Foi só com xinit, sem isso de "-- :1". Sem sair do X no linux bootado ele reclamava de já estar rodando o X ou algo assim.
O pacman não tem problema nenhum, o que é meio chato é só esse jeito diferente de compilar as coisas do AUR. Mas não é nada tão terrível. Se não fiz nada errado, e parece que não só tem que baixar lá do site um que parecer bom, baixar uns outros eventuais arquivos auxiliares (acho que provavelmente sempre um MAKEPKG ou algo assim), descompactar, colocar os arquivos auxiliares dentro da pasta compartilhada, e usar makepkg ou makepkg -s se tiver problema de dependência. Nada dramático.
Eu só esperava que o arch usasse essas coisas um pouco mais "vanilla" em vez de ter esse repositório oficial de coisas não-oficiais, mais esses arquivos auxiliares. No debian, se não tem um pacote, ou você quer modificar algo, você baixa o código vanilla (ou um do próprio debian, se o que interessa é alterar algo), e ou installa com "install", que para desinstalar vai depender de haver um uninstall disponível junto do pacote, ou usa só "checkinstall", que é mais ou menos o que o makepkg -s me pareceu ser. Não é muito diferente, só tem que usar esses outros arquivos auxiliares.