Autor Tópico: Auto-Hemoterapia  (Lida 63115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #50 Online: 24 de Junho de 2008, 14:39:34 »
Olivares esta sucessão de longos posts  , repetitivos e sucessivos não contribui para a compreensão do tópico e constitui flood , que não é permitido pelas regras do forum

Nos seus posts está clara a confusão sobre o assunto ao misturar sob o título de auto-hemoterapia técnicas diversas como hemoterapia em atletas com fins de doping , uso de colírio autólogo para xeroftalmia , uso de tampão hemático peridural como se isto embasasse a AH. Sem falar em confundir tratamento por células tronco com autohemoterapia!.
E relatos de casos não são evidências para eficácia de nenhuma terapia , para isso é necessário estudos com grupo-controle , de preferência estudos cegos.

Quanto a auto-hemoterapia não há evidência científica que a embase , por isso ela está desautorizada como tratamento médico pelo CFM , exceto no caso específico de ensaios clínicos. Sugiro que leia a revisão do assunto que norteou a decisão do CFM

Íntegra do parecer do CFM :http://www.portalmedico.org.br/pareceres/cfm/2007/12_2007.htm
Nota técnica da ANVISA:http://www.anvisa.gov.br/sangue/informes/01_130407.htm
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #51 Online: 24 de Junho de 2008, 15:35:21 »
Meu objetivo não foi confundir.. .
Acidentalmente postei 2 vezes a mesma mensagem...  Desculpe.
Não confundi nada com nada, só tentei mostrar que o sangue autólogo, reinjetado no doente, íntegro ou parcial, puro ou composto com outras substâncias é empregado na dita Medicina Oficial como agente curador...  Tal qual a velha e boa AH...
Quem tiver saco de ler todo meu post de forma  isenta,  verá que este foi meu objetivo...
Quanto ao flood, perdão. Não quis ferir nenhuma regra...
Também não confundi tratamento de células-tronco com a AH. Simplesmente tentei demonstrar que o sangue é fonte de vários tratamentos, inclusive de células-tronco, mesmo que a indústria farmacêutica insista no emprego de embriões como fonte destas células... (é mais barato e fácil , né?)
Ainda insisto: os detratores desta técnica não conseguem sair da retórica de proibir por proibir...
E não postei somente relatos, pelo contrário.
 Existem trabalhos científicos disponíveis na internet atestando sua eficácia, velhos e novos.
Aliás, qual o impedimento técnico para sua proibição? Por que em outros países ela, a AH, é praticada sem restrições, (como disse, na Alemanha é usada há mais de 75 anos...) e por que, se tantos malefícios traz, nunca houve denúncia dessas complicações, mesmo sendo receitada por médicos no Brasil há mais de 40 anos e só agora “descobriram que faz mal”?
Podemos atestar que, a despeito do que querem as autoridades sanitárias, o emprego de técnica ou medicação natural ou não, pode sim ser respaldada pelo seu emprego tradicional, empírico, tal qual aconteceu com o óleo de copaíba. Este conhecido óleo é empregado desde o tempo da colonização, quando os portugueses aprenderam sobre este remédio natural com os nativos, que por sua vez, conheceram seus efeitos ao observar os animais se esfregando nas copaibeiras...
Hoje, este óleo, que é usado secularmente, principalmente na região norte, está proibido de ser vendido em forma de cápsulas, a forma menos agressiva devido ao seu forte sabor, depois que uma pesquisadora da Unicamp, financiada por lab. farmacêutico, “descobriu “ as suas propriedades medicamentosas...
Agora está tentando sintetizar e   vender...
Depreende-se desta singela comparação, qual o motivo da proibição desta terapia... Como bem disse o Dr. Moura em tom jocoso, no seu julgamento de cartas marcadas, quem sabe, criando-se um imposto do sangue, não “descubram” o valor da AH?

Mais uma “opinião”:

PESQUISADOR COMPARA AHT AOS ENXERTOS DE TECIDOS
O PROFESSOR E PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE STENIO BARROS fez uma leitura das informações sobre auto-hemoterapia e defendeu a realização de pesquisas capazes de dirimir de uma vez por todas as dúvidas levantadas pelos que são contra o uso da técnica. O pesquisador potiguar afirma que não vê nesse momento nas pesquisas “qualquer coisa capaz de comprometer seriamente a saúde de quem dessa técnica utilize, aplicada pelas pessoas certas”.
Dr. Stenio lembra que “É sabido que o auto-enxerto (pelo qual se tira tecido de uma região e aplica em outra na mesma criatura) é a melhor solução em algumas necessidades terapeuticas como queimaduras, por exemplo”. E assevera: “O que seria a auto-hemoterapia, senão tirar tecido (sangue) e aplicar em outro tecido (músculo) na mesma pessoa?”, opinando: “não entendo como isso traria algum problema para o paciente, que não fosse a rejeição”, mas lembra que ”é exatamente isso que o pesquisador deseja, para que haja quadruplicação dos macrófagos e, portanto, aumentar as defesas do organismo”.
Observando não ser assunto de sua área específica da medicina, mas opinando como todo cidadão tem direito, Dr. Stenio Barros diz que vê e subscreve a opinião de que o bom senso fala mais alto, concluindo que “nada melhor que pesquisar para confirmar uma das alternativas, pelo uso ou não da auto-hemoterapia, vez que na ciência moderna só a pesquisa é soberana”.
Trata-se de mais uma opinião importante para que os entes públicos envolvidos na área da saúde (Ministério da Saúde, Institutos e Universidades, principalmente) adotem providências com vistas a permitir o uso da auto-hemoterapia, ao mesmo tempo em que devem adotar providências para que os seus efeitos sejam comprovados cientificamente, através de pesquisas.
FONTE:
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-enxertos.htm
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #52 Online: 24 de Junho de 2008, 16:25:51 »
Oliavares, quer dizer então que se varias pessoas praticam tal coisa então ela se torna realmente verdade? O que dizer da homeopatia, aromaterapia, acupuntura e etc.?

