Autor Tópico: Traição e infidelidade  (Lida 30358 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re:Traição e infidelidade
« Resposta #200 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:43:01 »
Luiz, dei por encerrado minha posição neste tópico. Mas vou atender a seu último pedido.

Traição - s. f., acção ou efeito de trair; intriga; deslealdade; aleivosia; perfídia; cilada; infidelidade. Fonte - http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Sem querer ofender ninguém, mas parece que eu estou em um meio de alienígenas e não humanos.

Se ajuda em alguma coisa, conheço a sensação.

Pra mim, vocês acham o cúmulo do absurdo a traição por parte de quem seja, mas se esquecem de uma pequena coisa.

Não, não achamos um absurdo; achamos que é falha de caráter.  O dicionário que você citou concorda, então qual é a dúvida?

Somos humanos, não controlamos nossos sentimentos, principalmente os da líbido. Bem, que seja, já deu o que tinha que dar este tópico. Abraços a todos.

Raphael, quem não controla os sentimentos não é humano...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #201 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:44:29 »
Estimo sinceramente que os que aqui usam de tanta inflexibilidade nunca tenham de praticar a maior de todas as infedilidades - trair-se a si próprio.

Também espero.
Mas pelos vistos a maioria das pessoas preferem não viver e não deixar que os outros vivam…se anulando e julgando…porque é o que foi ensinado e é o mais fácil.

Isso é verdade, sim, e é um fator que tem de ser considerado.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #202 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:00:47 »
Mas acho que discuto argumentos, não? Tanto assim é que algumas vezes concordo e outras discordo dos argumentos de uma mesma pessoa… :?
As vezes. Esse não foi o caso, você preferiu oferir suposições sobre as personalidades dos envolvidos de forma pejorativa para quem discorda de ti. Eu poderia ter tido que quem defende a traição a defende porque convém para a própria consciência, e o defende por necessitar psicológicamente. Mas isso, além de desnecessário, não agregar nada aos fatos discutidos, pode ofender as pessoas.

E falo isso porque não é a primeira vez que vejo essa atitude em ti, Alegra. Numa outra discussão, sobre sexo e confiança, você já me ofendeu quando não gostou das minhas opiniões também.

Mas enfim, foi só um toque. Continuemos a discussão.

Credo!! Foi??!!  :vergonha: Se fiz não fiz de propósito.....desculpa. Eu sei que um dos meus piores defeitos é ser meio bruta quando estou empolgada....
Não foi mesmo de propósito......vou tomar mais cuidado e já agora peço desculpas a quem se sentiu ofendido por mim... :(
Valeu o toque!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:06:13 »
No problem. :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #204 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:09:00 »
Agora vou ficar com receio de "abrir a boca"......

Mas puxem mesmo minha orelha se for preciso...espero que não, né?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #205 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:12:32 »
Espero que você supere esse receio, Alegra.  Deveria.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #206 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:35:29 »
Espero que você supere esse receio, Alegra.  Deveria.

:ok:

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #207 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:47:08 »
Luis do teu post vou apenas destacar partes que considero fundamentais.

Lena, será que você não está esperando demais de uma discussão sobre um tema moral como a traição em um ambiente eminentemente impessoal como um fórum PHP?

Eu não estou à espera de nada. Não procuro respostas.
Apenas falei e dei o meu exemplo para possibilitar a exploração de alguns pontos.
Quando li o tópico veio-me a imagem daquele esteriótipo da mulher que trai porque está insatisfeita e do homem que trai porque é canalha. Resolvi então pôr lenha...

É claro que o caráter de uma pessoa deve ser julgado, e é igualmente claro que para tal se deve observar seus atos.  Nada mais natural ou adequado.

Deve ser mesmo? Não vejo porquê. Qual a necessidade e vantagem que se obtem nesse julgamento?

Oh sim, o contexto e a história contam e muito, concordo.  E as causas dificilmente serão compreendidas por alguém de fora.  Eu sei disso até por sentir na pele.

Nem mais!

Mas ainda assim, se o tema em questão é traição, não vejo como se poderia deixar a questão da validade moral de lado.  E não vejo tampouco como se poderia compreender devidamente o contexto e as causas sem uma vivência pessoal.

Talvez fosse melhor definir primeiro o que é traição, o que é moral e quais os critérios usados.

A relativização moral não é igualmente condenável?

A meu ver não é mesmo. Não creio em valores morais absolutos, universais, transculturais, intemporais.
Muito se evitaria fazendo uso da relativização moral, pois todo o julgamento moral se baseia num modelo imposto culturalmente por uma contigência politica-social-histórica e até económica.

Agora vou ficar com receio de "abrir a boca"….

Mas puxem mesmo minha orelha se for preciso…espero que não, né?

Medo?!?! Nunca.
Alegra não te cales.
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Eriol

• Visitante
« Resposta #208 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 17:06:28 »
frei lieben, kameraden...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #209 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 17:45:54 »
É claro que o caráter de uma pessoa deve ser julgado, e é igualmente claro que para tal se deve observar seus atos.  Nada mais natural ou adequado.

