Infelizmente, o socialismo só funcionaria num mundo perfeito. O nosso mundo não é perfeito, e mudar o sistema pro socialismo seria socializar pobreza, é o que esses governantes estão fazendo. O socialismo dizia que precisava construir um estado forte, por isso as estatais, pra dar dinheiro pro estado. Mas no nosso mundo, as pessoas são corruptas e querem tirar alguma vantagem em tudo, por isso quando tem uma estatal aparecem aqueles problemas de desvio de recursos.
É fácil entender, por exemplo, supondo que tenha um hospital que para o governo aparecem 100 médicos contratados, o que acontece no Brasil é que metade desses 100 médicos não existem, não trabalham no hospital, mas recebem, mas na verdade não são esses 50 médicos que recebem os salários, é algum político, por isso se "joga" milhões na área da saúde e não se vê melhorias, e fora as notas frias de compra de materiais que nunca foram comprados, mas aparecem como comprados, ou superfaturamento de algum equipamento. É aquela história da mangueira furada, o dinheiro vai se perdendo na metade do caminho.
Mas num sistema capitalista, nunca um hospital teria funcionários fantasmas, a lógica do capitalismo não é o lucro? Ter despesas a mais faz o lucro ser menor, e não é isso que o capitalismo "prega", agora o socialismo não é movido por essa lógica, e no nosso mundo imperfeito, vai ter sempre alguém tentando tirar vantagem, por isso o socialismo é uma utopia, que só funcionaria num mundo onde todos fosse bons e honestos.