Autor Tópico: Ateísmo ou Agnosticismo??  (Lida 24253 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Ateísmo ou Agnosticismo??
« Resposta #150 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:20:46 »
Arrogante, frio e dono da verdade. É, é isso mesmo.

Sabe, minha mulher costuma dizer que eu assumo esse manto de arrogância quando debato certas questões, ainda que possa não ser verdade. Refleti muito e concluí duas coisas:

1) Ela se ressentia um bocado quando meus argumentos tocam em questões espirituais sensíveis para ela. Isso não invalidava o teor do meu raciocínio, mas impedia que ela o aceitasse, porque atacavam coisas muito queridas à ela. E eu sei que alguns colegas aqui discordariam, mas eu aprendi a maneirar um pouco o que digo, especialmente para ela. Como diria a mimi, estava quase virando um "Homem-Bomba" e isso realmente não vale a pena;

2) Ela tinha razão em um ponto: havia posições intelectuais que eu costumava atacar muito duramente. Muito duramente. Vocês podem ver ecos disso em alguns tópicos por aqui, como o Darwin e a dinâmica massa/energia. Embora existam ocasiões em que isso se justifique, a sabedoria está em temperar a dureza e a calma numa discussão. É uma arte difícil, devo dizer, mas a prática leva à perfeição... 

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #151 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:26:28 »
Digo - sobre a brincadeira com minha filha que descrevi mais atrás?  :)

Ah...eu estava me referindo apenas à questão da simpatia. Nem tinha me atentado à estorinha de andar para trás...
Mas já que você perguntou a minha opinião, vamos lá.
Apesar de não ter filhos ainda nem ser um educador, particularmente não sou um defensor deste tipo de brincadeiras, pois poderiam eventualmente gerar distorções ou traumas futuros. Mas isto em caso de hábitos constantes ou de "alongar" demais a brincadeira.
Pelo que você escreveu, a tua filha sabia que era tudo uma encenação. Sou contra este tipo de brincadeira caso a criança ache que é tudo verdade, pois a dor da perda da mãe, guardadas as devidas proporções, é real na cabeça da criança.
E a Dona Neuza começou a acreditar no "bezorro" porque a vó dela contava essa história e nunca mais alguém desmentiu.
Acho que tudo é uma questão de bom senso. Criar um filho sem fantasia nem fábulas também não é correto. O importante é saber a hora certa de matar o Papai Noel ( antes que o Tails o faça...rs...)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #152 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:28:13 »
Acho que tudo é uma questão de bom senso. Criar um filho sem fantasia nem fábulas também não é correto

Aí está uma coisa na qual penso muito... tanto mais agora :-)

