Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72147 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #325 Online: 23 de Março de 2010, 23:09:11 »
Como eu disse, não rola.

Assim que meu computador terminar de mastigar números (e, pelo andar da carruagem, ter uma bela indigestão), vou fuçar ensses programas (Kino e stopmotion) :D
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 02 de Abril de 2010, 10:24:47 »
http://dosesdiarias.seucaminho.com//2010/03/banco-distribui-ubuntu-live-cd-para-evitar-fraudes/
Conforme post no Slashdot, referente a uma notícia no Computer World, o banco norte americano CNL, preocupado com questões de segurança durante o acesso aos seus sistemas de internet banking, está pretendendo distribuir CDs com Ubuntu Live.

Os CDs seriam levemente customizados para acessar, através do Mozilla Firefox, o serviço de internet banking do banco. Eles pretendem com isso reduzir consideravelmente os riscos de malwares, spywares e keyloggers.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 02 de Abril de 2010, 18:21:32 »
Sim, mas se vc quer simplesmente usar a distro, é melhor usar programas como o virtualbox, que aproveitam as instruções de virtualização do processador pra rodar a máquina virtual.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #329 Online: 02 de Abril de 2010, 18:24:48 »
Não precisa do QEMU, mas acho que a distro tem que oferecer um .tar com os arquivos para uma "instalação" mínima. Você descompacta essas coisas na partição nova e dá um chroot.

Eu instalei Gentoo a partir do Arch Linux assim (tem no handbook deles mais detalhado como fazer). Acho que dá para instalar o Debian assim também. Distros mais "gráficas" como o Ubuntu não sei se dá para fazer isso.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 02 de Abril de 2010, 20:18:05 »
Eu queria instalar o arch (tenho um CD live, de instalação) a partir do debian. Tinha pensado em só dar o "boot" com o QEMU e seguir instalando, enquanto posso usar o pc para outras coisas. Dei uma procurada básica no google, parece que não é algo que se faz comumente, e achei até uma recomendação para não se fazer, embora não dissessem o porque não. Acho que talvez o QEMU faça o linux sendo instalado ser instalado para a máquina virtual dele, e não para o pc de verdade. Só pensei nisso agora, e acho que faz sentido. :/

Com isso do chroot acho que não teria esse problema, vou ver se acho como fazer.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 02 de Abril de 2010, 20:20:14 »
Sim, mas se vc quer simplesmente usar a distro, é melhor usar programas como o virtualbox, que aproveitam as instruções de virtualização do processador pra rodar a máquina virtual.

:|

Quer dizer, "se você quer só usar a distro", ou "se você não quer só usar a distro"?

Porque se for a primeira opção, então de alguma forma é quase o contrário do que eu tinha pensado no post anterior? :hein:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 02 de Abril de 2010, 20:24:52 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #333 Online: 02 de Abril de 2010, 20:27:41 »
Dá uma lida neste artigo da Wiki do Arch. Nunca o segui, então não sei se ele tá todo OK, mas deve estar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 04 de Abril de 2010, 03:20:59 »
Que barato esse negócio de chroot. Fico instalando as coisas no linux que não tem nem X ainda, enquanto uso um que funciona. :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 04 de Abril de 2010, 12:22:22 »
É quase mágico! :D
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 04 de Abril de 2010, 23:04:16 »
Não consegui rodar o X nos dois ao mesmo tempo. Também acho que estava fazendo algo errado, quando ia tentar entrar no X pelo usuário normal, no linux "chrootado", ele fazia referência a qualquer coisa que acho que era do linux "bootado".

Pergunta para alguém que entenda de arch: faz muita diferença usar os meios todos próprios do arch, AUR, generate-qualquercoisa, makepkg ou algo assim, em vez do clássico ./configure-make-make install? :/

Acho que a vantagem seria para coisas que geralmente costumam ter pacotes disponíveis, aí a atualização com o come-come seria mais prática, em vez de ter que desinstalar manualmente.

É um saco ter que ficar aprendendo todo um novo jeito de fazer as coisas.

Dá vontade de colocar "apt-get install" como alias de "pacman -S" :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 04 de Abril de 2010, 23:26:34 »
Não acho que dê pra entrar no X de um sistema chrootado.

O que vc quer fazer exatamente?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 04 de Abril de 2010, 23:35:22 »
Acho que resolvi o que queria fazer, arch-way mesmo.

Dá para entrar no X sim, só tenho que sair do X primeiro (mas li em algum fórum algo que me deixou com a impressão de que nem seria sempre necessário). Ao menos como root no sistema chrootado eu consegui.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #340 Online: 04 de Abril de 2010, 23:39:47 »
Como você ta tentando rodar o X? Talvez com xinit -- :1 ele rode. Aí você usa Ctrl+Alt+F7 e Ctrl+Alt+F8 para trocar entre os dois X.

