Parece que você está confundindo educação com "inteligência". São claramente diferentes.
Eu sempre aprendi que a nossa capacidade mental vai se desenvolver de acôrdo com o que recebemos na educação.
Não é bem assim.
Você pode receber uma enorme quantidade de instrução, e através de muito esforço e exercício, ser capaz de lidar bem com as informações que você tem. Uma outra pessoa pode ter a mesma quantidade de instrução que você teve, mas devido às suas características próprias, vai processar informação de maneira mais eficiente, ou menos eficiente que você.
Dei exemplo dos índios e o comportamento da criança do interior para uma da cidade. Quando voce se desenvolve na cidade grande claro que sua educação em casa será uma, mas na rua será outra e com isto a capacidade mental poderá ser desenvolver.
Mas aí serão diferenças culturais, que também são diferentes do que estava sendo discutido aqui. Eu francamente não vejo onde você quer chegar.
E como assim, memórias do nosso ancestral comum??? Não entendi…
O grau de inteligência de nossos ancestrais para o nosso atual não tinham menor capacidade de raciocínio?
Se temos uma linhagem genética então possuímos características deles.
Você está sugerindo que deveríamos herdar a
memória dos nossos ancestrais? Ou que deveríamos herdar a inteligência menos desenvolvida deles?
Seja como for, as duas coisas não ocorrem. Se herdássemos a memória dos nossos ancestrais, você já nasceria lembrando detalhes históricos que o seu bisavô testemunhou, por exemplo. Ou por outra, dizer que as habilidades cultivadas são passadas adiante, o que é Lamarckismo.
Sugerir que deveríamos herdar capacidades menos desenvolvidas dos nossos ancestrais é o mesmo que dizer que a Evolução dá saltos "para frente e para trás". Entenda:
não existe direcionamento ou finalidade na Evolução. Nem sequer existe a idéia de "progresso", por mais que a linguagem comum associe a idéia de "evoluir" a "avançar, progredir".
Assim, embora possa acontecer de uma mutação prejudicar a capacidade de processamento de informações de um indivíduo, se no geral essa mutação não ajudar a capacidade de reprodução desse indivíduo, ela não será passada adiante. Nós somos mais inteligentes que nossos ancestrais porque foi justamente nossa inteligência que possibilitou que sobrevivêssemos até agora.
Citação de Tails:
Aprendemos com o tempo, durante a vida. Pessoas com mais inteligência tendenciam a aprender mais e adquirir mais conhecimento.
E quando uma criança mora nas matas recebendo educação de pais sem uma cultura da cidade. Como seu grau de inteligência vai aumentar?
Vide acima.
Inteligência é diferente de cultura, que é diferente de grau de instrução.
Talvez
Hummm…Será que se trouxesse um chipanzé para trabalhar na cidade grande ele se desenvolveria?
Parece que os astronautas já levaram um para o espaço, mas foi pura frustação.
Vide acima. De novo.
Inteligência é diferente de cultura, que é diferente de grau de instrução. De novo.
Meu caro Erivélton…
Eu sou um ser limitado e sei que vou me cansar demais em explicar todo o processo de evolução descrito em diversos materiais científicos. É teoria? Pode-se dizer que a evolução ainda é uma teoria, mas uma teoria que a cada dia está sendo mais reforçada devido a "convergência" de resultados em diversas áreas da ciência como biologia, psicologia, geologia etc.
Eu também sei que é teoria. Por isto investigo e questiono.
A gente chama de teoria por uma questão de formalismo científico. Só que o Evolucionismo é apoiado por um monte de áreas diversas, tais como: geologia, tectonismo de placas, cosmologia e astrofísica, rádio-datação etc.
É isso que significa convergência. Todas essas ciências apontam para a mesma coisa.