Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72141 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #175 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:29:00 »
Sobre linux:

Dá muita diferença de aproveitamento do hardware se ter uma instalação tão mais compilada quanto possível? Vale mais a pena de fato compilar as coisas para 64bits ou é ainda mais estável 32?

Faz muita diferença, quanto a isso, a distribuição pela qual se opta? Em praticidade e aproveitamento.

Se faz, qual seria a mais prática para espremer mais o potencial do hardware, mas sem doideras do tipo overclock e essas coisas mais exageradas?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:35:52 »
Ainda acho que vc não precisa do Back track.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #177 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:38:41 »
Em geral compensa configurar melhor (quando vc diz 'compilar' imagino que se refere a reconfigurar e recompilar o kernel) principalmente os drivers/configurações que você vai usar, por exemplo se vai ser um servidor de storage, m web server , de streaming ou uma estação gráfica, cada um tem drivers e hardwares que podem funcionar melhor em configurações recompilando kernel.

O kernel que vem 'de fábrica'  tem as configurações 'usuais' e versões mais atualizadas na época da geração da versão.

Por exemplo, no trampo a gente usa o CentOS ou Suse com certas configurações para o novo Weblogic 10.x que antes nem precisávamos, e assim por diante...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #178 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:39:24 »
Para a grande maioria dos usuários diria que não se recompila kernel, a menos que seja absolutamente necessário.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:47:05 »
Alguém aqui já usou o windows 7? Vale a pena, em termos de desempenho, trocar o xp por ele? Ou o micro vai ficar uma carroça?

Meu amigo usa num Celeron 2,33 com 1GB de RAM e Hd de 20GB. Diz que roda bem, desde que não queria tocar vídeos,. mas culpa a placa de vídeo por isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #180 Online: 14 de Novembro de 2009, 20:03:31 »
Sobre linux:

Dá muita diferença de aproveitamento do hardware se ter uma instalação tão mais compilada quanto possível? Vale mais a pena de fato compilar as coisas para 64bits ou é ainda mais estável 32?

Faz muita diferença, quanto a isso, a distribuição pela qual se opta? Em praticidade e aproveitamento.

Se faz, qual seria a mais prática para espremer mais o potencial do hardware, mas sem doideras do tipo overclock e essas coisas mais exageradas?

Sim, tem diferença sim, especialmente se você for comparar uma distribuição que compila para i386 (como o Ubuntu faz, se não me engano) e uma distribuição que irá compilar para i686 (os 32bits atuais) ou x86_64 (64 bits). Há entre as diferentes versões do x86 (i386, i486, ..., i686) mudanças nos conjuntos de operações que o processador entende no mais baixo nível (conjuntos foram adicionados, como o MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSE4, 3Dnow!, etc).

Um binário que foi compilado com suporte a MMX e aos 4 SSE, por exemplo, não rodará em um processador que não tenha suporte a essas operações. Por isso, as distribuições compilam os pacotes usando apenas um subconjunto modesto dessas opções. Quando você mesmo compila seu programa, você pode ser mais específico e criar um binário feito especialmente para o seu processador o que geralmente faz um binário mais rápido.

Outra vantagem de compilar seus programas é você ativar só o que quer. Por exemplo, o mplayer no Arch Linux vem com suporte a LIRC (controle remoto) e Samba (pastas compartilhadas do Windows). Eu não uso nenhum dos dois, então posso fazer um mplayer mais 'enxuto'. Isso também elimina a necessidade de carregar bibliotecas do sistema (.so), o que reduz o consumo de memória do programa e o tempo que demora para ele carregar.

Quanto a 64bits vs 32bits, a diferença de velocidade não é muito grande e geralmente ocorre só nos programas que envolvam áudio e vídeo (ripar um CD, por exemplo, é mais rápido em 64bits). Em parte isso se deve por uma superioridade técnica de se estar usando 64bits mesmo, mas acho que boa parte dessa diferença de velocidade se deve àqueles conjuntos de operações que eu falei a cima: quando se compila para i386, não se coloca nenhuma operação extra, enquanto que todo processador 64bits tem suporte a pelo menos MMX, SSE e SSE2. Interessante mesmo seria comparar o i686 com o x86_64 e os dois usando as mesmas operações. Na mailing-list do Arch falaram numa melhora de 1.1x na velocidade entre um i686 e um x86_64.

