Autor Tópico: Sobre Linux...  (Lida 72161 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Linux...
« Resposta #675 Online: 16 de Junho de 2011, 20:27:20 »
Se quer desempenho acho não se sugeriria usar Ubuntu. Um meio termo entre a facilidade do Ubuntu e a leveza do Slack poderia ser o Lubuntu.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #676 Online: 16 de Junho de 2011, 20:32:42 »
O problema é que dependendo de qual for o tipo de aplicação, não tem distribuição que resolva, o linux perde de qualquer jeito, é muito aquém do potencial do hardware.

Não é questão de opinião, tem os benchmarks e tudo. (O site phoronix tem um monte).

O ambiente gráfico do linux vem sendo atualizado desde os anos 80, é um fóssil-vivo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #677 Online: 16 de Junho de 2011, 20:58:44 »
Page 1
PERFORMANCE COMPARISON OF SCIENTIFIC APPLICATIONS ONLINUX AND WINDOWS HPC SERVER CLUSTERS Albino A. Aveledaa, Renato N. Eliasb, José J. Camataa and Alvaro L.G.A. Coutinhoa aNACAD, High Performance Computing Center, Federal University of Rio de Janeiro, P.O.Box 68506, 21945-970, Rio de Janeiro, RJ, Brazil, {bino, camata, alvaro}@nacad.ufrj.br, http://www.nacad.ufrj.br bIM/DTL, Multidisciplinary Institute, Federal Rural University of Rio de Janeiro, Av. Governador Roberto Silveira, s/n, 26210-210, Nova Iguaçu, RJ, Brazil, rnelias@gmail.com Keywords: HPC, Cluster, Performance, Benchmark, Parallel Computing. Abstract. The TOP500 project ranks the 500th. most powerful computer systems in the world. Thisrank is based on High-Performance LINPACK (HPL), a portable implementation of the LINPACKbenchmark for distributed-memory computers. According to the TOP500’s list published in June,2010, most of the systems are Linux based clusters. However, the number of Windows based systemstends to grow in the next lists. In this paper the performance of a Linux and a Windows HPC Servercluster using the same hardware and scientific applications is evaluated. To assess performance, theHPL and NAS Parallel Benchmarks (NPB), as well as a real-world multi-physics application, namedEdgeCFD, are used. This application is developed at NACAD-COPPE/UFRJ and it is an implicitedge-based coupled fluid flow and transport solver for large-scale problems optimized for modernclusters. EdgeCFD adopts peer-to-peer non-blocking communication pattern among processes. Testswere conducted for three MPI distributions MVAPICH2 (based on MPICH2 with Infiniband support),OpenMPI (High Performance Message Passing Library) and MS-MPI (Microsoft MPI based onMPICH2) on all benchmarks and applications of this study. All performance measurements show thatWindows HPC Server is a viable option

http://www.amcaonline.org.ar/ojs//mc/article/view/3211/3135

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #678 Online: 16 de Junho de 2011, 21:46:50 »
Linux perde mesmo na área gráfica, exceto em algumas placa mais baratinhas onde ganha por uma vantagem perto de desprezível. Não tem distribuição que resolva, é caso de substituir o ambiente gráfico X por alguma outra coisa (há projetos nesse sentido), ou algo assim.
Acho que a maioria dos filmes de animação atualmente é feita usando Linux (com o software Maya, entre outros). E isto já vem pelo menos desde Toy Story 1.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #679 Online: 16 de Junho de 2011, 21:52:22 »
Depende aplicativo deseja rodando em otimizações, por exemplo ele tem Geforce 460 podia rodar CUDA, assim vai ajudar diminuir o tempo, e questão paralelismo também.
Tem que ver se aplicações está rodando perfeitamente e configurada.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #680 Online: 16 de Junho de 2011, 21:55:01 »
Linux perde mesmo na área gráfica, exceto em algumas placa mais baratinhas onde ganha por uma vantagem perto de desprezível. Não tem distribuição que resolva, é caso de substituir o ambiente gráfico X por alguma outra coisa (há projetos nesse sentido), ou algo assim.
Acho que a maioria dos filmes de animação atualmente é feita usando Linux (com o software Maya, entre outros). E isto já vem pelo menos desde Toy Story 1.
Fontes?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 16 de Junho de 2011, 22:04:57 »
A Pixar certamente usa Mac, já que era propriedade de Steve Jobs. Ela foi vendida para a Walt Disney, mas com o negócio Jobs se tornou o maior acionista individual da empresa e membro do conselho deliberativo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #682 Online: 16 de Junho de 2011, 22:49:32 »

Seria o Blender, o software, mas não é exclusivo do linux. Não sei se usam em windows ou mac, mas pode ser em linux também. Mas não sei se blender é o predominante, ainda que seja realmente de nível profissional bem competitivo (diferentemente de gimp e photoshop).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #683 Online: 16 de Junho de 2011, 22:50:17 »
A Pixar certamente usa Mac, já que era propriedade de Steve Jobs. Ela foi vendida para a Walt Disney, mas com o negócio Jobs se tornou o maior acionista individual da empresa e membro do conselho deliberativo.