Outra pergunta. Você disse que toma (ou sua mulher, ou mãe, não lembro ao certo) pra se livrar de depressão. Em que musculo se injeta sangue para curar depressão? A causa da depressão não é no cerebro?

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #53 Online: 24 de Junho de 2008, 16:33:51 »
Olivares , o uso tradicional de uma terapia não é evidência de sua eficácia. Diversas terapias , algumas até com um raciocínio fisiológico bem embasado ( como o uso de soluções hiperpolarizantes de potássio no infarto agudo do miocárdio), foram provadas não superiores ao placebo ou até deletérias.

A autohemoterapia ( assim como a chamada medicina ortomolecular) não tem evidência em estudos clínicos com metodologia aceitável para que possa ser indicada como tratamento e por isso ela , corretamente,não é permitida pelo CFM ; não está dito que ela é deletéria mas que não se provou ser eficaz.
Se estudos clínicos com metodologia adequada ( leia-se com grupo controle )  mostrarem sua superioridade sobre o placebo ou não-inferioridade em relação a um tratamento reconhecido , ela poderá ser liberada para aquelas patologias em que se mostrou eficaz.Se os médicos que a praticavam estão interessados na aceitação da técnica , que façam os estudos e os publiquem.
Realizar tratamentos utilizando técnicas ou medicamentos para os quais não há evidência de eficácia é má prática médica e transgressão ética.

Em tempo: leu a revisão cujo link coloquei no meu post?
Em tempo 2: você não apagou o seu penúltimo post ao esrever o último.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #54 Online: 24 de Junho de 2008, 17:32:34 »
Citando: “Oliavares, quer dizer então que se varias pessoas praticam tal coisa então ela se torna realmente verdade? O que dizer da homeopatia, aromaterapia, acupuntura e etc.?”

O que dizer então da observação empírica dos efeitos das medicações e tratamentos?

citando – “Outra pergunta. Você disse que toma (ou sua mulher, ou mãe, não lembro ao certo) pra se livrar de depressão. Em que musculo se injeta sangue para curar depressão? A causa da depressão não é no cerebro?”
A prática da AH, tal qual prescrita pelos médicos que a receitavam,  iniciou-se entre meus familiares, para fins específicos. No caso de minha esposa, foi para tentar aliviar TPM. Por tabela, ou efeito colateral, prescindiu de medicações para enxaquecas, TPM, gripes e aftas esporádicas, deixou de sofrer pequenos hematomas sem causa aparente (diagnosticado por médico conhecido como leve plaqueotopenia) e benção das bênçãos, de DEPRESSÃO. Tratava-se há alguns anos com médico alopata e depois com homeopata (este sim restringiu sua agonia ao período de sua TPM)...
 Como se procedeu este efeito, cabe aos cientistas que detém o poder$$ de pesquisar, explicar... Somente relato e atesto os fatos que se sucederam em meus familiares...

Citando – “Olivares , o uso tradicional de uma terapia não é evidência de sua eficácia. Diversas terapias , algumas até com um raciocínio fisiológico bem embasado ( como o uso de soluções hiperpolarizantes de potássio no infarto agudo do miocárdio), foram provadas não superiores ao placebo ou até deletérias.”

Não entro no mérito de uma ou outra terapia, mas especificamente na AH. Conheci este tratamento e achei um absurdo, uma picaretagem. Para embasar minha OPINIÃO, conversei com médicos que a prescreviam ou não, pesquisei o PASSADO desta técnica, com usuários novos e antigos, na esperança de achar provas de sua ineficácia, ser placebo... Percebi a resistência econômica que ela sofre... A convicção em sua eficácia veio dos resultados na minha saúde e nas dos que conheço pessoalmente...
(mantenho a pergunta: por que nunca houve    QUALQUER denúncia oficial contra a AH nos diversos Conselhos Regionais, no Federal ou nos órgãos de defesa do consumidor, se ela era receitada por dezenas de médicos sem restrições até abril/07???)
Ainda que ela apresente algum efeito colateral a longo prazo, não observado, modestamente acredito que seu custo/benefício compensem. Por isso farei uso dela pelo resto da vida...

A autohemoterapia ( assim como a chamada medicina ortomolecular) não tem evidência em estudos clínicos com metodologia aceitável para que possa ser indicada como tratamento e por isso ela , corretamente,não é permitida pelo CFM ; não está dito que ela é deletéria mas que não se provou ser eficaz.
Se estudos clínicos com metodologia adequada ( leia-se com grupo controle )  mostrarem sua superioridade sobre o placebo ou não-inferioridade em relação a um tratamento reconhecido , ela poderá ser liberada para aquelas patologias em que se mostrou eficaz.Se os médicos que a praticavam estão interessados na aceitação da técnica , que façam os estudos e os publiquem.
Realizar tratamentos utilizando técnicas ou medicamentos para os quais não há evidência de eficácia é má prática médica e transgressão ética.
Toda pesquisa científica demanda muito investimento. Não acredito que uma técnica barata, quase e graça, renda receita, ou sua previsão, que justifique financiamento destas pesquisas. Afinal, a quase totalidade das pesquisas científicas aqui ou lá fora, são financiadas por grandes lab. farmacêuticos (vide o simples óleo de copaíba. Virá, quem sabe, um novo remédio de plagas distantes, oriundo da sintetização do nosso bom e eficiente óleo nativo...)

citando: Em tempo: leu a revisão cujo link coloquei no meu post?

