Autor Tópico: A vida tem sentido?  (Lida 20426 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A vida tem sentido?
« Resposta #125 Online: 21 de Janeiro de 2007, 04:37:43 »
Crucificação, sepultamento por José de Arimatéia, testemunha do túmulo vázio 3 dias depois por mulheres seguidoras de cristo.

Isso não é dado histórico, e sim mitológico.  Não tem confirmação independente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 21 de Janeiro de 2007, 06:40:29 »
Pois é, não vemos pessoas ressucitando todos os dias né?

Tirando a suposta ressurreição do suposto Jesus Cristo, e do estranho caso da Branca de Neve, com o beijo do Prìncipe Encantado, eu não sei de mais nenhum.  :lol:

Brincadeirinha.

Mas falando sério.
Se as alternativas que você aponta são relatos, então teremos que aceitar coisas incríveis.
Os relatos hindus das guerras entre deuses, você aceita?  :?:
Os relatos da criação do homem, bem como de dilúvios e também guerras divinas dos sumérios, você aceita?  :?:

Não exatamente, a questão da ressurreição está ligada principalmente com os dados históricos em relação ao corpo de cristo, e posteriormente, ao relato das testemunhas oculares do Jesus ressureto.

Rod, não é para me gabar não, mas penso que lhe coloquei em xeque-mate.

O que você citou são relatos. Assim sendo, insisto nas minhas perguntas:

Os relatos hindus das guerras entre deuses, você aceita?   :?:
Os relatos da criação do homem, bem como de dilúvios e também guerras divinas dos sumérios, você aceita?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #127 Online: 21 de Janeiro de 2007, 09:47:47 »
 :parede: É mais fácil acreditar em papai noel... tem várias evidencias realmente convincente como os presentes debaixo da arvore. e não um livro de conto de fadas.

:histeria: 
Não deseje.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #128 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:00:13 »
Agora me diz uma coisa: por que motivo você não acredita no Corão? Por que você não acredita no Livro dos Mórmons? Ou no Livro dos Espíritas? Por que você é da sua religião e não de outra? Quando você compreender isso, vai compreender por que um ateu não aceita uma resposta baseada em fé.
Boa pergunta!
Se voce plantar um pé de manga vai nascer outro tipo de fruta?
A religião mais antiga do planeta é o judaísmo de acôrdo com os escritos. Faça uma pesquisa e vaja o surgimento de todas as religiões.
Na verdade há religiões mais antigas do que o Judaísmo. O próprio deriva do Zoroastrismo! E as mitologias egípcias e gregas, por exemplo? São mais antigas, ao que me consta. E a mitologia nórdica?
Outra coisa: O alcorão vem de uma interpretação do livro judaico. O espiritismo tira do livro judaico suas interpretações. Os mormons usa o cristianismo(novo testamento para também tirar suas interpretações).
Eis a razão de eu dar valor a uma raiz principal. Interpretações são dogmas humanos,
Se as outras religiões viessem antes do judaísmo eu lhe daria plena razão.
Por que você não é Judeu então?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #129 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:04:29 »
Cristãos são engraçados. Quando perguntamos o que torna a Bíblia mais verdadeira do que o Corão e o Livro dos Mórmons, começam a usar a própria Bíblia como base de argumentação! É rir pra não chorar…

Sabe como isso se chama?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #130 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:06:22 »
Crucificação, sepultamento por José de Arimatéia, testemunha do túmulo vázio 3 dias depois por mulheres seguidoras de cristo.
Tudo contido na Bíblia, que por sí só não passa de uma evidência anedótica.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #131 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:16:04 »
Pois é, não vemos pessoas ressucitando todos os dias né?

Tirando a suposta ressurreição do suposto Jesus Cristo, e do estranho caso da Branca de Neve, com o beijo do Prìncipe Encantado, eu não sei de mais nenhum.  :lol:

Brincadeirinha.

Mas falando sério.
Se as alternativas que você aponta são relatos, então teremos que aceitar coisas incríveis.
Os relatos hindus das guerras entre deuses, você aceita?  :?:

Não exatamente, a questão da ressurreição está ligada principalmente com os dados históricos em relação ao corpo de cristo, e posteriormente, ao relato das testemunhas oculares do Jesus ressureto.

Rod, não é para me gabar não, mas penso que lhe coloquei em xeque-mate.

O que você citou são relatos. Assim sendo, insisto nas minhas perguntas:

Os relatos hindus das guerras entre deuses, você aceita?   :?:

Lamento dizer que não tem nada a ver o que você está dizendo, está comparando fatos históricos independentes com relatos bíblicos… mostra que você não sabe a distinção do Jesus histórico com o Jesus bíblico…

Tudo contido na Bíblia, que por sí só não passa de uma evidência anedótica.

É só isso que você sabe fazer? Distorcer, especular e falar o que não sabe?

