Autor Tópico: Traição e infidelidade  (Lida 30355 vezes)

Luz

• Visitante
Re:Traição e infidelidade
« Resposta #125 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 10:10:08 »

Acho que estamos sendo severos demais.

A traição é um golpe que não se espera, mas acontece. E se acontece é porque foi inevitável.

Acredito que nenhuma pessoa normal se casa pensando em um dia trair ou ser traída, mas por algum estranho mistério, todos nós sabemos que isso um dia pode acontecer.

Um relacionamento, principalmente a longo prazo, é um investimento diário, onde, infelizmente, na maior parte das vezes, muitas coisas se perdem pelo caminho, sem que se perceba.

A grande maioria dos relacionamentos está fadada aos eventuais "erros" de percurso, porque é um processo contínuo onde duas pessoas investem, enquanto aprendem a investir, mas também fazem suas retiradas diárias. E o tempo, que a grande maioria das pessoas acredita ser um aliado, costuma, na maior parte das vezes, ser o grande inimigo.

É preciso saber usar o tempo a nosso favor e manter o olhos nele, mas não existe fórmula, porque é algo que só aprendemos com a passagem do tempo - nunca antes. E nesse processo, muitas vezes, andamos em tempo diferente daquele que anda ao lado.

É preciso manter a união sem ferir a individualidade e manter a individualidade sem ferir a união. Quem é que sabe uma coisa dessas? É uma verdadeira proeza que só se aprende, quando aprende, no processo que envolve erros e acertos.

É claro que ninguém quer errar, nem quer que o outro erre, mas é tão possível de acontecer que é quase provável que aconteça em algum momento. Um relacionamento não envolve somente isso e aquilo - ele, na verdade, envolve toda a nossa vida - tudo que somos, que pensamos, que fazemos, que desejamos, que sentimos. E ainda precisamos saber sermos nós mesmo dentro disso.

Eu não me atrevo a dar palpite no relacionamento dos outros e julgar - acredito que é preciso estar dentro para saber avaliar. De fora é sempre muito fácil apontar a direção.

Só é fiel quem é feliz, quem trai vai buscar fora o que não tem por dentro. A traição é quase sempre uma busca desesperada por uma emoção necessária. Nós insistimos em acreditar que a fidelidade é a primeira lição de um relacionamento, mas é preciso aprender tanta coisa antes.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #126 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:03:31 »
Só é fiel quem é feliz, quem trai vai buscar fora o que não tem por dentro. A traição é quase sempre uma busca desesperada por uma emoção necessária. Nós insistimos em acreditar que a fidelidade é a primeira lição de um relacionamento, mas é preciso aprender tanta coisa antes.

Pra MIM essa desculpa não cola, é apenas demonstração de fraqueza e covardia (quer emoções lá fora e não tem a dignidade e sinceridade de terminar um relacionamento que não satisfaz plenamente)…

Entendo que em um relacionamento o básico é confiança e principalmente respeito (e isso inclui o respeito pela individualidade do outro) :wink:

Eu ainda acho mais honesto terminar antes de se aventurar…quem sabe depois vc consiga reatar a relação com o pé direito?

Mas é claro que cada um sabe da sua dor e da sua alegria e por isso me abstenho de julgar as atitudes (a não ser a do meu marido, claro :P)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #127 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:18:44 »

Acredito que nenhuma pessoa normal se casa pensando em um dia trair ou ser traída, mas por algum estranho mistério, todos nós sabemos que isso um dia pode acontecer.

Não há mistério nenhum. O desejo sexual não é focado em nenhuma pessoa específica. Quando alguém casa ele não cessa simplesmente, continua atuando. As outras pessoas continuam interessantes e atraentes. Há uma escolha deliberada de controlar os seus impulsos sexuais - ou, pelo menos, tentar. Alguns continuam tentando.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #128 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:21:24 »

A traição é um golpe que não se espera, mas acontece. E se acontece é porque foi inevitável.

Com todo respeito, mas isso é absurdo total. Claro que é evitável, está ao alcance de todos. Dizer que é inevitável é admitir uma imensa fraqueza e falha de caráter. A traição não ocorre a revelia do agente, ela ocorre por que ele quis e aceitou isso e conseqüentemente tem que responder por sua escolha. Esta relativização de valores é um ótimo paliativo para disseminar o mau caretismo como roupagem de virtuosidade. É de fato uma crise moral.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #129 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:27:32 »
É errado porque seus sentimentos em relação à sua esposa criam a noção moral. Você poderia, por opção intelectual, tentar se convencer que não há nada de mais em se admitir um relacionamento aberto. Mas quando você investiga seus sentimentos eles lhe dão uma dura contra-partida: desencadeiam sofrimento, sob a forma de angústia, raiva, ciúmes. Eles dizem para você que não está certo a sua mulher ficar dormindo com outro por aí.

Sim, mas onde está o erro intrínseco, isto é, onde está a universalidade moral que considera isso um erro em absoluto?

Esse é o meu ponto.

Universalidade moral, na minha opinião, só pode vir de dois pontos: ou a moral é transcendente e o universo está impregnado dela ou vem de uma natureza humana que cria os princípios morais universais. Como todos comungam os mesmos sentimentos em relação aos parceiros acho que esses sentimentos moldam a natureza humana que moldam a universalidade moral.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Luz

• Visitante
« Resposta #130 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:57:35 »

Pra MIM essa desculpa não cola, é apenas demonstração de fraqueza e covardia (quer emoções lá fora e não tem a dignidade e sinceridade de terminar um relacionamento que não satisfaz plenamente)…

Entendo que em um relacionamento o básico é confiança e principalmente respeito (e isso inclui o respeito pela individualidade do outro) :wink:

Eu ainda acho mais honesto terminar antes de se aventurar…quem sabe depois vc consiga reatar a relação com o pé direito?

Mas é claro que cada um sabe da sua dor e da sua alegria e por isso me abstenho de julgar as atitudes (a não ser a do meu marido, claro :P)

Não é desculpa, porque a traição não tem desculpa. É sempre um erro que quando um comete o outro não tem opção. E é exatamente disso que estou falando - a gente só pode avaliar com honestidade quando faz parte da relação.

Não há mistério nenhum. O desejo sexual não é focado em nenhuma pessoa específica. Quando alguém casa ele não cessa simplesmente, continua atuando. As outras pessoas continuam interessantes e atraentes. Há uma escolha deliberada de controlar os seus impulsos sexuais - ou, pelo menos, tentar. Alguns continuam tentando.

Então talvez o mistério esteja em acreditar que poderemos sempre controlar esses impulsos, que jamais mudaremos, que permaneceremos sempre a mesma pessoa que somos hoje, com as mesmas vontades, desejos e decisões.

Com todo respeito, mas isso é absurdo total. Claro que é evitável, está ao alcance de todos. Dizer que é inevitável é admitir uma imensa fraqueza e falha de caráter. A traição não ocorre a revelia do agente, ela ocorre por que ele quis e aceitou isso e conseqüentemente tem que responder por sua escolha. Esta relativização de valores é um ótimo paliativo para disseminar o mau caretismo como roupagem de virtuosidade. É de fato uma crise moral.

Eu nunca disse que é certo - o inevitável nem sempre é a melhor escolha, mas é quase sempre a mais fácil. As pessoas traem porque a vontade de satisfazer um desejo vence a vontade de resistir a ele. Os nossos desejos são sempre coisas que podemos controlar, mas nem sempre são coisas que queremos controlar.

Quando existe vontade, e ela quase sempre existe, o que define o quanto uma pessoa é fiel é a quantidade de vontade que ela tem de ser fiel. É hipocrisia ficar apontando essa falha de caráter, porque somos essa coisinha chamada ser humano, que quando está acertando numa coisa, está errando em outra.

A nossa medida é sempre uma medida estreita para medir os outros - e essa também é uma falha de caráter que quase todos se permitem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #131 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:11:03 »

Inevitável?  Como assim, Luz?

