Autor Tópico: Ateísmo ou Agnosticismo??  (Lida 24254 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ateísmo ou Agnosticismo??
« Resposta #175 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:18:42 »
Por isso existem tantos agnósticos ateus...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #176 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:21:36 »
Deus pressiona o "bizorro"...que pressiona a Dona Neuza...que pressiona o agnóstico...que pressiona o ateu para achar uma solução que faça parar a pressão sobre o meu estômago...êta pressão demais, sô ! :o
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #177 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:44:29 »
Citação de: Luz
É que ateus pressionam agnósticos até que esses declarem que não acreditam na existência de deuses e agnósticos pressionam ateus até que esses declarem que não sabem nada sobre a existência de deuses

Não vejo que seja tudo assim. Na verdade pela confusão de definição dos conceitos o que há é uma discussão para tentar definir um conjunto de idéias como X ou Y.

Mas no fundo parece que grande parte dos agnósticos aqui são ateus... :histeria:

Falando sério, o item específico que abordei anteriormente foi a conclusão do Dbohr, a qual não me pareceu correta de acordo com o conceito que ele próprio citou. Isto em momento nenhum desmerece as palavras dele, apenas mostra que os conceitos às vezes não expressam o que realmente pensamos, por serem variáveis e limitados.  :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:49:21 »
Deus pressiona o "bizorro"…que pressiona a Dona Neuza…que pressiona o agnóstico…que pressiona o ateu para achar uma solução que faça parar a pressão sobre o meu estômago…êta pressão demais, sô ! :o

Diz pra ela que o mau presságio que o besouro traz não é só morte na família. Ele também pode significar que alguém pode perder o emprego :roll:

Luz

• Visitante
« Resposta #179 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:55:03 »
Não vejo que seja tudo assim. Na verdade pela confusão de definição dos conceitos o que há é uma discussão para tentar definir um conjunto de idéias como X ou Y.

Nem eu, vejo assim:

Deus existe?

Ateu: não.
Teísta: sim.
Agnóstico: não sei.

Você acredita que deus existe?

Agnóstico: talvez.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:57:17 »
E se eu disser não sei para a primeira e não para a segunda?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #181 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:00:52 »
Verdade, discordo que talvez possa ser respondido na ultima pergunta. Nessa questão talvez é a mesma coisa que sim, pois um pequeno grau de crença já é teísmo pela própria etimologia da palavra, que é crença em deus.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #182 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:06:40 »

Esta é a melhor definição de agnóstico para mim... :woohoo:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #183 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:17:05 »
Diz pra ela que o mau presságio que o besouro traz não é só morte na família. Ele também pode significar que alguém pode perder o emprego :roll:

Tadinha da vovó...ela trabalha há mais de 10 anos comigo e falou que só sai daqui no caixão. Se eu falar isso, é capaz da Dona Neuza bate as botas e o "bizorro" acaba acertando a previsão...aí vêm a Célia ( a faxineira, que apóia as teorias da Dona Neuza ) e vai continuar com a sina "Tá veno, Seu Fred, o bizorro veio e levou a Dona Neuza ! Ô, meu Padimpadinciço !"
 :adeus:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #184 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:18:53 »
De agnóstico ateu.  Agnóstico teísta responde "não sei" e "sim".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #185 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:25:53 »

:histeria:Então você é ateu, uai?!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #186 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:28:37 »

Tadinha da vovó…ela trabalha há mais de 10 anos comigo e falou que só sai daqui no caixão. Se eu falar isso, é capaz da Dona Neuza bate as botas e o "bizorro" acaba acertando a previsão…aí vêm a Célia ( a faxineira, que apóia as teorias da Dona Neuza ) e vai continuar com a sina "Tá veno, Seu Fred, o bizorro veio e levou a Dona Neuza ! Ô, meu Padimpadinciço !"
 :adeus:

Ô minha santa piriquita!!! Faz aquilo do telefonema e vê no que dá homem!!! Se der certo ótimo, se não der arranjamos outro truque.....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #187 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:32:15 »

Nem eu, vejo assim:

Deus existe?

Agnóstico: não sei.

Você acredita que deus existe?

Agnóstico: talvez.

Pois é, você generalizou "ateus" em respostas simplistas e talvez não tão acertadas. A resposta da primeira pergunta pode variar de ateu para ateu, seja respondendo "não" ou "talvez".

Ser ateu, no fundo pode ser entendido em apenas descrer em divindade, ou seja, responder "não" na segunda pergunta e nem por isto deixar de ser agnóstico. Isto que tem que ser esclarecido.

O "talvez" no seu caso, não tem sequer o mínimo de tendência particular a um dos lados? Seja crer ou descrer? Ou você realmente consegue ser totalmente neutra nesta questão?

