Eu gostaria que alguém me explicasse desde quando o individualismo e o coletivismo são uma dualidade e ainda mais antagônicas entre si. Na nossa sociedade eu vejo processos individuais e coletivos aos montes sem que isso tenha qualquer significado antagônico ou pior ainda, parecem ser muitas vezes complementares.
Quando ? Aqui vão alguns exemplos significativos:
Tributação (impostos e taxas):
Impostos* :
Impostos são obtidos pelo uso da força armada do Estado contra o indivíduo, há uma relação de agressão disfarçada por leis, que são vistas como corretas por políticos (em sua grande maioria uns vagabundos, canalhas, ladrões, patifes, pilantras, mentirosos, escroques ) que as fizeram (e que tem a gangue máfia/estatal para fazer a vontade deles ser cumprida) e por pessoas que concordam com esses políticos patifes.
Esse roubo institucionalizado, em alto grau, torna a maioria dos indivíduos mais pobres (e a maioria nem percebe isso). É uma espécie de 171 muito bem feito, o qual consegue ludibriar uma grande parcela da população com a lorota de que é “para o bem comum”.
Regulamentações econômicas:
Outro bem bolado 171 contra grande parte da população, pois com a mesma mentira de que é para “o bem comum” tais porcarias legais dão um enorme poder para os vagabundos, canalhas, ladrões, patifes, pilantras, mentirosos, escroques que são a grande maioria dos políticos brasileiros, e de forma semelhante tira poder dos indivíduos.
*Uma tributação e um Estado mínimo são toleráveis (o que passa disso é roubo estatal).