Eriol

• Visitante
« Resposta #153 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:30:37 »
arranja uns 30 besouros e já está...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #154 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:57:25 »
Dbohr, com certeza isto é amadurecimento. Mas é muito difícil para um cético conter-se diante da credulidade e ignorância.
Para mim ainda é, por momentos e dependendo da pessoa, uma tarefa hercúlea.
Tenho amigos muito inteligentes, cultos, viajados e com acesso à informação que volta e meia falam de energia ( a outra, não aquela que pode ser medida e aproveitada ), horóscopo, homeopatia e fantasmas.
Nunca tive uma companheira cética. Hoje aceito isso com mais naturalidade, pois não é algo importante para a relação. Sem contar que a mulher é naturalmente mais propensa a esoterismos pela sua sensibilidade e romantismo ( por favor, meninas, eu sei que isto não se aplica a todas, principalmente às participantes do Clube ). As mulheres mais inteligentes que conheci não eram muito doces...logo, prefiro ser o único cético do casal para não tornar tudo tão frio e sem graça.
Já tive vontade de chorar algumas vezes por me sentir impotente ( no sentido de ação, não no sexual...antes que o Mussolim apareça por aqui...rs...) diante de pessoas queridas por não conseguir me fazer entender em assuntos tão óbvios para mim.
Como alguém consegue engolir tanta bobagem passivamente ??
Já cheguei a questionar se eu não seria o iludido, já que vou contra 95% das pessoas do mundo.
Será que sou tão míope quanto quem critico ? Por que eu seria o contemplado com o dom da visão ?
Para um louco, ele está certo. Para um evangélico, ele está certo. Para um comunista, ele está certo.
Por que minha certeza seria diferente ?
Hoje tento polemizar menos. O máximo que faço é jogar uma ou outra pergunta no ar para fazer a pessoa pensar por si só. Mas não fico por perto para acompanhar seu raciocínio. Eu apenas sorrio e olho para a janela, esperando o assunto voltar para a Terra.
O pior de tudo é que, mesmo me abstendo de falar, pelo simples fato de não endossar as creendices, meu sorriso geralmente é acusado de arrogante e cínico. Ou seja, dá na mesma falando ou não falando...rs...
O outro sempre irá pensar "Quem este cara pensa que é com essa cara de sonso ? Tá achando que sou idiota ? Coitado do ateu ( sim, ateu...mesmo que estejamos falando sobre os celulares grátis da Ericson para quem repassar e-mails ). Ateu é a maneira pejorativa de se referir aos céticos em geral...rs...
Mas é isso aí. Já fiz o desabafo da semana por aqui e poupei minha namorada de conjecturas frias e sem sentido ( até o mês que vêm...). Vou deixar ela continuar com o presente que lhe dei ( O Mundo de Sofia )...se quiser conversar, ótimo...se não, tudo bem...o importante é não deixar de me fazer o cafuné...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #155 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:14:05 »
arranja uns 30 besouros e já está…

Boa essa, Eriol !! :ok:
Mas analisando teus posts, eu teria outro problema para resolver.
Se para cada um de acordo com sua necessidade e de cada um de acordo com suas possibilidades...eu teria que gastar um nota preta comprando besouros e distribuindo aos meus funcionários para tirá-los das trevas da ignorância!! Além do que, me daria muito mais trabalho manter funcionários esclarecidos aceitando passivamente a minha exploração capitalista.
Portanto, melhor deixar o besouro subversivo quieto. Ou melhor...eu poderia ficar amigo dele, alimentá-lo diariamente e indicá-lo para ser o chefe do sindicato !!
Não se ofenda...é brincadeira...rsrsr :lol:

Eriol

• Visitante
« Resposta #156 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:26:47 »
vá inculcando pouco a pouco a idéia de que o besouro aparece quando eles não estão se dedicando o suficiente ao trabalho é dá má sorte... Logo com a inversão de um viveiro de besouros você multiplicará a produtividade dos seus empregados!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #157 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:29:42 »
 :histeria: :histeria:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #158 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:48:37 »
Digo - sobre a brincadeira com minha filha que descrevi mais atrás?  :)

Ah…eu estava me referindo apenas à questão da simpatia. Nem tinha me atentado à estorinha de andar para trás…
Mas já que você perguntou a minha opinião, vamos lá.
Apesar de não ter filhos ainda nem ser um educador, particularmente não sou um defensor deste tipo de brincadeiras, pois poderiam eventualmente gerar distorções ou traumas futuros. Mas isto em caso de hábitos constantes ou de "alongar" demais a brincadeira.
Pelo que você escreveu, a tua filha sabia que era tudo uma encenação. Sou contra este tipo de brincadeira caso a criança ache que é tudo verdade, pois a dor da perda da mãe, guardadas as devidas proporções, é real na cabeça da criança.
E a Dona Neuza começou a acreditar no "bezorro" porque a vó dela contava essa história e nunca mais alguém desmentiu.
Acho que tudo é uma questão de bom senso. Criar um filho sem fantasia nem fábulas também não é correto. O importante é saber a hora certa de matar o Papai Noel ( antes que o Tails o faça…rs…)

