No fim, aparentemente estávamos apenas utilizando-nos de rótulos diferenciados.
Você é ateu em relação aos deuses das religiões em geral e agnóstico a algum outro "deus" que nem sequer temos uma definição do que seja.
Creio que acabamos chegando em três tipos (?) de ateus, que tentarei esboçar:
- Ateu "positivo" (ou "negativo"?): afirma a inexistência de um deus (qualquer que seja) / nega a existência de um deus. ("deus" - como qualquer coisa infalseável)
- Ateu-agnóstico: não crê na existência de deus, mas reconhece que no fundo não pode saber e provar se existe ou não algum. (deus - como qualquer coisa infalseável)
- Ateu
e agnóstico: não crê na existência de deus(es)
específico(s), e não tem posição quanto a algum possível outro deus já que não se sabe nem o que seria este outro "deus", e, também podendo não crer em nenhum outro ser divino infalseável.
Desculpe-me pelo jeito simplista de descrever e se tiver algum erro de lógica, pois estou com muito sono e ainda luto para tentar acabar de escrever o post.
De qualquer forma, definir conceitos e criar "pacotes" é sempre muito limitado e
sem importância.
Considero apenas uma forma de tentar esclarecer de forma rápida uma posição em relação ao assunto.
Agora, sinceramente, quando alguém te pergunta rapidamente: "Você acredita em deus?". Você assume "deus" como algo próximo do deus abrâamico ou um conceito a se estudar? Qual o seu "default"? "Ateu" ou "Agnóstico" como resposta?