Eu acho que nunca tinha visto isso de entropia como explicação para a "seta do tempo". Não me parece fazer sentido, seria no máximo uma correlação geral, mas não uma "causa", da mesma forma que entropia negativa não é "voltar no tempo".
O Universo é o que é, quem vê ordem ou desordem é a mente humana.
AleySatis, devolva a conta do Gigaview.
Alguns falam, que o que "reina" é a ordem, os outros dizem que é a desordem, e eu fiquei "sobre o muro" por não saber o que era a verdade. Aí quando um religioso toca nesse assunto geralmente vem aquele argumento "Não tem como o acaso gerar, a ordem que existe no universo" ou "Não tem como o acaso ter gerado as leis (exatas, perfeitas....)"
O problema é que são simplesmente duas petições de princípio:
- a) não tem como fenômenos regulares existirem sem terem sido inventados por um super-cara
- b) a própria "perfeição" dos fenômenos
Como se prova isso? Simplesmente não se tem quaisquer bases para afirmar que fenômenos regulares não poderiam existir sem precisar serem inventados por um cara. Isso só vem da noção de que geralmente nós pessoas inventamos "regras", e daí então todo o universo deve ter tido suas regras inventadas por uma super-pessoa.
A "perfeição" dos fenômenos deve ser questionável em diversos sentidos. O mais relevante aqui seria a noção de que o universo é "perfeito para a nossa existência". Embora eu prefira que as pessoas tenham essa visão (que comumente incorpora a origem e evolução do universo tal como descritos pela ciência) em vez da criacionista estrita, acho que também é bastante válido se contra argumentar que o universo é um "deserto" praticamente infinito, e só parte de um minúsculo "grão de areia" é adequado à nós, e só por um breve período de tempo, que pode acabar a qualquer instante.
Contraste isso com as possibilidades de uma criação onipotente. Poderia ser um universo plano, mais ou menos como nossa ilusão constante de que a Terra em si é plana, só que de verdade. Ao mesmo tempo, não precisariam haver erupções vulcânicas que podem extinguir a humanidade, asteróides, erupções solares que podem varrer a atmosfera, etc. Sem falar da "teia alimentar", que não tem o menor sentido de ser "inventada". Ou até mesmo gravidade, corpos físicos antropóides. Poderíamos ser só bolas de luz flutuante, ou tomar a forma que quiséssemos, etc.
"a complexidade do universo, ou de alguns sistemas evidência a existência do design inteligente" dai vem a conclusão "Então o universo tem que ter tido uma causa, e essa causa tem que ter sido inteligente, ou essa causa tem que ser sido Deus/o universo tem que ter tido um projetista".
Tudo dependente da assunção/petição de princípio de que "a mente" é a única coisa que pode gerar ordem.
Por isso pedi isso da ordem ou caos. Falando disso, já vieram esse canal no youtube? Guerrova Maioria dos religiosos, diz que ele "refuta" a evolução e "prova/evidencia" o criacionismo(DI).
Provavelmente não vi, embora com certeza já devo ter visto os mesmos argumentos várias e várias vezes... :sleepy: