Autor Tópico: A vida tem sentido?  (Lida 20424 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: A vida tem sentido?
« Resposta #75 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:09:58 »
Erivelton, não entendo a sua lógica, ela é baseada em suposições de um provável pensamento divino..não entendo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:06:14 »
Pois é; Erivelton não está oferecendo uma resposta baseada em lógica ou fatos, e sim uma garantia pessoal de que ele acredita em Deus e em Seu plano.  São duas coisas completamente diferentes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #77 Online: 15 de Janeiro de 2007, 14:52:06 »
Pois é; Erivelton não está oferecendo uma resposta baseada em lógica ou fatos, e sim uma garantia pessoal de que ele acredita em Deus e em Seu plano.  São duas coisas completamente diferentes.
Citação de PSY:Erivelton, não entendo a sua lógica, ela é baseada em suposições de um provável pensamento divino…não entendo!
Mesmo que eu provasse todos os relatos das escrituras sagradas ainda assim iria ficar devendo as provas de que Deus existe. Já expliquei num debate neste fórum que Nunca ninguém jamais viu a Deus e os cristãos vivem e acreditam pela fé. Ele nunca se manifestará visivelmente para a humanidade e assim se torna impossível qualquer entendimento religioso. As provas concretas que o ateísmo exige nem cristãos tiveram este previlégio. Por um ato soberano sabemos que estamos determinado a viver pela fé e as evidências confirmamos no dia a dia de acôrdo com a vitória sôbre os sacrifícios. Os testemunhos de milagres também são evidências de que Deus está presente.
Eu tenho muitas dúvidas em relação as escrituras e jamais vou desacreditar que Deus exista, pois até agora não vejo outra possibilidade do mundo ter existido a não ser pelo criacionismo. Eu tenho minhas razões.
Se Deus não existe para o ateísmo então tudo que é sagrado é mitologia. Como então eu poderia convencer um cético de que Deus existe?
Se o cara disser que nunca vai jogar na loteria porque tentou várias vezes e numca conseguiu, este indivíduo jamais ganhará, porque não acredita que ganhará um dia. Só se ganha jogando e assim são as regras espirituais. Se o cara não acredita, porque nunca viu Deus, então jamais vai ser um cristão.
O passo seria questionar com Deus porque as coisas tem que ser assim, pois a verdade é que o ateísmo não concorda com o tipo de vida que a humanidade leva. Tudo na vida exige que demos o primeiro passo e é aí que demosnstramos interesse pela realidade e pelo sentido da vida.
Existe ateísmo forte, fraco e intermediário e creio que muitos investigam esta verdade.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #78 Online: 15 de Janeiro de 2007, 19:14:55 »
Mesmo que eu provasse todos os relatos das escrituras sagradas ainda assim iria ficar devendo as provas de que Deus existe.
Se você conseguisse provar que todos os relatos das escrituras sagradas são verdadeiros, todo o Clube Cético se converteria imediatamente.

Já expliquei num debate neste fórum que Nunca ninguém jamais viu a Deus e os cristãos vivem e acreditam pela fé. Ele nunca se manifestará visivelmente para a humanidade e assim se torna impossível qualquer entendimento religioso.

Por que ELE adota esta postura e fica mandando recados via santas que choram ou curas seletivas ao invés de aparecer na CNN e acabar com esta discussão milenar e desgastante ?

Por um ato soberano sabemos que estamos determinado a viver pela fé .

Que ato soberano é este que não me atingiu ?

Os testemunhos de milagres também são evidências de que Deus está presente.

Repito a pergunta acima...por que tanta subjetividade e dubiedade para algo que poderia ser imediatamente resolvido ? Por que curar uns e outros não ? Qual é o critério de Deus ?

Eu tenho muitas dúvidas em relação as escrituras e jamais vou desacreditar que Deus exista, pois até agora não vejo outra possibilidade do mundo ter existido a não ser pelo criacionismo. Eu tenho minhas razões.
Você já parte do pressuposto de que jamais vai "desacreditar" que Deus exista, independente da existência de outras possibilidades mais lógicas e racionais. Não há como evoluir com esta postura.

Como então eu poderia convencer um cético de que Deus existe?
É mais fácil convencer um cético de qualquer coisa possível do que a um crente. Tua afirmação acima é conclusiva ( jamais ).
Eu admito a possibilidade de ser convencido. Tente.