Se desapontar pode ser inevitável, sentir atração por outra pessoa pode ser inevitável, pode até mesmo acontecer do parceiro não aceitar o fim de um relacionamento ou não querer admitir que sabe que há uma traição.

Existem casos inclusive em que um dos parceiros de alguma forma pede que haja traição (por exemplo para se fazer de vítima e tentar manter um laço emocional via troca de acusações).

Mas enquanto for possível desfazer um relacionamento, a traição não pode ser considerada inevitável.

O que pode acontecer - e aparentemente não é sequer raro - é chegar a um ponto em um relacionamento em que há acomodação e se prefere aceitar a traição devido ao investimento que já há nesse relacionamento.  Mas isso é mudança de prioridade, não tem nada de inevitável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #132 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:18:19 »
Não é desculpa, porque a traição não tem desculpa. É sempre um erro que quando um comete o outro não tem opção.

Não sei do que você está falando aqui.  Diante de uma traição é possível confrontá-la e exigir seu fim, ou fingir ignorância, ou até mesmo aprender a aceitá-la livremente.  São pelo menos três opções.

Pensando bem há uma quarta - perdoar "só dessa vez".

E é exatamente disso que estou falando - a gente só pode avaliar com honestidade quando faz parte da relação.

Com isso eu concordo.  Aliás, fazer parte de uma relação é basicamente ter o compromisso de aprender a avaliar com honestidade e plenitude as atitudes do outro.

Quando existe vontade, e ela quase sempre existe, o que define o quanto uma pessoa é fiel é a quantidade de vontade que ela tem de ser fiel. É hipocrisia ficar apontando essa falha de caráter, porque somos essa coisinha chamada ser humano, que quando está acertando numa coisa, está errando em outra.

Esse fatalismo não combina com você, Luz.  O ser humano tem a capacidade de aprender e não repetir os erros.  Não é hipocrisia alguma ter esperança de transcender nossos erros.

A nossa medida é sempre uma medida estreita para medir os outros - e essa também é uma falha de caráter que quase todos se permitem.

Qual falha de caráter?  Querer julgar os outros?

Eu não seria tão categórico; muitas vezes se omitir é mais grave do que julgar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #133 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:35:28 »
Como todos comungam os mesmos sentimentos em relação aos parceiros acho que esses sentimentos moldam a natureza humana que moldam a universalidade moral.

Todos? :-)

Eu não seria tão rápido assim em afirmar tal coisa... se este fórum for uma amostra, as opiniões são bastante diversas.

Claro que opinião num fórum e sentimentos no coração são coisas diferentes. Mesmo assim, não me arrisco a fechar a questão.

Luz

• Visitante
« Resposta #134 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:54:30 »
Ei, Luis: como assim?

Quem defende que "temos escolhas" aqui sou eu.  :D

Quando digo inevitável é porque acredito que o que leva a uma traição não é uma circunstância, mas uma série de fatores tão relativos a cada relacionamento especificamente que não temos a capacidade de avaliar, muitas vezes, nem quando estamos dentro - quanto mais de fora.

Não há fatalismo nenhum - se a gente tem a capacidade de não cometer os mesmos erros, tem em compensação uma capacidade inesgotável de cometer erros novos.

Julgar os outros é inevitável, a gente está constamente fazendo isso - a falha é essa nossa inclinação a sempre condenar, nunca absolver. E nem sempre pelo que não desejamos fazer aos outros, mas quase sempre pelo que não desejamos que façam com a gente.  :)

Quando avaliamos uma relação sem estar impregnados pelos sentimentos, pelas alegrias, dores, pelos ganhos, as possíveis perdas e consequências que estão envolvidos - a gente sempre sabe qual a melhor opção, a melhor direção - mas quem ja viveu um relacionamento, principalmente um relacionamento tumultuado e acho que quase todos já tiveram essa experiência, sabe que a visão fica distorcida pela fragilidade de ser com a gente.

Ninguém é forte o tempo todo, nem pode prever absolutamente nada com exatidão. Quando digo que a traição é um erro que um comete sem que o outro tenha opção, falo da decisão. As consequências é que geralmente são um problema dos dois.

