Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72148 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Sobre Linux...
« Resposta #350 Online: 11 de Abril de 2010, 13:45:15 »
OK, ganhei dele. Por algum motivo, o Linux detecta meu monitor menor como CRT...e a Frequência Horizontal e Vertical, que ele coloca para monitores CRT, no xorg.conf é meio estranha, então tive que editar o xorg.conf com as frequências que meu monitor aceita e, depois de reiniciar o pc, as resoluções apareceram no NVIDIA X Settings.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 11 de Abril de 2010, 13:47:27 »
Estranho, hoje em dia não deveria precisar do xorg.conf. Por isso que eu nem respondi: não fazia ideia de como mexer sem ser no xorg.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 11 de Abril de 2010, 13:56:56 »
Yep, foi o que eu li, também. Mas, no final, tive que editar o xorg.conf. Ele continua detectando meu LCD 19'' como CRT, mas, pelo menos, as resoluções estão corretas.

O que eu editei:

Section "Monitor"
   Identifier "Monitor0"
   VendorName "Unknown"
   ModelName "CRT-0"
   HorizSync 31.0 - 81.0
   VertRefresh 56.0 - 76.0
  EndSection
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 11 de Abril de 2010, 13:59:50 »
Se eu não me engano, dá pra vc dizer pra placa da nVidia que monitor tá espetado em que porta.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 11 de Abril de 2010, 14:29:04 »
Estranho, hoje em dia não deveria precisar do xorg.conf. Por isso que eu nem respondi: não fazia ideia de como mexer sem ser no xorg.
Já houve caso de um Live CD não entrar no X e eu só resolvi apagando o xorg.conf, ou seja, em alguns casos ele atrapalha.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 11 de Abril de 2010, 14:30:02 »
OK, ganhei dele. Por algum motivo, o Linux detecta meu monitor menor como CRT...e a Frequência Horizontal e Vertical, que ele coloca para monitores CRT, no xorg.conf é meio estranha, então tive que editar o xorg.conf com as frequências que meu monitor aceita e, depois de reiniciar o pc, as resoluções apareceram no NVIDIA X Settings.
Faça um backup do xorg.conf. Às vezes, a configuração é instável e volta ao que era.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 11 de Abril de 2010, 15:45:56 »
Beleza, já fiz o backup. Agora, preciso de um MP3 player decente, e me preparar para instalar o Win7 no VirtualBox...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #357 Online: 11 de Abril de 2010, 15:55:41 »
A relação do Ubuntu com o xorg.conf é meio estranha. Lembro-me de que a primeira vez que eu tentei instalar o Ubuntu eu desisti porque graficamente eu só conseguia configurar a resolução da tela para 640x480, e ele ignorava o xorg.conf.

Eu tinha uma placa da nVidia também, mas era um monitor CRT só.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #358 Online: 11 de Abril de 2010, 16:12:20 »
Agora, preciso de um MP3 player decente

Experimente o Quod Libet.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #359 Online: 11 de Abril de 2010, 16:19:40 »
Além de bom player, o Quod Libet vem com um dos melhores editores de tags que já vi, o Ex falso.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 11 de Abril de 2010, 16:23:18 »
Sim. Exfalso + rsync estão me ajudando a catalogar meus emepetrêses.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 11 de Abril de 2010, 20:38:28 »
Não consegui me entender com o Quod Libet :P O Amarok ta servindo, por enquanto.

Anyway, depois de passar o fim de semana em cima disso (triste, eu sei), finalmente esta tudo arrumado. Um Win7 só para jogos, um Linux para Internet e afins, e uma máquina virtual com WinXP, dentro do Linux, só para meus aplicativos de poker.  :ok:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #362 Online: 11 de Abril de 2010, 21:41:10 »
Eu uso o Banshee como player e o EasyTAG pra organizar a lib

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 11 de Abril de 2010, 22:03:51 »
Eu não organizo nada. Só em diretórios mesmo, mas na maior parte, nem isso. Só um monte de músicas aleatórias jogadas num diretório geral de músicas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 15 de Abril de 2010, 10:16:02 »
Não sei se já comentaram.
Um programa para Vista e Windows 7 que permite configurar o dual boot com o Linux, mesmo que o MBR tenha sido detonado:

http://www.guiadohardware.net/dicas/dual-boot-sem-grub.html

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 15 de Abril de 2010, 10:17:33 »
Um site que coleciona documentos com dicas sobre Linux:
http://laptoplogic.com/resources/26-useful-and-handy-linux-unix-cheat-sheets

