Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72139 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Sobre Linux...
« Resposta #125 Online: 05 de Novembro de 2009, 20:18:48 »
Mesmo reconhecendo que a Microsoft fez um bom trabalho com o Windows 7, que o novo sistema operacional está mais leve e é mais seguro que as versões anteriores já lançadas pela empresa, o que faz, então, um grande número de usuários continuar preferindo usar o Linux (sem contar os novos adeptos) e defender a plataforma open source com unhas e dentes?

Menos de 1% do mercado...cof cof...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #126 Online: 05 de Novembro de 2009, 20:39:00 »
Mesmo reconhecendo que a Microsoft fez um bom trabalho com o Windows 7, que o novo sistema operacional está mais leve e é mais seguro que as versões anteriores já lançadas pela empresa, o que faz, então, um grande número de usuários continuar preferindo usar o Linux (sem contar os novos adeptos) e defender a plataforma open source com unhas e dentes?

Menos de 1% do mercado...cof cof...

E por que você pagaria pelo Windows ? Se o Linux funciona bem, é de graça ?
Bom, no caso eu trabalho em informática, então para mim não é falar da cor de um eletrodoméstico e sim de uma ferramenta de trabalho.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #127 Online: 05 de Novembro de 2009, 21:42:54 »
Essa é uma pergunta que você teria que fazer para uns 94% do mercado :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 05 de Novembro de 2009, 21:45:11 »
Preguiça de aprender. "Todo mundo usa porque todo mundo usa" e assim vai. Vi recentemente uma matéria sobre duas crianças que foram "educadas" computacionalmente no linux, completamente perdidos no Windows, reclamando das mesmas coisas que os Winusers reclamam ao testarem os Linuces da vida.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #129 Online: 05 de Novembro de 2009, 22:37:04 »
Essa é uma pergunta que você teria que fazer para uns 94% do mercado :D

Será que 94% do mercado BRASILEIRO paga pelo Windows ? Você sabe que não, não sabe ?

Além disso, uso linux como disse porque trabalho com ele. Não é um eletrodoméstico, preciso de mais funçoes do que 'ativar' e 'desativar' , preciso de pipe, ssh, grep, awk, vi, um for que funcione de verdade, ...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:12:59 »
Discutir sistema operacional é como assistir a guerra entre católicos e protestantes na Irlanda no Norte.  :histeria:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #131 Online: 06 de Novembro de 2009, 15:31:03 »
Discutir sistema operacional é como assistir a guerra entre católicos e protestantes na Irlanda no Norte.  :histeria:
Alt-F4 Satanás!!!!! :histeria:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #132 Online: 06 de Novembro de 2009, 15:56:05 »
kill -9 `pidof windows`
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 06 de Novembro de 2009, 16:27:53 »
Preguiça de aprender. "Todo mundo usa porque todo mundo usa" e assim vai. Vi recentemente uma matéria sobre duas crianças que foram "educadas" computacionalmente no linux, completamente perdidos no Windows, reclamando das mesmas coisas que os Winusers reclamam ao testarem os Linuces da vida.
Poderia disponibilizar?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Última modificação: 06 de Novembro de 2009, 16:55:22 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #135 Online: 06 de Novembro de 2009, 17:10:11 »
Divertida a matéria !!! :D

Alguumas coisas ficaram de fora dessa conclusão da matéria ... Coisas realmente importantes ... :lol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #136 Online: 06 de Novembro de 2009, 17:11:07 »
Nunca discordei da conclusão do narrador do vídeo... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 06 de Novembro de 2009, 17:41:22 »
"No Linux, ele é fera. Brinca com os mais diversos jogos"

Aham...  ::)

Hum... mas a matéria foi bem superficial. A maior parte da reclamação se deu porque o computador não estava configurado para se conectar automaticamente, se estivesse, já não teria de sofrer tudo aquilo. Se a rede não estivesse conectada no Ubuntu para um usuário nativo de Windows a confusão seria a mesma.

No Paint ele possivelmente estava tentando fazer algo mais elaborado. O programa não foi feito para isso.

Sei lá, eu uso Linux, mas ainda assim considero o Windows mais intuitivo. Acho que a principal diferença entre os sistemas é a instalação de programas, e um usuário que começou com Linux estranharia já executar um programa sem precisar compilar o código-fonte. O processo pode ser pior, mas é mais fácil só ir dando o "Ok".

Que conclusão bem "Ai, todo mundo é igual, vamos nos abraçar e cantar".  :nojo:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #138 Online: 06 de Novembro de 2009, 18:13:43 »
Instalar programas no Ubuntu é mais fácil do que no Windows. Nem precisa ficar dando "OK", "Avançar" e tudo mais, é um clique só.

