Autor Tópico: A vida tem sentido?  (Lida 20427 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: A vida tem sentido?
« Resposta #150 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:27:23 »
Muita ignorância, eu desisto…

:hein: |(

Cartãozinho para você.  :twisted:
Não tenho obrigação de aturar estes rompantezinhos.  |( :no:

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 19:31:55 por Spitfire »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #151 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:28:13 »
Ernst Käsemann (...) (t)em por hábito estabelecer firmemente os dados filológicos e históricos do texto bíblico, antes de procurar o sentido teológico. Em decorrência de uma longa experiência (quinze anos) pastoral entre os mineiros de Ruhr, não consegue mais tratar a teologia separada da história (...)

Se ele próprio admite que não é confiável...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #152 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:34:26 »

Você é moderador, editor, administrador, etc? não né...  :)

5 anos atraz eu lia artigos do Lee Strobel do jornal chigaco tribune como ateu, hoje vejo um livro dele chamado "em defesa da fé"..

Spitfire, uma pergunta bem honesta, do que você acha que sabe?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:36:32 »

Você é moderador, editor, administrador, etc? não né…  :)

5 anos atraz eu lia artigos do Lee Strobel do jornal chigaco tribune como ateu, hoje vejo um livro dele chamado "em defesa da fé"…

Spitfire, uma pergunta bem honesta, do que você acha que sabe?

Eu sei que um rompante me chamaste de ignorante... e em função disto fiz uma queixa à moderação, mesmo sendo um simples forista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #154 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:37:07 »
Tópico trancado.

Esclarecimento e Update: nem o trancamento nem o destrancamento do tópico tiveram relação direta com a queixa do Spitfire.  Eu tranquei o tópico porque o considerei estagnado em confrontos estéreis, e o destranquei por recomendação do Conselho do fórum.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 07:53:27 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #155 Online: 22 de Janeiro de 2007, 07:50:54 »
5 anos atraz eu lia artigos do Lee Strobel do jornal chigaco tribune como ateu, hoje vejo um livro dele chamado "em defesa da fé"…
Você ateu? Qual tipo de ateu seria?

Já ouvi de muitos crentes falaram ter sido ateus, quando na verdade era algo mais do tipo "tinha alguma dúvida quanto se Deus é exatamente como a Bíblia descreve", se é que entende o que quero dizer.
Bom, não posso afirmar que seja assim pois não sou você.

Mas, "Em defesa da fé"?
Pensei em vários nomes para o livro, mas acho que coisas como "bobo" ou "argumento infantil" estão próximos.
Quer dizer, eu não li, somente vi alguns resumos, a lista de tópicos, etc. Agora, acho que os outros céticos aqui que tenham alguma dúvida para se pode já dar conclusões sobre o livro só com isso, vamos a uma descrição dele:
http://www.chamada.com.br/livraria/detalhes/?cod=EDFC
• Quem é Deus e como Ele age?
• A Bíblia é confiável?
• Há contradições na Bíblia?
• A Fé é um salto no escuro?
• Certeza da salvação?
• É errado querer evidências para sua crença?
• Qual é a razão da sua fé?
Há alguns títulos melhores como "Qual é a razão da sua fé?", mas até onde vi, essas coisas acabam como declarações puramente religiosas, o qual a maioria já deve de conhecer.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #157 Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:56:59 »
Quais outras religiões, além do Xintoísmo, Bramanismo, Zoroastrismo e Paganismo?  Por que a idade do Judaísmo teria alguma influência em sua credibilidade?
Entre todos os livros sagrados o único que fala como o ser humano foi criado, criação do universo, origem do monoteísmo e politeísmo, surgimento dos povos mais antigos é o livro judaico(Gênesis). As demais religiões e algumas seitas tem suas bases doutrinais tiradas dos 66 livros que compoem as escrituras. Outras seitas vieram do politeísmo como é afirmado no pentateuco judaico. Faça uma pesquisa neste site e veja as cronologias das datas em que foram fundadas as religiões.http://www.cacp.org.br/seitasorientais.htm
Citação Tails:A mitologia egípcia do Deus-cabeça-de-chacal não veio antes?
Também não. Entre todos os livros sagrados o judaismo afirma que o monoteísmo veio primeiro. Pesquise no site acima.
Se temos acesso aos desenhos nas paredes das cavernas porque não os seguimos?
Se for escritos mitológico mesmo assim o judaísmo sai na frente.
Citação de Fred:Quer dizer então que a questão toda é saber QUEM escreveu primeiro ?
Então está fácil de se chegar à verdade. Basta procurar uma inscrição rupestre feita pelo membro mais velho da tribo dos hominídeo Paranthropus Robustus na África há dois milhões de anos atrás e teremos a verdade de tudo…talvez Deus seja mesmo um búfalo com uma lança no lombo !!
Eu acho que sou meio burrinho, pois para mim, quanto mais recente for a pesquisa, mais credibilidade ela tem.
Estou ferrado…não consigo andar para trás !!
As minhas afirmações não seriam exatamente dizer quem escreveu primeiro e sim que revela a origem principal de todas as coisas. O livro judaico tem esta postura escrita.

Abraços para todos. Boas pesquisas
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:05:51 »
Entre todos os livros sagrados o único que fala como o ser humano foi criado, criação do universo, origem do monoteísmo e politeísmo, surgimento dos povos mais antigos é o livro judaico (Gênesis). As demais religiões e algumas seitas tem suas bases doutrinais tiradas dos 66 livros que compoem as escrituras. Outras seitas vieram do politeísmo como é afirmado no pentateuco judaico. Faça uma pesquisa neste site e veja as cronologias das datas em que foram fundadas as religiões.http://www.cacp.org.br/seitasorientais.htm

Hein? Quanta bobagem!

Citação Tails:A mitologia egípcia do Deus-cabeça-de-chacal não veio antes?
Também não. Entre todos os livros sagrados o judaismo afirma que o monoteísmo veio primeiro. Pesquise no site acima.

Erivelton, até mesmo o Gênesis mostra que Moisés vivia no Egito.  A evidência arqueológica não deixa margem para dúvida quanto a qual das duas crenças é mais antiga.

Aliás, tanto o Zoroastrismo quanto a crença em Amon (decretada à força por Amenhotep, creio) são monoteísmos anteriores ao Judaísmo.

Se temos acesso aos desenhos nas paredes das cavernas porque não os seguimos?

Segundo quem?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #159 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:30:49 »
Hein? Quanta bobagem!
Esperava tudo de voce, menos isto.
O que estamos debatendo aqui é a forma como os escritos foram relatados e as datas em que foram as religiões fundadas. Se voce considera uma bobagem, tudo bem, mas que está escrito está.
Aliás, tanto o Zoroastrismo quanto a crença em Amon (decretada à força por Amenhotep, creio) são monoteísmos anteriores ao Judaísmo.
1500aC.Veja:http://zaratustra22.blogspot.com/2006/07/zoroatrismo.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #160 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:35:29 »
Esperava tudo de voce, menos isto.

Não sei por que; eu costumo dizer o que penso, com a intensidade que julgo cabível.

O que estamos debatendo aqui é a forma como os escritos foram relatados e as datas em que foram as religiões fundadas. Se voce considera uma bobagem, tudo bem, mas que está escrito está.

Onde está escrito que o Zoroastrismo, o Hinduísmo, o Xinto, as crenças pagãs e xamâmicas vem do Judaísmo?

1500aC.Veja:http://zaratustra22.blogspot.com/2006/07/zoroatrismo.html

Vi.  E agora, o que você espera que eu conclua?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:03:09 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abra%C3%A3o

Abraão (em hebraico: אברהם Avraham ou ’Abhrāhām) é um personagem bíblico citado no Livro do Génesis, a partir do qual se desenvolveu três principais vertentes religiosas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rams%C3%A9s_II

Segundo uma ideia feita, Ramsés teria sido o faraó que oprimiu os hebreus no Egipto, os quais teriam sido libertados por Moisés. Tal alegação não passa de especulação, não estando sequer atestada a história do Êxodo pela história ou arqueologia.

Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 e 1213 a.C.. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto econômico, administrativo, cultural e militar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Akhenaton

Akhenaton tornou-se rei aos quinze anos por volta de 1364 a.C.. Os investigadores dividem-se em torno de uma possível co-regência de Amen-hotep III e do seu filho, não existindo certeza a este respeito.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #162 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:11:47 »
Onde está escrito que o Zoroastrismo, o Hinduísmo, o Xinto, as crenças pagãs e xamâmicas vem do Judaísmo?
Se relê meus argumetos verá que eu não falei que nem todas as seitas tiveram origem do judaísmo. São seitas politeístas que surgiram do paganismo e que o livro judaico revela ter origem logo em seguida ao monoteísmo.
Eu estou provando dentro dos escritos uma coerência ao nosso debate. As suas conclusões só voce mesmo poderá tirar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #163 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:24:18 »
Se relê meus argumentos verá que eu não falei que (nem) todas as seitas tiveram origem do judaísmo. São seitas politeístas que surgiram do paganismo e que o livro judaico revela ter origem logo em seguida ao monoteísmo.

Não sei se a Torah alega que o monoteísmo é anterior ao politeísmo ou ao paganismo. 

Suspeito que não. 

Mas se faz essa alegação, está errada, simples.

Eu estou provando dentro dos escritos uma coerência ao nosso debate. As suas conclusões só voce mesmo poderá tirar.

Minha conclusão até o momento é que você não costuma ler o que indica...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #164 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:26:22 »
Erivelton, os cultos a Amon e Mitra realmente antecedem o judaísmo. Há uns 2 anos me dei ao trabalho de comprar alguns livros de história pra esclarecer essa questão. Se quiser mais detalhes, tem um site legal sobre o assunto:http://www.taivaansusi.net/historia/mithraism.html que inclusive cita os pontos em comum entre a vida de Mitra e Jesus, dá pra saber os detalhes, pois esse deus foi adorado durante séculos pelos romanos.

Alguns exemplos:

1 Mithra was born of a virgin on December 25th in a cave, and his birth was attended by shepherds.
2 He was considered a great traveling teacher and master.
3 He had 12 companions or disciples.
4 Mithra's followers were promised immortality.
5 He performed miracles.
6 As the "great bull of the Sun," Mithra sacrificed himself for world peace.
7 He was buried in a tomb and after three days rose again.
8 His resurrection was celebrated every year.
9 He was called "the Good Shepherd" and identified with both the Lamb and the Lion.
10 He was considered the "Way, the Truth and the Light," and the "Logos," "Redeemer," "Savior" and "Messiah."
11 His sacred day was Sunday, the "Lord's Day," hundreds of years before the appearance of Christ.
12 Mithra had his principal festival of what was later to become Easter.
13 His religion had a eucharist or "Lord's Supper," at which Mithra said, "He who shall not eat of my body nor drink of my blood so that he may be one with me and I with him, shall not be saved."
14 "His annual sacrifice is the passover of the Magi, a symbolical atonement or pledge of moral and physical regeneration."
15 Shmuel Golding is quoted as saying that 1 Cor. 10:4 is "identical words to those found in the Mithraic scriptures, except that the name Mithra is used instead of Christ."
16 The Catholic Encyclopedia is quoted as saying that Mithraic services were conduced by "fathers" and that the "chief of the fathers, a sort of pope, who always lived at Rome, was called 'Pater Patratus.'"

Lembrei de um detalhe. Em algum lugar da net tem um livro completo sobre o assunto..dia desses eu tento procurar!
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 11:36:05 por PSYCHOCANDY »
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #165 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:43:54 »
Psychocandy, observando a paciência e a ternura quase maternal com a qual você responde os argumentos do Erivelton, dá a impressão de que ele é para você uma espécie de desfio pessoal de redenção...rs...

