O dilema não é na verdade "de Haldane", mas das populações: ou evoluem rapidamente um gene, ou tem variabilidade genética maior nesse locus ou de modo geral. Seleção compromete variabildade genética. Isso é o dilema, não é algo a ser "resolvido". Dilema não é problema, são duas possibilidades alternativas, que são essas.
Você está enganado. O dilema limita a quatidade de fixações que podem ocorrer em um determinado periodo de tempo.
Sim, mas isso não é diferente do que eu disse.
O que simplesmente impossibilita que o homo-sapiens tenha evoluido em 10 milhões de anos. Eu pensei que voce tivesse entendido a equação. Pelo visto me enganei.
Você se enganou realmente, não por achar que eu não tivesse entendido, mas porque nada disso impossibilita a evolução do Homo sapiens.
O dilema é o seguinte : Se voce aumenta o coeficiente de seleção para que a evolução se dê no tempo estimado então a espécie caminha para a extinção, por outro lado se voce reduz o coeficiente de seleção então evolução não se dá no tempo estimado.
A evolução é mais rápida na
ausência de seleção. Com seleção, apenas uns poucos alelos (considerando relativamente pouca ou nenhuma determinação de caracteres selecionados se dando por múltiplos genes) aumentam de freqüência. Com menor seleção, um número muito maior de alelos mutantes acaba atingindo a fixação, a mesma lógica por trás da maior velocidade da evolução neutra.
Se o coeficiente de seleção aumenta e diminui intermitantemente - o que é um cenário bastante plausível, se tem episódios de fixação razoavelmente rápida de alelos (tão rápida quanto puder ser sem dizimar a população à inviabilidade, mas não é necessário que situações tão extremas sejam corriqueiras) e episódios de reabastecimento relaticamente rápido da variabilidade genética/ elevação da população.
Isso elimina faz com que o problema levantado pelo dilema para qualquer população seja relativamente menor, variabilidade geral/populosidade versus fixação rápida de um alelo/menor população.
No caso do homo-sapiens só 1667 fixações poderiam ocorrer em 10 milhões de anos.
Na verdade, não é bem isso, esse é o número total de fixações que poderiam ter ocorrido em humanos
e chimpanzés nos últimos
5 milhões de anos, porque estão sendo somadas as fixações possíveis sob esses parâmetros em duas linhagens de 5 milhões de anos.
Ou seja, sob esses parâmetros seguidos exatamente como tal, humanos e chimpanzés teriam que ter toda sua diferença explicada principalmente por 1667 genes em que diferem, o que também não se tem dados indicando que seja realmente um problema, que seriam necessários mais, afirmar insuficiência é apenas achismo enviesado contra empiria.