Offline Locke Cole

• Nível 01
  • *
« Resposta #368 Online: 04 de Maio de 2010, 19:54:49 »
Estou usando o Ubuntu 10.04 e acho esse indicator-applet muito ruim. Além de "roubar" coisas da área de notificação, ele tem os ícones muito espaçados e o pior: as reações ao mouse são bem inferiores. O rhythmbox, por exemplo, não pode mais ser aberto com um simples clique do mouse. Aqueles "pop-ups" que apareceriam ao colocar o cursor sobre os ícones sumiram. Estou pesquisando na web para retornar ao comportamento anterior. Por enquanto só consegui devolver o ícone de volume à área de notificação.
« Última modificação: 04 de Maio de 2010, 19:57:45 por Locke Cole »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #369 Online: 04 de Maio de 2010, 20:29:58 »
Estou usando o Ubuntu 10.04 e acho esse indicator-applet muito ruim. Além de "roubar" coisas da área de notificação, ele tem os ícones muito espaçados e o pior: as reações ao mouse são bem inferiores. O rhythmbox, por exemplo, não pode mais ser aberto com um simples clique do mouse. Aqueles "pop-ups" que apareceriam ao colocar o cursor sobre os ícones sumiram. Estou pesquisando na web para retornar ao comportamento anterior. Por enquanto só consegui devolver o ícone de volume à área de notificação.
E outra coisa aquelas área de notificação bagunça tudo, mas estão marcadados em bloqueio (Não mover).
Meu nome do computador virou "Ing(" (Parece o erro de Typo) lado notificação também, só resolve que vou reiniciar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 24 de Maio de 2010, 02:29:43 »
Alguém usa ou sabe de alguma comparação bem feita sobre as versões "swift" dos browsers e clientes de e-mail mozilla?

E do swiftfox para o swiftweasel, tem alguma diferença perceptível?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #371 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:30:11 »
Linux difícil de usar: mito ou verdade?

Difícil, complicado e incompatível são algumas das acusações que pesam contra o sistema livre.

Não causa surpresa que, na comparação com outros sistemas operacionais, o Linux seja visto como difícil de usar – uma concepção que é rotineiramente explorada pela concorrência, interessada em espantar potenciais novos usuários do sistema.

Quer um exemplo? Numa página publicada recentemente no site inglês da Dell – e que foi retirada em seguida -, a fabricante de PCs sugeriu que o sistema Ubuntu Linux é indicado principalmente para usuários “interessados em programação de código aberto”, que não se importam em “aprender a usar novos programas para e-mail, processamento de texto etc”.

Para o restante – ou seja, quase todo mundo -, a Dell recomenda Windows. Que mais ela poderia fazer para desencorajar a maioria, com exceção dos mais determinados?

Por outro lado, tornou-se claro nas últimas semanas que a Dell está sofrendo de algum tipo de conflito interno quando se trata de Windows. Esta página, afinal, ainda está no site.

Independentemente disso, está na hora de acabar de uma vez por todas com essa noção de que Linux é muito difícil.

1::“Não é Windows”
Quando norte-americanos e brasileiros aprendem a dirigir um carro, trafegam pela mão direita da rua. Já quem vive no Reino Unido e no Japão aprende a trafegar pela esquerda. Nenhuma opção é “mais difícil” por si – elas são apenas diferentes. Mas, uma vez que tenha se acostumado a uma das formas, pode ser estranho aderir à outra, pelo menos no começo.

Assim é com os sistemas operacionais de PC. O desktop Linux é simples, elegante e lógico, mas funciona de forma diferente com Mac e Windows.

No Linux, a interface gráfica é opcional, por exemplo. O ambiente do desktop pode ser completamente personalizado, e os gerenciadores de pacotes permitem que você instale software em apenas alguns cliques – não é preciso navegar na web nem caçar números de série.

E, claro, há o fato de que muitos dos programas para Linux são gratuitos, e que você não precisa nem mesmo de um software antivírus.

Para aqueles cuja formação em computadores ocorreu com Macs ou Windows, o Linux pode parecer um tanto estranho no começo. Afinal, a maior parte das pessoas ainda usa uma dessas duas plataformas, como mostra dados recentes da Net Applications. Mas, uma vez que você comece a ver os benefícios do Linux, essa sensação passará logo.

2::“Uma enorme curva de aprendizado”
O Linux permite que você faça tudo que quiser em seu computador, sem exigir recursos enormes, software caro, ou vigilância perpétua contra malware. Em vez de colocar em seu caminho uma interface que restringe o que você pode e como você pode fazer, o Linux simplesmente sai da sua frente.

Boa parte do software para Linux também parecerá extremamente familiar para a maioria dos usuários, especialmente aqueles de produtividade básica de escritório. A suíte OpenOffice (BrOffice, no Brasil), por exemplo, funciona tal como no Windows, e é muito parecida com o Microsoft Office. O melhor é que é compatível com o Office, podendo inclusive abrir seus arquivos.

