Eu gostaria que alguém me explicasse desde quando o individualismo e o coletivismo são uma dualidade e ainda mais antagônicas entre si. Na nossa sociedade eu vejo processos individuais e coletivos aos montes sem que isso tenha qualquer significado antagônico ou pior ainda, parecem ser muitas vezes complementares. 
Quando ?  Aqui vão alguns exemplos significativos:
Tributação (impostos e taxas):
Impostos* :
Impostos são obtidos pelo uso da força armada do Estado contra o indivíduo, há uma relação de agressão disfarçada por leis, que são vistas como  corretas por  políticos (em sua grande maioria uns vagabundos, canalhas, ladrões, patifes, pilantras, mentirosos, escroques ) que as fizeram (e que tem a gangue máfia/estatal  para fazer a vontade deles ser cumprida) e por pessoas que concordam com esses políticos patifes. 
Esse roubo institucionalizado, em alto grau,  torna a maioria dos indivíduos mais pobres (e a maioria nem percebe isso).  É uma espécie de 171 muito bem feito, o qual consegue ludibriar uma grande parcela da população com a lorota de que é “para o bem comum”.    
Regulamentações econômicas: 
Outro bem bolado 171 contra grande parte da população, pois com a mesma mentira de que é para “o bem comum” tais porcarias legais dão um enorme poder para os vagabundos, canalhas, ladrões, patifes, pilantras, mentirosos, escroques que são a grande maioria dos políticos brasileiros,  e de forma semelhante tira poder dos indivíduos. 
*Uma tributação e um  Estado mínimo são  toleráveis (o que passa disso é roubo estatal).