Todos estes detalhes são universalmente aceitos por todos os críticos e historiadores renomados, independente de serem cristãos ou não… pegue os livros de autores ateus como Ben-Chorin, Bultmann, Ernst Kasemann, Karl Bath, Strauss e veja..

Cara, parei de discutir com você, ok? Eu tinha acabado de falar em outro tópico com o assunto da bíblia: Tome cuidado pois não é um argumento circular.

Fique com a sua imaginação fértil e seu micro-conhecimento.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 18:26:51 por Rod Infinity »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #132 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:26:17 »
e falar o que não sabe?
Todos estes detalhes são universalmente aceitos por todos os críticos e historiadores renomados, independente de serem cristãos ou não…

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #133 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:27:07 »
e falar o que não sabe?
Todos estes detalhes são universalmente aceitos por todos os críticos e historiadores renomados, independente de serem cristãos ou não…

Mate-se.

"pegue os livros de autores ateus como Ben-Chorin, Bultmann, Ernst Kasemann, Karl Bath, Strauss e veja…"

Veja se eles mesmo não afirmam isto.. veja as citações que fazem sobre o que é unanimamente aceito.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 18:42:39 por Rod Infinity »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:31:40 »
Lamento dizer que não tem nada a ver o que você está dizendo, está comparando fatos históricos independentes com relatos bíblicos… mostra que você não sabe a distinção do Jesus histórico com o Jesus bíblico…

Faz-me rir.

Tentativa desesperada essa de jesus bíblico x jesus histórico.
É tipíca essa busca de refúgio nas Ciências.

E um detalhe: lembre-se que no caso dos relatos sumérios, temos os originais muito bem preservados.
E então, o que me diz: aceita-os ou não como evidências?  :?:
"Por quê?"

Chaves

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #135 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:33:04 »
"Albert Schweitzer, líder dos historiadores inglêses, crítico e membro da chamada Antiga Busca, descreveu o movimento da vida de cristo como ministério humanístico, a projeção da teologia moderna aguçou a divindade, existem dúvidas de que o autoconceito de cristo era afirmado, porém existem alguns problemas, dos quais destaca-se o "Aba", descrito na oratória.."

London, SCM Press 1989 p; 268.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #136 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:37:42 »

Faz-me rir.

Tentativa desesperada essa de jesus bíblico x jesus histórico.
É tipíca essa busca de refúgio nas Ciências.

E um detalhe: lembre-se que no caso dos relatos sumérios, temos os originais muito bem preservados.
E então, o que me diz: aceita-os ou não como evidências?  :?:

Denovo: Não tem nada a ver

Jesus histórico: Jesus humano, não messias, mortal, que morreu crucificado e pronto.

Jesus bíblico: Deus encarnado, messias, imortal, ressucitou e subiu aos céus.

Em outro tópico eu postei a citação de Tácito ao jesus histórico.

"Tácito escreveu em Annales, XV.44:

“Para livrar-se de suspeitas [quanto ao incêndio de Roma em 64 d.C.], Nero culpou e castigou, com supremos refinamentos de crueldade, uma casta de homens detestados por suas abominações e vulgarmente chamados de cristãos. Cristo, do qual seu nome deriva, foi executado por disposição de Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério. […] De início, pois, foram presos todos os que se confessavam cristãos. Depois, uma multidão enorme foi condenada não por causa do incêndio, mas acusada de ser o opróbrio do gênero humano. Acrescente-se que, uma vez condenados à morte, eles se tornavam objetos de diversão. Alguns, costurados em peles de animais, expiravam despedaçados por cachorros. Outros morriam crucificados. Outros ainda eram transformados em tochas vivas para iluminar a noite”."

Corroboração com o Jesus histórico, não com o Jesus bíblico, o texto supostamente editado de Flávio Josefo é uma citação do Jesus Bíblico deivido ao ato miraculoso

""Por essa época viveu Jesus, um homem sábio, se é que se pode chamá-lo de homem. Pois ele foi alguém que realizou feitos surpreendentes e foi mestre de pessoas que aceitam a verdade com alegria. Ele conquistou muitos judeus e muitos gregos. Ele era o Messias. Quando Pilatos, depois de ouvi-lo ser acusado por homens da mais alta posição entre nós, condenou-o para ser crucificado, aqueles que primeiro tinham vindo a amá-lo não abandonaram sua afeição por ele. No terceiro dia, ele lhes apareceu restaurado á vida, pois os profetas de Deus haviam previsto essas e inúmeras outras coisas maravilhosas  a respeito dele. E a comunidade dos cristãos, chamados assim por causa dele, até o dia de hoje ainda não desapareceu.""

../forum/topic=8683.50.html

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 18:43:30 por Rod Infinity »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:50:44 »
Você está se encaminhando por uma trilha de pregação.

