Autor Tópico: Um mundo inteligênte.  (Lida 22829 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Um mundo inteligênte.
« Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:08:48 »
A partir dai estes ancestrais evoluíram separadamente até chegar diversas modificações. Se isto é verdade porque não existem ancestrais inteligentes com inteligência humana?

Resposta 1: talvez tenha havido e os tenhamos matado (neandertais, por exemplo). Eram nossos inimigos naturais.
Resposta 2: pelo mesmo motivo pelo qual existem chimpanzés: eles sobreviveram, e muito bem. Aliás, até tem sagüís, orangotangos, gorilas, bonobos, etc

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2007, 16:16:30 »
pergunta :umm:
Pessoal, onde está a inteligência humana?

resposta :monkey:
Faça esta pergunta a um chipanzé por exemplo e veja a resposta que voce irar ter.

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2007, 16:51:36 »
Compare a organização social e cooperativa das abelhas com a sociedade humana. Seriam anos-luz mais inteligentes do que o homem.   :wink:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2007, 17:50:07 »
:monkey:
Faça esta pergunta a um chipanzé por exemplo e veja a resposta que voce irar ter.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2007, 00:01:59 »
O Erivelton é um cara estranho. Afirma não ter muito conhecimento das ciências, mas tem a arrogância de dizer que os cientistas estão errados. Afirma que a inteligência humana não pode ter se desenvolvido pela evolução, mas acredita que uma inteligência infinitamente mais complexa surgiu por acaso e do nada.

Erivelton, se você não quer estudar para aprender sobre como o universo se formou e como a evolução funciona, tudo bem. Você não é obrigado. Mas daí a desmerecer os profissionais que dedicam décadas de suas vidas para estudar realmente como a realidade funciona só porque você acha que Deus existe, e ainda tentar nos convencer de que você está certo não é forçar a barra?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Renato

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2007, 11:56:51 »
:monkey:
[/quote]

Eu achei essa afirmação tão estranha q estou pensando em por em prática...(algué conhece algum chinpanzé q more perto da vila madalena??) :hihi: :hihi:

O Erivelton é um cara estranho. Afirma não ter muito conhecimento das ciências, mas tem a arrogância de dizer que os cientistas estão errados. Afirma que a inteligência humana não pode ter se desenvolvido pela evolução, mas acredita que uma inteligência infinitamente mais complexa surgiu por acaso e do nada.

Erivelton, se você não quer estudar para aprender sobre como o universo se formou e como a evolução funciona, tudo bem. Você não é obrigado. Mas daí a desmerecer os profissionais que dedicam décadas de suas vidas para estudar realmente como a realidade funciona só porque você acha que Deus existe, e ainda tentar nos convencer de que você está certo não é forçar a barra?

:apoiado:
"Dois erros não fazem um acerto, mas três direitas viram pra esquerda." Hehehe.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:10:02 »
:?

Sou só eu que estou absurdamente incomodado com o "Inteligênte" do título do tópico? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #32 Online: 21 de Janeiro de 2007, 15:31:57 »

Sou só eu que estou absurdamente incomodado com o "Inteligênte" do título do tópico? :hein:

Por quê, pêlo acênto circunflêxo ? :lol:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 21 de Janeiro de 2007, 15:48:46 »

Brrrrrrr...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #34 Online: 22 de Janeiro de 2007, 08:04:42 »
:suspiro:

Erivelton, o pessoal lá de origens & evolução (muitos deles profissionais da área) já lhe explicou n vezes o mecanismo da evolução. Em outros tópicos nós também já lhe falamos várias vezes que a ação de um ser inteligente é desnecessária para explicar a complexidade do mundo, mas você parece simplesmente se recusar a aceitar essas explicações...
Deixa eu te contar uma história.