Sobre como instalar os pacotes, o ideal é que você sempre use o pacman e o makepkg caso o pacote não esteja nos repositórios oficiais. Tem alguns motivos, tais como:
  • Facilidade de desinstalação: o pacman registra todos os arquivos que foram instalados por aquele pacote
  • Detecção de dependências: isso funciona nos dois sentidos; o pacman detecta se você precisa instalar dependências para aquele pacote e detecta se esse pacote é dependência para algum outro
  • Evitar conflitos com arquivos já existentes: se você instalar um programa manualmente pelo make, ele pode criar um arquivo /usr/bin/asd. Mais tarde, você pode querer instalar um programa pelo pacman que também criaria um arquivo /usr/bin/asd, e ele vai te reportar isso. O pacman te dá a opção de forçar a instalação do pacote, sobreescrevendo esse arquivo, mas pode ser que o pacote que você instalou manualmente deixe de funcionar. E pode acontecer o contrário também, o make pode sobreescrever arquivos que já estão no sistema.

O sistema de pacotes do Arch é baseado em dois programas, o pacman (gerenciador de pacotes) e o makepkg ("fazedor" de pacotes). O makepkg por sua vez depende dos PKGBUILDs, que são os scripts que definem como se fazer um pacote. Esses PKGBUILDs nada mais são que um shell script com algumas variáveis e uma função build(). Eles são mais simples que os ebuilds do Gentoo, e pelo que já ouvi falar, mais simples que os sistema de se fazer debs. O makepkg segue esse PKGBUILD, instala tudo num diretório ./pkg relativo a onde ele foi executado e então esse diretório é compactado em um .pkg.tar.gz. Esse pacote por sua vez pode ser instalado com pacman -U <arquivo>.pkg.tar.gz. Mais recentemente, começou-se a usar .pkg.tar.xz, que é melhor que o gzip para arquivos binários.

Existem duas grandes centrais de PKGBUILDs. Uma delas é o ABS, com os pacotes oficiais. Os PKGBUILDs do ABS são úteis se você quer fazer uma versão customizada de algum pacote oficial. Provavelmente é só copiar o PKGBUILD, modificar a linha do ./configure e rodar o makepkg. A outra central é o AUR, que são PKGBUILDs feitos por usuários. Eu sugiro que você instale um wrapper em torno do pacman que consiga automatizar a tarefa de baixar o PKGBUILD, criar o pacote e instalá-lo. O mais famoso é o yaourt, mas ele tem alguns problemas, e parece que está sem manutenção. Apareceu um chamado clyde agora que parece que está evoluindo rapidamente.

E só para lembrar, a wiki do Arch Linux é muito boa. Tem bastante informação útil por lá. Dependendo do pacote que você quiser instalar, se for algo um pouco maior (como instalar o KDE ou coisa assim), geralmente a Wiki tem dicas do que fazer, como fazer, etc.
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 00:03:29 por Andre »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #341 Online: 04 de Abril de 2010, 23:56:31 »
Foi só com xinit, sem isso de "-- :1". Sem sair do X no linux bootado ele reclamava de já estar rodando o X ou algo assim.

O pacman não tem problema nenhum, o que é meio chato é só esse jeito diferente de compilar as coisas do AUR. Mas não é nada tão terrível. Se não fiz nada errado, e parece que não só tem que baixar lá do site um que parecer bom, baixar uns outros eventuais arquivos auxiliares (acho que provavelmente sempre um MAKEPKG ou algo assim), descompactar, colocar os arquivos auxiliares dentro da pasta compartilhada, e usar makepkg ou makepkg -s se tiver problema de dependência. Nada dramático.

Eu só esperava que o arch usasse essas coisas um pouco mais "vanilla" em vez de ter esse repositório oficial de coisas não-oficiais, mais esses arquivos auxiliares. No debian, se não tem um pacote, ou você quer modificar algo, você baixa o código vanilla (ou um do próprio debian, se o que interessa é alterar algo), e ou installa com "install", que para desinstalar vai depender de haver um uninstall disponível junto do pacote, ou usa só "checkinstall", que é mais ou menos o que o makepkg -s me pareceu ser. Não é muito diferente, só tem que usar esses outros arquivos auxiliares.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 05 de Abril de 2010, 00:06:10 »
Com esse "-- :1" a mais pude entrar no X como usuário normal, sem antes sair no usuário do linux "host"... só que por algum motivo não funcionaram teclado e mouse. Nem a luz do caps lock respondia. Sorte que já tinha instalado o botão de desligar/acpid. :D

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #343 Online: 05 de Abril de 2010, 00:09:20 »
Sobre esses arquivos auxiliares, você pode baixar um .tar.gz já com o PKGBUILD e esses arquivos, se eu não me engano é o link FILES no AUR. Mas mesmo assim sugiro que você instale o clyde que faz tudo que o pacman faz e ajude nesses pacotes do AUR.

