Autor Tópico: Um mundo inteligênte.  (Lida 22831 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Um mundo inteligênte.
« Resposta #75 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:40:10 »
Você não explicou o que você acha que a Teoria da Evolução diz. Insisto nesta pergunta.
Para começar eu lhe afirmaria isto:Não há grupos humanos que se tenham diferenciado em espécies distintas, pois espécies são grupos biológicos que não se intercruzam habitualmente na natureza, mesmo quando os indivíduos habitam o mesmo território.

Cro-Magnon e Neanderthals, só para citar. Homo florienses, uma descoberta recente. Pode ser que alguns tenham conseguido se intercruzar, mas isto não está bem determinado ainda. Seja como for, eram diferentes espécies de Humanos.
Só uma correção. O homem de Cro-Magnon é um Homo sapiens.

Existem dezenas de espécies de hominídeos conhecidos com variados graus de inteligência desde o Australoptecus. Posso citar o Homo ergaster, Homo habilis, Homo antecessor, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, etc..

Quanto a seres humanos não terem se diferenciado em espécies distintas, não houve tempo suficiente. Falta conhecimento de biologia básica de ensino médio a você, Erivelton. Qualquer texto de evolução de EM lhe ensinará que duas espécies em isolamento geográfico forem postas em contato antes de haver isolamento reprodutivo, teremos apenas a formação de novas raças ao invés de novas espécies.

Os diferentes grupos humanos não ficaram isolados tempo o suficiente nem para formarem novas raças, quanto mais espécies diferentes.

Citação de Dantas:Por que você acha que não haverá animais com inteligência igual à humana?
As células sexuais de cada espécie tem suas estruturas definidas que não podem ser alteradas. Chego através desta conclusão que a espécie humana sempre foi inteligente. O homem primitivo tinha sua evolução mental voltada para as divindades. Hoje com o avanço intelectual as idéias surgiram e apareceu o evolucionismo.

Como assim, não podem ser alteradas? E a radiação? E as doenças? E as mutações? As duas últimas sentenças eu confesso que nem sei por onde começar a comentar, de tão sem sentido…

Erivelton, me desculpe dizer, mas você não parece ter entendido a Teoria da Evolução.
Não só não entendeu, como simplesmente ignorou tudo o que já foi discutido e explicado a ele em outro tópico na área de Origens e Evolução.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #76 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:45:08 »
Erivelton, me desculpe dizer, mas você não parece ter entendido a Teoria da Evolução.
Não estou falando de animais que enxergam infra vermelho, estou falando de inteligência. Por gentileza não mude de assunto.

Não estou mudando de assunto. Estou fazendo uma comparação e tentando explicar porque essa conversa de só o homem ser inteligente e por isso não existe Evolução é furada.

Você viu tudo o que foi comentado sobre a possibilidade de inteligência animal, em cetáceos e primatas? Leu algo sobre as pesquisas neste campo? O que pensa sobre isso?

Entendo sim a teoria da evolução. Isto está determinado dentro de uma mesma espécie e não de espécie distintas. Eu continuo afirmando o homem sempre foi inteligente. Não tem esta que no passado sua inteligência era igual a um animal irracional.

O que você entende por "ser humano"? Cro-Magnons eram homens para você? E Neanderthals? Australopitecus? E tantos outros? Quando o homem começou a ser homem, segundo o que você entende?

O homem evoluiu mentalmente com o decorrer dos séculos a ponto de fazer a ciência evoluir. Esta teoria da evolução que não aceito, afirmando o homem do passado ser irracional. Evolução mental através do conhecimento. Isto é que eu acredito.

Mas isso que você chama de evolução mental através dos séculos não tem nada a ver com a evolução de Darwin, não importa o quanto você queira confundir as duas.

Entenda uma coisa, por favor. Não estou caçoando de você. Estou querendo saber do que você está falando quando diz "evolução". Então, vou perguntar de novo:

Para os propósitos deste debate, por favor deixe claro o que você entende por Evolução Darwiniana - o que é, como se deu, como ela explica as formas de vida que observamos hoje. Faça críticas à teoria e aponte onde você acha que ela está errada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #77 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:56:19 »
Para os propósitos deste debate, por favor deixe claro o que você entende por Evolução Darwiniana - o que é, como se deu, como ela explica as formas de vida que observamos hoje. Faça críticas à teoria e aponte onde você acha que ela está errada.
Dbohr, minha historinha serve para compreendimento dela ou falta algo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #78 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:59:10 »
É que eu queria ver o que ele pensa :-)

Já acompanhei outras discussões com o Erivelton e me parece que ele tem uma definição toda própria dos termos que usa. Por isso gostaria que ele dissesse exatamente o que ele entende por evolução darwiniana.