Durante grande parte da sua história, os antigos egipcios só conheciam um rio - o Nilo. Esse rio, como sabemos, corre do sul para o norte. O que aconteceu então foi que os egípcios antigos associaram fortemente as direções sul-norte e norte-sul com os conceitos de a-favor-da-corrente e contra-a-corrente, de tal forma que eles usavam uma expressão para significar a outra. Foi então que um dia eles entraram em contato com os povos da Mesopotâmia e conheceram os rios Tigre e Eufrates que (surpresa!) correm do norte para o sul (mais ou menos). Os egipcios então os descreveram como "os estranhos rios que vão contra-a-corrente apesar de irem a-favor-da-corrente"! :)
Moral da história: o fato de você ter uma certa concepção do mundo não quer dizer que o mundo tenha que se conformar a ela.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:17:08 »
Erivelton, o pessoal lá de origens & evolução (muitos deles profissionais da área) já lhe explicou n vezes o mecanismo da evolução. Em outros tópicos nós também já lhe falamos várias vezes que a ação de um ser inteligente é desnecessária para explicar a complexidade do mundo, mas você parece simplesmente se recusar a aceitar essas explicações…
Não entendi.
Como poderíamos explicar a complexidade do mundo se não fosse pela inteligência?
Moral da história: o fato de você ter uma certa concepção do mundo não quer dizer que o mundo tenha que se conformar a ela.
Agora fiquei mais confuso. Vou tentar entender. Não, não, não entendi mesmo :?:
Citação se alenônimo:
Realmente não tenho um profunto conhecimento, mas isto não quer dizer que eu seja um ignorante no assunto. Eu acredito sim na evolução mas não em todas as espécieis. A prova disto está na inteligência humana. Porque entre tantas espécieis somente o homem caiu a sorte de possuir uma memória que acarreta a manter a vida no planeta. Desde que existiu seres vivos porque somente agora no século 20 a ciência veio evoluir?
Não desmereço profissional nenhum da ciência, mas sou cético e crítico com relação a evolução. Aliás: Eu sou o único que não acredita na evolução?
Não quero tentar concencer ninguém, pois cada um tem suas convicções. Pelo contrário estou querendo ser convencido. Sinceramente eu não consigo conceber esta idéia de evolução. Se a evolução não tem propósito e uniformidade em sua criação veríamos pelo menos um animal inteligente entre tantas espécieis desde que tudo começou. Não acha?
Eu também sou cético a única diferença é que eu acredito em Deus.
Ciação de Jcatino:
Você já viu uma inteligência como a de um formigueiro ? E a de um polvo ? E a de um elefante ?
Qual são as atribuições da inteligência humana que vc vê como sendo única ?
Aquela que faz a ciência evoluir estudando sua complexidade.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 09:20:45 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:24:26 »
Como poderíamos explicar a complexidade do mundo se não fosse pela inteligência?

Não está provado que é preciso explicá-la.  Muitos processos se tornam espontaneamente complexos simplesmente por sua evolução natural.

Pode-se inclusive argumentar que essa é uma evidência de que não existem divindades; se existissem, a existência não seria tão complicada.

Porque entre tantas espécies somente o homem caiu a sorte de possuir uma memória que acarreta a manter a vida no planeta. Desde que existiu seres vivos porque somente agora no século 20 a ciência veio evoluir?

Não acontece nem uma coisa nem a outra, Erivelton.  A vida no planeta já existia beeeem antes do ser humano e nunca precisou de nós.

E a ciência tem uma longa história de desenvolvimento também.  Muitos dos passos mais significativos foram antes do século XX.

Não desmereço profissional nenhum da ciência, mas sou cético e crítico com relação a evolução. Aliás: Eu sou o único que não acredita na evolução?

Aqui no fórum?  Acho que não, mas chega bem perto.

Não quero tentar concencer ninguém, pois cada um tem suas convicções. Pelo contrário estou querendo ser convencido. Sinceramente eu não consigo conceber esta idéia de evolução. Se a evolução não tem propósito e uniformidade em sua criação veríamos pelo menos um animal inteligente entre tantas espécies desde que tudo começou. Não acha?

Inteligência é algo gradual.  Muitos animais são inteligentes, principalmente cetáceos e primatas.  O que eles não tem (ainda) e o ser humano tem é uma linguagem que permita o desenvolvimento de uma cultura.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:38:11 »
O Deus das Lacunas não é uma hipótese satisfatória depois que estudamos Cosmologia e Evolução. Ou mesmo apenas uma delas :-)
O assunto ainda está só começando. Preciso ir trabalhar. Amanhã se Deus quiser estarei de volta ou então segunda feira. Vou deixar minha ultima pergunta por hoje: O corpo humano humano é uma máquina inteligente onde cada orgãos tem suas funções definidas. Eu gostaria de saber: Se a materia não tem inteligência como evoluiu perfeitamente. O ultimo estágio da criação humana foi o cérebro?
Abraços. Até a próxima.

