Mesmo que Deus aparecesse na televisão com seu corpo ressucitado para uma palestra com os seres humanos, mesmo assim muitos não acreditariam.
Sabe por quê? Por que qualquer pessoa poderia se vestir de Jesus e alegar ser o messias. Ou vai me dizer que você acredita no Inri Cristo?
Se você não acredita nele, então explique por quê. É você quem diz que os cristãos o reconheceriam pela TV, e ele alega ser Jesus. O que o diferencia o messias legítimo de um doido qualquer?
A forma ideal seria ele se tranfigurar no espaço para que toda humanidade o olhassem. Diz em mateus que a sua volta será assim.
Então por que ele não faz isso? Creio que seria muito difícil duvidar de algo assim. Quer dizer, a menos que alguém tenha criado um projetor celeste, divulgado na mídia, e só depois ele aparecesse.
Na sua volta a primeira coisa que muitos vão falar é: Eu devia ter acreditado.
Por quê? Por que eu deveria acreditar em pessoas falíveis que usam métodos falíveis para definir a realidade? Se Jesus existir mesmo e aparecer, o certo é tirar satisfação com ele pelo péssimo trabalho das igrejas!
Se ele aparecesse hoje a populaçao mundial correria para fora de suas casas e os cristão fiéis com certeza glorificariam com cânticos para receber o seu mestre, enquanto que outros iriam ficar calados como se estivessem mortos por causa do julgamento divino. Quem teria a coragem de cobrá-lo alguma coisa neste dia?
Isso soa e
muito com proselitismo. Além do mais, com que base você pode afirmar isso? Você sabe se eu iria mesmo ficar calado? Eu, que tenho vontade de saber como a realidade é de verdade?
Como eu disse, eu não tenho obrigação nenhuma de ter fé. Ou algo é real, ou não é. A ciência se limita a saber da realidade, e ela faz esse serviço de maneira impecável. Já a religião só fica na alegação e na promessa da continuidade da vida após a morte, e isso é insuficiente pra mim por não haver prova alguma.
Entendam uma coisa: ele não pode voltar agora, pois cada um precisa passar no teste de fidelidade.
Por quê? Ele não é onisciente, caramba? De acordo com vocês mesmo, ele sabe quem é fiel e quem não é. Além do mais, qual seria o ponto final? Não pára de nascer pessoas! Se ele tem que testar todo mundo, então isso vai ser nunca.
Vamos passar uma eternidade com Deus e la só vai entrar aqueles em que Ele poderá confiar.
Para um ser onisciente, tá saindo um belo dum maricas.
Com certeza quem é fiel no pouco será no muito. Estes são meus pensamentos a respeito o porque da vida presente
E o meu pensamento é que o que você fez é
proselitismo descarado! Eu não freqüento este fórum para ler as pessoas fazendo comentários piegas e melosamente emotivos. Se quer que eu acredite em Deus, me dê fatos!
Caramba, na Bíblia mesmo disse que São Tomé precisou
“ver para crer”, por que eu não posso ter o mesmo tratamento? Não são vocês que falam que nós somos filhos de Deus? Que pai desnaturado!
Quando eu preciso de uma explicação contrária as minhas afirmações as respostas não vem adequadas. Fugir do assunto é mais fácil. Com isto sempre quem sai perdendo, sou eu.
E o que seria adequado para vossa senhoria? Um argumento de fé? Se você não acredita nos cientistas, que desenvolveram desde curas para doenças até o próprio computador que você tá usando agora, vai acreditar em quê?
Quer provas de que Deus não existe?
Existem às dezenas, bastando apenas que você tenha a coragem de lê-los e de admitir que pode estar errado quanto a suas crenças.
Se ele aparece como muitos querem, um iria pedir: Aumento de salário, pedir emprego, cura do cancer, acabar com a violência, eliminar os corruptos, acabar com as guerras, terremotos, fomes etc…
E sendo onisciente, não poderia fazer tudo isso? Ou ele não quer? Caramba, está tentando justificar que seu Deus tem coragem de afligir as pessoas com doenças ou de pelo menos não fazer nada pra ajudar?
Seria um bom governo, mas claro com a pena de morte igual para todos.
Sendo Deus, não teria ele uma solução mais aceitável? Ele mataria as pessoas? O que você quis dizer exatamente?
Ah, e eu já lhe peço desculpas Erivelton. As vezes meu sentido anti-pregação sobressai a conduta no fórum.
Abraço.
Eu estou num clube cético. Está desculpado.
Hein? O que uma coisa tem a ver com a outra?
As respostas contrárias quando bem explicadas possui utilidades para serem examinadas. Tenho sido constantimente bombardeado por um ceticismo confuso sem muita definição em seus argumentos. Me parece que alguns são principiantes céticos(ateísmo forte), que não examinam as perguntas com perfeição e já saem falando tudo aquilo que está preso na garganta sem uma breve meditação mental. Já outros que julgo ateísmo forte, são aqueles mais controlados pela experiência que possui, mas que suas respostas não passam apenas de uma interpretação pessoal.
Você nem sabe o que é ceticismo!
E se há algo errado com as respostas, por que não explica? Se acha que alguém cometeu uma falácia, peça explicações e mostre-as. Não é assim que se clarifica um debate?