Eu até que gosto dele, pois apesar de seus argumentos, ele é educado e demonstra boa índole...e uma certa pureza, eu diria.
Apesar de eu respeitar todos por aqui, às vezes não consigo conter algum comentário mais humorado diante de argumento sem consistência. Peço desculpas antecipadamente caso alguém se sinta incomodado, ok ?

Boa sorte na tua missão, Psy ! :D
E Erivelton, não fique bravo comigo ! Apenas tente aprimorar seus argumentos, pois senão fica meio repetitivo ! Abraço :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #167 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:42:58 »
Não sei se a Torah alega que o monoteísmo é anterior ao politeísmo ou ao paganismo. 
Suspeito que não. 
Mas se faz essa alegação, está errada, simples.
Meu amigo dantas as escrituras judaicas dizem que Deus criou um casal para começar a multiplicação da espécie humana e se revelou como um Deus monoteísta, com o crescimento das gerações e separação dos povos o politeísmo entrou em ação.
Minha conclusão até o momento é que você não costuma ler o que indica…
Por exemplo?
Citação de PSY:
Erivelton, os cultos a Amon e Mitra realmente antecedem o judaísmo. Há uns 2 anos me dei ao trabalho de comprar alguns livros de história pra esclarecer essa questão. Se quiser mais detalhes, tem um site legal sobre o assunto:http://www.taivaansusi.net/historia/mithraism.html que inclusive cita os pontos em comum entre a vida de Mitra e Jesus, dá pra saber os detalhes, pois esse deus foi adorado durante séculos pelos romanos.
Existe no livro judaico exibe uma cronologia dos povos que se formaram a uns 5000 ou à 7000 mil anos aC e um deles foi o Egito antigo. Veja:6 Os filhos de Cão: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã. Comprove aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mizraim
Citação de Fred:Boa sorte na tua missão, Psy !
E Erivelton, não fique bravo comigo ! Apenas tente aprimorar seus argumentos, pois senão fica meio repetitivo ! Abraço
Estou pretendendo até fazer um curso de inglês para entender a PSY.
Já falei em algum lugar para alguém:Eu tenho uma paciência maior que a de Jó. Eu não sei de onde eu vim.
Abraços amigo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #168 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:48:42 »
As demais religiões e algumas seitas tem suas bases doutrinais tiradas dos 66 livros que compoem as escrituras.
Nunca viu pesquisas de onde a Bíblia foi baseada e tirou várias histórias?
Porque você tem o direito de crer que a Bíblia não foi inspirada de outro lugar mas adeptos a outras religiões e seitas não tem o direito de negar as inspirações dos outros 66 livros?
Os desenhos das cavernas não vieram antes? Porque o judaísmo continua vindo na frente mesmo que fosse sobre mitologia e superstição?
As minhas afirmações não seriam exatamente dizer quem escreveu primeiro e sim que revela a origem principal de todas as coisas.
Sabia que dizem os que negam a existência de escrituras inspiradas por divindades que o ser humano veio antes delas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:53:36 »
as escrituras judaicas dizem que Deus criou um casal para começar a multiplicação da espécie humana e se revelou como um Deus monoteísta, com o crescimento das gerações e separação dos povos o politeísmo entrou em ação.

E a antropologia, a arqueologia e a história não dão qualquer respaldo a essa fábula.

Você me indicou anteriormente um link sobre Zoroastrismo. Ainda estou aguardando que me diga em que ele fortalece as suas afirmações sobre o Judaísmo ser anterior ao Zoroastrismo.

Qual é a significância que você vê no nome Mizraim?