Mas quem foi que te disse que "a matéria" -- ou a vida, ou o corpo humano, quais sejam -- evoluiu "perfeitamente"?

Se a evolução do corpo humano tivesse sido "perfeita", não seríamos tão suscetíveis às doenças, especialmente as degenerativas. Não teríamos um apêndice, que só serve para infeccionar. Entre um monte de outras coisas.

Se por "perfeição" você quer dizer bem adaptado ao meio em que vive, só posso dizer que isso é mais uma evidência em favor da Evolução. Uma forma de vida que possuísse características que facilitassem sua existência num determinado ambiente tenderia a prosperar mais que outra forma de vida com características adversas ao mesmo ambiente. Simples assim. :-)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:16:07 »
Se a evolução do corpo humano tivesse sido "perfeita", não seríamos tão suscetíveis às doenças, especialmente as degenerativas. Não teríamos um apêndice, que só serve para infeccionar. Entre um monte de outras coisas.
Não estou falando de doenças e sim da perfeição da máquina humana. Os seus orgãos interior passo a passo. Suas funções, me entendeu. 
Se por "perfeição" você quer dizer bem adaptado ao meio em que vive, só posso dizer que isso é mais uma evidência em favor da Evolução. Uma forma de vida que possuísse características que facilitassem sua existência num determinado ambiente tenderia a prosperar mais que outra forma de vida com características adversas ao mesmo ambiente. Simples assim. :-)
Acompanhando o seu raciocínio, como seria a evolução humana para uma possível mudança climática?
Citação de Luís dantas:Não está provado que é preciso explicá-la.  Muitos processos se tornam espontaneamente complexos simplesmente por sua evolução natural. Pode-se inclusive argumentar que essa é uma evidência de que não existem divindades; se existissem, a existência não seria tão complicada.
Este é um verdadeiro pensamento cético. Não sabemos nem se existimos. Será que estamos vivos?
O grande mestre Jesus afirmou:Deixe que os mortos enterrem seus mortos. Será que estamos mortos?
Evolução natural: Voce acabou de afirmar que a vida não tem sentido.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:22:03 »
Eu sempre disse que a vida não tem um sentido inerente.  E também que temos a possibilidade de criar um para ela.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:29:26 »
Não estou falando de doenças e sim da perfeição da máquina humana. Os seus orgãos interior passo a passo. Suas funções, me entendeu. 

Oh, sim.

E você? Entendeu o que eu disse? Como é que a gente pode desenvolver um Alzheimer se o cérebro fosse uma máquina perfeita? Alzheimer me parece uma funesta e cruel imperfeição.

Acompanhando o seu raciocínio, como seria a evolução humana para uma possível mudança climática?

Depende.

A mudança climática seria lenta e gradual (como parece estar acontecendo agora, se bem que não tão gradual assim), ou violenta (como a que se daria se caísse um enorme asteróide na Terra)?

Nossa inteligência, e mais que isso, nossa tecnologia, nos permitiria ter chances melhores de sobrevivência sem que necessariamente uma ou outra característica genética fosse selecionada. Mas suponha a seguinte situação: uma nova e violenta Era do Gelo se abate no planeta, destruindo os vestígios de civilização e os milênios de cultura. É possível imaginar que os humanos com tendência a engordar fácil tenham uma chance melhor de sobreviver e prosperar que os que não conseguem armazenar gordura com tanta facilidade. Isso seria um exemplo meio bobo (e algum biólogo por favor me corrija) de Pressão Seletiva. Assim, quando a Era do Gelo passasse e os alimentos não mais fossem escassos, os sobreviventes da humanidade teriam uma tendência maior a engordar.

Este é um verdadeiro pensamento cético. Não sabemos nem se existimos. Será que estamos vivos?
O grande mestre Jesus afirmou:Deixe que os mortos enterrem seus mortos. Será que estamos mortos?

Isso é um sofisma. Não faz o menor sentido dizer que estamos mortos, ao menos não num sentido literal.

