Só por que ela tem um fim não significa que não tenha um sentido. Ela justamente perde o sentido após a morte. Não sei, mas me parece que existir é sempre preferível a não existir. Logo, enquanto você estiver vivo, você pode dar o sentido que quiser a ela.
Este conceito seu cabe para todos os seres vivos?
Por exemplo: Uma vírus tem noção do sentido da vida?
Cabe a VOCÊ dar um sentido a sua vida, enquanto estiver vivo, ter consciência. Não é meu conceito é o SEU conceito. É subjetivo, particular de cada um. Se alguém não sabe, não consegue, ou não quer dar um sentido para a vida, é relativo ao foro de cada um.
Um vegetal não tem consciência, não é um ser inteligente, não tem noção de auto-existência, não precisa de um sentido para a vida dele. "Sentido da Vida" é um juízo valorativo, típico de entidades que tem consciência de sí mesmos e inteligência. Um gato, um cachorro ou um elefante, provalmente tem noção de sí próprios. O sentido da vida para eles, embora não raciocinem a este respeito é sobreviver, procurando meios para isso. A consicência deles é rudimentar, logo suas necessidades são simples.
É evidente que um virus não dá sentido para sua proto-vida. Talvez nós possâmos dar um sentido para a existência dele, por que somos inteligentes e emitimos conceitos de valor sobre as coisas, só por isso.
Para algumas pessoas não existe valor nenhum, ou sentido de viver, mas vivem. Por que razão muitos assim não se matam? Me parece simples, o sentido básico de suas vidas é sobreviver, é instintivo, ou seja para eles é melhor existir do que não existir, mesmo que suas vidas não tenham sentido algum. Por mais que não reconheçam, estas pessoas fazem coisas que gostam, agem de modo X ou Y, ou seja, sobrevivem da forma que lhes é possível e mais viável, este é o sentido.