Compilar, de qualquer forma, não tem análogo no mundo windows, acho. Não algo assustadoramente complicado, de qualquer forma, é comparável ao nível de user-friendliness das coisas do windows e msdos lá por volta dos anos 90, acho.
Compilar com automake e companhia é moleza, chato é manter o programa depois (atualizar, etc...). Por sorte isso é raro..
Nesse caso, a pergunta seria: então por que não escolher rodar o Snow Leopard em um Mac? Mas esta é outra discussão.
Mac? Quem falou em Mac?
Rodo o OS X Leopard num PC montado por mim e estou muito feliz e ainda rodo o Windows 7 (infelizmente por motivos profissionais) numa máquina virtual no OS X usando o Parallels quando preciso de aplicativos específicos.
O OS X é baseado em UNIX que é indiscutivelmente o melhor (e mais antigo, com ~30 anos de estrada) sistema operacional já criado.
Aqui onde trabalho tem um Mac com OSX recente, e eu acho uma bosta. Além de demorar décadas pra iniciar, ser pesado e lento os programas são caros e inconsistentes.
Temos também acesso a quaisquer programas da Microsoft que desejarmos, de forma legítima através de um programa de parcerias para startups de tecnologia. Mesmo assim, usamos PHP+MySQL, servidores Apache e eu programo em um Ubuntu (embora use um Win7 e um 2008 virtualizados para testes diversos).
Aliás, virtualização é excelente. Nessas máquinas mais recentes, com vários núcleos e bastante memória, fica rapidinho. Alguns programas na minha máquina virtual rodam mais rápido que a nativa do mesmo OS (não tenho nem idéia de como).