O problema é que muitos usuários que vem do Windows não compreendem o conceito de repositórios de software. Estão tão acostumados a sites como o Superdownloads que acham que pra instalar programas você tem que baixar manualmente cada um deles.

Muitos desses usuários em suas primeiras experiências fazem buscas por programas pra download, encontram o código-fonte pra baixar e piram. Muitos desistem do linux sem nem imaginar que não precisa nada disso, nem uma busca no Google. É só ir no "Ubuntu Software Center" e clicar em "Instalar" no programa que você quiser que o resto é automático.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #139 Online: 06 de Novembro de 2009, 20:09:02 »
Só se existe conexão com Internet.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #140 Online: 06 de Novembro de 2009, 21:32:33 »

Na verdade é possível sem conexão. Quanto você instala o Ubuntu ele adiciona um repositório que aponta para o CD de instalação. Nesse CD, além do Ubuntu nu e cru, existem os aplicativos mais utilizados. Pra usar, basta escolher o que você quer instalar, colocar o CD do Ubuntu e mandar bala. Se for DVD, vem mais aplicações ainda.

Além do mais, comparando um Windows cru com um Linux cru, a diferença na qualidade e quantidade dos aplicativos padrão é absurda. O Ubuntu já vem com leitor de PDF, suite de Office completa (que escreve PDF), leitor e editor completo de imagens, player de qualidade, aplicativos para email e instant messenger (com suporte a MSN, Google Talk, ICQ, conversas de áudio e vídeo), drivers para inúmeros dispositivos de hardware (placas de rede, wifi, bluetooth, etc...), torrent, navegador decente...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 06 de Novembro de 2009, 22:01:39 »
Resumindo... SO é só perfumaria inútil, o que importa é as aplicações que vem "de brinde".

Mas isto não é privilégio exclusivo do Linux, existem N's versões (piratas é bem verdade) do Windows que já vem agregadas com uma pá de aplicativos "extras" também, algumas delas até em Live-CD.  :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 06 de Novembro de 2009, 22:06:55 »
Aliás... seria bem interessante se houvesse a possibilidade de integrar o conceito portable de aplicativos que existem atualmente para o Windows. Isto resolveria 90% dos casos de rejeição do Linux por ser um pé no saco instalar algum software mais complexo.  :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #143 Online: 06 de Novembro de 2009, 22:50:19 »
Resumindo... SO é só perfumaria inútil, o que importa é as aplicações que vem "de brinde".

Mas isto não é privilégio exclusivo do Linux, existem N's versões (piratas é bem verdade) do Windows que já vem agregadas com uma pá de aplicativos "extras" também, algumas delas até em Live-CD.  :P

Como eu disse, para programador nada melhor do que um bom Linux... mais se você lida todo dia com servidores web e de aplicações também linux/unix, que são reconhecidamente os mais estáveis e fáceis de atualizar , trocar, escalar... então para mim não é a diferença entre um Corsa e um Palio, e sim entre a diferença entre um Focus e um Massey Mergusson... e no caso eu transporto muita, muita carga...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #144 Online: 06 de Novembro de 2009, 22:58:18 »
Portable que você diz são os programas que podem ser instalados em pendrives e rodam em "qualquer" máquina? Isso o Linux tem, são chamados "binários com biliotecas estaticamente ligadas". Os softwares livres não usam isso porque gera um grande desperdício de espaço, mas alguns softwares proprietários (como o Opera) usam isso sim.

Existem algumas tentativas também de instaladores de programas mais similares aos do Windows: clica no ícone, ele executa e instala o que precisa. Digo tentativa porque há uma resistência dos próprios usuários. Primeiro que já estamos acostumados a usar o gerenciador de pacotes da nossa distribuição favorita e quase todos os programas que precisamos podem ser instalados a partir dele. Depois que a utilização de um instalador central significa que teremos menos problemas.

Esse instalador central, mais conhecido como "gerenciador de pacotes", sabe todos os programas instalados na minha máquina, a que programa pertence cada arquivo e sabe também que programa depende de qual. Com os instaladores do Windows, eu posso instalar um programa que dependa do Java, um dia resolver desinstalar o Java e aquele programa parar de funcionar e eu nem saber porque. Pode acontecer também de um instalador sobreescrever uma biblioteca com uma versão diferente da que já estava instalada, e agora o programa que precisava da outra versão não funciona mais.

Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #145 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:06:42 »

Não exatamente. O sistema operacional é a base que suporta as aplicações. Quanto melhor o sistema operacional, melhor as aplicações se comportarão.

