Autor Tópico: Ateísmo ou Agnosticismo??  (Lida 24257 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Ateísmo ou Agnosticismo??
« Resposta #250 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:29:11 »
"O agnosticismo como eu o entendo é crer na possibilidade de algum deus - e também na possibilidade de nenhum deus.  Mas acima e além disso, é crer na impossibilidade de fechar a questão."

Então aonde que nos divergimos??? Que maluqueira!!! |(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #251 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:33:35 »
Realmente não está claro para mim.  O único ponto claro de discordância é que eu acho em tese possível ser agnóstico teísta nos moldes bíblicos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #252 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:49:09 »
[comendo pipoca]

É como se eu estivesse vendo um filme das últimas páginas, mas com diferentes atores!

[/comendo pipoca]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #253 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:50:34 »
Algum dia vamos escrever conjuntamente um livro:

Tudo o que você queria saber sobre Agnosticismo e Ateísmo mas não tinha saco de perguntar de novo

ou

Agnosticismo e Ateísmo para Dummies

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #254 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:52:23 »
Lança ai o segundo livro que eu to me sentindo um.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #255 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:56:47 »
Dantas, você é um gênio!!!!

Bora escrever, sério mesmo. Sério.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #256 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:59:09 »
Ou quem sabe colocar o título:

"Agnosticismo / Ateísmo: invente seus próprios significados" :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #257 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:01:17 »
Um bom ponto de partida é a Wiki.  Ela tem páginas de discussão bastante úteis.

Mas talvez o melhor seja fazermos um esboço geral para chegarmos a consenso dos objetivos pelo menos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #258 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:03:07 »
Ganhar dinheiro e escrever um livro de divulgação bem-humorado sobre ceticismo?

Não necessariamente nessa ordem.

Luz

• Visitante
« Resposta #259 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:11:41 »
Você não tem convicção na existência e nem inexistência de deus, mas você não acha provável uma das duas posições? Perceba que não peço que você afirme algo como verdade absoluta, mas sim uma "mera" opinião, o que diferencia ateus de teístas.

Todas as vezes que penso nas coisas de forma subjetiva, acho que é possível haver deuses, mas quando penso nas coisas de forma objetiva, acho que é possível não haver. Veja - eu não acredito, ora que deus existe ora que não existe - só questiono.  :)

Eu poderia inventar uma definição qualquer de deus e decidir acreditar ou não nela, mas faço um grande esforço para me manter cética - se não tenho respostas, procuro não inventar uma. E essa não é uma questão em que me sinta pressionada a ter uma opinião - aliás, me esforço por não ter uma  ::)  seguindo um conselho valioso.

A imparcialidade é uma bricadeira que venho tentando exercitar há anos. Começou como brincadeira num exercício de tentar ver outros ângulos da mesma coisa - uma idéia proposta por um cientista, que tento aplicar tanto subjetiva como objetivamente. E brincando acabei mudando a forma de pensar - acredito que por causa disso mesmo, em algumas questões, não consigo tomar uma posição.  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #260 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:13:43 »
Na sua opinião, Luz, é possível achar ao mesmo tempo possível que haja deuses e possível que não haja?

Luz

• Visitante
« Resposta #261 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:24:24 »
Na sua opinião, Luz, é possível achar ao mesmo tempo possível que haja deuses e possível que não haja?

Na minha opinião é só o que é possível - achar possível que exista ou não deuses. Eu não consigo pensar diferente - aliás, pensar eu até consigo. Ontem, nesse tópico, fiquei tentando - de verdade - encontrar minha posição. Digo, lá fundo, escondida de mim mesma, mas me lembrei disso aí que falei anteriormente. Estou a tanto tempo tentando não ter uma opinião que já não consigo mais ter uma.

Confesso que estou me sentindo pressionada - por mim mesma. Queria simplesmente chegar aqui e escrever: sou atéia ou teísta, mas me sentiria desonesta. E por outro lado, estou satisfeita também que a brincadeira tenha funcionado - acho que ainda não tinha percebido com tanta clareza.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #262 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:26:53 »
Concordo, é só o que é possível.  Exceto, é claro, pelas convicções pessoais; elas não tem valor como argumento, mas certamente existem.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #263 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:29:47 »
Você não tem convicção na existência e nem inexistência de deus, mas você não acha provável uma das duas posições? Perceba que não peço que você afirme algo como verdade absoluta, mas sim uma "mera" opinião, o que diferencia ateus de teístas.

Todas as vezes que penso nas coisas de forma subjetiva, acho que é possível haver deuses, mas quando penso nas coisas de forma objetiva, acho que é possível não haver. Veja - eu não acredito, ora que deus existe ora que não existe - só questiono.  :)

Achar possível, não teria relação com "crer"?