O grande "problema" do 64bits não é estabilidade, mas sim disponibilidade de programas. Isso nem é um problema mesmo porque é possível rodar binários de 32bits em um sistema 64bits, mas é um incômodo. 99,9% dos meus binários são 64bits, mas o skype não é. Isso significa que eu tenho que ter duas versões de umas 30 bibliotecas, uma pra 32bits e outra pra 64bits. Com softwares livres isso geralmente não é problema, e isso já foi, mas não é mais, problema com o flash e com o java, mas agora os dois tem verões nativas de 64 bits também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:52:58 »
Alguém me explica pq o edubuntu vem numa imagem de DVD de 3,9 GB se todos os pacotes educacionai9s precisam ser baixados da internet?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #182 Online: 15 de Novembro de 2009, 21:35:27 »
Alguém aqui já usou o windows 7? Vale a pena, em termos de desempenho, trocar o xp por ele? Ou o micro vai ficar uma carroça?

Desempenho é sensacional, consumo de bateria é um problema. Se for em um notebook, recomendo manter o XP ou usar Linux. Nos testes que fiz o consumo de bateria (do maior consumo para o menor) foi:

Windows 7
Ubuntu Karmic
Windows XP

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #183 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:56:24 »
Meu amigo usa num Celeron 2,33 com 1GB de RAM e Hd de 20GB. Diz que roda bem, desde que não queria tocar vídeos,. mas culpa a placa de vídeo por isso.

Desempenho é sensacional, consumo de bateria é um problema. Se for em um notebook, recomendo manter o XP ou usar Linux.

Eu também estou usando no meu notebook. Inclusive é a mesma configuração do amigo do Elton. Pra mim tá perfeito. Até o boot é mais rápido do que do Ubuntu 9.10 (isso que achei estranho depois que fiz upgrade a partir da 9.04). Não tenho problemas com rodar vídeo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #184 Online: 15 de Novembro de 2009, 23:44:17 »
Snow... não é por precisar (do BackTrack), é só curiosidade mesmo heheh
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #185 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:53:47 »
Desempenho é sensacional, consumo de bateria é um problema. Se for em um notebook, recomendo manter o XP ou usar Linux.

Eu também estou usando no meu notebook. Inclusive é a mesma configuração do amigo do Elton. Pra mim tá perfeito. Até o boot é mais rápido do que do Ubuntu 9.10 (isso que achei estranho depois que fiz upgrade a partir da 9.04). Não tenho problemas com rodar vídeo.

Embora eu tenha testado o Win7, eu ainda prefiro o 9.10 =) Ele gasta um pouco mais de bateria, mas a produtividade que eu ganho é maior, então no fim das contas eu uso mais e melhor o sistema... é um Asus Eee PC 1008HA

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #186 Online: 16 de Novembro de 2009, 05:19:20 »

Mas acho tem como modificar o driver INF. Já fiz gambiarra rodar uma Via P4M800 o UniChrome. Só ganhei apenas UM ponto de placa de vídeo classificação. O segredo é usar driver de xp em manual.

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #187 Online: 16 de Novembro de 2009, 14:06:22 »

Embora eu tenha testado o Win7, eu ainda prefiro o 9.10 =) Ele gasta um pouco mais de bateria, mas a produtividade que eu ganho é maior, então no fim das contas eu uso mais e melhor o sistema... é um Asus Eee PC 1008HA

Realmente, acho que para aplicação Web o 9.10 é perfeito. Linux em geral. Eu sempre que dá tento usar Ubuntu ao invés do Win7: desde edição de texto em TeX e software de CFD (OpenFoam). Mas eu ainda estou muito preso a dependência de softwares para Windows (além de jogos, é claro.. heheh).