Se o cara disser que nunca vai jogar na loteria porque tentou várias vezes e numca conseguiu, este indivíduo jamais ganhará, porque não acredita que ganhará um dia. Só se ganha jogando e assim são as regras espirituais. Se o cara não acredita, porque nunca viu Deus, então jamais vai ser um cristão.
Fé é uma coisa...estatística é outra coisa.

O passo seria questionar com Deus porque as coisas tem que ser assim.
Como questioná-lo? Você disse que ele nunca se manifestará diante da humanidade...
Se nem o atual Papa consegue ser ouvido ( segundo ele próprio, rezou e pediu muito a Deus para não ser o escolhido...)

Tudo na vida exige que demos o primeiro passo e é aí que demosnstramos interesse pela realidade e pelo sentido da vida.
Erivelton, particularmente acho que você já deu o primeiro passo entrando para o Clube Cético. Espero que você continue por muito tempo por aqui. Por mais convicto que você se demonstre, tenho certeza de que vai dormir um pouco mais confuso a cada novo fórum nosso. Caso contrário você ainda não continuaria por aqui...

Existe ateísmo forte, fraco e intermediário e creio que muitos investigam esta verdade.
Acho que você está confundindo os ateus com café moído...rs...

Abraço :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 15 de Janeiro de 2007, 19:27:29 »
Mesmo que eu provasse todos os relatos das escrituras sagradas ainda assim iria ficar devendo as provas de que Deus existe. Já expliquei num debate neste fórum que Nunca ninguém jamais viu a Deus e os cristãos vivem e acreditam pela fé. Ele nunca se manifestará visivelmente para a humanidade e assim se torna impossível qualquer entendimento religioso.

Ou você está sendo dramático ou seu Deus é muito sacana de aprontar uma dessas... :)

As provas concretas que o ateísmo exige nem cristãos tiveram este privilégio. Por um ato soberano sabemos que estamos determinado a viver pela fé e as evidências confirmamos no dia a dia de acôrdo com a vitória sôbre os sacrifícios. Os testemunhos de milagres também são evidências de que Deus está presente.

E alguns se convencem, outros não.  Tente aceitar esse fato.

Não duvido.  Mas ao insistir nesse assunto conosco acaba caindo no proselitismo, que não cabe neste fórum...

Se Deus não existe para o ateísmo então tudo que é sagrado é mitologia. Como então eu poderia convencer um cético de que Deus existe?

Acho que não pode; muitos já tentaram antes de você e raramente conseguiram.  Mas só para esclarecer, Deus não tem muito a ver com o que é sagrado; o conceito de divindade é UMA forma entre muitas que as religiões encontraram para transmitir as noções ligadas ao sagrado.  Também acho que você está menosprezando a mitologia, que tem uma função necessária e importante na sociedade; ela só não corresponde a verdades literais e objetivas.

Se Deus quis que assim fosse, então quem somos nós para teimar em encher o saco dele e pedir que se apresente a nós? :)

O passo seria questionar com Deus porque as coisas tem que ser assim, pois a verdade é que o ateísmo não concorda com o tipo de vida que a humanidade leva.

Como assim "não concorda"?

Tudo na vida exige que demos o primeiro passo e é aí que demonstramos interesse pela realidade e pelo sentido da vida.

Sim, mas o que isso tem a ver com crença em Deus?