Até aí, não quer dizer nada. Os servidores da MS durante um tempo rodavam linux :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #684 Online: 16 de Junho de 2011, 22:57:40 »
Em casa de ferreiro... :lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #685 Online: 16 de Junho de 2011, 23:16:21 »
Por motivos de praticidade, precisamos lá no trabalho de respostas mais ou menos rápidas (o quanto possível) de certas interpolações matemáticas para avaliarmos se a estratégia matemática está mais ou menos coerente com o que se observa na natureza (modelos de elementos finitos - blocos - utilizado em geologia neste caso).

Em 4 estações novas que compramos, com i7 980 "turbinadinho" na Bios (todos acima de 4Ghz) e 6Gb de RAM de 2000 Mhz (Corsair) obtivemos os seguintes resultados para exatamente a mesma simulação e com as estações apenas com o OS e o aplicativo (neste caso, o famigerado Datamine Studio 3):

Estação 1 Rodando Windows 7 64 bits- 2h34min interpolação ok
Estação 2 Rodando Windows 7 32 bits - 2h38 min interpolação ok
Estação 3 Rodando Linux (distr. Ubuntu) - 3h12 min interpolção ok
Estação 3 Rodando Linux (distr. Ubuntu) - 3h29 min interpolação ok

Para renderização dos modelos obtidos (Nvidia GeForce 480 GTX), os resultados foram:

Estação 1 - 32 FPS auto-spin do modelo interpolado
Estação 2 - 10 FPS auto-spin do modelo interpolado (desempenho sofrível com motivo não detectado)
Estação 3 - Travou
Estação 4 - 4 FPS e travou

Moral da história: Linux é uma bela merda para quem precisa de desempenho matemático e gráfico. Talvez seja muito bom para servidores, que não executam nem 5% dos aplicativos que uma estação de trabalho pessoal executa. Porém, para processamento pesado, mostrou ser uma verdadeira porcaria.

Desculpem pelo flame-post, eu não sou adepto de sistemas operacionais como alguns são por times de futebol, só fiquei muito revoltado ao ver que um sistema tão enaltecido pelo seu "desempenho" e leveza só atrasou a vida do pessoal do CPD da empresa.

Iconoclasta, para o tipo de desempenho descrito o Ubuntu não é uma boa distribuição, seria talvez mais recomendável Red Hat mesmo (que é o que se usa como servidores aqui na firma também). Ubuntu é só para estações e se da bem com notebooks, mas mesmo no meu note de vez em quando trava por motivos inexplicados...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #686 Online: 17 de Junho de 2011, 08:29:18 »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #687 Online: 17 de Junho de 2011, 18:46:34 »
Em 4 estações novas que compramos, com i7 980 "turbinadinho" na Bios (todos acima de 4Ghz) e 6Gb de RAM de 2000 Mhz (Corsair) obtivemos os seguintes resultados para exatamente a mesma simulação e com as estações apenas com o OS e o aplicativo (neste caso, o famigerado Datamine Studio 3)

Já pensou na qualidade da implementação desse tal Datamine Studio pra Linux? É boa? Ou você rodou a versão de Windows pelo WINE?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #688 Online: 21 de Junho de 2011, 23:30:44 »
Alguém sabe se tem como deixar a launch bar, do Ubuntu 11.04, sempre visível? Claro, de um jeito que ela ocuparia o espaço dela, ali na esquerda, e as janelas maximizadas ocupassem o restante da tela, sem sobreposição.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #689 Online: 22 de Junho de 2011, 17:27:24 »
Alguém sabe se tem como deixar a launch bar, do Ubuntu 11.04, sempre visível? Claro, de um jeito que ela ocuparia o espaço dela, ali na esquerda, e as janelas maximizadas ocupassem o restante da tela, sem sobreposição.

Um jeito esperto eu não sei, mas você pode apertar e segurar Super. Assim, além de a barrinha aparecer, vão aparecer atalhos numéricos para você abrir um programa a partir do teclado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #690 Online: 26 de Junho de 2011, 20:30:24 »
Em 4 estações novas que compramos, com i7 980 "turbinadinho" na Bios (todos acima de 4Ghz) e 6Gb de RAM de 2000 Mhz (Corsair) obtivemos os seguintes resultados para exatamente a mesma simulação e com as estações apenas com o OS e o aplicativo (neste caso, o famigerado Datamine Studio 3)

Já pensou na qualidade da implementação desse tal Datamine Studio pra Linux? É boa? Ou você rodou a versão de Windows pelo WINE?

O que não significa que fosse ser pior, durante um tempo o firefox rodando no WINE tinha desempenho melhor do que o nativo...

Mas pode ser um fator também, ainda que não se possa de qualquer maneira desconsiderar todo o problema do xorg e como o desempenho é sempre inferior ao do windows, no mesmo hardware, exceto sob algumas condições meio peculiares, e mesmo assim, sem vantagem signficativa para o linux.

