Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183815 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #1650 Online: 08 de Novembro de 2013, 18:27:50 »
Toda vez que aparece um forista novo dizendo "eu sou ateu, mas...", eu já imagino algo do tipo "eu não sou racista, mas..." ou "eu não sou homofóbico, mas...".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1651 Online: 08 de Novembro de 2013, 18:37:57 »
lontra gorda???  :o

:rola:

Acho que essa lontra deve estar grávida...

... essa é a única gorda que eu encontrei.

É fofa. Ô Giga, taí um bom nome pra um Nick, bem melhor que o seu. Que tal, hein?! Lontra Gorda. :lol:

Vou pensar no caso....Pior que ele acertou. Deve ser clarividente. Estou igual a uma lontra gorda. Boa hora para fazer um regime.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #1652 Online: 08 de Novembro de 2013, 18:59:48 »
E você é gaúcho; mas até fala como macho...rs

Toda vez que aparece um forista novo dizendo "eu sou ateu, mas...", eu já imagino algo do tipo "eu não sou racista, mas..." ou "eu não sou homofóbico, mas...".

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #1653 Online: 08 de Novembro de 2013, 19:00:56 »
você deve ser um nerd punheteiro e viciado em vídeo game. Como não ser gordo?

lontra gorda???  :o

:rola:

Acho que essa lontra deve estar grávida...

... essa é a única gorda que eu encontrei.

É fofa. Ô Giga, taí um bom nome pra um Nick, bem melhor que o seu. Que tal, hein?! Lontra Gorda. :lol:

Vou pensar no caso....Pior que ele acertou. Deve ser clarividente. Estou igual a uma lontra gorda. Boa hora para fazer um regime.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1654 Online: 08 de Novembro de 2013, 19:01:51 »
 :tchau:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1655 Online: 08 de Novembro de 2013, 19:09:10 »
That escalated quickly.

Usuário banido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1656 Online: 08 de Novembro de 2013, 19:55:32 »
Agora o Barata já pode explicar o que é FFlech.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1657 Online: 08 de Novembro de 2013, 20:05:11 »
Ele tentou escrever FFLCH, mas como é uma merda pronunciar FFLCH, as pessoas costumam dizer fefeléche. Aí o E deve ter escapado.

EDIT: Corrigi o link :twisted:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 20:26:45 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1659 Online: 08 de Novembro de 2013, 21:32:15 »
Ele tentou escrever FFLCH, mas como é uma merda pronunciar FFLCH, as pessoas costumam dizer fefeléche. Aí o E deve ter escapado.

EDIT: Corrigi o link :twisted:

Exatamente
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1660 Online: 08 de Novembro de 2013, 22:27:12 »
Dislexia nipônica.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #1661 Online: 09 de Novembro de 2013, 00:17:19 »
Já desconfiava que esse vinbbr era um troll crente.

Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1662 Online: 09 de Novembro de 2013, 08:27:21 »
É como o Gaúcho falou... quando o cara começa com esse papo de "sou ateu, mas..." em 99,99 % dos casos é crente até o último fio dos cabelos, pensando "hehehe, sou muito esperto, vou me infiltrar como ateu e derrubar esses descrentes com meus argumentos irrefutáveis".

Aí depois vem o que conhecemos bem: começa a ser contestado, fica sem argumentos, parte para a ignorância e é expulso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1663 Online: 09 de Novembro de 2013, 11:42:25 »
É como o Gaúcho falou... quando o cara começa com esse papo de "sou ateu, mas..." em 99,99 % dos casos é crente até o último fio dos cabelos, pensando "hehehe, sou muito esperto, vou me infiltrar como ateu e derrubar esses descrentes com meus argumentos irrefutáveis".

Aí depois vem o que conhecemos bem: começa a ser contestado, fica sem argumentos, parte para a ignorância e é expulso.
A outra estratégia é falar um monte de merdas, tipo "posso fazer o que eu quiser porque não há um deus para me punir" e, se a gente concordar, ele vai mostrar para os outros crentes como prova de que "ateu não presta".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1664 Online: 09 de Novembro de 2013, 16:28:54 »
Não me lembro de muitos casos de "sou ateu, mas".

O mais próximo acho que foi o AleXsatis.

