Caramba! Como vocês estão criando espantalhos hoje....
O primeiro é dizendo que o Juca citou que o capitalismo criou o consumismo. Ele apenas disse que é caracteristica.
O segundo é dizer que as tribos ìndigenas eram sociedades de consumo.
E agora me vem isso....
Johnny, você e o Juca parecem ter uma fórmula mágica que determina onde termina o "consumo" e onde começa o "consumismo".
Não né! Porque uma hora os objetos param de funcionar, quebram, ficam obsoletos, daí vem a necessidade de substituir. O que eu mencionei, é a substituição sem necessidade.
Tenho uma TV preto e branco, funcionando perfeitamente. Se troco por uma colorida, é "necessidade" ou "consumismo"?
Tenho um fusca 1970, me leva perfeitamente para onde eu quero (devagar, é verdade

). Se eu trocar por um Gol 2012 é "necessidade" ou "consumismo"?
Se os dois casos acima foram "necessidade", o que os diferencia dos exemplos que você citou, da TV de tubo trocada por uma de LCD e do carro 2005 para o 2012, a não ser sua opinião pessoal do que é "necessidade" ou " consumismo"? Quem determina o que está obsoleto e pode ser trocado, ou está quebrado e não pode mais ser consertado, necessariamente tem que ser trocado?
Você e o Juca argumentam como se o ponto de corte entre "consumo" e "consumismo" fosse perfeitamente claro, e até agora o que vi foram opiniões pessoais.