Também concordo. A minha filhota mais nova tem quase 4 anos e disse que queria uma árvore de Natal como a da escola dela, eu apesar de não estar nem um pouco virada pra isso fiz de bom grado e no dia 25 de manhã ela abriu os presentes toda feliz e com os olhinhos brilhando. Depois viu a Papai Noel aqui na rua e depois de conversar com ele um tempinho ela disse pra mim: "mãe, mas o Pai Natal é um senhor de barba branca..." assim com um ar muito pensativo e desconfiado. Quer dizer, ela já começou a desconfiar mas eu não confirmei nada. Chegará o dia em que ela verá por ela mesma a verdade e aí então eu confirmarei. Acho que as crianças têm que ter esse lado fantasioso enquanto podem... :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:54:01 »
"Pai Natal"?  Por acaso vocês tem origem italiana?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #160 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:01:04 »
Não, é que eu moro em Portugal e é como que se fala aqui. Como minha filha nasceu aqui já fala português de Portugal (com sotaque e tudo...) diz Pai Natal. :lol:

Eriol

• Visitante
« Resposta #161 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:01:31 »
pior é aqui na Espanha, os Reis Magos dão os presentes dia 07 de Janeiro.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #162 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:04:23 »
Não é no dia 6 Dia dos Reis?  :)

Eriol

• Visitante
« Resposta #163 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:44:03 »
ops...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #164 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:50:55 »
Tentei a tática da tela na janela com a Dona Neuza e a resposta dela foi a seguinte:
Ela -Seu Fred, não adianta o Sr. querer impedir a vontade de Deus ! Quando chega a sua hora, não há o que fazer. O bezorro vêm de qualquer jeito avisar...se tiver uma tela, ele vai bater três vezes ( esta informação é novidade... )e fazer o barulho até eu perceber.
Eu - Mas Dona Neuza, por que ele nunca foi na minha casa bater ? Eu já perdi todos meus avôs e uma tia e nada até agora...
Ela - Ah, mas o Sr. é rico !
Eu - E o que isso tem a ver com o bezorro ?
Ela - O bezorro só aparece para quem é pobre. Rico não acredita nessas coisas, não ( sorrindo, meio com pena de mim...)
Eu - E se um dia eu ficar pobre será que ele aparece ?
Ela - Ah, Seu Fred...sei não...o Sr. faz umas perguntas difíceis...

:'(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:54:03 »
:lol: Que figura essa Dona Neuza!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #166 Online: 17 de Janeiro de 2007, 17:08:13 »
Ela - O bezorro só aparece para quem é pobre. Rico não acredita nessas coisas, não ( sorrindo, meio com pena de mim…)

Não te disse para você ir ao jardim primeiro?  :hihi:

Mas vá lá, tente convencer a dona Neuza que as mensagens de Deus falam o que a gente quiser que elas falem...!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #167 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:33:57 »
 :lol: Acho que você vai ter mesmo que pedir comida chinesa.....essa D. Neuza é mais esperta do que você pensa...hihihihihi!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #168 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:05:29 »
Eu estou começando a achar que ela é malandrinha mesmo e só quer me dar um nó naqueles dias em que não está muito a fim de fogão e panela... :wink:

Luz

• Visitante
« Resposta #169 Online: 17 de Janeiro de 2007, 22:23:00 »
Aí está uma coisa na qual penso muito… tanto mais agora :-)

Tanto mais agora?   ::)

Claro que ela sabia - eu fechei os olhos, mas estava sorrindo. Ela se assustou foi com o "não" que eu disse, mas se divertiu com a brincadeira. Aliás, eu sou a favor de ensinar brincando - a vida fica muito mais fácil. 