Mais comum me parece ser o "eu fui ateu comunista de carteirinha, mas vi a luz".

Esse caso aí me pareceu mais só trolismo puro e simples (ou babaquice), pode bem mesmo ainda ser ateu até.

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #1665 Online: 13 de Novembro de 2013, 12:35:23 »
Mais outra... falaram aí.

A.: "Não há causa sem efeito, nada vem do nada. Logo, se rastrearmos causa por causa, chegaremos em algo, e esse algo deve ser Deus.".

R.: Não necessariamente. Causa e Efeito tem limitações seríssimas se considerarmos a nossa incapacidade de conhecer todas as coisas. Não conhecemos todos os efeitos possíveis num universo provável de coisas e acontecimentos. Conhecemos só aquilo que está ao nosso alcance, mas sabemos que fora do nosso alcance sobra imaginação e também muitíssima coisa. Logo, se não dominamos todos os efeitos, ignoramos também uma multidão de causas. Desse modo, é temerário estabelecermos que Causa e Efeito é indiscutível no que concerne a se tentar logicizar o conceito de Deus.

E se levarmos a discussão de Causa e Efeito pro campo moral, pior ainda. Os nexos causais entre cada causa possível e cada efeito são interpretados com alto grau de personalismo e relatividade, o tempo todo.

Sendo assim... Causa e Efeito não prova que Deus existe.

P.S.: Sou teísta.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1666 Online: 15 de Novembro de 2013, 11:30:16 »
O argumento da causa e efeito pode não nos levar a Deus, mas nos leva à necessidade de ter que existir um causador inicial sem causa (pessoal ou impessoal), posto que tudo tem uma causa. Não concordo que dá para fugir disso. Algo ou alguém causou sem ter tido uma causa. Algo ou alguém anterior ao tempo. Algo ou alguém precisa existir ou ter existido.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1667 Online: 15 de Novembro de 2013, 11:40:14 »
...posto que tudo tem uma causa.

Porque?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #1668 Online: 15 de Novembro de 2013, 13:52:43 »
O argumento da causa e efeito pode não nos levar a Deus, mas nos leva à necessidade de ter que existir um causador inicial sem causa (pessoal ou impessoal), posto que tudo tem uma causa. Não concordo que dá para fugir disso. Algo ou alguém causou sem ter tido uma causa. Algo ou alguém anterior ao tempo. Algo ou alguém precisa existir ou ter existido.
Mas imagine que o Big-Bang foi apenas um estalinho dos trilhões de eventos simultâneos que já vinham acontecendo há 13412324583929835455044400404000004303400000000000000000000 000000 quaquilhões de bilhões de anos. A chance de saber onde está este evento causador, etc seria bem remota. E vamos ainda supor que o "causador" não controla o que causou, e o que foi gerado ainda pode gerar, sem controlar nada e ainda pelo tempo que isso vem acontecendo dentro das múltiplas possibilidades desses múltiplos eventos de se achar o nó da rede que foi o emissor pai, etc   
.
.
.

O que eu estou querendo dizer que podemos estar longe ou impossibilitados eternamente de descobrir o fundo do poço.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2013, 13:57:07 por Vento Sul »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1669 Online: 15 de Novembro de 2013, 19:53:02 »
Mais outra... falaram aí.
É, falam muitas coisas...

A.: "Não há causa sem efeito, nada vem do nada.
Será que isso vale igualmente para "tudo vem do tudo"...?

Logo, se rastrearmos causa por causa, chegaremos em algo, e esse algo deve ser Deus.".
Pensei que fosse só mais causa de algo...

R.: Não necessariamente.
Não?!

Causa e Efeito tem limitações seríssimas se considerarmos a nossa incapacidade de conhecer todas as coisas.
Como sabe que temos "incapacidade de conhecer todas as coisas"?

Não conhecemos todos os efeitos possíveis num universo provável de coisas e acontecimentos.
Como sabe?

Conhecemos só aquilo que está ao nosso alcance,
Como sabe que há algo "fora do nosso alcance"?

mas sabemos que fora do nosso alcance sobra imaginação e também muitíssima coisa.
"Sabemos", quem, e, principalmente,  **como**?

