Autor Tópico: A vida tem sentido?  (Lida 20423 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: A vida tem sentido?
« Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:10:16 »
Só por que ela tem um fim não significa que não tenha um sentido. Ela justamente perde o sentido após a morte. Não sei, mas me parece que existir é sempre preferível a não existir. Logo, enquanto você estiver vivo, você pode dar o sentido que quiser a ela.
Este conceito seu cabe para todos os seres vivos?
Por exemplo: Uma vírus tem noção do sentido da vida?

Cabe a VOCÊ dar um sentido a sua vida, enquanto estiver vivo, ter consciência. Não é meu conceito é o SEU conceito. É subjetivo, particular de cada um. Se alguém não sabe, não consegue, ou não quer dar um sentido para a vida, é relativo ao foro de cada um.

Um vegetal não tem consciência, não é um ser inteligente, não tem noção de auto-existência, não precisa de um sentido para a vida dele. "Sentido da Vida" é um juízo valorativo, típico de entidades que tem consciência de sí mesmos e inteligência. Um gato, um cachorro ou um elefante, provalmente tem noção de sí próprios. O sentido da vida para eles, embora não raciocinem a este respeito é sobreviver, procurando meios para isso. A consicência deles é rudimentar, logo suas necessidades são simples.

É evidente que um virus não dá sentido para sua proto-vida. Talvez nós possâmos dar um sentido para a existência dele, por que somos inteligentes e emitimos conceitos de valor sobre as coisas, só por isso.

Para algumas pessoas não existe valor nenhum, ou sentido de viver, mas vivem. Por que razão muitos assim não se matam? Me parece simples, o sentido básico de suas vidas é sobreviver, é instintivo, ou seja para eles é melhor existir do que não existir, mesmo que suas vidas não tenham sentido algum. Por mais que não reconheçam, estas pessoas fazem coisas que gostam, agem de modo X ou Y, ou seja, sobrevivem da forma que lhes é possível e mais viável, este é o sentido.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2007, 13:08:45 »
A morte prova que a vida não tem sentido

A morte apenas prova que a vida é finita.
Não tem nada a ver com sentido da vida.
O sentido de qualquer vida racional é dado pelas suas próprias realizações, pelo seu legado. É puramente subjetivo.
Por que um vírus precisaria ter noção de algo para cumprir a sua função na natureza ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2007, 13:17:08 »
Falei isso dando a informação que procede sobre ele dentro do conceito Cristão, isso definitivamente  nao é tentativa de conversão, nem nada parecido
Ok, desculpe, mas você havia colocado isso na outra mensagem de uma forma que parecida pregação.
A morte prova que a vida não tem sentido
Você fala como se somente teria um sentido se esse sentido nos fizesse feliz. Segundo as observações do nosso meio é puramente de sobrevivência, competição e procriação.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2007, 14:22:20 »
Cabe a VOCÊ dar um sentido a sua vida, enquanto estiver vivo, ter consciência. Não é meu conceito é o SEU conceito. É subjetivo, particular de cada um. Se alguém não sabe, não consegue, ou não quer dar um sentido para a vida, é relativo ao foro de cada um.

(...)

Putz... perfeito. Faço das palavras do Amon as minhas...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:04:11 »
Por que um vírus precisaria ter noção de algo para cumprir a sua função na natureza ?
Se um grande mistério existe antes da vida e após a morte quem afirma que somos inteligentes e o vírus não?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #55 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:09:50 »
Erivelton, vírus não possuem nem neurônios, nem sequer células sensíveis à luz, calor...imagina pensar! Tudo bem que não devemos ser antropocêntricos, mas sejamos sensatos em relação à capacidade de alguns seres, pois eles só a terão se possuírem a estrutura que é responsável por tal capacidade! Em suma, vírus não  é célula, não possui neurônios, não possui cérebro, portanto, não pensa e logo não pode ser inteligente!   
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #56 Online: 10 de Janeiro de 2007, 17:28:14 »
Se um grande mistério existe antes da vida e após a morte quem afirma que somos inteligentes e o vírus não?