Sobre a posição oficial bem a conheço... E de nada me serve pois acredito nesta terapia, comprovo sua eficácia no meu dia-a-dia e sempre tento me manter a par de tudo relacionado. E a cada dia percebo só fatos corroboradores de seus benfazejos efeitos. E bem sei dos interesses em se boicotar uma ameaça aos lucros do stablishiment...

 Em tempo 2: você não apagou o seu penúltimo post ao esrever o último.
Apagarei...
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #55 Online: 24 de Junho de 2008, 18:02:35 »
Apesar de serem céticos, o que acho extremamente válido para qualquer assunto, deve-se manter o nível, o respeito ao próximo...Ainda que pensem diferente...
Manter certo ceticismo, embasado em razão e não embaçado em preconceito é válido...
Mas também manter o raciocínio aberto ao novo sem achincalhes, deboches ou desrespeito, para uma saudável troca de idéias, acredito ser extremamente salutar..
Acreditar denota fé, raciocinar, conhecer, denota inteligência.
Debochar denota medo e arrogância...
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 18:20:29 por Mr. Hammond »

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #57 Online: 24 de Junho de 2008, 18:24:55 »
Certo.
E daí?
O que esta posição oficial  (baseada mais em opinião$$ que em constatação ) altera para quem pratica e confere resultados práticos e satisfatórios no suo desta técnica?
E as décadas em que a Ah era receitada e praticada, no Brasil  e sem complicações com que nos tentam ameaçar? Nada disso tem valor?
Ora, anunciaram terem achado uma nova terapia (baseada no sangue e de um médico que trabalhou no BRASIL, coincidênnica não???) que curou um doente mas que foi alardeada como  uma cura, baseado somente EM 1 CASO???
Observe-se que, nos fóruns sogbre o tema (dezenas por sinal que se multiplicam..) a quase totalidade é a favor e depõem ter obtidos melhoras significativas em suas moléstias e saúde em geral...
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #58 Online: 24 de Junho de 2008, 18:28:42 »
Ainda devem ser observados depoimentos de usuários que atestam praticar a AH há décadas. Eu mesmo conheço uma pessoa que afirma usar há 15 anos...
Por que?
( o Dr. Moura receitava e pratica a AH há mais de 30...)
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #59 Online: 24 de Junho de 2008, 18:31:15 »
A AH é praticada há quase 100 anos...
Qual remédio de farmácia tem esse tempo de vida sem restrições ou complicações???
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #60 Online: 24 de Junho de 2008, 18:37:58 »
do wikipedia, a Ah no tratamento do herpes...:::
Omitem-se informações fidedignas como a transcrita a seguir: "Relatório clínico-médico nos EUA reporta caso de tratamento bem-sucedido de herpes zoster obtido com a aplicação da auto-hemoterapia [Rush Presbyterian St. Luke's Medical Center, Chicago, IL, USA] (Successful treatment of herpetic infections by autohemotherapy).".


No original (...):
Successful treatment of herpetic infections by autohemotherapy.
Olwin JH, Ratajczak HV, House RV.
Rush Presbyterian St. Luke's Medical Center, Chicago, IL, USA.
Herpes zoster (shingles) affects a significant number of individuals over age 50. To date, no satisfactory treatment has been available. The clinician author (JHO) witnessed a dramatic response of a shingles patient to autohemotherapy: the pain was completely relieved and lesions gone within 5 days with no recurrence of either. Treatment of other herpetic patients then began with autohemotherapy. Twenty-five patients with herpes were given an autologous blood transfer of 10 mL of blood from the antecubital vein into the gluteal bundle and followed for clinical signs. A 100% favorable response occurred in 20 patients who received autohemotherapy within 7 weeks of the onset of clinical signs and 1 other who received autohemotherapy at a 9-week interval. No untoward signs or symptoms of the treatment occurred. Autohemotherapy has been demonstrated to be effective in elimination of clinical sequelae in these cases of herpes infections and these results justify further rigorous clinical investigation.
Publication Types:
Research Support, Non-U.S. Gov't
PMID: 9395705 [PubMed - indexed for MEDLINE]
[Destaques em sublinhado simples, em sublinhado itálico e em sublinhado itálico negrito são nossos]

Assim, vê o caro colega que "(...) Autohemotherapy has been demonstrated to be effective in elimination of clinical sequelae in these cases of herpes infections and these results justify further rigorous clinical investigation. (...)". However, such imperative, for so justified, further rigorous clinical investigation... What has been made of that? More: why do, either adverse or favorable, nothing at all about such therapy has been publicized?
Ex positis, Why?... Por que? Que se lancem os argumentos contrários, porém também favoráveis, ambos lastreados em evidências científicas confiáveis! Que é de tais — de ambos os lados — que não os vemos?
A quem advoga contra a validade e/ou eficácia da auto-hemoterapia, instamos: provem-no, irrefutavelmente provem-no!
Até lá... permaneça, pois, no "seol" da indefinição científica ad causam. Sem os "a favor", mas também sem os "contra" (embora possam e devam aqui as autoridades médicas prescrever cautelarmente um "cautelar contra" — até que venha tal definição). VIRÁ ELA ALGUM DIA? É nossa esperança que venha. A convalidar ou a proscrever a matéria, porém com fundamento e — imprescindível — transparência de interesses.