Imaginação está "fora do nosso alcance"? Esse "muitíssima coisa" teria alguma relação com a "imaginação que sobra fora de nosso alcance"?

Logo, se não dominamos todos os efeitos, ignoramos também uma multidão de causas.
Como sabe?

Desse modo, é temerário estabelecermos que Causa e Efeito é indiscutível no que concerne a se tentar logicizar o conceito de Deus.
Deixando de lado a "logicização de *d*eus qualquer (já, especialmente, que apenas "conceito"), "é temerário estabelecer encadeamento causal absolutamente" estabelece-se por que princípio?  ...Seria...    causa e efeito?!

E se levarmos a discussão de Causa e Efeito pro campo moral, pior ainda.
Como assim? Pode ser "errado atirar em alguém", mas, para atirar, é preciso apertar um gatilho, picotar uma espoleta, deflagrar uma pólvora... enfim, mandar bala. Toda "discussão moral" não pode não deixar de se sustentar nisso, ainda que pendendo quase invariavelmente para o lado (da vantagem) dos comportamentalmente bandidos. De modo que podemos assistir a aberrações "lógicas" como o princípio da 'tentativa de assassinato', quando a sorte que deveria ser integralmente da vítima é forçada legalmente a ser compartilhada com o assassino porque a moral aí não vai além da efetividade de um ato físico simples.

Bom, o mundo é uma maravilha a olhos vistos, não é mesmo?  Porque são bem discutidas "questões morais"...

Os nexos causais entre cada causa possível e cada efeito são interpretados com alto grau de personalismo e relatividade, o tempo todo.
É, discutir discute-se qualquer filosofia. O que ninguém mostra evidência é da suposta realidade dessa suposição de "possíveis diferentes efeitos para uma mesma exata causa". Você consegue?

Sendo assim... Causa e Efeito não prova que Deus existe.
De fato, prova que não existe.

P.S.: Sou teísta.
Seja feliz. (Dito sem ironia, embora eu ache lamentável qualquer crença.)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1670 Online: 15 de Novembro de 2013, 19:55:33 »
Me diga, famado (pelo menos isso), atravessar a linha do equador é causa de ir de norte para sul ou de sul para norte?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1671 Online: 15 de Novembro de 2013, 21:40:20 »
Dos dois.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1672 Online: 16 de Novembro de 2013, 00:50:48 »

E de uma forma ou de outra parece mágica. É natural. Tudo que não conseguimos entender parece mágica. E a existência do universo, da vida e da consciência talvez sejam as ideias mais difíceis de tentar entender, porque mesmo todo o conhecimento científico, que é o melhor que temos, só vai até certo ponto. Para mim que não entendo nem uma mísera parte do conhecimento científico, a própria ciência parece mágica. É só o efeito da ignorância. E podemos até nos permitir fascinar por esse efeito sem prejuízos, já que não é possivel mesmo saber tudo, enxergar o mundo com olhos deslumbrados, sem precisar de ilusões. Enfiar algo ou alguem para tentar explicar o que parece magico é apenas um truque. Não entendo como isso pode ser reconfortante.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1673 Online: 16 de Novembro de 2013, 02:09:09 »
Dos dois.
Está dada sua resposta. E por você mesmo!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1674 Online: 16 de Novembro de 2013, 02:12:15 »

E de uma forma ou de outra parece mágica. É natural. Tudo que não conseguimos entender parece mágica. E a existência do universo, da vida e da consciência talvez sejam as ideias mais difíceis de tentar entender, porque mesmo todo o conhecimento científico, que é o melhor que temos, só vai até certo ponto. Para mim que não entendo nem uma mísera parte do conhecimento científico, a própria ciência parece mágica. É só o efeito da ignorância. E podemos até nos permitir fascinar por esse efeito sem prejuízos, já que não é possivel mesmo saber tudo, enxergar o mundo com olhos deslumbrados, sem precisar de ilusões. Enfiar algo ou alguem para tentar explicar o que parece magico é apenas um truque. Não entendo como isso pode ser reconfortante.
Esse discurso é tão religioso quanto "enfiar algo ou alguém para tentar explicar..."  Realmente, menos que ter qualquer diferença, é o mesmo discurso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!