Sou totalmente contra fazer terror, principalmente com crianças - não passou nem perto disso.  :)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #170 Online: 18 de Janeiro de 2007, 10:56:09 »
A propósito...cadê o Orphao que criou este tópico e ainda não deu um pio ? :umm:
Tudo bem que descambou para a Dona Neuza, mas ele poderia ao menos dar um pitaco.
Quem ficou órfão na final foi o tópico.
Usando a mesma frase dele..."aguardo comentários"...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #171 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:39:20 »
A propósito…cadê o Orphao que criou este tópico e ainda não deu um pio ? :umm:
Tudo bem que descambou para a Dona Neuza, mas ele poderia ao menos dar um pitaco.
Quem ficou órfão na final foi o tópico.
Usando a mesma frase dele…"aguardo comentários"…

Isso de tópicos órfãos já está virando moda...

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #172 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:51:46 »
Citação de: Dbohr
"É improvável Deus existir" é a conclusão agnóstica! É tudo o que se pode -  filosófica e ontologicamente - afirmar, pelo menos por enquanto. Pela enésima vez, Tails,  isso não é a mesma coisa que dizer que "talvez Deus exista", ou que "pode ser que  exista uma super-civilização com poderes divinos" e certamente não significa estar em  cima do muro. Significa, ao menos para mim, duas coisas:

1) Que não faz a menor diferença para nossa vida e para a Ciência que Deus exista ou  deixe de existir, porque Ele não as influencia de nenhuma maneira detectável.

2) Que mesmo que uma super-civilização exista ou venha a existir no futuro, nenhuma está  nos influenciando agora de maneira detectável, logo tampouco fazem qualquer diferença.

Em outras palavras, como não faz sentido propor um Deus que não interfira nas nossas vidas,  também não faz sentido se dar ao trabalho de negá-lo. Por isso invoquei o exemplo da  experiência de Michelson-Morley sobre o Éter Luminífero (você leu o link?): o Éter,  diferente de Deus, teria propriedades que poderiam ser mensuradas. Deus é o supremo dragão  invisível na garagem, tão fugaz que sequer merece o trabalho de negá-lo!

E ironicamente, estou aqui há várias páginas tendo um trabalhão para explicar por que sou  agnóstico… :-)

Dbohr, li todos os posts deste tópico e afim de "contribuir" com o debate encontrei tal trecho:

"O problema é que não se pode estabelecer realmente a crença de alguém simplesmente pelo  fato de ele se intitular agnóstico. Pode haver, por exemplo, um teísta agnóstico que  considere impossível descobrir por meio da razão se Deus realmente existe, mas que afirme  crer em deus (ou deuses) por meio da fé. Há também aquele que não crê na existência dos  deuses conforme descritos pelas religiões, mas acreditam na possibilidade de existência de  um outro tipo de entidade sobrenatural (estes são comumente chamados de "deístas")."
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo)

Ou seja, se nos guiarmos por esta forma de pensar, a frase "É improvável Deus existir" não é uma conclusão agnóstica como você propôs, mas atéia.

O agnosticismo está no fato de reconhecer que não é possível afirmar algo sobre este  assunto.

No fim, são jogos de palavras, conceitos um tanto variáveis e relativos.

Aliás, o que é deus? Como já foi falado anteriormente.

Mesmo se uma super-civilização mais desenvolvida tecnologicamente e em seus atributos físicos for considerada "deus" para alguns, não necessariamente será por outros.

A verdade é que muitas vezes utilizamos conceitos apenas para tentar responder rapidamente  nossas posições, porém no fundo eles podem se tornar confusos, necessitando de  esclarecimentos de qualquer forma.  :D

Abraços.

Luz

• Visitante
« Resposta #173 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:04:34 »
É que ateus pressionam agnósticos até que esses declarem que não acreditam na existência de deuses e agnósticos pressionam ateus até que esses declarem que não sabem nada sobre a existência de deuses  :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:15:54 »
É que ateus pressionam agnósticos até que esses declarem que não acreditam na existência de deuses e agnósticos pressionam ateus até que esses declarem que não sabem nada sobre a existência de deuses  :lol:

:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!