O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #61 Online: 24 de Junho de 2008, 19:31:23 »
OLIVARES ROCHA, estamos dispostos a discutir com você, mas o que você está fazendo (postar várias mensagens seguidas) é FLOOD. E isso é proibido pelas regras do fórum. Tente ser sucinto e coloque tudo o que você quer falar em um post por vez. Procure também pontuar e organizar suas idéias de forma que fique mais fácil de entender seus textos (se você tiver alguma dúvida de algum recurso do fórum, como citações e outras coisas, você pode pedir ajuda na área de ajuda e testar os recursos na área de testes). O fórum também é freqüentado por visitantes cegos que usam navegadores que lêem a tela, um texto mal-escrito pode prejudica-los, além de atrapalhar a compreensão de qualquer outra pessoa. Particularmente, digo: postar várias mensagens seguidas e enormes cheios de links não é produtivo. Ninguém vai ler. Discuta um ponto por vez e, se quer citar algum texto muito grande, pode só colocar o link e citar o trecho relevante.

Posto isso, peço também que leia nossas regras para entender como funcionamos aqui. :)

Aguardo sua compreensão. :)

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #62 Online: 24 de Junho de 2008, 19:32:46 »
Olivares, se contenha no flood ou eu mesmo te ponho daqui pra fora.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #63 Online: 24 de Junho de 2008, 20:11:03 »
Citar
A quem advoga contra a validade e/ou eficácia da auto-hemoterapia, instamos: provem-no, irrefutavelmente provem-no!

Errado , na Ciência como no Direito , os que fazem uma afirmação é que devem prová-la. Não existe "prova irrefutável de não existência" mas " ausência de prova de existência" ( não fosse por isso a discussão sobre Deus já estaria encerrada  :)).

No caso a AH não apresenta , até o momento, evidências a favor de seu efeito clínico nas diversas patologias para as quais foi proposta.
Se a auto-hemoterapia é eficaz então que os seus defensores apresentem estudos clínicos com metodologia adequada , ou seja: ensaios clínicos com número suficiente de pacientes , com grupo controle e randomizado (alocação aleatória dos pacientes entre grupo controle e tratamento).
Todas as "evidências" que você apresentou são ou relatos de casos ou estudos não controlados , os quais são reconhecidamente inadequados para definir a eficácia de um tratamento  ; os achados destes estudos servem no máximo para justificar a realização de estudos com metodologia adequada.

Citar
Toda pesquisa científica demanda muito investimento. Não acredito que uma técnica barata, quase e graça, renda receita, ou sua previsão, que justifique financiamento destas pesquisas. Afinal, a quase totalidade das pesquisas científicas aqui ou lá fora, são financiadas por grandes lab. farmacêuticos (vide o simples óleo de copaíba. Virá, quem sabe, um novo remédio de plagas distantes, oriundo da sintetização do nosso bom e eficiente óleo nativo...)

O que mostra que você não conhece a realidade da pesquisa biomédica no Brasil , que é feita basicamente por entidades públicas ou fundações ligadas a universidades. Pesquisas muito mais complexas e onerosas do que um estudo clínico de AH  ( vide a pesquisa com células-tronco embrionárias ) são realizadas com financiamento dos orgãos de fomento.

Por último , o fato de alguém ter praticado a AH em sua prática clínica ( mesmo que por décadas) não é evidência de eficácia já que não se faz grupo controle. Se não fosse assim estariamos usando sanguessugas até hoje , já que a prática clínica dos que a usavam indicava sua eficácia...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #64 Online: 24 de Junho de 2008, 20:23:18 »
Oba, falácias.. :lol:

Citar
A AH é praticada há quase 100 anos...

Falácia ad antiquitatem.Afirmar que algo é verdade ou bom porque é antigo.

Citar
Eu mesmo conheço uma pessoa que afirma usar há 15 anos...

Evidência anedota.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #65 Online: 25 de Junho de 2008, 13:38:28 »
Citando –“OLIVARES ROCHA, estamos dispostos a discutir com você, mas o que você está fazendo (postar várias mensagens seguidas) é FLOOD. E isso é proibido pelas regras do fórum...
Aguardo sua compreensão.”

Obrigado pelas orientações e desculpe pelas infrações. Participo de outros fóruns e não tomei conhecimento destas regras. Meu objetivo foi de meramente levantar um debate de nível... Percebi que vez por outra alguém não compreende e parte para o deboche, talvez até por falta de argumentos.. Mas isso não tira o valor do assunto em pauta : a eficácia de uma técnica que é praticada há décadas, com sucesso...
Deve-se lembrar que as pesquisas que estavam em andamento foram proibidas...
De novo, peço desculpas pelo exagero na ânsia de fundamentar meus argumentos... Aguardo argumentos fundamentados em lógica e/ou provas científicas e não em decisões burocráticas movidas sabe-se lá por que pressões e interesses...

Citando – “Errado, na Ciência como no Direito, os que fazem uma afirmação é que devem prová-la...”
Errado digo eu. As normas de Direito são a consolidação de usos e costumes morais e éticos de uma sociedade em um determinado tempo. Se assim não fosse, as leis não evoluiriam e viveríamos num mundo em que um roubo seria justiçado com uma amputação, por exemplo... Crença religiosa fica no campo da fé, o que não é a tema em comento.
 Já na ciência, os paradigmas independem da opinião, posto que são atemporais e impessoais. A dúvida gerada por alguma constatação científica nova deve provocar em qualquer um, opositor ou defensor, o interesse de saber o porquê das coisas serem como são. E desta observação e estudo, a coleta do melhor benefício.  Só a pesquisa isenta atesta a validade de algum postulado científico, e não opiniões... Sem isso, envereda-se pela senda da “achologia” ou, pior, da manipulação...
Não em ciência existe ônus ou bônus, mas o básico para o seu desenvolvimento: o estudo imparcial, rigoroso e criterioso.
ESTE É O OBJETIVO MAIOR DAQUELES QUE DEFENDEM A TÉCNICA. Já os opositores tratam o assunto com ojeriza preconceituosa. Se todos os cientistas assim pesassem, e se deixassem dominar pela inteligentisia, não questionariam paradigmas de opinião e ainda viveríamos num a Terra plana, centro do Universo e não teríamos os antibióticos, por exemplo..