Para navegar na web, o Firefox exige adaptação praticamente zero se você já o usava antes.

Com Linux e os aplicativos que vêm com ele, você pode fazer praticamente tudo que faria num Windows ou no Mac OS – com certeza de forma mais barata, e algumas vezes até mais facilmente.

3::“Comandos complicados”
“Mas você não tem de conhecer todos os tipos de comandos complicados para usar o Linux?” - eis uma preocupação que ouço algumas vezes.

A resposta: definitivamente, não. Para uso típico diário, não há nada absolutamente espinhoso ou técnico que você precise aprender.

À medida que se torne mais familiar com a distribuição Linux que escolher, você poderá querer começar a aprender como usar o Shell Unix/Linux, mas de forma alguma isso será necessário, especialmente para propósitos comuns de produtividade de escritório.

Configurar um servidor Linux, claro, é outra coisa – tanto quanto um servidor Windows. Mas, para uso típico no desktop, se você já aprendeu um sistema operacional, o Linux não deverá ser difícil.

4::“Questões de compatibilidade”
Finalmente, a compatibilidade de hardware e software é outra questão frequentemente lembrada e que faz com que usuários potenciais temam que o Linux seja muito difícil para torná-los produtivos.

É verdade que há algumas instâncias remanescentes de pacotes de software e equipamentos de hardware que o Linux não pode suportar porque os desenvolvedores dessas ferramentas escolheram manter os codecs, softwares ou drivers necessários fechados e proprietários.

Isso, no entanto, está se tornando cada vez menos comum – e geralmente há uma alternativa que funcionará muito bem. Há também pacotes como Wine e Crossover Linux para rodar software específico do Windows.

Incontáveis desenvolvedores voluntários estão lá fora nesse instante, trabalhando duro para tornar o Linux ainda mais fácil no futuro.

A realidade: um ROI campeão
Resumo da ópera? O Linux não é difícil – é apenas algo com o qual você não está acostumado, caso seja usuário de Mac ou Windows.

Mudanças podem ser difíceis, especialmente quando você investiu tempo aprendendo um jeito de fazer as coisas – e qualquer usuário Windows, quer ele perceba ou não, investiu muito do seu tempo neste sistema. Mas todo esse tempo será retribuído se você dedicar algum tempo para se acostumar ao Linux.

Para pequenas empresas, a economia de custos que resulta de usar Linux e outros softwares livres pode ser particularmente atraente. A ausência de taxas de licença de software pode resultar numa economia considerável de dinheiro, bem como na redução dos investimentos em hardware, já que PCs não precisarão ser atualizados com frequência.

Igualmente considerável é o efeito da confiabilidade do Linux, que minimiza tanto a manutenção quanto as interrupções imprevistas. Tudo somado, o Linux geralmente economiza de 400 a 500 dólares por desktop.

Meu conselho? Tente sair da caixa do Windows ou do Mac e mantenha a mente aberta – não espere que o Linux seja o Windows. Lembre-se também que você está investindo em software grátis por toda a vida com a flexibilidade de fazer o que quiser e como quiser, livre das ordens de qualquer grande empresa de software. Com que frequência você consegue um retorno de investimento assim?

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/08/04/linux-dificil-de-usar-mito-ou-verdade/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #372 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:53:59 »
Infelizmente o BrOffice ainda não é tão compatível assim com o MS Office, equações escritas no Math, por exemplo, geralmente ficam todas desconfiguradas quando chegam no Windos. Com gráficos isso é menos comum, mas às vezes acontece.
Mas minha maior frustração ainda é como o Solver do Calc. O repositório de extensões do OOo até oferece um solver e sim, ele é excelente. Ironicamente o problema do optimization solver do Calc é justamente ele ser melhor que o do Excel :P Como o solver do Calc usa algoritmos de otimização global ele sempre chega a soluções melhores que as do Excel, em compensação, enquanto o Excel resolve um problema complicado de otimização em uma fração de segundo, o Calc pode levar vários minutos fazendo isso, isso quando o maldito converge. E na maior parte das vezes a diferença entre as soluções dos dois solvers é tão infinitesimal que não compensa o tempo perdido no Calc. É só por causa disso que eu mantenho uma máquina virtual rodando Windows dentro do meu notebook (tá, por isso e pelo eventual jogo que não consigo emular no PlayOnLinux...)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #373 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:55:23 »
Pra que usar o OOmath quando se tem LaTeX?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:57:08 »
Pra que usar o OOmath quando se tem LaTeX?

Calma, sensei, ainda estou aprendendo a mexer no LyX :P
Você usa LaTeX integrado ao OOo Writer ou em um editor específico mesmo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!