Não existe nenhum grande mistério antes da vida e após a morte. Ao menos para mim. Nada antes e nada depois.
Se você tem duvidas quanto à inteligência humana comparada com um vírus...bom, aí realmente temos um problema... :umm:
Só por curiosidade...quem está escrevendo é o Erivelton ou um vírus ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2007, 08:57:16 »
Só por curiosidade…quem está escrevendo é o Erivelton ou um vírus ?
Enquanto a ciência não provar o que é o consciente do um ser humano que ainda é um mistério, não podemos afirmar nada o que realmente somos. Uma vida sem sentido e sem explicação concreta dos fatos porque não sabemos de onde viemos, como chegamos até aqui e para onde vamos(consciência), e assim nos faz nos perguntar: Quem sou eu?
Sou o fred ou um vírus?
Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Existem mortos vivos?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2007, 09:02:00 »
Erivelton, vírus não possuem nem neurônios, nem sequer células sensíveis à luz, calor…imagina pensar! Tudo bem que não devemos ser antropocêntricos, mas sejamos sensatos em relação à capacidade de alguns seres, pois eles só a terão se possuírem a estrutura que é responsável por tal capacidade! Em suma, vírus não  é célula, não possui neurônios, não possui cérebro, portanto, não pensa e logo não pode ser inteligente!  
O que adianta sabermos tanta coisa se não sabemos que temos a razão do tudo.
Qual seria o espação de tempo entre o infinito para o infinito. Se voce disser: Não existe, então onde está o sentido da vida?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #59 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:38:37 »
Erivelton, não precisamos saber tudo pra vida ter sentido, ao contrário, quando você percebe que não pode saber tudo, não pode ter tudo, começa a tomar consciencia de suas limitações. E pra que tanta questão de ter razão em tudo?! Algumas vezes é bom levar uns tombos, alguns imunizam!:D         
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #60 Online: 11 de Janeiro de 2007, 16:50:49 »
Grande Psychocandy!! :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Janeiro de 2007, 07:52:32 »
Erivelton, não precisamos saber tudo pra vida ter sentido, ao contrário, quando você percebe que não pode saber tudo, não pode ter tudo, começa a tomar consciencia de suas limitações. E pra que tanta questão de ter razão em tudo?! Algumas vezes é bom levar uns tombos, alguns imunizam!:D        
O sentido da vida trás riquezas infinitas, esta é a razão do saber de tudo. O não sentido da vida muita das vezes trás orgulho e covardia. Pense nisto!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #62 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:05:42 »
Erivelton, como já dito algumas vezes aqui, o sentido a gente dá, a gente encontra! Quando se é útil por exemplo, sua vida fez sentido, pra você e pra outras pessoas!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:43:23 »
Erivelton, como já dito algumas vezes aqui, o sentido a gente dá, a gente encontra! Quando se é útil por exemplo, sua vida fez sentido, pra você e pra outras pessoas!
Muitos ainda não conseguiram me entender. O sentido da vida é viver infinitamente. Este é o verdadeiro sentido. Estou ciente que cada um dá sentido como quer a vida, mas quando ela é interrompida pela morte, para voce ela perde o sentido. Que sentido tem a vida ser passageira?
Que sentido faz nascer. crescer e morrer?
O sentido real da vida nem a morte poderia detê-lo. Vida é vida, morte é morte. Deu para me entender agora. Estou falando num sentido eterno. Nascer para morrer não faz sentido, nascer para viver e nunca morrer faz sentido.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #64 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:09:22 »
Erivelton, pelo que entendi, as discordâncias no tema são principalmente porque você acredita em algo além da morte, não?! Se é, pra que mim não faz sentido alguém nascer por mero capricho divino pra causar dor aos ente-queridos. Nascer e morrer, dentro da temátiva vida faz bastante sentido, pois nosso corpo respeita limites, que quando são ultrapassados cessam naturalmente. O sentido filosófico, bem, esse nós danos, tentamos viver por motivações (nem todos), fazer algo além de nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Mas esse sentido é somente uma artimalha de nosso complexo cérebro, que nos faz indagar constantemente sobre tudo ao nosso redor, nada além!

Luz

• Visitante
« Resposta #65 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:10:10 »
Muitos ainda não conseguiram me entender. O sentido da vida é viver infinitamente. Este é o verdadeiro sentido. Estou ciente que cada um dá sentido como quer a vida, mas quando ela é interrompida pela morte, para voce ela perde o sentido. Que sentido tem a vida ser passageira?
O sentido real da vida nem a morte poderia detê-lo. Vida é vida, morte é morte. Deu para me entender agora. Estou falando num sentido eterno. Nascer para morrer não faz sentido, nascer para viver e nunca morrer faz sentido.

Erivelton, imagine por um instante que o Universo se formou com explica a Física e que a vida se formou como explica a Biologia. Que sentido teria a vida se por acaso deus não existisse e nós não tivéssemos alma, mas as coisas fossem exatamente como elas são?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:37:46 »

Por isso talvez que muitas pessoas desejem ser hailander.... :sleepy:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #67 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:41:35 »
:D deu até pra ouvir o Fred Mercury: Who wants to live forever, Who wants to live forever....:D

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #68 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:16:28 »

A morte faz parte do sentido da vida. Não entendo como o tempo infinito pode dar sentido para a vida. Uma vida de 10 minutos que tenha alguma função pode ser mais útil do que uma vida eternamente fútil.