O que seria ateísmo intermediário?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #80 Online: 15 de Janeiro de 2007, 23:41:59 »
Por um ato soberano sabemos que estamos determinado a viver pela fé e as evidências confirmamos no dia a dia de acôrdo com a vitória sôbre os sacrifícios. Os testemunhos de milagres também são evidências de que Deus está presente.
Alguns exigem real prova, para outras coincidências são provas.
jamais vou desacreditar que Deus exista, pois até agora não vejo outra possibilidade do mundo ter existido a não ser pelo criacionismo. Eu tenho minhas razões.
Segundo sua teoria Deus foi criado pelo Super Buda, criado pelo Super Zeus, e etc... já que somente a criação divina responde as perguntas.
É, e no fim torramos todo nosso dinheiro para algo improvável - exatamente como ocorre com os que vão para a Igreja.
O passo seria questionar com Deus porque as coisas tem que ser assim, pois a verdade é que o ateísmo não concorda com o tipo de vida que a humanidade leva.
Porque com Deus e não com Alá e seus homem-bombas? Ou será que só vale a crença que você descreve?
Concorda, basta analisar as coisas de uma maneira, digamos, "sem magia sobrenatural".
Tudo na vida exige que demos o primeiro passo e é aí que demonstramos interesse pela realidade e pelo sentido da vida.
Essa afirmação parece ser contra as crenças.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:41:12 »
Por que ELE adota esta postura e fica mandando recados via santas que choram ou curas seletivas ao invés de aparecer na CNN e acabar com esta discussão milenar e desgastante ?
Mesmo que Deus aparecesse na televisão com seu corpo ressucitado para uma palestra com os seres humanos, mesmo assim muitos não acreditariam. A forma ideal seria ele se tranfigurar no espaço para que toda humanidade o olhassem. Diz em mateus que a sua volta será assim.
Na sua volta a primeira coisa que muitos vão falar é: Eu devia ter acreditado.
Se ele aparecesse hoje a populaçao mundial correria para fora de suas casas e os cristão fiéis com certeza glorificariam com cânticos para receber o seu mestre, enquanto que outros iriam ficar calados como se estivessem mortos :umm: por causa do julgamento divino. Quem teria a coragem de cobrá-lo alguma coisa neste dia?
Entendam uma coisa: ele não pode voltar agora, pois cada um precisa passar no teste de fidelidade. Vamos passar uma eternidade com Deus e la só vai entrar aqueles em que Ele poderá confiar. Com certeza quem é fiel no pouco será no muito. Estes são meus pensamentos a respeito o porque da vida presente

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #82 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:18:25 »
A segunda é
- viu só? O Deus bom existe mesmo, veja o que ele fez:
Mandou todos os crentes egoístas que se desligaram dos problemas do mundo achando que a fé os levaria para o paraíso, para o inferno;

Aliás, fé = paraíso é um controle tão baixo da mente humana, que além de óbvio o objetivo, é degratante ver quem o repita como argumento.

Me desculpe mesmo Erivelton, mas esse é o truque mais velho do mundo. Fé (acredite sem questionar) e no futuro o invisível vai te retribuir.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:33:58 »
Manera com o proselitismo, Erivelton.  Não é a primeira vez que te avisam que você vai acabar sendo banido se continuar assim.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #84 Online: 17 de Janeiro de 2007, 12:30:29 »
Mesmo que Deus aparecesse na televisão com seu corpo ressucitado para uma palestra com os seres humanos, mesmo assim muitos não acreditariam. A forma ideal seria ele se tranfigurar no espaço para que toda humanidade o olhassem. Diz em mateus que a sua volta será assim.
Se ele aparecesse hoje a populaçao mundial correria para fora de suas casas e os cristão fiéis com certeza glorificariam com cânticos para receber o seu mestre, enquanto que outros iriam ficar calados como se estivessem mortos :umm: por causa do julgamento divino. Quem teria a coragem de cobrá-lo alguma coisa neste dia?
Entendam uma coisa: ele não pode voltar agora, pois cada um precisa passar no teste de fidelidade. Vamos passar uma eternidade com Deus e la só vai entrar aqueles em que Ele poderá confiar. Com certeza quem é fiel no pouco será no muito. Estes são meus pensamentos a respeito o porque da vida presente

Erivelton, respeito a sua crença e o direito de se expressar, porém, o que você fez agora foi 100% pregação. Não utilizou uma argumentação sequer, por mais tênue que fosse. Só faltou o "Aleluia !" no final.
Desta maneira não tenho nem como responder. Caso queira continuar a conversa, estarei por aqui.
Abraço.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:35:21 »
Tá… é óbvio que um ser não consciente não irá ter um sentido para a vida, já que é algo puramente valorativo. Onde você quer chegar?
Estou apenas querendo esclarecer que a vida só teria sentido se a ciência encontrasse uma eternidade para ela. Aí poderíamos fazer do nosso passado e do nosso futuro um presente. Só isto.

Qualquer semelhança entre o modo de pensar de Erivelton e Rod Infinity não é mera coincidência. :-)
Concordo...

Só por curiosidade…quem está escrevendo é o Erivelton ou um vírus ?
Enquanto a ciência não provar o que é o consciente do um ser humano que ainda é um mistério, não podemos afirmar nada o que realmente somos. Uma vida sem sentido e sem explicação concreta dos fatos porque não sabemos de onde viemos, como chegamos até aqui e para onde vamos(consciência), e assim nos faz nos perguntar: Quem sou eu?
Sou o fred ou um vírus?
Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Existem mortos vivos?