Será que já fizeram benchmarks usando o wayland em vez do X?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #691 Online: 24 de Agosto de 2011, 20:17:54 »
Pergunta de leigo: é possível instalar um sistema (Ubuntu, SuSE, Fedora, Mandriva, etc...) com várias interfaces (Gnome, KDE, Xfce, etc) de maneira a escolher a interface preferida ao iniciar?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #692 Online: 24 de Agosto de 2011, 20:47:10 »
Pergunta de leigo: é possível instalar um sistema (Ubuntu, SuSE, Fedora, Mandriva, etc...) com várias interfaces (Gnome, KDE, Xfce, etc) de maneira a escolher a interface preferida ao iniciar?
Sim! Eu fiz isso por bastantinho tempo. Usava KDE 4 e GNOME 2, enquanto me adaptava ao último.
Basta que os ambientes que a pessoa quer estejam instalados e "pedir" na hora do login por um ambiente em específico. Daí, cada usuário configura o padrão que ele quer.

E quanto ao povo falando em desempenho... bom, o forte do Ubuntu não é nem nunca foi desempenho, como o FZapp disse.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 20:50:00 por Kajsar »
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #693 Online: 27 de Agosto de 2011, 18:46:11 »
Tive trabalho? Tive.
É instável? É.
Vou ter problemas depois? Vou.

Mas a satisfação de não me bater com três janelas ao mesmo tempo vale tudo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #694 Online: 27 de Agosto de 2011, 19:59:35 »
GIMP 2.7 tem janela unificada? ALELUIA :clap:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #695 Online: 01 de Setembro de 2011, 02:48:28 »
GIMP 2.7 tem janela unificada? ALELUIA :clap:
Permite tanto unificada como no velho estilo. Tô adorando usar, e embora seja instável, não "quebrou" até agora.

E falando em mudanças de GUI... nunca achei que eu fosse concordar com Hitler.
:histeria:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #696 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:54:33 »
Eu acho que se o PS tivesse inicialmente janelas separadas não contidas numa janela-container (que é uma descrição mais apropriada do que "janela única"*) e o GIMP tivesse vindo depois com essa redundância de window-management que é a janela-container, toda a controvérsia e furor seria o contrário, só pelo costume anterior ter sido o oposto. Até hoje não vi listada uma vantagem sequer desse modelo, é apenas "estranheza" comparado ao "modelo photoshop". Curiosamente, não se reclama do mesmo problema em qualquer outro programa, como querer que os clientes de e-mail tivessem sub-janelinhas contidas numa janela principal, em vez de abrir uma outra janela para escrever um e-mail ou ler fora do "preview".

Espero que não tirem a possibilidade de janelas separadas/administração de janela ditada pelo window manager do SO (o que parece já ter sofrido um pouco na versão que estou usando, 2.7.2, elas se minimizam meio aleatoriamente conforme se muda de desktop e volta). No PS/esquema do PS no GIMP você pode determinar que uma determinada sub-janela se comporte diferentemente, como ficar sempre no topo ou não, como é possível no esquema de administração de janelas nativo do SO? E se estiver usando fluxbox ou pekwm, você pode colocar as subjanelas como abas de uma janela? E pode fazer isso combinando como abas janelas de programas diferentes, como uma janela do GIMP tendo como aba um visualizador de imagens? Acho que isso vai para o saco, só para ficar igual o fotoxopi.

* ou ao menos era o que pareciam ser versões prototípicas, e o que é ou costumava ser o photoshop. Algumas capturas de tela no entanto parecem sugerir que em vez de janelas propriamente ditas agora se terá "stacked frames" (como no krita), o que é um esquema pior ainda do que janela-container.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #697 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:57:54 »

É sim, perfeitamente. Fato esse que sempre me deixa meio pasmo quando leio coisas como alguém dizendo que se deve ter em mente o desktop environment ao se escolher a distribuição... "MAS POR QUE, MEU DEUS? NÃO É SÓ INSTALAR E DEPOIS ESCOLHER O QUE ACHAR MELHOR NA TELA DE LOG-IN, MEU DEUS DO CÉU?", é o que eu me pergunto quando leio essas coisas.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #698 Online: 28 de Setembro de 2011, 21:01:11 »
Meu problema com as multiplas janelas do GIMP é que não é trivial maximizar a área de foto aidna assim deixando espaço pras ferramentas e pra janela de gerenciamentod e camadas.

O WM poderia cuidar disso, mas num quero.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #699 Online: 29 de Setembro de 2011, 18:03:22 »
Não trivial? Você já experimentou instalar algum window manager em vez de rodar só no X puro? :roll:*

Se eu quiser fazer isso, aqui eu simplesmente deixo a janela de ferramentas/camadas (uso tudo numa só) da largura que quero, encosto num canto, e clico com botão do meio no ícone de maximizar (para maximizar verticalmente apenas) e então com o botão do meio e o direito no ícone de maximizar da janela da imagem, para maximizar horizontal e verticalmente até esbarrar em outra janela. E ainda daria para ter mais uma janela de visualização do mesmo arquivo em modo "always on top", uma janela editável com o zoom que eu quiser, não como aquela previsão/navegação que existe para se colocar junto às ferramentas.

*tentativa de remeter a um personagem nerd de informática convencido do saturday night live.

http://www.dailymotion.com/video/x557tg_nick-burns-your-company-s-computer-guy_fun

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!