E de fato, a vida não tem sentido, a não ser aquele que resolvemos dar à ela. Isso se chama auto-determinação :-)

EDIT: Obrigado, Dantas :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:31:19 »
Disponha, Dbohr.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:59:33 »
Inteligência é algo gradual.  Muitos animais são inteligentes, principalmente cetáceos e primatas.  O que eles não tem (ainda) e o ser humano tem é uma linguagem que permita o desenvolvimento de uma cultura.
Nao se esqueca do nosso polegar.
Dando um exemplo meio sem fontes, da cultura popular, dizem que golfinhos sao tem um cerebro comparavel ao nosso, porem por causa do ambiente que vivem (quero ver um golfinho acender um fogo), e da falta de meios para usar ferramentas (um pega um prego com a boca, o outro pega o martelo e comecam a trabalhar? :roll:), nao desenvolveram tecnologias muito maiores.
"The patient refused an autopsy."

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:04:05 »

Abraços para todos. Boas pesquisas.
E você? Entendeu o que eu disse? Como é que a gente pode desenvolver um Alzheimer se o cérebro fosse uma máquina perfeita? Alzheimer me parece uma funesta e cruel imperfeição.
Ok! entendi, mas doenças não tem nada haver com o perfeito funcionamento dos orgãos humanos. Quando uma doença aparece é devido ao meio (fenótipo) que muda as funções genéticas. Um corpo sadio sem doenças está em perfeito estado. Concorda?
Isso seria um exemplo meio bobo (e algum biólogo por favor me corrija) de Pressão Seletiva. Assim, quando a Era do Gelo passasse e os alimentos não mais fossem escassos, os sobreviventes da humanidade teriam uma tendência maior a engordar.
Aguardo uma definição melhor sua ou de alguém que queira se manifestar.
E de fato, a vida não tem sentido, a não ser aquele que resolvemos dar à ela. Isso se chama auto-determinação
Citação Dantas:Eu sempre disse que a vida não tem um sentido inerente.  E também que temos a possibilidade de criar um para ela.
Isto é que não entendo: Se a vida não tem sentido como podemos dar sentido a ela.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #44 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:18:53 »
Ok! entendi, mas doenças não tem nada haver com o perfeito funcionamento dos orgãos humanos. Quando uma doença aparece é devido ao meio (fenótipo) que muda as funções genéticas. Um corpo sadio sem doenças está em perfeito estado. Concorda?

Eu discordo: você pode estar perfeitamente sadio atualmente, mas ter defeitos genéticos que criam predisposiçào para o desenvolvimento de doenças no futuro, como câncer e doenças cardíacas. Mas não é só isso: onde já se viu um corpo masculino perfeito no qual a próstata está localizada ao redor da uretra, de forma que qualquer inflamação causa o fechamento do canal urinário? E qual seria o motivo perfeito para a menstruação? Você já viu como o olho humano se conecta ao nervo ótico? E o já citado apêndice? E os rins e a vesícula, que tendem a acumular pedras? E as doenças autoimunes?
Perfeição my ass [1]

Citação de: Erivelton
Isto é que não entendo: Se a vida não tem sentido como podemos dar sentido a ela.

Não sei se vai lhe ajudar, mas faço a seguinte analogia: ninguem nasce médico, ou engenheiro, ou professor. Somos nós que um dia decidimos nos tornar esses profissionais, ao ponto de muitas vezes ficarmos profundamente identificados com essas profissões. Com o "sentido da vida" é a mesma coisa: decidimos que nossa vida terá sentido ao criarmos uma família, ou uma grande obra de arte, ou se ganharmos o campeonato regional de jogo de botão, etc. A escolha é nossa.

[1] O que é verdade, pelo menos segundo minha namorada :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #45 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:41:28 »
Isso seria um exemplo meio bobo (e algum biólogo por favor me corrija) de Pressão Seletiva. Assim, quando a Era do Gelo passasse e os alimentos não mais fossem escassos, os sobreviventes da humanidade teriam uma tendência maior a engordar.
Aguardo uma definição melhor sua ou de alguém que queira se manifestar.

Bom, não sendo estudioso da área, não tenho como dizer se esse é um exemplo apropriado, mas acho que funciona pelo menos para compreender a idéia por trás do mecanismo da Pressão Seletiva.

E de fato, a vida não tem sentido, a não ser aquele que resolvemos dar à ela. Isso se chama auto-determinação
Citação Dantas:Eu sempre disse que a vida não tem um sentido inerente.  E também que temos a possibilidade de criar um para ela.