Deve ser mesmo? Não vejo porquê. Qual a necessidade e vantagem que se obtem nesse julgamento?

Entre outras coisas, é a única alternativa verdadeira à indiferença.  Julgamento é uma parte natural do processo de comunicação e aceitação das outras pessoas e não deveria ser visto como algum tipo de comportamento vergonhoso.

Principalmente quando é enunciado abertamente em vez de mantido oculto.

Mas ainda assim, se o tema em questão é traição, não vejo como se poderia deixar a questão da validade moral de lado.  E não vejo tampouco como se poderia compreender devidamente o contexto e as causas sem uma vivência pessoal.

Talvez fosse melhor definir primeiro o que é traição, o que é moral e quais os critérios usados.

De pleno acordo.  Senão ficamos presos em contradições de termos estéreis como "traição não é necessariamente imoral" que acabam não esclarecendo nada porque seu significado se torna excessivamente subjetivo.

A relativização moral não é igualmente condenável?

A meu ver não é mesmo. Não creio em valores morais absolutos, universais, transculturais, intemporais.
Muito se evitaria fazendo uso da relativização moral, pois todo o julgamento moral se baseia num modelo imposto culturalmente por uma contigência politica-social-histórica e até económica.

Muito já se evita pela relativização moral.  Mas vale a pena?

Nos fechar em pequenos grupos, tribos e clubinhos de acordo com nossas noções do que seja ou não aceitável me parece muito com uma fuga, me lembra da clássica figura da avestruz que enterra a cabeça na areia.

Pelo menos desde a época das grandes navegações já não é mais possível fingir que o resto do mundo não existe.  Se não cuidarmos de buscar entendimento verdadeiro e aparar as arestas dos choques culturais desde já, podemos não estar preparados quando a escolha já não for nossa.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #210 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 17:50:53 »
Eu não estou à espera de nada. Não procuro respostas.
Apenas falei e dei o meu exemplo para possibilitar a exploração de alguns pontos.
Quando li o tópico veio-me a imagem daquele esteriótipo da mulher que trai porque está insatisfeita e do homem que trai porque é canalha. Resolvi então pôr lenha…

E ainda bem...
As vezes penso que as pessoas preferem não ver outros ângulos de um mesmo assunto com medo de serem julgadas.  :?

Agora vou ficar com receio de "abrir a boca"….

Mas puxem mesmo minha orelha se for preciso…espero que não, né?

Medo?!?! Nunca.
Alegra não te cales.

Não é medo. É receio de ser mau educada (sem perceber, claro) com alguém aqui do fórum, só isso!  :ok: Na boa!

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #211 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:05:22 »
As vezes penso que as pessoas preferem não ver outros ângulos de um mesmo assunto com medo de serem julgadas.  :?

Pois esse é mesmo o grande problema. Há a tendência para personalizar muito as discussões. Mesmo quando se trazem exemplos pessoais não é a pessoa que está em apreço, mas o caso em si. Foi connosco podia ser com a prima do vizinho do leiteiro que mora em Arrabaldes de Cima.
Não por caso que muitos desbafos começam por "um amigo meu tem um problema…". Basta uns aninhos nesta vida para rapidamente aprendermos que nos caem em cima quando nos expomos.
Acontece que com mais uns aninhos em cima, se correr bem, aprendemos que não é problema nenhum falar de nós e que pedras podem ser pétalas. Somos especiais, mas não somos casos únicos. Calar raramente é boa política.

Não é medo. É receio de ser mau educada (sem perceber, claro) com alguém aqui do fórum, só isso!  :ok: Na boa!

Alegra não te conheço mas… para ser mal educada são necessários dois - o que emissor e o receptor. Nem sempre o problema de comunicação está no emissor.  :wink:
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:21:27 »
Estamos irritados com isso, não? Estamos precisando comer muitos palhacitos!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #213 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:24:07 »
Estamos irritados com isso, não? Estamos precisando comer muitos palhacitos!

Ahn?  :o
Não sei o que são palhacitos mas se for divertido eu alinho... :biglol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:27:45 »
Comer palhacitos é uma gíria. Acho que nem preciso explicar o que significa. :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #215 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:29:57 »
Comer palhacitos é uma gíria. Acho que nem preciso explicar o que significa. :D

Ai vai ter que explicar sim.......comer tem vários sentidos.  :biglol: Diz lá vai!

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #216 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:42:58 »
Entre outras coisas, é a única alternativa verdadeira à indiferença.  Julgamento é uma parte natural do processo de comunicação e aceitação das outras pessoas e não deveria ser visto como algum tipo de comportamento vergonhoso.

Discordo. Não vejo o julgamento, enquanto juizo moral que era o caso, como única alternativa à indiferença. O que nos convida à reflexão pode ser ponderado, tido em conta, analisado sob multiplas perspectivas e mesmo assim não ser objecto de um julgamento. Estivemos por acaso indiferentes?

Públicas virtudes, vícios privados?  :o

Nos fechar em pequenos grupos, tribos e clubinhos de acordo com nossas noções do que seja ou não aceitável me parece muito com uma fuga, me lembra da clássica figura da avestruz que enterra a cabeça na areia.