A gente pode tampar o sol com a peneira se isso nos faz melhor, se nos traz mais conforto - mas a verdade é que os relacionamentos são nossos grandes desafios, são investimentos de risco - porque não dependem apenas do que sentimos, planejamos, desejamos e decidimos - dependem do outro e dependem do tempo.

E dependem do principalmente do retorno de tudo aquilo que investimos. Infelizmente, dependem também do que deixamos de investir. O que mais existe em relacionamentos são riscos e sem nenhuma garantia. Infelizmente, quando olhamos em volta percebemos que a infidelidade é tão ou mais comum que a fidelidade.

Quem em sã consciência investiria tudo numa coisa dessas?    :loving:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:01:10 »
Não acho falha do caráter julgar quando alguém afirma que a traição é inevitável ou quando alguém admite que traiu e omitiu isso do parceiro... Não é também uma medida estreita, é análise e sentença lógica de um fato, não tem sentido relativisar as coisas para esconder a sujeita, a não ser que seja para legitimar o ilegítimo com um discurso nocivo. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #136 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:07:31 »
Não acho falha do caráter julgar quando alguém afirma que a traição é inevitável ou quando alguém admite que traiu e omitiu isso do parceiro… Não é também uma medida estreita, é análise e sentença lógica de um fato, não tem sentido relativisar as coisas para esconder a sujeita, a não ser que seja para legitimar o ilegítimo com um discurso nocivo. 

A nossa própria avaliação é sempre a medida "perfeita" de tudo, Amom. Isso só reforça a minha crença de que estamos sempre medindo os outros por nossas medidas estreitas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:14:04 »
Não acho falha do caráter julgar quando alguém afirma que a traição é inevitável ou quando alguém admite que traiu e omitiu isso do parceiro… Não é também uma medida estreita, é análise e sentença lógica de um fato, não tem sentido relativisar as coisas para esconder a sujeita, a não ser que seja para legitimar o ilegítimo com um discurso nocivo. 

A nossa própria avaliação é sempre a medida "perfeita" de tudo, Amom. Isso só reforça a minha crença de que estamos sempre medindo os outros por nossas medidas estreitas.

Nem sempre, quando é certo que existe margem para dúvidas ou o quadro não é muito claro, me parece que o julgador deve ter cautela. Mas quando as coisas são claras e definidas, como uma frase sua a qual eu critiquei, não vejo como uma medida estreita. Claro que para defender o indefensável você pode alegar que meu critério de clareza é míope e discutível, novamente relativizando as coisas.

Outra, se as pessoas não medissem as outras, suas palavras, ou suas idéias, jamais existiria discussão, nem sínteses.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:18:50 »
Existe uma diferença bem grande entre usar nossas medidas estreitas e usar uma sentença lógica... O primeiro é um julgamento de cunho subjetivo e pessoal, o segundo pode ser discutido com uma objetividade maior.

E até agora não vi como isso pode inferir em falha de caráter. Acho uma coisa completamente dissociada a outra. No máximo, a falha de caráter está em agir com parcialidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #139 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:28:30 »
Citação de:

Luz, quando se está dentro de um relacionamento então realmente a nossa medida sobre esse relacionamento é a medida perfeita, sem aspas mesmo.  Pode até mesmo ser uma medida inalcançável e condenar o relacionamento, mas ainda assim é o que serve (nem que seja para ensinar a ter expectativas mais realistas).  Se você preferir, posso inclusive dizer que é uma medida perfeitamente estreita…  :P

Nada mais natural.  Não é falha de caráter, nem teria como ser.  Pode ser falha de visão ou de sabedoria, mas não de caráter.

Suspeito que a discordância entre vocês vem principalmente de idéias diferentes sobre o que exatamente seria um compromisso de casamento; alguns neste tópico enfatizam a aceitação da pessoa como ela é (e como pode vir a ser com as mudanças que o tempo traz) enquanto que outros como o Amon tem um conceito mais rígido do que seja relacionamento e do que seja traição.