Como você pode dar nome à uma criança recém-nascida? Ela não tinha nome antes.

Ao aceitar que a vida não tem sentido, podemos nos desesperar, podemos virar cínicos, ou podemos dar de ombros e continuar vivendo da melhor forma que pudermos. Isso é dar sentido à vida - aquele que escolhermos.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Janeiro de 2007, 12:04:12 »

Brrrrrrr…

De início, parece que esta é uma questão menor ( por isso me abstive de comentâ-la anteriormene ), mas já que alguém de predispôs a fazer esta observação, vou dar a minha opinião também.

Acho que este "inteligênte" é muito mais do que um simples erro de acentuação. Por ser no título do tópico, por seu autor, por sua proposta e por ser justamente a frase "Um mundo inteligente"...considero-o muito mais emblemático e representativo do que aparenta.

Filosoficamente, ele resume bem a percepção do mundo pela maioria das pessoas. Meu sonho é um dia podermos corrigir esse acento de maneira mais ampla...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #47 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:41:28 »
Processo. A evolução é simples, o fraco e burro morre por não conseguir rachar cocos ou usar uma ferramenta, só os fortes e inteligentes se mantém. Não há inteligência, a evolução é puramente por um processo, ou "por acaso" em termos religiosos.
Realmente não tenho um profunto conhecimento, mas isto não quer dizer que eu seja um ignorante no assunto. Eu acredito sim na evolução mas não em todas as espécieis. A prova disto está na inteligência humana. Porque entre tantas espécieis somente o homem caiu a sorte de possuir uma memória que acarreta a manter a vida no planeta. Desde que existiu seres vivos porque somente agora no século 20 a ciência veio evoluir?
Não quero tentar concencer ninguém, pois cada um tem suas convicções. Pelo contrário estou querendo ser convencido. Sinceramente eu não consigo conceber esta idéia de evolução. Se a evolução não tem propósito e uniformidade em sua criação veríamos pelo menos um animal inteligente entre tantas espécieis desde que tudo começou. Não acha?
Esse argumento é a favor de design inteligente ou de inteligente extra-terrestre? Não sei diferenciar.
O ser humano não foi uma arte bem pintada, não é uma inteligência que nos deu órgãos perfeitos, é a seleção natural: os que tinham órgãos mal-feitos morreram.
Vivo ou morto é sentido que demos a nosso estado enquanto estamos conscientes e quando o corpo é condenado a apodrecer.
Mais correto seria questionar: estar vivo é significativo?
Ego.
Nossa vida tem um sentido, temos um significado, há um ser infinitamente poderoso nos protegendo (Deus). Aliás, até nem só com nós mesmo, mas quanto mais parecido com nós, mais queremos proteger: você dá mais direitos aos mamíferos além do homem ou insetos?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:01:07 »
Bom, não sendo estudioso da área, não tenho como dizer se esse é um exemplo apropriado, mas acho que funciona pelo menos para compreender a idéia por trás do mecanismo da Pressão Seletiva.
Conclusão:Acreditar na evolução sem questionar seria o menmo que acreditar em Deus. Se eu como cristão questiono a Deus porque não voce questionar a evolução.
Estive pensando em mais uma:
Vamos voltar ao passado e estamos vivendo na época do homem de cro-magno. De repente nasce uma criança inteligente devido a uma mutação genética e os pais não sabem. Sabemos que nossa cultura é de acôrdo com a educação. A prova disto esta em uma cultura dos índios e crianças do nordeste para o pessoal da cidade. Quer dizer: O homem atual sempre seria o homem de ontem devido aos ensinos que recebeu. Um ser inteligente da época podia acontecer como um caso isolado de mutação e isto não que dizer que seus filhos também seriam inteligentes. A mesma coisa seria perguntar hoje: Porque não nasce em quantidades grandes hoje pessoas com memórias de nosso ancestral comum?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Janeiro de 2007, 19:37:38 »
Vamos voltar ao passado e estamos vivendo na época do homem de cro-magno. De repente nasce uma criança inteligente devido a uma mutação genética e os pais não sabem.
Um ser inteligente da época podia acontecer como um caso isolado de mutação e isto não que dizer que seus filhos também seriam inteligentes.

Quer dizer que a tal inteligência seria uma mutação genética ?? Você está ofendendo o coitado do Homem de Cro-Magnon... :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!