Seja lá que diabos você quis dizer com isso, mas uma dica: Pare de usar drogas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:38:11 »

É… Só não tem sentido e não respondeu nada…

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:40:56 »
A vida tem sentido?

Se tiver, e daí? Se não tiver, e daí?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #88 Online: 18 de Janeiro de 2007, 03:01:51 »
Manera com o proselitismo, Erivelton.  Não é a primeira vez que te avisam que você vai acabar sendo banido se continuar assim.
Ah, e eu já lhe peço desculpas Erivelton. As vezes meu sentido anti-pregação sobressai a conduta no fórum.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #89 Online: 18 de Janeiro de 2007, 05:11:59 »
 :diabo:
Se ele aparecesse hoje a populaçao mundial correria para fora de suas casas e os cristão fiéis com certeza glorificariam com cânticos para receber o seu mestre, enquanto que outros iriam ficar calados como se estivessem mortos Erm... Umm... por causa do julgamento divino. Quem teria a coragem de cobrá-lo alguma coisa neste dia?
Entendam uma coisa: ele não pode voltar agora, pois cada um precisa passar no teste de fidelidade. Vamos passar uma eternidade com Deus e la só vai entrar aqueles em que Ele poderá confiar. Com certeza quem é fiel no pouco será no muito. Estes são meus pensamentos a respeito o porque da vida presente.

:quevedo:
Não deseje.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #90 Online: 18 de Janeiro de 2007, 09:11:50 »
Quando eu preciso de uma explicação contrária as minhas afirmações as respostas não vem adequadas. Fugir do assunto é mais fácil. Com isto sempre quem sai perdendo, sou eu.
Citação FRED:
Erivelton, respeito a sua crença e o direito de se expressar, porém, o que você fez agora foi 100% pregação. Não utilizou uma argumentação sequer, por mais tênue que fosse. Só faltou o "Aleluia !" no final.
Desta maneira não tenho nem como responder. Caso queira continuar a conversa, estarei por aqui.
Se ele aparece como muitos querem, um iria pedir: Aumento de salário, pedir emprego, cura do cancer, acabar com a violência, eliminar os corruptos, acabar com as guerras, terremotos, fomes etc...
Seria um bom governo, mas claro com a pena de morte igual para todos.
Ciatação TAILS:
Ah, e eu já lhe peço desculpas Erivelton. As vezes meu sentido anti-pregação sobressai a conduta no fórum.
Abraço.
Eu estou num clube cético. Está desculpado.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #91 Online: 18 de Janeiro de 2007, 10:09:40 »
Se ele aparece como muitos querem, um iria pedir: Aumento de salário, pedir emprego, cura do cancer, acabar com a violência, eliminar os corruptos, acabar com as guerras, terremotos, fomes etc…
Fim dos fênomes naturais perigosos? Não é mais fácil uma organização para tal como no Japão onde a evacuação é rápida e o grau de vítimas é bem menor do que deveria com os terremotos lá?
Fim das doenças? Os vírus precisam sobreviver de alguma forma. Pedir para se proteger deles é o mesmo que os bois pedirem para que paremos de comê-los. Não é uma visão antropocentrista?
O resto são coisas que as pessoas podem fazer.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:27:50 »
Quando eu preciso de uma explicação contrária as minhas afirmações as respostas não vem adequadas. Fugir do assunto é mais fácil. Com isto sempre quem sai perdendo, sou eu.

Não entendi nada.  Pode elaborar mais?  Pode ser por MP.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #93 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:42:15 »
Se ele aparece como muitos querem, um iria pedir: Aumento de salário, pedir emprego, cura do cancer, acabar com a violência, eliminar os corruptos, acabar com as guerras, terremotos, fomes etc…
Erivelton, considerando que você chame isto de argumentação lógica, vamos lá ( acho que o Dbohr está me contagiando...rs...)...
Estes pedidos todos já não são usuais nas orações dos crentes mesmo sem a presença "in loco" de Deus ?
Quer dizer que Deus não dá ouvidos às preces de seus fiéis ? Para onde vão parar então todas as promessas de coitados que vão de joelhos até Aparecida ? Segundo você, qual seria então a origem dos supostos milagres de cura a não ser a resposta às preces do doente ?
Deus não resolve todos estes problemas porque não quer ou porque não pode ?