O meu é um ACER 5315 com 1GB de RAM. Sendo que consigo usar Aero pra Win7 com todas as opções/frescuradas ativas, inclusive aquilo de adicionar um vídeo como papel de parede. E o desempenho é bom, não trava mas, claro, a bateria não aguenta muito.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 14:10:26 por Unsichtbar »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #188 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:21:50 »
Gente, pra quem atualizou do Jaunty pro Karmic:
1)Quem fez atualização de verdade? E quem fez instalação limpa?
2)Ocorreu algum problema que não ocorria no Jaunty?
3)Algo digno de nota que me faça atualizar a distro como um todo, já que as atualizações de segurança continuam chegando?
Latebra optima insania est.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:30:30 »
As principais mudanças do Jaunty pro Karmic são o kernel, que no Karmic é 2.6.31 e no Jaunty é 2.6.28, o Gnome, 2.26 no Karmic, o sistema de arquivos padrão passou a ser ext4, mas isso só faz diferença se você atualizar do zero. O Boot ficou mais rápido ainda. No Karmic também tem um sistema bacana de instalar programas e ícones mais bonitinhos.

Se você usa placa de vídeo ATi ou intel, vale muito a pena atualizar, pois o kernel 2.6.31 tem suporte a DRI2 e KMS, que são importantes pros drivers dessas placas.

Não vi nenhum problema no karmic que atualizei no comp. da minha mãe, mas um amigo meu tomava segfault do X quando tinha algum efeito do compiz ativado. Ele desativou e tudo ficou bem.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #190 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:57:18 »
As principais mudanças do Jaunty pro Karmic são o kernel, que no Karmic é 2.6.31 e no Jaunty é 2.6.28, o Gnome, 2.26 no Karmic, o sistema de arquivos padrão passou a ser ext4, mas isso só faz diferença se você atualizar do zero. O Boot ficou mais rápido ainda. No Karmic também tem um sistema bacana de instalar programas e ícones mais bonitinhos.

Se você usa placa de vídeo ATi ou intel, vale muito a pena atualizar, pois o kernel 2.6.31 tem suporte a DRI2 e KMS, que são importantes pros drivers dessas placas.

Não vi nenhum problema no karmic que atualizei no comp. da minha mãe, mas um amigo meu tomava segfault do X quando tinha algum efeito do compiz ativado. Ele desativou e tudo ficou bem.
Núcleo: pra mim não tem nenhuma diferença - sempre compilo na mão com o patch Omnislash (e a diferença de desempenho é gritante).
Ext4: exceto se eu tiver certeza que o ext2fsd funciona com ela, não me interessaria para a /home (atual: ext3); pra / (Reiser), talvez, mas seria encheção de saco queimar mídia+reinstalar programas só por causa disso.
Boot rápido: isso importa :D a melhora é grandinha?
Sistema bacana de instalar programas: isso já existe e se chama apt-get :P (instalar programas pelo método clica-clica é demorado e chato).
Ícones mais bonitinhos: não uso o Tango ou o Human, uso o GNOME-Colors... pra mim, vai continuar igual...
Placa de vídeo: é nVidia (geForce 5200X) , a versão do núcleo vai fazer diferença?

Um on-topic, mas mudando de assunto.
Comprei monitor novo. O antigo tava pedindo penico - o canal azul tava demorando pra iniciar, pra você (Snow) ter idéia o seu avatar tinha cabelo preto de acordo com o humor do monitor.
O atual tem maior resolução (1440*900 contra 1152*800?), é LCD, fininho, tem cores lindas, e tudo de bom.