Seu modo de pensar me lembra o usuário Rod Infinity, também religioso, perdido em suas buscas frenéticas por um sentido para vida, claramente preocupado com o fato de descobrir que após a morte há simplesmente nada.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #69 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:30:31 »

Por isso talvez que muitas pessoas desejem ser hailander… :sleepy:

Parece que elas não levam o pensamento muito adiante. Em princípio pode até parecer esplêndido viver eternamente, mas para isso as condições teriam que ser igualmente infinitas. Mesmo na imensidão do nosso universo, que até agora não se concluiu que é infinito, eventualmente alguém que vivesse eternamente chegaria num ponto em que todas as possibilidades (todas mesmo) se esgotariam e se repetiriam ad infinitum. O tempo passaria, passaria, e tudo o que pudesse ser feito, entendido etc, chegaria ao limite, se repetindo infinitamente. Provavelmente seria uma monotonia infinita, o tédio eterno. Nesse quadro eu vejo a "existência eterna" como algo niilista, sem sentido.
Who cares?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #70 Online: 13 de Janeiro de 2007, 10:52:28 »
Erivelton, imagine por um instante que o Universo se formou com explica a Física e que a vida se formou como explica a Biologia. Que sentido teria a vida se por acaso deus não existisse e nós não tivéssemos alma, mas as coisas fossem exatamente como elas são?
O não sentido da vida fazem muitas pessoas acreditarem que a vida se resume apenas entre 4 paredes(norte,sul,leste,oeste e sefini). Disto vem a afirmação: Deus não existe e pronto(sefini).
Vejamos uma lógica: Tudo que é material veio do imaterial. A nossa consciência é inteligente e veio do imaterial e depois se materializou-se. Se para alguns a vida tem sentido, então o imaterial também tem!
Eu defino alma como sendo uma consciência e ninguém pode negar que tudo que existe já existia.
Voce poderia me perguntar: Qual é a menor partícula de uma consciência e eu responderia: O imaterial.
Como podemos afirmar que a vida tem sentido sem inteligência?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #71 Online: 13 de Janeiro de 2007, 13:43:57 »
Da onde veio o Imaterial ?
Não deseje.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #72 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:29:52 »
Da onde veio o Imaterial ?
Veio de uma complexidade que começou a existir no espaço cósmico num instante zero(0).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #73 Online: 14 de Janeiro de 2007, 05:42:12 »
Disto vem a afirmação: Deus não existe e pronto(sefini).
Não, não sabendo de onde Deus veio, o sentido da vida não é explicado.
Deus explicar o sentido da vida é para pessoas simples, que acham que o sentido da vida é explicado com um super-herói o protegendo ou coisa parecida.

Erivelton, em suas descrições sobre sentido da vida, me parece que você está enrolando em algo como "a vida só teria sentido se esse sentido nos fizesse felizes". Andes de aparecermos, ninguém nos perguntou como gostariamos que as coisas fossem. O homem não é o centro do universo.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2007, 05:56:27 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #74 Online: 15 de Janeiro de 2007, 07:45:25 »
Não, não sabendo de onde Deus veio, o sentido da vida não é explicado.
Se Deus lhe explicasse de onde ele teria vindo resolveria o teu ceticismo?
Deus explicar o sentido da vida é para pessoas simples, que acham que o sentido da vida é explicado com um super-herói o protegendo ou coisa parecida.
Concluiu com exatidão. Os mais inteligêntes sofrem por querer saber de muita coisa. S existe um infinito como iremos encontá-la. Isto é: a verdade!.
Mas mesmo assim não se esqueça de uma verdade. Existem pessoas inteligentes que acreditam que a vida só tem sentido em Deus.
Erivelton, em suas descrições sobre sentido da vida, me parece que você está enrolando em algo como "a vida só teria sentido se esse sentido nos fizesse felizes". Andes de aparecermos, ninguém nos perguntou como gostariamos que as coisas fossem. O homem não é o centro do universo.
Se voce observar bem o homem passou por um teste para escolher seu modo de viver. Deus estava mostrando que o ser humano em geral é propenso para o mau. Por mais que a situação esteja ruim, quem quer morrer?
Se Deus perguntasse a 100 pessoas que o mundo seria assim te garanto que todos optariam em viver. A declaração seria: Se obediência nos trará felicidade, então pode contar conosco.
Observe e pesquise.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!