Narkus

• Visitante
« Resposta #79 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:42:46 »
Ah…
O Erivélton acho que nunca teve cachorro, nunca viu primata no zoológico pra ver que os animais não são seres de inteligência medíocre.

Erivélton… Vc não compreende a evolução nem sob um ponto de vista "macroscópico". Se vc ler o "O Gene Egoísta" vai comecar a entender como o processo funciona.

Parece que vc mal compreende o que é de fato uma "seleção natural" e nem o que são "mutações genéticas"… E mesmo que saiba o que é um ou outro, acho pouco provável que vc compreenda a relação dessas duas "variáveis" no processo de evolução.

Vc precisa ler mais… Assistir mais o Discovery Channel e Animal Planet…
Comece lendo "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 17:44:56 por Narkus »

Narkus

• Visitante
« Resposta #80 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:49:42 »
Bom...
Achei esse video no youtube...

Pra mim estes animais foram treinados, mas o comportamento do chipanzé no inicio do vídeo não me é estranho :)

Narkus

• Visitante
« Resposta #81 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:55:26 »
Esse aki tbm eh mto bom!

Esse dai eu jah tinha visto no Discovery Channel (Ou Animal Planet, nao lembro)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #82 Online: 24 de Janeiro de 2007, 09:15:43 »
Narkus, só voce mesmo para me fazer alegrar no meio de tantos bombardeios. Gostei dos vídeos.
Se aquela cobra fosse mais irracional do que é, aquele macaco ía virar um bom prato de comida. Já o outro tem um instinto muito brincalhão e se dar um azar de cair daquele galho poderia ser fatal.
Citação de Angelo:Existem dezenas de espécies de hominídeos conhecidos com variados graus de inteligência desde o Australoptecus. Posso citar o Homo ergaster, Homo habilis, Homo antecessor, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, etc…
Até na nossa espécie existe diferentes graus de inteligência. Isto é variação genética dentro de uma mesma espécie.
Quanto a seres humanos não terem se diferenciado em espécies distintas, não houve tempo suficiente. Falta conhecimento de biologia básica de ensino médio a você, Erivelton. Qualquer texto de evolução de EM lhe ensinará que duas espécies em isolamento geográfico forem postas em contato antes de haver isolamento reprodutivo, teremos apenas a formação de novas raças ao invés de novas espécies.
O ser humano é composto de várias raças. Isto é variação genética dentro de uma mesma espécie.
Os diferentes grupos humanos não ficaram isolados tempo o suficiente nem para formarem novas raças, quanto mais espécies diferentes.
Diz a evolução que a linhagem que originou o ser humano e o chipanzé sofreram diversas modificações, isto significa dizer que viemos de um mesmo ancestral.
É justamente nesta colocação o qual não aceito e faço as minhas críticas…
Citação de Dbohr:Para os propósitos deste debate, por favor deixe claro o que você entende por Evolução Darwiniana - o que é, como se deu, como ela explica as formas de vida que observamos hoje. Faça críticas à teoria e aponte onde você acha que ela está errada.
Depois mando minha explicação melhor. Estou sem tempo hoje.
O que você entende por "ser humano"? Cro-Magnons eram homens para você? E Neanderthals? Australopitecus? E tantos outros? Quando o homem começou a ser homem, segundo o que você entende?
Repito mais uma vez que sempre defendi a idéia de que o homem surgiu com um cérebro aperfeiçoado entre todas as demais espécieis existentes no que faria discernir o certo do errado e poder também evoluir mentalmente a ponto de hoje ter feito a ciência evoluir em todas as áreas. O homem atual do passado não tinha sua mente evoluída para a ciência, pois era voltada apenas para a agricultura e o bem social. Com o crescimento da população os grupos foram se formando e diversas raças se espalharam pelo oriente divindo assim a cultura mental de cada povo. Uns evoluiram mais e outros menos. Apesar destas mudanças o ser humano nunca perdeu sua consciência moral, racional e que também possuia o conhecimento de Deus. Os animais não tem esta postura.
Considero ser impossível o ser humano ter evoluído de uma hora para outra do irracional para o racional, pois nosso ancestral segundo a evolução surgiu a 30.000 atrás e com o aparecimento do homem moderno em 10.000 muito já fez pela evolução da vida em benefício para todos.
Se viemos de um ancestral com inteligência bem inferior a nossa surgiram diversas perguntas:
1º) quantos humanos modernos nasceram inteligentes?
2º) Houve uma mutação genética em grupos ou isoladamente?
3º) Toda aquela nova raça nasceria inteligênte?
Se trouxermos para hoje a experiência de mutações vemos que pessoas que nascem doentes mentais(sem inteligência) é bem inferior ao número de pessoas sadias. Os homens inteligentes da época seriam também em menor escala.
Até a próxima.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #83 Online: 24 de Janeiro de 2007, 09:50:41 »
Erivelton, eu fiz aquela historinha tentando resumir a evolução. Tente entendê-la.
O ser humano é composto de várias raças. Isto é variação genética dentro de uma mesma espécie.
Raças entre os homens?
Apesar destas mudanças o ser humano nunca perdeu sua consciência moral, racional e que também possuia o conhecimento de Deus.
???