Citando – “Olivares, se contenha no flood ou eu mesmo te ponho daqui pra fora.”
Já me expliquei para a pessoa mais educada deste fórum. Ademais pretendo não mais aqui participar, posto que os argumentos contra a terapia não saem do proselitismo da proibição pelo poder de proibir, sem provas ou contra-argumentações inteligentes... Não gastarei mais seu tempo. Nem o meu...

Citando – “O que mostra que você não conhece a realidade da pesquisa biomédica no Brasil, que é feita basicamente por entidades públicas ou fundações ligadas a universidades. ...”
Muito pelo contrário, como bem expus aqui, as pesquisas quase sempre são financiadas direta ou indiretamente pela iniciativa privada. E raramente quando o são pelo poder público, são  manipuladas pelos grandes lobbys interessados. Ou vivemos num país de idoneidade política? Ou nos outros países existe esta utópica isenção mercantilista??? (Por exemplo: quem financiou, por décadas, pesquisas sobre efeitos do cigarro na saúde, sempre isentando o fumo de malefícios?)
Citando - Por último, o fato de alguém ter praticado a AH em sua prática clínica (mesmo que por décadas) não é evidência de eficácia...”

Mas seria indício mais que suficiente para fomentar pesquisas...
Ou o óleo de copaíba, por exemplo, foi proibido de ser encapsulado puramente para proteger a saúde pública, depois de séculos de consumo livre?

Citando - Falácia ad antiquitatem.Afirmar que algo é verdade ou bom porque é antigo.

Pelo contrário. Afirmo que mesmo sendo receitada há quase 100 anos, nunca houve denúncia de efeitos maléficos da terapia. E isto, os órgãos sanitários atestam... Quem, em sã consciência, continuaria a praticar algo tão polêmico se não auferisse benefícios? Daí a sobrevivência da prática da técnica a despeito do sacrifício de se fazer... Qual remédio de prateleira de farmácia tem essa eficácia e “vida comercial”???

Citando – “Evidência anedota.”

Minhas manifestações e atestações não têm o condão de prova científica, nem me arvorei deste poder, mas somente dei meu testemunho.  Presto-me a registrar minha experiência em cartório a quem achar-se interessado e competente para tal.
Mas temos alguns fatos, queiram ou não reconhecer: a AH deixa de ter o fantasma do placebo quando é ensinada e receitada na Veterinária.... Ora, animais das mais variadas espécies são tratados com esta terapia. (em rápida pesquisa se atesta este dado). Negar isso seria anedota. Dizer que isto nada prova é menosprezar a inteligência alheia. Ou não são animais que se usam em pesquisas nos primeiros testes in vivo para aferir efeitos de uma nova medicação???
Não creio que alguém ou alguma instituição privada ou pública em sã consciência banque pesquisas em algum remédio ou tratamento que lhes retire o sempre almejado retorno financeiro...
Mas caso criem alguma pesquisa SÉRIA E IMPARCIAL, coisa que duvido que façam em face da fortuna em jogo, me ofereço como cobaia.
Por enquanto só li opiniões desinformadas, tendenciosas, caluniosas e infundadas contra a AH.
Um abraço.
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Laura Demarchi

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 369
  • Sexo: Feminino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #66 Online: 25 de Junho de 2008, 14:09:35 »
Olivares Rocha, mesmo não concordando com suas afirmações, gostei da sua postura ética, sua educação e sua lucidez.
E digo isso, de não concordar, não por conhecimento de causa, mas porque não tenho como sustentar qualquer afirmação a favor da sua causa.

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #67 Online: 25 de Junho de 2008, 14:38:11 »
Olivares, quando você quiser citar as palavras de alguem coloque-as dentro das tags -[  quote]"aqui o texto escolhido"[/quote]- o primeiro colchete esta espaçado, quando for postar, para que a tag funcione, é só você tirar o espaçamento. Faça o teste na proxima postagem.

Sobre o seu pedido de se usar argumentos lógicos, bem, primeiro é bom que você "olhe para seu proprio umbigo", pois você mesmo comete erros logicos e diversas falacias, então antes de acusar alguem, procure ver se você mesmo não esta cometendo algum erro.

Ser antigo não é prova de eficacia, você considera astrologia eficaz? Ou homeopatia eficaz?

Dizer que fulano disse que é bom, se quer é argumento, quanto mais prova de qualquer coisa. Isso é sim evidencia anedotica, e com isso ninguem esta debochando por debochar, mas sim demonstrando os erros logicos de seus argumentos.

O efeito Placebo é sim levado em consideração nos casos dos animais irracionais tambem.
http://www.ufmg.br/prpg/dow_anais/cien_agrarias/med_veter_3/ana_l.doc
(Os medicos do forum poderiam dissertar mais sobre o placebo em animais, pra ser algo mais embasado do que minha opinião de expectador hehe)

Por que os que fazem tal pratica não fazem testes controlados, e que seriam aceitos pela comunidade cientifica, para provar suas afirmações??? Por que são aqueles que negam tal pratica que precisam provar que ela é ineficaz?????