E se aparecer a dúvida de por que a função do clyde não é incorporada ao pacman, é proposital. Os desenvolvedores querem que essa distinção esteja clara: estes são pacotes oficiais, aqueles não o são.

Com esse "-- :1" a mais pude entrar no X como usuário normal, sem antes sair no usuário do linux "host"... só que por algum motivo não funcionaram teclado e mouse. Nem a luz do caps lock respondia. Sorte que já tinha instalado o botão de desligar/acpid. :D

Inicie o HAL: /etc/rc.d/hal start . Sempre esqueço de fazer isso na primeira vez.
Felizmente parece que o X vai parar de depender do HAL num futuro próximo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 05 de Abril de 2010, 00:12:44 »

E como vai funcionar? Voltar ao inferno do xorg.conf?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 05 de Abril de 2010, 01:53:03 »
Tem como se configurar tudo que se configuraria no xorg.conf sem o xorg.conf?

Acho que até mexi nuns desses arquivos, relacionados a configuração do teclado há algumas horas, porque de alguma forma o que tinha colocado no xorg não funcionava. Mas me parece mais prático o xorg do que se ter arquivos separados para cada coisa. Ainda mais aqueles arquivos "XML" ou algo parecido. Se bem que deve ter a vantagem para fazerem programas para se mexer neles por interface gráfica, em compensação.

Tentar iniciar o HAL deu em "fail". Acho que esse negócio de chroot não está separando os dois linux totalmente, não sei.

Acho que para fazer funcionar tenho que descomentar essas linhas no xorg.conf:

#Section "ServerFlags"
#   Option   "AutoAddDevices"   "False"
#   Option   "AllowEmptyInput"   "False"
#EndSection

Que eu tinha colocado justamente para usar o mouse e o teclado no X, no chroot, como root, se não me engano. Mas quando dou boot pelo arch mesmo é melhor que não tenha isso, acho. Ou ao menos foi assim que eventualmente consegui fazer tudo funcionar direito, ainda que talvez nem esteja tendo efeito.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #346 Online: 05 de Abril de 2010, 10:36:29 »

E como vai funcionar? Voltar ao inferno do xorg.conf?
Pelo que sei/me lembro, o pessoal do X.org resolveu usar o HAL porque ele é disponível em várias plataformas; funciona no Linux e no FreeBSD, e deve funcionar em outros BSDs também. Parece que vão começar a usar soluções específicas para cada plataforma, o Linux vai usar o udev, os outros eu não sei.

Para começar, não há mais tanto o que se configurar no X.org. A auto-detecção dele está muito boa, e coisas como resolução da tela em geral não são mais necessárias. O problema atualmente é layout de teclado e trackpads com synaptic. Para configurar você pode configurar os arquivos do HAL (que são esses XMLs [que eu odeio também]). Alternativamente, você pode adicionar o que você escreveu ali em cima e configurar pelo xorg.conf, só não esquece de tirar os comentários (os # no começo das linhas).

E de fato, o chroot não é uma ferramenta de virtualização completa. O Kernel que você está rodando, por exemplo, é o da distro que você ta usando, e não o do Arch.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #347 Online: 05 de Abril de 2010, 22:27:34 »
Aproveitando a deixa, saiu o X.org 1.8. Como eu falei, essa versão deixa de depender do HAL e passa a usar o udev para detectar os dispositivos. Além disso, há uma modificação em como o X é configurado; em vez de um único arquivo, parece que as configurações foram divididas em pequenos arquivos, um para cada coisa.

Ele não saiu ainda oficialmente para o Arch Linux, mas já está num repositório de teste, parece. Nesse artigo, mostra-se como configurar um trackpad com synaptics usando a nova forma de configuração: http://www.deelab.org/bash/2010/04/xorg-1-8-synaptics-touchpad-configuration/

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 05 de Abril de 2010, 22:32:21 »
Ainda tou usando o 1.6.5 aqui e o Gentoo tem o 1.7.6 como testing.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #349 Online: 11 de Abril de 2010, 00:02:08 »
Instalei o Ubuntu 9.10 em um HD que estava sem uso. Quase tudo perfeito, porém... Eu uso dois monitores aqui, instalei o último driver da placa de vídeo e, usando o aplicativo da nvidia, ele só apresenta resolução até 640x480, para meu monitor secundário :(

Alguma idéia?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!