Ora Gaúcho, não existe perfeição na ações humanas, portanto a crítica é passível em todas as situações, incluídas aí todas as ideologias postas e praticadas por você mesmo. Ser crítico de alguma coisa não necessariamente me coloca contra isso, e sim por vezes a favor de essa coisa seja melhorada. Depende da maneira que é posta a crítica.
Sou empresário e por vezes critico muitas formas próprias do capitalismo praticado hoje em dia, incluído o consumismo, a propaganda em massa, as vendas casadas, o monopólio, o oligopólio, o neoliberalismo de mercado, etc... Ficaríamos muito melhor com um capitalismo livre desses vícios.
Então eu acho que é mais uma críticas às pessoas do que ao capitalismo, estou errado? O capitalismo, per si, é a evolução natural da nossa economia. Não existe cartilha, manual, obrigações de monopólios, e incentivo ao consumismo desenfreado. Nada.
Se for desse jeito, eu também tenho muitas críticas ao comportamento das pessoas em relação ao capitalismo. Mas não tenho nenhuma crítica ao capitalismo em si, que surgiu naturalmente como a solução que mais se adapta a nossa natureza, nossa realidade, e nossa necessidade.
Não acho que seja uma simples crítica às pessoas, tampouco uma crítica ao comportamento isolado, embora ele seja a razão central, e sim ao sistema e a sociedade capitalista.
Vou me ater ao consumismo por exemplo. Uma face universal do capitalismo contemporâneo. Ele se dá pela combinação entre propaganda massiva, poder aquisitivo, ausência crítica, vontade de ascensão social, disponibilidade infinita de produtos, entre outras coisas. São características intrísecas da sociedade capitalista atual, mas que em grande parte das vezes não contribui para o bem estar da pessoa. Ter a necessidade de possuir muita coisa supérflua, ou mais (várias e várias) coisas da mesma, não contribui para uma vida equilibrada, e esse um mal epidêmico. Existe em grande parte das pessoas com quem conversamos e em nós mesmos. As pessoas vivem uma necessidade desenfreada de ter mais do que realmente precisam para viver bem. Não apenas um PC, mas uma para cada pessoa da família, e ainda um celular para cada um, um ipad para cada um, e se sair um modelo novo, a vontade de se descartar o usado por outro é enorme. Uma TV em cada cômodo, um automóvel para cada pessoa, um guarda roupa cheio de roupas usadas poucas vezes, uma grande casa, quem sabe uma casa de campo e uma de praia... Isso é nossa classe média, e é assim que nosso capitalismo hoje. É insustentável socialmente e ambientalmente. Não vejo como contemplar a maioria das pessoas do mundo com o mesmo jeito comportamental.