Stress pra configurar no Ubuntu: nenhum. Só tive que tirar a gambiarra do "xgamma -gamma 2.2" da inicialização do GNOME.
Stress pra configurar no Windows: lembrar aonde ajeita a resolução. Sério. Nada digno de nota, pra falar a verdade.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:59:26 »
Pra você não fará diferença atualizar pro Karmic.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #192 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:13:14 »
Eu diria que mesmo que você usasse placas da Intel ou da ATI, para não mudar ainda. A Intel está mexendo bastante na stack de vídeo no kernel (GEM, DRI2, KMS) e ainda não está lá grande coisa. Funciona, mas houve um decréscimo na performance e dependendo da versão ela oscila: melhora e depois piora... Talvez por o Ubuntu ser uma distro mais 'pré-montada', eles tenham escolhido versões em que a performance esteja melhor, mas tanto no Arch quanto no Gentoo não está lá grande coisa.

Essa mudança na stack de vídeo do kernel feita pela Intel está sendo aproveitada pelos drivers open-source da ATI e pelo pessoal que está desenvolvendo um driver open-source para placas na nVidia, o Nouveau.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #193 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:21:01 »
Pra você não fará diferença atualizar pro Karmic.
Oba! \o/ menos trabalho pra mim!

Se o Lucid fizer alguma diferença, aí sim atualizo o sistema :P

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #194 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:26:15 »
E o para usuários que usam chipset Via como conhecido UniChrome, tem suporte dele para aceleração?
Antes era tudo só padrão vga, estava tudo horrível desempenho!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #195 Online: 27 de Novembro de 2009, 14:28:45 »
Eu usava o Omnislash... era booommm... Rapidinho... Pensando em recolocar, mas sei la...

Negocio é esperar o próximo LTS... ehhe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #196 Online: 27 de Novembro de 2009, 16:22:18 »
E o para usuários que usam chipset Via como conhecido UniChrome, tem suporte dele para aceleração?
Antes era tudo só padrão vga, estava tudo horrível desempenho!
Um amigo meu usa esse chipset e está tendo problemas com o X.org mais recente no Arch Linux. A Via tem demonstrado interesse em incluir seus drivers no kernel do Linux, mas ainda não foram aceitos por questões de qualidade.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #197 Online: 27 de Novembro de 2009, 17:12:04 »
Eu usava o Omnislash... era booommm... Rapidinho... Pensando em recolocar, mas sei la...

Negocio é esperar o próximo LTS... ehhe
Pensei no Lucid por causa disso - menos dor-de-cabeça. Não faço muita questão em ter os pacotes mais atuais, mas gosto de ter um sistema redondinho.
(E de boa, ninguém liga pra atualização do gcc ou do coreutils... tá todo mundo doido pra ver a do Firefox ou a do GNOME - o Firefox, instalei separadamente na /opt, e o GNOME nem muda tanto... ao menos, não enquanto não for pra 3.0... rsrsrs)

Quanto ao omnislash: assim que eu tiver tempo, eu dou uma olhada na última versão pra compilar, já que faz um bom tempo que compilei essa...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #198 Online: 30 de Novembro de 2009, 01:48:34 »
Gente, alguém aí sabe um programa tipo Kolourpaint que seja decente(coisa que o XPaint não é)? De boa, não vou instalar metade do sistema KDE só por causa de um aplicativo!
(Ou dois, se eu fizer isso taco o K3B de novo...)
* Eremita conversa com o KDE como se ele fosse gente...
Quer que eu instale as bibliotecas do QT? Ok, a contra-gosto eu até instalo, garoto.
Bibliotecas do Phonon? Pra quê, sendo que eu vou mexer com imagem e não vídeo/som?
Os ícones do KDE? Faça-me favor, não é capaz de usar os do GNOME?
Centro de ajuda? Não quero isso.
Sobretudo, você quer que eu baixe 40MB que vão inflar pra ~120MB, só por causa de uma porcaria de programa de pintura? Fica com ele então!

(O KDE tem muuuuuuuuuita coisa boa, mas alguém podia dar um "toque" pra eles reverem as dependências dos pacotes...)
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 01:59:14 por Eremita »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 30 de Novembro de 2009, 13:01:14 »
E é por isso que o único programa com K que eu aceito é o kernel :)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!