Nada obriga a isso. Mas quando lá fora a moral vigente nos castra qual o problema em procurar viver num espaço mais restrito? Será fuga ou resguardo?
Todas as ideias revolucionárias cresceram em submundos esconsos. Ganharam corpo, criaram voz e foram ouvidas.
Isso assustará muitos, particularmente aqueles que se sentem felizes no status quo. A mim dá-me alento.

Pelo menos desde a época das grandes navegações já não é mais possível fingir que o resto do mundo não existe.  Se não cuidarmos de buscar entendimento verdadeiro e aparar as arestas dos choques culturais desde já, podemos não estar preparados quando a escolha já não for nossa.

Choques culturais evitam-se respeitando as diferenças e não calando-as. O aspecto mais negativo da globalização é essa ideia de uma cultura global, universal redutora de diferenças. Igualdade na diversidade - já deves ter ouvido falar.
O problema surge quando ficamos impossibilitados de escolher. Liberdade é poder escolher. Democracia é respeitar a escolha.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2007, 18:50:53 por Lena »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #217 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:49:19 »

Opa!!!! Não fui eu que disse isso!  :P

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #218 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:50:29 »
ups… vou ja corrigir
sorry sorry
----------
perdoa-me
n partas mais ovos
hehehe
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2007, 18:52:36 por Lena »

Luz

• Visitante
« Resposta #219 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 18:59:56 »
Muito já se evita pela relativização moral.  Mas vale a pena?

Ué, Luis - como assim?  :?

Esses "grupos fechados" que determinam o que seja ou não aceitável de acordo com "suas noções", muito ao contrário de relativizarem a moral, costumam ter seus princípios bastante fixos.  :?

Como não vale a pena relativizar a moral, se algo que diariamente fazemos aqui, questionando a moral que nos é socialmente imposta?  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #220 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:06:05 »

Discordo. Não vejo o julgamento, enquanto juizo moral que era o caso, como única alternativa à indiferença. O que nos convida à reflexão pode ser ponderado, tido em conta, analisado sob multiplas perspectivas e mesmo assim não ser objecto de um julgamento. Estivemos por acaso indiferentes?

Não, não estivemos indiferentes.  Estivemos julgando.

Acho que não entendi o seu ponto aqui, Lena.

Contexto, por favor.  Isso que você disse não tem um sentido claro em si.  Não faço idéia do que você quer dizer.

Nada obriga a isso. Mas quando lá fora a moral vigente nos castra qual o problema em procurar viver num espaço mais restrito? Será fuga ou resguardo?

É uma boa pergunta.  Depende do valor relativo da liberdade em contraste com o da integração.  Eu pessoalmente não gosto muito de tribos restritas, me cheiram a decadência e fuga.  Mas cada um escolhe onde quer chegar.

Todas as ideias revolucionárias cresceram em submundos esconsos. Ganharam corpo, criaram voz e foram ouvidas.
Isso assustará muitos, particularmente aqueles que se sentem felizes no status quo. A mim dá-me alento.

Ah, mas quem é que defende o status quo?  Quem diz o que pensa ou quem prefere esconder?

Choques culturais evitam-se respeitando as diferenças e não calando-as.

Pois então.

O aspecto mais negativo da globalização é essa ideia de uma cultura global, universal redutora de diferenças. Igualdade na diversidade - já deves ter ouvido falar.
O problema surge quando ficamos impossibilitados de escolher. Liberdade é poder escolher. Democracia é respeitar a escolha.

Negativo?  Ora, mas se é a globalização que nos obriga a deixar de lado as ilusões de uma vida estática, imutável e presa às tradições do passado...  para respeitar as diferenças é preciso estar ciente delas pelo menos em termos gerais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #221 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:09:08 »
Como não vale a pena relativizar a moral, se algo que diariamente fazemos aqui, questionando a moral que nos é socialmente imposta?  :?

'Sei disso não.  Eu não me considero relativista no terreno moral; sou utilitarista roxo e não abro.

Questionar não leva necessariamente ao relativismo; a minha meta não é escolher arbitrariamente uma moral, e sim encontrar uma base de entendimento para construir integração.  Outros aqui estão mais sedentos de liberdade.  É compreensível e válido, mas para mim é também alienígena.

Luz

• Visitante
« Resposta #222 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:51:52 »
'Sei disso não.  Eu não me considero relativista no terreno moral; sou utilitarista roxo e não abro.

Questionar não leva necessariamente ao relativismo; a minha meta não é escolher arbitrariamente uma moral, e sim encontrar uma base de entendimento para construir integração.  Outros aqui estão mais sedentos de liberdade.  É compreensível e válido, mas para mim é também alienígena.

Eu, definitivamente, não sei do que estou falando! Perdoe-me!  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 20:11:18 »
reconhecer que há diferentes valores morais não implica invalidar todos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #224 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 20:14:41 »
reconhecer que há diferentes valores morais não implica invalidar todos.

Implica selecionar, certo?  :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!