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 24 de Janeiro de 2007, 12:11:57 »
Existem dezenas de espécies de hominídeos conhecidos com variados graus de inteligência desde o Australoptecus. Posso citar o Homo ergaster, Homo habilis, Homo antecessor, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, etc…
Até na nossa espécie existe diferentes graus de inteligência. Isto é variação genética dentro de uma mesma espécie.
Não Erivelton. Todas essas são espécies distintas de hominídeos, não são a mesma espécie.

A variação entre humanos não chega a constituir raças distintas, justamente porque não houve tempo de isolamento suficiente para tal.

Diz a evolução que a linhagem que originou o ser humano e o chipanzé sofreram diversas modificações, isto significa dizer que viemos de um mesmo ancestral.
E o que tem isso a ver com a minha frase? Não misture a evolução do gênero Homo como um todo com a história recente e particular da espécie sapiens.

É justamente nesta colocação o qual não aceito e faço as minhas críticas…
Baseado em quê? Apenas na sua fé? Vá estudar e tente refutar as evidências fósseis, arqueológicas e de dna mitocondrial. Se conseguir volte aqui para falar isso.

Ciência não é feita de "achismos" ou do que você acha que deve ter sido, ignorando todos os fatos e evidências.

Considero ser impossível o ser humano ter evoluído de uma hora para outra do irracional para o racional
Já mostrei que existem diversos ancestrais de hominídeos, com graus variados de inteligência e um aumento gradativo entre as várias espécies ancestrais.

Repito mais uma vez que sempre defendi a idéia de que o homem surgiu com um cérebro aperfeiçoado entre todas as demais espécieis existentes no que faria discernir o certo do errado e poder também evoluir mentalmente a ponto de hoje ter feito a ciência evoluir em todas as áreas.
Você defende essa idéia sem evidência alguma, apenas baseado na sua crença e ignorando todas as evidências em contrário.

Com o crescimento da população os grupos foram se formando e diversas raças se espalharam pelo oriente divindo assim a cultura mental de cada povo. Uns evoluiram mais e outros menos.
Isso não passa de racismo puro e simples.

pois nosso ancestral segundo a evolução surgiu a 30.000 atrás e com o aparecimento do homem moderno em 10.000 muito já fez pela evolução da vida em benefício para todos.
De onde você tirou isso???

O Homo sapiens tem cerca de 200.000 anos, não 30.000 ou 10.000.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:44:31 »
Qual seria o ponto desses links?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 24 de Janeiro de 2007, 21:13:28 »
A inteligência-macho veio do barro e a inteligência-fêmea é fruto da primeira.

Pronto. Ficou legal, Erivelton? Hoje eu tô bíblico...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #88 Online: 24 de Janeiro de 2007, 21:42:48 »
http://www.geocities.com/Athens/Agora/1417/Biblia/Bib-At6.htm
http://www.sergiosakall.com.br/primitiva/homens_primatas.html
Dei uma lida por cima e parece-me que são bons textos para se ler. Não digo "Puxa! Mas que textos magníficos são esses!" mas já quebra o seu galho para entender um pouco da evolução.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 24 de Janeiro de 2007, 23:12:25 »
http://www.geocities.com/Athens/Agora/1417/Biblia/Bib-At6.htm
http://www.sergiosakall.com.br/primitiva/homens_primatas.html
Dei uma lida por cima e parece-me que são bons textos para se ler. Não digo "Puxa! Mas que textos magníficos são esses!" mas já quebra o seu galho para entender um pouco da evolução.
Os textos possuem vários erros crassos, como considerar que o homem de Cro-Magnon seja uma espécie distinta e não um homo sapiens e que este último teria surgido apenas há 10.000 anos.

Existe muita literatura bem melhor do que essa para se aprender sobre o assunto, como o especial da Scientific American Brasil sobre evolução humana.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #90 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:48:32 »
Eu ia comentar o texto do Erivelton, mas tive umas complicações ontem.

Insisto na minha pergunta: o que é Evolução Darwiniana para você, Erivelton? Quais são seus pontos principais? O que tem nela que você discorda? Respostas objetivas e não links, se possível.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #91 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:26:07 »
Erivelton, é impressão minha ou você acha que a inteligência vem por um motivo maior e desconhecido?
Cientificamente ela vem pelo fato da utilidade em utilizar ferramentas, segundo a teoria Darwin digamos que seja algo como "há mais chances de sobreviver para os que tem cérebro maior".