Finalisando, o ateísmo intermediário é aquele que faz mais pergunta do que responde. As suas dúvidas em relação ao ceticismo o faz agir desta maneira. Não responde adequadamente quando lhe é perguntado e fica mudando constantemente de assunto em suas perguntas.
O que há de errado em fazer perguntas? e o que há de errado em não saber as respostas? Creio ainda que você não compreende o que é ceticismo e está com uma espectativa errada dos participantes. Ceticismo é questionar e averiguar alegações. É ter certeza de que algo faz parte mesmo da realidade. Há métodos eficientes para sabermos a resposta e não apreciamos as que não usam esses métodos. Céticos geralmente tem um ótimo conhecimento de lógica e podem apontar erros primários nas argumentações.
É errado questionar as afirmações religiosas? Por que motivo?
Como voce vê as vezes sem intenção alguma procuro dar as respostas de acòrdo com as perguntas sem sair das regras e por mais cuidado que eu tenho sou acusado de pregar o evangelho.
Você pode dar respostas e você pode até mesmo alegar que no momento não sabe responder. Não há nada de errado em ter dúvidas ou não conseguir responder a uma pergunta. Mas o que não pode fazer é basear sua pergunta em um ponto dos quais os céticos discordam! Isso não vai responder aos céticos, pois os pontos de discórdia só vão aumentar ainda mais as dúvidas.
Se você usa um evangelho como resposta, vem à tona a questão da veracidade desse evangelho, e este alega ser inspirado divinamente. E como é impossível demonstrar a inspiração divina, a resposta não vai valer nada para um cético. É por isso que não aceitamos pregações religiosas! Elas dependem da crença de que seu livro sagrado seja divinamente inspirado, e sem isso a resposta fica vazia.
Quando um cético me faz uma pergunta eu não tenho a resposta na ponta da língua e as vezes vou pesquisar para dar uma resposta satisfatória, pois ateus não aceitam qualquer argumento.
Exato. Ateus não aceitam respostas que não sejam fundadas na realidade. E é esse o problema: as religiões não se fundam na realidade, nem podem dizer com certeza qualquer alegação, pois tudo nela depende de fé. E fé é acreditar sem ter certeza.
Agora me diz uma coisa: por que motivo você não acredita no Corão? Por que você não acredita no Livro dos Mórmons? Ou no Livro dos Espíritas? Por que você é da sua religião e não de outra? Quando você compreender isso, vai compreender por que um ateu não aceita uma resposta baseada em fé.
Agora existem ateus que não examinam antes de falar e acaba provocando um debate corrido sem muita definição.
Tenha em mente que você está discutindo com pessoas, e pessoas não são perfeitas. Mas precisa desconfiar se todos os ateus estiverem se comportando da mesma maneira, pois aí pode ser que o que esteja errado seja na sua argumentação, e não nas deles.
Entenda: nós lidamos com a lógica e combatemos falácias. Se acha que algo está errado, por que não demonstra a falácia? De repente você pode não achar falácia alguma também, e pode acabar percebendo que o fato de você não ter gostado de uma resposta é algo meramente subjetivo.
Quando o início do debate tem raiz termina com os frutos aparentemente semelhantes para todos os participantes. Já consegui provar dentro dentro dos conceitos de dogmas religiosos que deuses não existem, reencarnação também e agora estou partindo para a evolução. Falta pouco.
Você quer provar que evolução não existe? Bem, para isso, vai precisar estudar biologia, geologia, paleontologia, zoologia, química, etc. A evolução não é uma idéia muito simples ou fácil de ser derrubada, pois ela se mostra presente em inúmeros campos científicos. Usar dogmas religiosos não vão funcionar.
Uma coisa é convencer alguém de que o que você diz é verdade. Outra é saber se o que você diz é verdade mesmo. Para isso o ceticismo é essencial, e dogmas não suportam ceticismo
por definição. Dogmas são verdades pregadas e que não podem ser questionadas, portanto não permitem averiguação de realidade.
Nunca, e eu repito,
nunca vai conseguir convencer um cético por meio de dogmas religiosos.
Como um cristão fundamentista já consegui deixar muitos irmãos meus sem resposta em relação a diversas doutrinas. Tudo isto por que o debate tem uma Raiz inicial.
Uma "raiz inicial"? Não seria uma "crença em comum"? Ou "dogmas em comum"? Ou um "pressuposto do qual todos estão de acordo" antes da sua argumentação?
Se você pegar um dogma como um pressuposto, pode chegar a inúmeras conclusões lógicas. Mas não vão valer nada se não puder conferir tais dogmas com a realidade, o que não é possível por definição. Lógica não é tudo.
Por fim agora só me retará provar que Deus existe. Se a minha fé não ajudou, espero que pela ciência eu consiga provas suficientes.
É o que muitos tentam fazer desde que o mundo é mundo. Ou acha que os céticos duvidam de Deus por não gostar dele ou da idéia de haver um? Se puder um dia provar que Deus existe, tenho certeza que a humanidade irá agradecê-lo por desvendar este ponto importante sobre a realidade. Até lá eu não vejo motivos para considerar a idéia.
Estou voltando ao tópico ciencia e evolução. Estarei sempre aqui postando algumas mensagens. Abraços
Enquanto se restringir às regras do fórum e não fazer pregação religiosa (pelos motivos que eu citei acima), é bem vindo pelo tempo que quiser participar.