Aconselho-o que dê uma lida no link abaixo.
É um arquivo em PDF.

Artigo-Resenha: Em Busca do Jesus Histórico… mais uma vez.
David van Biema, "The Gospel Truth?," Time 15/147 (8 abril 1996) 52-59.
Kenneth Woodward, "Rethinking the Resurrection," Newsweek 15/127 (8 abril 1996) 60-70.
Jeffrey Sheller, "In Search of Jesus," U.S. News & World Report 14/120 (8 abril 1996) 46-53. (A. Lopes)

http://www.mackenzie.com.br/teologia/fides/vol02/num2/resenhas/Jesus_Historico.pdf

Não adianta, Rod. É questão de fé, e pronto. E não há nada de mal em admitir isso.  :)
"Por quê?"

Chaves

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 21 de Janeiro de 2007, 18:58:52 »
É só isso que você sabe fazer? Distorcer, especular e falar o que não sabe?

Todos estes detalhes são universalmente aceitos por todos os críticos e historiadores renomados.

:hein: :hein: :hein: :hein: :hein:

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

As vezes sou lerdinho para cair a ficha... custo a entender uma ironia.  ::)

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 19:01:13 por Spitfire »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #139 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:05:02 »
O que é que tem demais neste artigo?

Alguns dos homens que citei anteriormente aparecem "de autores ateus como Ben-Chorin, Bultmann, Ernst Kasemann, Karl Bath, Strauss e veja…" e já li muitas obras deles e sei exatamente o que eles consideram.

E pra constar, este texto é bem ultrapassado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:08:21 »
Você fala em "universalmente aceito".
Não é o que me parece.
Muito antes pelo contrário.

E quais os fatos novos de lá para cá?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 19:13:44 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:13:54 »
Ê Rod teimoso...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #142 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:16:03 »
Você fala em "universalmente aceito".
Não é o que me parece.
Muito antes pelo contrário.

E quais os fatos novos de lá para cá?

O autor cita que Bultmann demonstrou que a reconstituição do Jesus histórico de forma exata é impossível, essa é apenas uma via de pensamento acerca dos evangelhos e da teologia aplicada pela igreja, o que tornaria isso impossível, relacionando-se com os documentos históricos… Hoje Bultmann se mantém na crítica moderna da redação alegando que um autor não pode escrever história e teologia ao mesmo tempo,  alegando ser inevitável que autores devotados por sua "paixão" a uma causa distorçam os seus relatos históricos…

Não é que eles não aceitam o fato de que Jesus existiu ou que foi sepultado por um judeu chamado José de arimatéia… leia os últimos livros dele, se você achar traduzidos, então…

Leia o Leben Jesu, de Strauss.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 19:20:37 por Rod Infinity »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:19:49 »
"de autores ateus como Ben-Chorin, Bultmann, Ernst Kasemann, Karl Bath, Strauss e veja…" e já li muitas obras deles e sei exatamente o que eles consideram.

Ben-Chorin
http://www.americanas.com.br/prod/152905/BookStore?i=1

Deus, assim ensina a Bíblia, chamou e escolheu Israel. Os quatro mil anos de história do povo de Israel confirmam tratar-se de um povo especial. Mas de um povo 'escolhido'? Escolhido para quê? Schalom Ben-Chorin, um dos mais importantes teólogos judeus da atualidade, tenta responder a esta questão.

Bultmann
http://209.85.165.104/search?q=cache:CccNcOgdQgsJ:www.margens.org.br/principal2.php%3Frevista%3D2%26item%3Dresenhas%26arquivo%3Dbultmann.htm+Bultmann+deus&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=6

Bultmann, como bom luterano que era, acentuou a importância da palavra: primeiramente da palavra de Deus e, em seguida, da palavra a respeito de Deus.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:21:33 »
Não é que eles não aceitam o fato de que Jesus existiu ou que foi sepultado por um judeu chamado José de arimatéia…

Então veja esse raciocínio:

Apesar da difundida crença em Jesus, permanece o facto de que não existe um Jesus histórico.

Para se perceber o que se quer dizer com o "Jesus histórico", considere o Rei Midas da Mitologia Grega. A história em que o Rei Midas transformava tudo o que tocava em ouro é claramente absurda, mas apesar disto sabemos que houve um verdadeiro Rei Midas.

Arqueólogos escavaram o seu túmulo e encontraram os seus restos esqueléticos. Os Gregos que contaram a história de Midas e o seu toque dourado pretendiam claramente que o relacionassem com o Midas real. Por isso, apesar da história do toque dourado ser ficcional, a história é acerca de alguém cuja existência é dada como um facto – o "Midas histórico".

No caso de Jesus, no entanto, não há uma única pessoa cuja existência seja um facto e que seja também objecto das histórias de Jesus, isto é, não há nenhum Jesus histórico.

