criatura humana tem a necessidade de acreditar para que possa se mover. A inclinação a acreditar (em qualquer coisa) é a base de onde derivam todas as certezas que acalentamos, essa tendência facilmente se transforma numa fé metafísica, dentre outras múltiplas formas que assume. Tanto "fé" de que no dia 30 o salário estará depositado (óbvio, para os que recebem nesse dia), quanto a fé de que a vida continua após a morte são convicções provindas do mesmo sentimento.
É claro que o assunto não se esgota nessas miúdas considerações. Temos que considerar que existe a fé (ou crença) fundamentada e a especulativa, e por aí vai...