Citar
Deve-se lembrar que as pesquisas que estavam em andamento foram proibidas...
Por que???
« Última modificação: 25 de Junho de 2008, 15:23:18 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #68 Online: 25 de Junho de 2008, 16:24:45 »
Em tal trabalho (engraçado, usou uma tese de mestrado como exemplo enquanto trabalhos referendados por faculdades nacionais e estrangeiras são refutados quando usam a AH...) o placebo, percebe-se, foi usado como duplo-cego... e não para verificar o EFEITO placebo em animais:
AURÉLIO: Placebo  - (Do lat. placebo, 1ª pess. do sing. do fut. ind. de placere, 'agradar'.)
S. m. Med.
 1.    Forma farmacêutica sem atividade, cujo ASPECTO é idêntico ao de outra farmacologicamente ativa. 
[Dessa forma, caso o placebo provoque algum resultado, este será, apenas, de natureza PSICOLÓGICA.]

 Novamente tentarei ser mais claro: os vários depoimentos a favor, que de centenas contam-se aos milhares, INDICARIA, ao isento pesquisador, que há algo de verdade, ainda que não seja exatamente o que pregam os médicos defensores da técnica. (é, eles existem...). Tal indicação deveria sim suficiente para  criar interesses em estudos mais aprofundados. Bem, falta saber quem financiaria..
Ou quer crer que animais se deixariam influenciar psicologicamente?
(Teriam respeito inato pelo jaleco do pesquisador? Seriam treinados para tal?)
Insisto: refiro-me ao tempo de emprego da prática para provar a falta de efeitos colaterais: por lógica estatística: se é usada há décadas por médicos, haveria alguma queixa contra a técnica ou contra o médico que a receitou, em algum momento, em algum estado, órgão de fiscalização sanitária, de defesa do consumidor, Conselhos, ou pelo menos nos fóruns que se multiplicam, etc..
Tem?   NÃO!
Qual lab. farmacêutico ou faculdade quer financiar pesquisas? Se conhecer, me candidato à cobaia...
Eu como mero espectador como vc, e satisfeito usuário, aguardo ansioso por uma pesquisa séria e isenta, com controle, sem maniqueísmos mercantilistas que pululam na área...
Quais?

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 
MÁFIA DA FARMÁCIA
Le Monde Diplomatique
Textos publicados no sítio “Le Monde Diplomatique”.
Retratos de uma “apartheid” médica

<http://diplo.uol.com.br/2007-05,a1564>

Como as indústrias farmacêuticas "enganam" as publicações médicas
Antony Barnett
Gigantes farmacêuticas contratam autores fantasmas para produzir artigos — e colocam nomes de médicos neles

Veja integrityinscience.org <http://integrityinscience.org/>,
onde você encontra todos os cientistas e pesquisadores
comprometidos com as indústrias
FONTE: http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo16.html

www.wddty.co.uk <http://www.wddty.co.uk
A piada do consentimento informado
Como os Estados Unidos relaxaram, em favor da indústria de medicamentos, as normas sobre testes de novas drogas realizados no exterior. Por Sonia Shah
Consentimento informado: Direito e dever
http://diplo.uol.com.br/2007-05,a1565
Mais algumas informações pertinentes para crentes:
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo10.html
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo15.html
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo14.html
<http://diplo.uol.com.br/2007-05,a1586>
 http://pfilosofia.125mb.com/04_miscelanea/04_17_lmd/lmd087.htm
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo12.html
http://www.taps.org.br/Paginas/medmedic03.html
http://www.taps.org.br/Paginas/medmedic09.html

http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo17.html
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo21.html

What Doctors Don't Tell You, Vol 13, n.º4, julho 2002

Já o  porquê da proibição é a pergunta que todos que conhecem a AH se fazem.
Pena que quem proibiu não queira responder, e proíba pesquisas POR FALTA DE PESQUISAS!!!.
AUTO-HEMOTERAPIA, PROBIÓTICOS E OS IMUNOESTIMULADORES.
*João Veiga Filho – Médico
“Como médico e fazendo a auto-hemoterapia em pacientes com artropatia não tenho dúvidas da eficácia do método como coadjuvante para tratar artropatias crônicas, estimulando o sistema imunológico dos pacientes, podendo ser eficiente em outras doenças.
Mantenho a conduta que deve ser praticada ou orientada por médicos e repudio a conduta desrespeitosa e desinformada de algumas autoridades médicas que depuseram no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.”
http://docs.google.com/View?docid=dgmpc7nr_8g4fmgm
(


(OBS: obrigado pela atenção, Laura. Tento ser o mais coerente possível com minha consciência. Mas creia-me, não quero convencer ninguém. O máximo que gostaria de ver é que me argumentassem algo além da falácia da proibição vazia de lógica científica (ainda não achei nenhuma plausível, ainda mais atestando seus efeitos na minha própria saúde e na dos que me cercam e usam da AH), e  que  se questionem com isenção e imparcialidade, estudem sobre a AH e aí sim, tomem um posição consciente... Até que venham as pesquisas... Eu por meu turno, continuarei a usar deste “placebo” toda semana, pelo resto da minha vida. A minha saúde está agradecendo...
Um abraço.