Também quero ver você responder ao Tails.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #170 Online: 23 de Janeiro de 2007, 09:49:52 »
Nunca viu pesquisas de onde a Bíblia foi baseada e tirou várias histórias?
Porque você tem o direito de crer que a Bíblia não foi inspirada de outro lugar mas adeptos a outras religiões e seitas não tem o direito de negar as inspirações dos outros 66 livros?
Não há como conceber a idéia de que o judaísmo se espelhou em outras culturas religiosas, pois ela revelou um Deus monoteísta para a humanidade. Eles jamais iriam copiar algo do politeísmo, uma realidade escrita dentro dos livros judaicos.http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030407_religiaojudaismo.shtml
Os desenhos das cavernas não vieram antes? Porque o judaísmo continua vindo na frente mesmo que fosse sobre mitologia e superstição?
Porque existe contradição no politeísmo. Voce acha que os deuses iriam se dividir se revelando para a humanidade como monoteísta e politeísta ao mesmo tempo?
Sabia que dizem os que negam a existência de escrituras inspiradas por divindades que o ser humano veio antes delas?
Esta aqui eu não entendi.
Citação de Luis dantas:
antropologia, a arqueologia e a história não dão qualquer respaldo a essa fábula.
Eles provam?http://www.mensageiro.com.br/html/index_arqueologia.htm
Você me indicou anteriormente um link sobre Zoroastrismo. Ainda estou aguardando que me diga em que ele fortalece as suas afirmações sobre o Judaísmo ser anterior ao Zoroastrismo
.Eu estava mostrando que o judaismo é mais antigo que o zoroatrismo.
Qual é a significância que você vê no nome Mizraim?
Mizraim.
Os egípcios desceram do segundo filho de Cam. É escuro a origem do nome hebreu Mizraim. Ainda que esta palavra é a mesma nos idiomas asirio, babilonio, árabe e turco bem como em hebreu, nunca se encontrou um nome similar autóctono nas inscrições egípcias. Os egípcios chamavam a seu país a "terra negra" para designar a faixa fértil de terra que bordea ambas as orlas do rio Nilo em contraste com a "terra vermelha" do deserto, ou falavam dele como as "duas terras", o que reflete uma divisão histórica anterior do país em dois reinos separados. É um tema contravertido entre alguns eruditos se a palavra Mizraim, com sua terminação dual hebréia, pode ser um reflexo da expressão "duas terras". Os egípcios modernos usam o nome Misr e o adjetivo misri para referir-se a Egito. O nome Mizar, dado a uma estrela da constelação da Ursa Maior, também perpetua o nome de Mizraim, o filho de Cam.
http://www.ellenwhitebooks.com/comentario/livros.asp?lista=2&pagina=11
Até a próxima. Abraços

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #171 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:11:51 »
Erivelton, já vi esse cronograma bíblico. O problema é que segundo os próprios livros bíblicos os contos mais antigos como gênesis foram escritos mais recentemente por Moises, e não na época colocada no cronograma. Personagens como Isaac, Abrãao e Moises são de suma importância na disseminação do monoteísmo judaico, mas se existiram foi em fases posteriores aos cultos ao persa Mitra e egípcio Amon.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #172 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:28:07 »
Erivelton, já vi esse cronograma bíblico. O problema é que segundo os próprios livros bíblicos os contos mais antigos como gênesis foram escritos mais recentemente por Moises, e não na época colocada no cronograma. Personagens como Isaac, Abrãao e Moises são de suma importância na disseminação do monoteísmo judaico, mas se existiram foi em fases posteriores aos cultos ao persa Mitra e egípcio Amon.
O que voce esta dizendo é uma grande verdade. A falta de documentos deixa um buraco em branco para acreditar nestes escritos. Moisés realmente não sabia, mas acredita-se que muitos autores escreveram o pentateuco judaico na qual foi dedicado a moisés por ser um legislador hebreu. Se formos analisar passo a passo entre politeísmo e judaísmo encontramos fortes contradições no politeísmo, faltando agora apenas provar que o Deus monoteísmo não existe. Até agora ninguém conseguiu esta façanha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #173 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:32:14 »
Erivelton, vou direto ao ponto: os links que você me indicou não tem qualidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:33:52 »
Se formos analisar passo a passo entre politeísmo e judaísmo encontramos fortes contradições no politeísmo,

Cite uma contradição que o politeísmo tenha e o monoteísmo consiga evitar.

faltando agora apenas provar que o Deus monoteísmo não existe. Até agora ninguém conseguiu esta façanha.

Provar que algo não existe é mesmo uma façanha.  Ninguém provou ainda que eu não sou o verdadeiro monarca legítimo da Finlândia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!