Graças ao bom gerenciamento de memória, processamento e espaço em disco você consegue rodar um Ubuntu 9.10 (versão mais recente) em um computador feito a 5 ou 6 anos atrás sem problemas, o Xubuntu (versão mais leve do Ubuntu) roda até em computadores de 10 anos atrás.

Mas isto não é privilégio exclusivo do Linux, existem N's versões (piratas é bem verdade) do Windows que já vem agregadas com uma pá de aplicativos "extras" também, algumas delas até em Live-CD.  :P

E muitas delas cheias de exploits. De qualquer forma essas aplicações são enfiadas a força no Windows, não fazem parte de sua arquitetura.

No Ubuntu por exemplo, com um clique você pode atualizar o sistema inteiro se quiser (incluindo todos os aplicativos). Todas as atualizações de segurança, patches e versões recentes de drivers serão instaladas. Em um Windows, seja "modificiado" pra vir com programas extra ou não, você tem que atualizar cada aplicação manualmente e executar o Windows Update pra atualizar somente coisas relativas a Microsoft.

Aliás... seria bem interessante se houvesse a possibilidade de integrar o conceito portable de aplicativos que existem atualmente para o Windows. Isto resolveria 90% dos casos de rejeição do Linux por ser um pé no saco instalar algum software mais complexo.  :ok:

Live CDs são a primeira manifestação de software portátil que surgiu desde os aplicativos em disquete da década de 80. Qualquer CD de instalação do Ubuntu pode ser usado como Live CD, e o Ubuntu vem por padrão com uma ferramenta para gerar pendrives bootáveis à partir de CDs de instalação. Não sei se o Ubuntu faz, mas muitas distros possuem suporte a gravação no Pendrive, o que torna as alterações feitas no dispositivo permanentes (favoritos, documentos, etc). O Slax por exemplo faz: http://www.slax.org/

Similar as coisas do Windows, tem as Portools também, mas os caras estão apenas começando: http://www.portools.com/apps

Esse papo de aplicações complexas serem difíceis de instalar hoje em dia é mito. O Ubuntu tá tão foda, que até o Photoshop você consegue instalar com facilidade...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #146 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:11:49 »

Esse instalador central, mais conhecido como "gerenciador de pacotes", sabe todos os programas instalados na minha máquina, a que programa pertence cada arquivo e sabe também que programa depende de qual. Com os instaladores do Windows, eu posso instalar um programa que dependa do Java, um dia resolver desinstalar o Java e aquele programa parar de funcionar e eu nem saber porque. Pode acontecer também de um instalador sobreescrever uma biblioteca com uma versão diferente da que já estava instalada, e agora o programa que precisava da outra versão não funciona mais.

Isso eu acho engraçado! Muita gente fala que é fácil instalar programas no Windows.. só apertar "Next". Quando surgem aqueles diálogos de "Deseja sobrescrever a biblioteca libraryhell.dll?" o pessoal sai clicando em "Sim para Todos" freneticamente... até que misteriosamente o sistema operacional fica lento, programas que antes funcionavam bem começam a travar e por aí vai... Fácil é fazer merda no Windows.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #147 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:39:25 »

Na verdade é possível sem conexão. Quanto você instala o Ubuntu ele adiciona um repositório que aponta para o CD de instalação. Nesse CD, além do Ubuntu nu e cru, existem os aplicativos mais utilizados. Pra usar, basta escolher o que você quer instalar, colocar o CD do Ubuntu e mandar bala. Se for DVD, vem mais aplicações ainda.

Instalar programas offline ou que não estejam na Central de Programas acaba sendo tão ou mais complicados que Windows. Criar ou configurar repositórios é mais trabalhoso que "avançar".

"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #148 Online: 07 de Novembro de 2009, 00:31:14 »

Instalar programas offline ou que não estejam na Central de Programas acaba sendo tão ou mais complicados que Windows. Criar ou configurar repositórios é mais trabalhoso que "avançar".

Não é tão complicado. À partir de um Ubuntu com internet, você pode baixar os pacotes .deb com suas dependências e gravar em um CD. O Synaptic (que vem com o Ubuntu) faz isso sem precisar digitar um comando sequer no shell. Usando o Synaptic em outro computador você pode instalar os debs em massa.

Mas alguém ainda usa PCs sem jamais conectar na internet?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 07 de Novembro de 2009, 11:05:54 »
Mesmo offline, há programas que cuidam de pacotes que já se tenha baixado independentemente, sem precisar saber qualquer comando em texto. Se não tiver dependências pendentes, não é substancialmente diferente de instalar um exe de instalação, a diferença é que não é o programa em si que faz isso, mas um terceiro, meio como se fosse descompactar um zip. No ubuntu, se não me engano, já vem um programa instalado para isso por padrão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!