Dbohr, com certeza isto é amadurecimento. Mas é muito difícil para um cético conter-se diante da credulidade e ignorância.
Para mim ainda é, por momentos e dependendo da pessoa, uma tarefa hercúlea.
Tenho amigos muito inteligentes, cultos, viajados e com acesso à informação que volta e meia falam de energia ( a outra, não aquela que pode ser medida e aproveitada ), horóscopo, homeopatia e fantasmas.
Nunca tive uma companheira cética. Hoje aceito isso com mais naturalidade, pois não é algo importante para a relação. Sem contar que a mulher é naturalmente mais propensa a esoterismos pela sua sensibilidade e romantismo ( por favor, meninas, eu sei que isto não se aplica a todas, principalmente às participantes do Clube ). As mulheres mais inteligentes que conheci não eram muito doces...logo, prefiro ser o único cético do casal para não tornar tudo tão frio e sem graça.
Já tive vontade de chorar algumas vezes por me sentir impotente ( no sentido de ação, não no sexual...antes que o Mussolim apareça por aqui...rs...) diante de pessoas queridas por não conseguir me fazer entender em assuntos tão óbvios para mim.
Como alguém consegue engolir tanta bobagem passivamente ??
Já cheguei a questionar se eu não seria o iludido, já que vou contra 95% das pessoas do mundo.
Será que sou tão míope quanto quem critico ? Por que eu seria o contemplado com o dom da visão ?
Para um louco, ele está certo. Para um evangélico, ele está certo. Para um comunista, ele está certo.
Por que minha certeza seria diferente ?
Hoje tento polemizar menos. O máximo que faço é jogar uma ou outra pergunta no ar para fazer a pessoa pensar por si só. Mas não fico por perto para acompanhar seu raciocínio. Eu apenas sorrio e olho para a janela, esperando o assunto voltar para a Terra.
O pior de tudo é que, mesmo me abstendo de falar, pelo simples fato de não endossar as creendices, meu sorriso geralmente é acusado de arrogante e cínico. Ou seja, dá na mesma falando ou não falando...rs...
O outro sempre irá pensar "Quem este cara pensa que é com essa cara de sonso ? Tá achando que sou idiota ? Coitado do ateu ( sim, ateu...mesmo que estejamos falando sobre os celulares grátis da Ericson para quem repassar e-mails ). Ateu é a maneira pejorativa de se referir aos céticos em geral...rs...
Mas é isso aí. Já fiz o desabafo da semana por aqui e poupei minha namorada de conjecturas frias e sem sentido ( até o mês que vêm...). Vou deixar ela continuar com o presente que lhe dei ( O Mundo de Sofia )...se quiser conversar, ótimo...se não, tudo bem...o importante é não deixar de me fazer o cafuné...