Ainda não havia conhecido alguém que no fundo não tivesse uma opinião particular sobre o assunto, mesmo que soubesse que não poderia afirmar categoricamente.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 17:34:35 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #188 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:32:41 »

:histeria:Então você é ateu, uai?!

Sim.  Ateu agnóstico, ou agnóstico ateu, como preferir.  O que certamente não deixa de ser ateu!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #189 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:41:32 »
Já que existem vários tipos de ateu, me ocorreu uma boa resposta para quando algum crente vier pentelhar no meio da discussão :

-Quer dizer então que você é ateu ?
-Sou.
-Que tipo de ateu ?
-Aquele que te...esclareceu. :smartass:

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #190 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:44:33 »
Já que existem vários tipos de ateu, me ocorreu uma boa resposta para quando algum crente vier pentelhar no meio da discussão :

-Quer dizer então que você é ateu ?
-Sou.
-Que tipo de ateu ?
-Aquele que te…esclareceu. :smartass:

risos... :D

Luz

• Visitante
« Resposta #191 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:15:31 »
Começou a pressão  :lol:

A gente só pode acreditar ou desacreditar em algo que desconhece. Se conhecesse seria um fato - não haveria porquê acreditar ou desacreditar. Especular é outra história.

Nem ateus e nem teístas sabem se existem ou não deuses - o que os diferencia é a postura que assumem diante disso. A partir do momento que agnósticos assumem uma postura em relação a existência ou não de deuses deixam de ser agnósticos.

Isso, pela definição dos termos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:18:06 »
Mas não podemos ser ateus e agnósticos ao mesmo tempo? Não são coisas excludentes.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #193 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:20:55 »
Me defina ateu e me defina agnóstico, Discípulo. Depois eu respondo :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #194 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:25:52 »
A partir do momento que agnósticos assumem uma postura em relação a existência ou não de deuses deixam de ser agnósticos.

Não vejo por que; um agnóstico pode muito bem ter uma opinião, possivelmente convicta, sem deixar por isso de admitir que a questão não pode ser respondida em definitivo.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #195 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:28:59 »
Agnóstico vem de a-gnose, sem ou não conhecimento. Implica conhecimento impossível, ou seja, incognocibilidade e não algo em cima do muro, na metade do caminho entre ateu e teísta, por mais que seja usado nesse sentido.

Veja, o que define o ateu ou o teísta não é a existência de deus, mas sim a crença nessa tal existência, simplesmente porque não podemos basear posições em objetos externos, mas sim na nossa compreensão destes objetos.

Já o agnosticismo diz respeito não apenas à uma crença nossa, mas sim na mudança das crenças da humanidade, pelo menos na parte que aceita argumentos lógicos. Ele diz que, por mais inteligente e receptiva que seja a humanidade, sempre haverá espaço para discordância nesse assunto, no caso para um determinado tipo de deus.

Logo, como tratam de coisas que não tem nada a ver uma com a outra, ateísmo e agnosticismo podem ser posições de uma pessoa. Na verdade é impossível alguém ser só agnóstico, ou só ateu, ou se é os dois, ou agnóstico teísta, ou ateu não-agnóstico, ou teísta não-agnóstico. Isso porque teísmo é pela definição da palavra complementar ao ateísmo e também, obviamente, não agnóstico é complementar a agnosticismo.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #196 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:32:55 »
Não vejo porque tanto dilema...o agnóstico apenas admite uma probabilidade ( impossível de ser determinada em % ) que o ateu descarta por completo ( 0%)

Luz

• Visitante
« Resposta #197 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:33:38 »
O "talvez" no seu caso, não tem sequer o mínimo de tendência particular a um dos lados? Seja crer ou descrer? Ou você realmente consegue ser totalmente neutra nesta questão?

Ainda não havia conhecido alguém que no fundo não tivesse uma opinião particular sobre o assunto, mesmo que soubesse que não poderia afirmar categoricamente.

Tende, claro, para os dois lados!
Por que eu teria problema em me assumir teísta ou ateísta se tivesse convicções?

Não vejo por que; um agnóstico pode muito bem ter uma opinião, possivelmente convicta, sem deixar por isso de admitir que a questão não pode ser respondida em definitivo.

Mas Luis, admitir que a questão não pode ser respondida em definitivo é apenas uma questão de sensatez. Não é o que define a postura. Qualquer ateu sensato sabe que não tem uma resposta definitiva - mas não tem dúvidas, por isso é ateu. É uma questão de convicção.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #198 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:34:33 »
Mais e mais me parece que para cada n pessoas existem 2n definições de agnosticismo e 2n de ateísmo :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:37:31 »
Não vejo porque tanto dilema…o agnóstico apenas admite uma probabilidade ( impossível de ser determinada em % ) que o ateu descarta por completo ( 0%)

Não é um dilema, é discordância mesmo... Partiti e eu, entre outros, achamos essa definição incorreta e difícil de aplicar em alguma situação real.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!