O "engraçado" é os usuários de Linux [ok, não todos] dizerem que apoiam a liberdade de escolha, mesmo fazendo de tudo para as pessoas não usarem Windows
Engraçado… eu estou usando Windows agora mesmo, mesmo sendo pró-Linux. (é que eu tava jogando). Embora eu já tenha xingado o Windows hoje três vezes: pela lerdeza, porque o Nero travou, e de novo pela lerdeza… rsrsrs. A gente embirra pro pessoal ao menos conhecer o Linux, coisa que muita gente tem preguiça de fazer. Depois, se quiser usar Linux, Windows ou ambos, é questão de gosto.
Alenônimo, a parada é a seguinte: dá pra reparticionar sem tirar os dados SIM. Mas eu sugiro fazer becape - pode dar merda e você vai querer se matar, rsrsrs.
Vou lhe ensinar, já com a instalação do Kurumin, ok?
Primeiro, você desfragmenta a partição, pelo Windows mesmo…
Depois, você inicia o CD do Kurumin e pede pra instalar no HD. Ele vai fazer um monte de perguntas… quando ele perguntar por dois programas de particionamento, escolha o Gparted.
Aí você escolhe quanto do HD quer deixar pro Windows, quanto pro Linux. Eu fiz assim:
PARTIÇÃO 1 - NTFS, 21GB. É aonde tá o Windows;
PARTIÇÃO 2 - REISERFS, 21GB. É aonde tá o Linux. Use ReiserFS pois é mais seguro que EXT3;
PARTIÇÃO 3 - FAT32, 32GB. É aonde guardo meus arquivos, pois fica acessível pra leitura E escrita tanto do Linux quanto do Windows. Só não fiz maior porque aí o Windows não reconhece.
PARTIÇÃO 4 - SWAP, 1GB. O Swap faz o papel de "memória virtual" do Linux. Faça a Swap com o dobro da sua RAM, ok?
O resto é tudo bem automatizado, a Kurumin é uma das distros mais simples que tem. Você vai ter que configurar o LILO, que é o "iniciador" do computador, e daí quando quiser usar ou Linux ou Windows, você escolhe. Mas isso o Kurumin explica como fazer.