Sei lá, acho que sou o único linuxer que não sente a mínima falta de nada que venha do KDE. O GNOME é incrivelmente mais elegante pra mim...
Meu novo Desktop:
EDIT: Cliquei em "editar" em vez de "citar". Até que demorou bastante pra isso acontecer. Desculpa aê
Eu meio que entrei no Linux usando KDE... eu me batia pacas pra usar o GNOME quando mudei do Kurumin pro Debian, mas nisso peguei a mania bem gnomesca de usar dois painéis ao invés de um só.
Daí, veio a atualização do KDE3 pro KDE4, e me pareceu um retrocesso - não podia mais nem mudar a cor das barras, pô! Achei o visual horrível e o menu K ficou contra-intuitivo. Resultado, fui pro GNOME. E embora eu goste do visual do GNOME, tem programas do KDE que são simplesmente melhores - acho que o K3B dá de 10x0 no Brasero, o xpaint é uma nhaca, e por aí vai.
Desktop legal! A barra de cima e a do lado são do Cairo, né?
Já que você postou, vai aí a minha:
Snow: que seja feito, então mas que tenha as funcionalidades dos ekivalentes... (ok, piada ruim).
Eu comecei no kurumin com kde também, mas mesmo logo que mudei para o debian fui direto para o kde. Mas essa fase durou pouco tempo, porque ainda no kurumin descobri o fluxbox (em uma das versões já vem instalado, só não é o DE default), depois de um tempo acabei passando para o openbox e acho que já estou na maior parte do tempo usando esse. Pekwm parece interessante, mas tem umas coisas que ainda precisavam ser melhoradas para que eu considerasse usar.
O que tenho de gnome ou kde são necessidade por que quase tudo precisa de uma coisa ou outra... e nisso parece ser mais uma questão do programa em si do que uma vantagem geral para um DE ou outro.
A diferença mais marcante que acho é o konqueror, como gerenciador de arquivos, porque depois de configurado corretamente, é o melhor gerenciador de arquivos já inventado pelo homem; ainda que como tal, ainda tenha falhas (como a relativa lerdeza em configurar.... é mais prático guardar os arquivos rc e xml em algum lugar para uma eventual nova instalação do que lembrar de tudo como deveria ser e fazer tudo de novo). Por acaso ele inclui aquela forma de visualização mencionada pelo Snowraptor com o programa independente kdirstat (além de outra "em forma de pizza"), então nem uso esse outro programa só para isso, vai tudo pelo gerenciador de arquivos mesmo.
Fora isso, na maior parte do tempo, nem sei se as coisas são kde ou gnome, a não ser pela eventual presença e uma inicial k ou aparecerem meio esquisitas se você usa principalmente coisas qt/kde e ele se constrói com gtk. Os que me lembro preferir são o adept (que por acaso não tem o k) ao synaptic e o kopete ao gaim. Também o koffice (e o abiword) ao open office, mas nem uso esses praticamente.
Acharia interessante de qualquer forma que inventassem versões diferentes ou que os programas do gnome se construíssem com as bases do kde/kwin/qt/whatever. Fico com uma leve impressão de que são "melhores" de forma mais vaga, mas talvez seja só o costume com o konqueror que faça outras coisas parecerem meio alienígenas se não forem configuradas para rodar de acordo ou ao menos parecidas. Por exemplo, o opera novo sem a opção -systemstyle. Mas nem sei se essa é uma questão gnome x kde ou ainda uma outra coisa.
E com alguns programas (como gimp) nem acontece. Desde que tiraram aquele ridículo traço de hífens nos menus há algum tempo, parece tudo a mesma coisa.
Acabo de dar uma passada no youtube, e o google me avisa que já lançaram o chrome para linux, e dá o link para baixar.