Se uma sociedade x é reconhecidamente famosa por não gostar de algo
"Se uma sociedade X é estereotipada"
e um subconjunto desse país tem esse algo afetado da mesma maneira y
Realmente tem?
podemos supor que esse subconjunto sofre do mesmo problema que a sociedade do qual faz parte.
Sempre podemos supor qualquer coisa... se a suposição está certa ou não depende de se verificar essa hipótese de alguma forma, em vez de já dá-la por certo por haver uma aparência superficial compatível.
Sociedade america é racista e brancos são favorecidos em detrimento dos negros.
Isso é meio como dizer, "a sociedade é ladra e as pessoas trabalhadoras tem sua propriedade roubada".
Haver racistas ou ladrões não faz da sociedade toda já racista ou ladra. E haver casos de racismo/roubos não quer dizer de modo algum que seja onipresente, a explicação para qualquer estado das coisas.
Oscar faz parte da sociedade americana e negros são preteridos profissionalmente. É loucura afirmar que é pelo mesmo motivo? Veja bem, estou julgando pelo resultado.
Pode haver pessoas que tenham sido racistas em suas avaliações da premiação do Óscar. Eu não tenho meios de saber se isso ocorreu. Como a maior parte das pessoas não é racista, mesmo numa sociedade onde há considerável grau de racismo, acho que as chances de racismo individual ter um papel significante são pequenas. Como o grupo também deve ser mais ou menos pequeno (não sei), então teoricamente poderia até ser desproporcionalmente mais racista do que a sociedade. Eu não tenho como realmente saber. Apenas não posso afirmar ser o caso, e certamente não precisa ser o caso, para explicar a distribuição de Óscares, sendo cada vez menos provável com o passar dos anos e evolução da sociedade, atrofia do racismo.
Se o tema do tópico é "racismo", sua hipotética ocorrência no Óscar talvez seja o melhor exemplo da instância mais insignificante que poderia haver disso -- e atenção dada a isso, apesar de histérica, acaba sendo até algo bom, mostra como a coisa vai caminhando para se tornar mais um "problema de primeiro mundo", embora ainda haja racismo real e significativo, que talvez seja ofuscado por atenção a trivialidades como essa.