Capitalismo é tão somente uma economia que atenda os interesses do capital e a fomentação do mesmo.
O oposto então de Estado Social? Nesse sentido, o Brasil realmente sempre foi "capitalista"
Não necessariamente o oposto de Estado Social, contanto que seja uma economia baseada no lucro, ou seja, a geração de capital. Digo isso porque mesmo dentro do capitalismo pode haver uma ampla gama de modelos econômicos utilizando o capital (parte dele, obviamente) para fins sociais. Poderia citar a economia do bem-estar, por exemplo (pesquise por Arthur Cecil Pigou e seus sucessores). Há capitalistas e capitalitas.
mas eu não usaria uma definição tão solta de capitalismo.
A Economia usa, e penso estarmos discutindo sobre a mesma.
Neste sentido somos uma economia capitalista marcante. E a falta de autonomia dos Estados não tem absolutamente nada a ver com capitalismo, que inclusive é paradoxal à analogia com os feudos. Uma coisa é totalmente política e a outra é puramente econômica. 
Exatamente por serem campos distintos não há a contradição. Os Estados tem autonomia política, mas não econômica. Política _e_ economicamente é um modelo feudal. Não sou eu defendendo que exista um Capitalismo no Brasil.
Os estados também têm autonomia econômica, e como têm!
Mas minha referência à sua mensagem foi porque não entendi o que a falta de autonomia dos Estados têm a ver com o capitalismo. E agora estou mais ainda sem entender o que você quis dizer com isso. Pode explicar melhor?
Quanto ao feudalismo, você leu o trecho abaixo da mensagem do Amon?
Feudalismo implica descentralização, ou seja, nossos Estados teriam de ter ampla autonomia frente a Brasília, o que não ocorre. A economia é de subsistência e basicamente agrícola. No Brasil, se produz muito excedente com o único intuito de venda para dar lucro, além de que a economia é bastante diversificada, desde agrícola, até industrial e de serviços. Há liberdade de locomoção entre o território. O país também é organizado na forma de um Estado de Direito. Não tem absolutamente nada a ver com o feudalismo.
A parte grifada por mim denota a característica principal do capitalismo, que é a fomentação do capital e nada mais necessariamente. Não há indícios de feudalismo no Brasil atual e muito menos da ausência de capitalismo.
O Brasil não adota atualmente algum modelo neoliberal econômico, então não é nada surpreendente haver algumas empresas estatais e uma cobrança alegadamente exagerada de impostos. O máximo que se poderia dizer por alguns pontos levantados por você é que o Brasil nunca foi de fato neoliberal, o que é plena verdade. Mas isso não implica num capitalismo menor. O neoliberalismo é apenas um modelo econômico que pode ser adotado dentro do capitalismo.
Bom, eu não uso essa definição tão ampla de Capitalismo, então não tenho como concordar.
Por curiosidade, esquecendo as escolas, doutrinas e definições da Economia, o que é capitalismo em sua opinião pessoal?