Tradução de "O Mito do Jesus histórico"
http://www.geocities.com/Athens/Academy/5798/Traducao.html
"Por quê?"

Chaves

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #145 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:22:41 »
"de autores ateus como Ben-Chorin, Bultmann, Ernst Kasemann, Karl Bath, Strauss e veja…" e já li muitas obras deles e sei exatamente o que eles consideram.

Ben-Chorin
http://www.americanas.com.br/prod/152905/BookStore?i=1

Deus, assim ensina a Bíblia, chamou e escolheu Israel. Os quatro mil anos de história do povo de Israel confirmam tratar-se de um povo especial. Mas de um povo 'escolhido'? Escolhido para quê? Schalom Ben-Chorin, um dos mais importantes teólogos judeus da atualidade, tenta responder a esta questão.

Bultmann
http://209.85.165.104/search?q=cache:CccNcOgdQgsJ:www.margens.org.br/principal2.php%3Frevista%3D2%26item%3Dresenhas%26arquivo%3Dbultmann.htm+Bultmann+deus&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=6

Bultmann, como bom luterano que era, acentuou a importância da palavra: primeiramente da palavra de Deus e, em seguida, da palavra a respeito de Deus.

Ai meu DEUS em?

Se eu te falar HABERMAS

Você sabe se é o Gary Habermas ou o Jurgen Habermas?

Quando dizem Huxley, você sabe se é o Aldous Huxley, Henry Huxley, Fulano Huxley?

Muita ignorância, eu desisto..

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:23:20 »
Ernst Kasemann
http://www.erdos.locaweb.com.br/detalhe_pro2.php?id=1264

Ernst Käsemann foi aluno de Bultmann, mas preferiu seguir a linha histórica a filiar-se a corrente que se deixa influenciar pela filosofia existencialista. Tem por hábito estabelecer firmemente os dados filológicos e históricos do texto bíblico, antes de procurar o sentido teológico. Em decorrência de uma longa experiência (quinze anos) pastoral entre os mineiros de Ruhr, não consegue mais tratar a teologia separada da história[/u], como se tratasse apenas de um exercício acadêmico de professor. Além disso, a última guerra tornou muito aguda para ele a exigência de pregar um cristianismo vivo e atualizado, haurido nas fontes puras dos textos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:24:19 »
Uma dica, Rod: evite gastar muito tempo tentando descobrir quem é ateu, cristão ou o que seja na hora em que tenta reconstituir a verdade histórica. 

Nos casos em que isso faz alguma diferença, costuma ser bastante óbvio e levar à desconsideração das "conclusões" do pesquisador.

Outra coisa: pega leve com o proselitismo, que tá ficando difícil ignorar.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #148 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:25:09 »
Ernst Kasemann
http://www.erdos.locaweb.com.br/detalhe_pro2.php?id=1264

Ernst Käsemann foi aluno de Bultmann, mas preferiu seguir a linha histórica a filiar-se a corrente que se deixa influenciar pela filosofia existencialista. Tem por hábito estabelecer firmemente os dados filológicos e históricos do texto bíblico, antes de procurar o sentido teológico. Em decorrência de uma longa experiência (quinze anos) pastoral entre os mineiros de Ruhr, não consegue mais tratar a teologia separada da história[/u], como se tratasse apenas de um exercício acadêmico de professor. Além disso, a última guerra tornou muito aguda para ele a exigência de pregar um cristianismo vivo e atualizado, haurido nas fontes puras dos textos.

E?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #149 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:26:29 »
Não é que eles não aceitam o fato de que Jesus existiu ou que foi sepultado por um judeu chamado José de arimatéia…

Então veja esse raciocínio:

Apesar da difundida crença em Jesus, permanece o facto de que não existe um Jesus histórico.

Para se perceber o que se quer dizer com o "Jesus histórico", considere o Rei Midas da Mitologia Grega. A história em que o Rei Midas transformava tudo o que tocava em ouro é claramente absurda, mas apesar disto sabemos que houve um verdadeiro Rei Midas.

Arqueólogos escavaram o seu túmulo e encontraram os seus restos esqueléticos. Os Gregos que contaram a história de Midas e o seu toque dourado pretendiam claramente que o relacionassem com o Midas real. Por isso, apesar da história do toque dourado ser ficcional, a história é acerca de alguém cuja existência é dada como um facto – o "Midas histórico".

No caso de Jesus, no entanto, não há uma única pessoa cuja existência seja um facto e que seja também objecto das histórias de Jesus, isto é, não há nenhum Jesus histórico.

Tradução de "O Mito do Jesus histórico"
http://www.geocities.com/Athens/Academy/5798/Traducao.html

HSette, de quem é o texto? Por que quando eu disse universalmente por historiadores renomados, eu me referia a membros de instituições internacionais de historiadores..
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 19:37:03 por Rod Infinity »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!