Um dos significados de "crer", é "supor": estabelecer ou alegar por hipótese; considerar; imaginar.
(dicionário utilizado: http://www.priberam.pt/default.aspx )

Fiquei um pouco sem entender: Ora você acha possível mas não crê? E ora você acha "im"possível mas não descrê?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2007, 13:36:48 por Discípulo da Razão »

Luz

• Visitante
« Resposta #264 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:48:00 »

Um dos significados de "crer", é "supor": estabelecer ou alegar por hipótese; considerar; imaginar.

Fiquei um pouco sem entender: Ora você acha possível mas não crê? E hora você acha "im"possível mas não descrê?

É claro que se trata de uma crença, pois afinal, como eu disse - só posso acreditar ou desacreditar do que desconheço. Mas não se trata de uma crença na existência ou não de deuses e sim de uma crença na possibilidade de existir ou não deuses.

É como jogar na mega-sena. Quando jogo não acredito que vou ganhar, mas acredito na possibilidade - eu não saio da casa lotérica com uma convicção, mas saio com uma crença na possibilidade de acertar os seis números porque existe a possibilidade e desconheço o resultado.

É um exemplo ruim, mas descreve de certa forma a "sensação" que estou tentando passar. Compreende?

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #265 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:11:12 »
É claro que se trata de uma crença, pois afinal, como eu disse - só posso acreditar ou desacreditar do que desconheço. Mas não se trata de uma crença na existência ou não de deuses e sim de uma crença na possibilidade de existir ou não deuses.

É como jogar na mega-sena. Quando jogo não acredito que vou ganhar, mas acredito na possibilidade - eu não saio da casa lotérica com uma convicção, mas saio com uma crença na possibilidade de acertar os seis números porque existe a possibilidade e desconheço o resultado.

É um exemplo ruim, mas descreve de certa forma a "sensação" que estou tentando passar. Compreende?

Pela probabilidade você crê que não ganhará na mega-sena (ou, de outra forma, descrê que ganhará), mas crê que é possível, seria isto?

Então...

Pela probabilidade você crê que deus não exista, mas crê que é possível existir?

Para citá-los como a seguir, você parece já ter um esboço do que seja deus de forma particular:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #266 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:12:29 »
O ponto do agnosticismo, Discípulo, é exatamente que existir ou não deuses não é uma questão de probabilidade.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #267 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:16:40 »
Ganhar dinheiro e escrever um livro de divulgação bem-humorado sobre ceticismo?

Não necessariamente nessa ordem.

Furada ! Ele acabaria sendo usado na livraria como calço para a estante abarrotada de "O Alquimista" e "Diário de um Mago"...ou naqules baciões das Lojas Americanas de $6,99... :'(
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #268 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:20:14 »

Fiquei um pouco sem entender: Ora você acha possível mas não crê? E hora você acha "im"possível mas não descrê?

Luz, eu consigo te compreender.Talvez não consiga explicar tão bem... :? Mas compreendo.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #269 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:22:37 »
[comendo pipoca]

É como se eu estivesse vendo um filme das últimas páginas, mas com diferentes atores!

[/comendo pipoca]

Acho que Deus é o maior pipoqueiro nesta história toda !! Dá o pontapé inicial e se manda do jogo... :praia:
A minha favorita é Yoki para Microondas Natural Lighht 100g...
Qual é a sua, Dbohr ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #270 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:24:16 »
Caramba... não é possível que seja tão difícil chegar a um consenso pelo menos sobre as definições de termos... ou é?

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #271 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:26:38 »
Citação de: Luis Dantas
O ponto do agnosticismo, Discípulo, é exatamente que existir ou não deuses não é uma questão de probabilidade.

Esta "crença" da Luz não se baseia em probabilidades e sim em arbitrariedade, seria isto?
Então a Luz ora crê sem nenhum motivo na possibilidade de existir deus e ora descrê?

Ao meu ver, quando temos uma concepção formada sobre o conceito "deus", como a Luz dá a entender em alguns momentos, acabamos usando de probabilidade para crer ou descrer, ou se não, quando não temos definido o que seja, não há como se pensar em possibilidade.

Luz, explique-nos melhor.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #272 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:27:01 »
Caramba… não é possível que seja tão difícil chegar a um consenso pelo menos sobre as definições de termos… ou é?

O mesmo digo eu!!!!!   :o

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #273 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:28:05 »
É por essas e outras que não esquento a cabeça com essas questões, Dantas. Parece brincadeira, mas é seriíssimo. Para cada n pessoas temos 2n definições diferentes, senão mais...

Luz

• Visitante
« Resposta #274 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:31:21 »
Caramba… não é possível que seja tão difícil chegar a um consenso pelo menos sobre as definições de termos… ou é?

São 11 páginas até aqui  ::)  cheias de pressão   :lol:

É por essas e outras que não esquento a cabeça com essas questões, Dantas. Parece brincadeira, mas é seriíssimo. Para cada n pessoas temos 2n definições diferentes, senão mais…

Não chamaria de esquentar a cabeça - mas isso só acontece basicamente aqui no tópico. Acredito que ninguém aqui de fato esquente a cabeça com o assunto - eu acho...  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!