(ops! exagerei de novo?)
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #69 Online: 25 de Junho de 2008, 17:10:29 »
Enquanto eu acho saudável um certo ceticismo quanto à indústria, cujo objetivo primário é o lucro mesmo, também lembro que é importante desconfiar desse tipo de coisa "alternativa", porque também tem seus motivos para serem divulgados mesmo que não causem lucro a ninguém. São coisas individualmente satisfatórias; faz nos sentirmos estarmos "dando o troco" na indústria corrupta e exploradora, termos cura ou tratamento para algo que não seria tratável pela "ciência ortodoxa", mas os enigmáticos conhecimentos milenares de culturas exóticas podem trazer alguma esperança. Etc. São coisas agradáveis e reconfortantes em se acreditar, e por isso há uma maior disposição a se acreditar nelas do que numa verdade não tão agradável.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #70 Online: 25 de Junho de 2008, 17:49:39 »
Certo, Buckaroo Banzai. Mas continuam a falar em crença. E não é em crença que baseio minha convicção na AH especificamente. Mas em raciocínio lógico, estudo do PASSADO desta técnica, em observação empírica de seus efeitos em mim e em muitos que conheço que se beneficiam dela, em relatos dos muitos médicos que a receitavam, enfim, em tudo por um tudo, é que confio e atesto sua eficiência... Mas existe realmente este fator psicológico em qualquer terapia, seja alternativa, complementar, simpatias,  etc... Bem lembrado... Um abraço.

LITERATURA DE REFERÊNCIA
(MATERIAL OBTIDO COM  MÉDICOS, BIBLIOTECAS E EM SEBOS. Em rápida  pesquisa)

Enfermagem Moderna - Curso completo, 3ª edição, 1983. Autor: Sebastião Dodel dos Santos. Editora Livraria Freitas Bastos S.A, Rio de Janeiro e São Paulo. No prefácio o Autor diz que "em 1942 apresentou o primeiro trabalho escrito sobre enfermagem", escrito por um Profissional Enfermeiro no Brasil. Nesta 3a. edição de 1983, consta na pg. 139: "Auto-hemoterapia. Consiste em retirar o sangue da veia do paciente e aplicar no músculo do próprio paciente. Tal processo já foi largamente usado."

Vademecum Enciclopédico da Prática Médica, Autor Prof. Doutor Roberto Pessoa, Dr. Joaquim Clemente de Almeida Moura, editora Andrei. Tradução e adaptação do Vademecum Encyclopédique du Médicin Praticien, de H. Dousset e C Plard,  editado pela Libraire Manoile Paris- França, 7ª edição. Na pág. 16 consta no  Capítulo II - Técnicas Indispensáveis – Auto-Hemoterapia. É útil em certos casos, Injetar na massa dos glúteos 10 a 20 ml. do próprio sangue do paciente, colhido da dobra do cotovelo. Manobrar rapidamente, para evitar coagulação.

Dicionários Médicos. 

Dicionário Médico Parcionik (au-to-he-mo-te-ra-pi-a)s .[De Auto-+gr.haima,sangue=terapeía,tratamento.] Método de tratamento,que consiste na reingeção imediata de sangue do próprio indivíduo.Var:Autemoterapia. Al.,eigenblut.behandlung; Esp.,Autohemoterapia; Fr.,Authémothérapie; Ingl.,Autohemoterapy;It.,Autoemoterapia.

Dicionário Médico-Blakiston.tratamento de uma doença com o próprio sangue do paciente,colhido por punção venosa e reinjetado por via intramuscular.

Dicionário Médico Fortes-Pacheco. Auto-hemoterapia s.f.(g.Autós,haima,therapeia,tratamentos).Método de tratamento que consiste na injeção de sangue do próprio paciente.
Dicionário Terminológico de Ciências. Método=Salvat Edtores,S.a. F.inyección al paciente de su propia sangre en el tratamiento de diversas enfermidades infecciosas. Dermatosis Y Estados Alergicos.
Dicionário de ciências Médicas Dorland. Autohemoterapia (Auto-=hemoterpia). F. Tratamento por dministracíon de la propia sangre del paciente.
Dicionário de termos técnicos de medicina Garnier Delamare. Autohemoterapia,S.f.(P. Ravaut,1913) ou Auti-hemoterapia,S.F.(F.Ramondd 1911). Modo de tratamento utilizado principalmente nos Estados Alérgicos. Consiste em injetar sob a pele ou, de preferência, na espessura dos músculos,20 a 25 ml. recém-colhido de uma veia do doente, sem submetê-lo a preparo algum.
Dicionário Digital de Termos Médicos
Reúne termos importantes freqüentemente utilizados pelos profissionais da área de saúde.
Na atual versão (2007), foram acrescentados mais de 1500 termos em relação à versão anterior (2006).  1.02739. AUTO-HEMOTERAPIA
Tratamento com injeções de sangue do próprio paciente por via intramuscular.
http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_02739.php
Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
(c) 1998 Editora Melhoramentos Ltda
Auto-hemoterapia
Tratamento feito com o sangue do próprio enfermo administrado por  meio de injeções.
Grande Dicionário Brasileiro de Medicina
Editora Maltesse ,página 40
Auto-hemoterapia: método terapêutico que consiste em injetar no tecido muscular
ou no subcutâneo uma certa quantidade de sangue colhido da veia da mesma pessoa.
A auto-hemoterapia é indicada em certas moléstias, principalmente cutâneas.
Dicionário Médico Blakiston
2ª Edição Organização Andrei Editora (Edição original em inglês)  página 134
Auto-hemoterapia: tratamento de uma doença com o próprio sangue do paciente,
colhido por punção venosa e reinjetado por via intramuscular.
Dicionário Ilustrado de Termos Médicos e de Saúde
Prof. Dr. Alexandre Wolkoff Ano 2005  Editora Rideel
Auto-hemoterapia: tratamento pela injeção de sangue do próprio doente.
AH1 e pelo que me consta, este tratamento é aplicado nos pacientes deste:

Em Scottsdale, no estado do Arizona - EUA,
A Auto-Hemoterapia está incluída no plano de Saúde pessoal do Envita Medical Center.
Fonte:    (www.behealthyamerica.com/therapies/autohemotherapy.htm).
http://www.behealthyamerica.com/envitasite/treatments.cfm

Da literatura supracitada, depreende-se que a auto-hemoterapia é atualmente desconhecida por médicos, estudantes de medicina, auxiliares de enfermagem e enfermeiros  com poucos anos de carreira .
Mas ela está registrada.
Portanto, não é a filha bastarda que tanto rejeitam. Resta a pergunta: a quem interessa essa “amnésia” intencional?
(Desculpe o post longo, mas sabe como é...   O vício...    eheheh)
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #71 Online: 25 de Junho de 2008, 18:19:58 »
Ao contrário do que está colocado no parecer do CFM, o médico Alex Botsaris lembra que “Na base de dados pubmed, do NIH (Instutito Nacional de Saúde americano), considerada a maior base de dados médicos do mundo, existem cerca de 106 estudos científicos publicados sobre o assunto.”

 :histeria:

106? Grande *****.

Offline OLIVARES ROCHA

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #72 Online: 25 de Junho de 2008, 18:34:57 »
Ao contrário do que está colocado no parecer do CFM, o médico Alex Botsaris lembra que “Na base de dados pubmed, do NIH (Instutito Nacional de Saúde americano), considerada a maior base de dados médicos do mundo, existem cerca de 106 estudos científicos publicados sobre o assunto.”


 :histeria:

106? Grande *****.

Vê-se que deve ser profundo conhecedor da Medicina...
Para mim, modesto observador e usuário, é mais que o suficiente.
O pior cego não é o que não quer enxergar, mas o que pensa que enxerga.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2008, 19:02:40 »
Há muitos mais que meros cem estudos sobre astrologia. O tempo e quantidade dos estudos não significa nada.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Auto-Hemoterapia
« Resposta #74 Online: 25 de Junho de 2008, 19:13:49 »
Não confundi nada com nada, só tentei mostrar que o sangue autólogo, reinjetado no doente, íntegro ou parcial, puro ou composto com outras substâncias é empregado na dita Medicina Oficial como agente curador...  Tal qual a velha e boa AH...
Medicina oficial? :hein: auto-hemoterapia é medicina alternativa...
Também não confundi tratamento de células-tronco com a AH. Simplesmente tentei demonstrar que o sangue é fonte de vários tratamentos, inclusive de células-tronco, mesmo que a indústria farmacêutica insista no emprego de embriões como fonte destas células... (é mais barato e fácil , né?)
hmmm... acho que não é por isso não hein...

As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.
Células de embriões tem capacidade de se transformar em qualquer célula do corpo...células adultas não tem essa capacidade de diferenciação celular... nada a ver com conspiração de indústria farmacêutica...

 
Existem trabalhos científicos disponíveis na internet atestando sua eficácia, velhos e novos.
Aliás, qual o impedimento técnico para sua proibição? Por que em outros países ela, a AH, é praticada sem restrições, (como disse, na Alemanha é usada há mais de 75 anos...) e por que, se tantos malefícios traz, nunca houve denúncia dessas complicações, mesmo sendo receitada por médicos no Brasil há mais de 40 anos e só agora “descobriram que faz mal”?
Quando você fala assim...eu lembro das sanguessugas...
Podemos atestar que, a despeito do que querem as autoridades sanitárias, o emprego de técnica ou medicação natural ou não, pode sim ser respaldada pelo seu emprego tradicional, empírico, tal qual aconteceu com o óleo de copaíba. Este conhecido óleo é empregado desde o tempo da colonização, quando os portugueses aprenderam sobre este remédio natural com os nativos, que por sua vez, conheceram seus efeitos ao observar os animais se esfregando nas copaibeiras...
Hoje, este óleo, que é usado secularmente, principalmente na região norte, está proibido de ser vendido em forma de cápsulas, a forma menos agressiva devido ao seu forte sabor, depois que uma pesquisadora da Unicamp, financiada por lab. farmacêutico, “descobriu “ as suas propriedades medicamentosas...
Agora está tentando sintetizar e   vender...
Maldita indústria farmacêutica... ::) mas espera... vamos ver o que diz o site da unicamp sobre isso:

Substâncias sintetizadas no laboratório a partir de componentes isolados do óleo de copaíba e do breu de pinheiro apresentaram resultados importantes contra nove linhagens de câncer e contra a tuberculose, inibindo ou matando células doentes, segundo estudos de pesquisadores do Instituto de Química (IQ) e do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp. O processo com a copaíba, executado em nível de doutorado e patenteado em 2002, ainda carece de testes toxicológicos para averiguar se as substâncias não afetam também as células normais, o que exigiria estudos mais detalhados sobre dosagens até que se chegue a uma concentração que não seja tóxica.
(...)
Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2003/ju213pg5a.html

Se você sabe o que é câncer...e sabe que é uma célula do corpo humano se comportando malignamente...não é um vírus...não é um fungo...nem uma bactéria...mas uma célula do próprio corpo.... e por isso é tão dificil o tratamento...deve saber que os remédios que agem no câncer...podem... agir nas células normais...já que..o câncer...é uma célula....


Depreende-se desta singela comparação, qual o motivo da proibição desta terapia... Como bem disse o Dr. Moura em tom jocoso, no seu julgamento de cartas marcadas, quem sabe, criando-se um imposto do sangue, não “descubram” o valor da AH?
Talvez por que... não faz efeito :hein: ? Eu não consigo entender...que efeito pode fazer sangue tirando...e depois reinjetado...? bom...deve ser o mesmo efeito do vidrinho de água conhecido como homeopatia...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!