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #92 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:01:10 »
Erivelton, é impressão minha ou você acha que a inteligência vem por um motivo maior e desconhecido?
Creio que a nossa consciência possui uma inteligência à parte que faz a diferença do homem racional para o irracional.
Associado a este vem as células do pensamento que determinará o grau de inteligência de cada espécie.
Se a consciência inteligência fosse algo material veríamos animais fazendo pré-vestibulares para a próxima temporada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #93 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:19:45 »
Se a consciência inteligência fosse algo material veríamos animais fazendo pré-vestibulares para a próxima temporada.
Não, os animais possuem um cérebro menor.
Consegue compreender a idéia da proporção tamanho do cérebro X inteligência? Qual o mistério nisso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:22:57 »

Se eu entendi bem, você está dizendo que se não houvesse um desígnio divino decretando que o ser humano deve ser sentiente e os animais não, hoje já teríamos animais com linguagens articuladas como a do ser humano?

É isso?

Nesse caso eu diria que você está simplesmente apressado demais.  A linguagem é algo bem recente para seres humanos.  "A qualquer momento", em poucos milhares de anos, não será mais uma exclusividade humana.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #95 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:27:48 »
Para não dizer que parece trair um certo chauvinismo antropocêntrico :-)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #96 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:32:07 »
Eu ia comentar o texto do Erivelton, mas tive umas complicações ontem.  Insisto na minha pergunta: o que é Evolução Darwiniana para você, Erivelton? Quais são seus pontos principais? O que tem nela que você discorda? Respostas objetivas e não links, se possível.
Dbohr, accho que não seria muito vantajoso eu querer explicar o que concordo e o que discordo de Darwin. O foco principal da questão seria a inteligência humana em sua suposta evolução. A evolução defende que os ancestrais do homem eram menos inteligêntes do homem atual. Estas afirmações são baseadas em teorias devido os objetos achados em cavernas. Para provar que era evolução de espécie humana Darwin precisaria tirar DNA da ossada.
http://cienciahoje.uol.com.br/62090

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #97 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:40:33 »
Não, os animais possuem um cérebro menor.
O gorila também?
Consegue compreender a idéia da proporção tamanho do cérebro X inteligência? Qual o mistério nisso?
O mistério está na consciência. Tamanho do cérebro não faz a diferença.
Citação dantas:Nesse caso eu diria que você está simplesmente apressado demais.  A linguagem é algo bem recente para seres humanos.  "A qualquer momento", em poucos milhares de anos, não será mais uma exclusividade humana.
Voce estará vivo para provar isto?
Algum animal acredita que Deus ou deuses existem?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 25 de Janeiro de 2007, 14:03:04 »
Citação dantas:Nesse caso eu diria que você está simplesmente apressado demais.  A linguagem é algo bem recente para seres humanos.  "A qualquer momento", em poucos milhares de anos, não será mais uma exclusividade humana.
Você estará vivo para provar isto?

Não, mas e daí?

Algum animal acredita que Deus ou deuses existem?

Pelo menos um acredita, mas tente não mudar de assunto... :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #99 Online: 25 de Janeiro de 2007, 14:07:44 »
Eu ia comentar o texto do Erivelton, mas tive umas complicações ontem.  Insisto na minha pergunta: o que é Evolução Darwiniana para você, Erivelton? Quais são seus pontos principais? O que tem nela que você discorda? Respostas objetivas e não links, se possível.
Dbohr, accho que não seria muito vantajoso eu querer explicar o que concordo e o que discordo de Darwin.

Para mim seria mais do que vantajoso, seria essencial.

O foco principal da questão seria a inteligência humana em sua suposta evolução. A evolução defende que os ancestrais do homem eram menos inteligêntes do homem atual. Estas afirmações são baseadas em teorias devido os objetos achados em cavernas. Para provar que era evolução de espécie humana Darwin precisaria tirar DNA da ossada

Como é?

As ferramentas encontradas demonstram que os nossos ancestrais eram inteligentes. Mais inteligentes que os ancestrais deles, que nem ferramentas possuíam. E que conversa é essa de DNA? Essa é uma descoberta recente... Darwin não precisou de DNA para encontrar provas da Evolução.

O que você quis dizer com isso?

E só para não perder o hábito:

"Para os propósitos deste debate, por favor deixe claro o que você entende por Evolução Darwiniana - o que é, como se deu, como ela explica as formas de vida que observamos hoje. Faça críticas à teoria e aponte onde você acha que ela está errada."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!