Esta aqui eu não entendi direito...pena de morte ??! :(
Você poderia ser mais didático ?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #94 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:47:15 »

Gostei de ler isto.  :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #95 Online: 19 de Janeiro de 2007, 09:38:53 »
Não entendi nada.  Pode elaborar mais?  Pode ser por MP.
As respostas contrárias quando bem explicadas possui utilidades para serem examinadas. Tenho sido constantimente bombardeado por um ceticismo confuso sem muita definição em seus argumentos. Me parece que alguns são principiantes céticos(ateísmo forte), que não examinam as perguntas com perfeição e já saem falando tudo aquilo que está preso na garganta sem uma breve meditação mental. Já outros que julgo ateísmo forte, são aqueles mais controlados pela experiência que possui, mas que suas respostas não passam apenas de uma interpretação pessoal. Finalisando, o ateísmo intermediário é aquele que faz mais pergunta do que responde. As suas dúvidas em relação ao ceticismo o faz agir desta maneira. Não responde adequadamente quando lhe é perguntado e fica mudando constantemente de assunto em suas perguntas.
Como voce vê as vezes sem intenção alguma procuro dar as respostas de acòrdo com as perguntas sem sair das regras e por mais cuidado que eu tenho sou acusado de pregar o evangelho. Quando um cético me faz uma pergunta eu não tenho a resposta na ponta da língua e as vezes vou pesquisar para dar uma resposta satisfatória, pois ateus não aceitam qualquer argumento. Agora existem ateus que não examinam antes de falar e acaba provocando um debate corrido sem muita definição.
Quando o início do debate tem raiz termina com os frutos aparentemente semelhantes para todos os participantes. Já consegui provar dentro dentro dos conceitos de dogmas religiosos que deuses não existem, reencarnação também e agora estou partindo para a evolução. Falta pouco.
Como um cristão fundamentista já consegui deixar muitos irmãos meus sem resposta em relação a diversas doutrinas. Tudo isto por que o debate tem uma Raiz inicial.
Por fim agora só me retará provar que Deus existe. Se a minha fé não ajudou, espero que pela ciência eu consiga provas suficientes.
Estou voltando ao tópico ciencia e evolução. Estarei sempre aqui postando algumas mensagens. Abraços

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #96 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:09:41 »
As respostas contrárias quando bem explicadas possui utilidades para serem examinadas.

Tirando a flexão verbal, até que começou bem... ::)

Tenho sido constantimente bombardeado por um ceticismo confuso sem muita definição em seus argumentos. Me parece que alguns são principiantes céticos(ateísmo forte), que não examinam as perguntas com perfeição e já saem falando tudo aquilo que está preso na garganta sem uma breve meditação mental. Já outros que julgo ateísmo forte, são aqueles mais controlados pela experiência que possui, mas que suas respostas não passam apenas de uma interpretação pessoal. Finalisando, o ateísmo intermediário é aquele que faz mais pergunta do que responde. As suas dúvidas em relação ao ceticismo o faz agir desta maneira. Não responde adequadamente quando lhe é perguntado e fica mudando constantemente de assunto em suas perguntas.

Aqui "meditação mental" começou a ratear... :?

Quando um cético me faz uma pergunta eu não tenho a resposta na ponta da língua e as vezes vou pesquisar para dar uma resposta satisfatória, pois ateus não aceitam qualquer argumento.
Já consegui provar dentro dentro dos conceitos de dogmas religiosos que deuses não existem, reencarnação também e agora estou partindo para a evolução. Falta pouco.

Começo a ficar preocupado com o seu estado de lucidez... :o

Por fim agora só me retará provar que Deus existe. Se a minha fé não ajudou, espero que pela ciência eu consiga provas suficientes.

Alguém precisa fazer alguma coisa urgente pelo nosso colega... :olheira:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:15:22 »
Certas coisas simplesmente estão além da minha capacidade de entender.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #98 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:07:49 »
Qualquer semelhança entre o modo de pensar de Erivelton e Rod Infinity não é mera coincidência. :-)
Concordo…

Mas pode acrescentar Sartre, Albert Camus, Freud, Schopenhauer, etc..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:14:05 »
Vocês são todos canhotos ou algo assim? :)

Semelhança de estilo ou de argumentação certamente não há.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x