Não acho que isso pode ser conciliado facilmente porque vocês estão falando (creio) de duas coisas diferentes.  Ambas são compromissos em busca de segurança, mas no caso dele é a segurança de um diálogo sincero que sustente uma intensa confiança, e no seu caso é a segurança de um projeto conjunto duradouro que respeite os limites e desejos dos envolvidos.

Claro, não são coisas excludentes, muito pelo contrário; na prática uma se torna pré-requisito para a outra de formas muitas vezes difíceis de prever ou de entender.  Mas ainda assim eu vejo uma diferença de ênfases e de abordagens que levam a rumos diferentes; vocês parecem ter uma relativa concordância sobre o que um casamento ou relacionamento sério deveria ser em condições ideais, mas não chegam a um acordo sobre quais são as partes indispensáveis para caracterizar um relacionamento real.

Mais especificamente, percebo que o Amon valoriza a seriedade e sinceridade do compromisso, enquanto que você valoriza a cumplicidade e a expressão livre.

Ou estou entendendo mal?  O que vocês me dizem?
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 13:33:27 por Luis Dantas »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:43:09 »
Na verdade, o que estou dizendo, me perece que independe do meu ponto de vista pessoal. Se ambos concordam com um relacionamento aberto, tudo bem, ambos concordaram, não haverá problema com a traição, já que ela é permitida. Mas em um casamento tradicional, a traição escondida, ou seja omitir isso do companheiro, é sim falha de caráter. E a divergência é que a Luz disse que a traição é algo inevitável quando eu tenho certeza que não é, qualquer um pode evitar. Claro que se você foi forçado a transar com alguém, você não escolheu, mas também não traiu, afinal foi algo forçado contrário a sua vontade. A pessoa simplesmente é um instrumentalizada, como em um estupro.
O que me deixa meio perplexo é tentar relativizar os valores e as coisas para diminuir a responsabilidade do traidor, como que tentando dar legitimidade a isso, como se fosse algo aceitável e entendível e não uma falha de caráter, canalhice, etc etc.

É muito esquisito, para não dizer hipocrisia, o traidor que não admite que seu caráter falhou quando traiu. Não quer dizer que o traidor seja malvado e não tenha valor nenhum, mas deveria admitir que naquele instante, a pessoa foi canalha e cometeu um ato grave.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #141 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 14:29:34 »

Um relacionamento, principalmente a longo prazo, é um investimento diário, onde, infelizmente, na maior parte das vezes, muitas coisas se perdem pelo caminho, sem que se perceba.

A grande maioria dos relacionamentos está fadada aos eventuais "erros" de percurso, porque é um processo contínuo onde duas pessoas investem, enquanto aprendem a investir, mas também fazem suas retiradas diárias. E o tempo, que a grande maioria das pessoas acredita ser um aliado, costuma, na maior parte das vezes, ser o grande inimigo.

É preciso saber usar o tempo a nosso favor e manter o olhos nele, mas não existe fórmula, porque é algo que só aprendemos com a passagem do tempo - nunca antes. E nesse processo, muitas vezes, andamos em tempo diferente daquele que anda ao lado.

É preciso manter a união sem ferir a individualidade e manter a individualidade sem ferir a união. Quem é que sabe uma coisa dessas? É uma verdadeira proeza que só se aprende, quando aprende, no processo que envolve erros e acertos.

É claro que ninguém quer errar, nem quer que o outro erre, mas é tão possível de acontecer que é quase provável que aconteça em algum momento. Um relacionamento não envolve somente isso e aquilo - ele, na verdade, envolve toda a nossa vida - tudo que somos, que pensamos, que fazemos, que desejamos, que sentimos. E ainda precisamos saber sermos nós mesmo dentro disso.

Eu não me atrevo a dar palpite no relacionamento dos outros e julgar - acredito que é preciso estar dentro para saber avaliar. De fora é sempre muito fácil apontar a direção.

Luz, como sempre luz... :idea:
Concordo com quase tudo, menos com o "inevitável".  :biglol:

Só confirmo uma coisa lendo tudo isso aqui. A maioria das pessoas são inseguras e morrem de medo de serem traídas e por isso não traem.....
O resto é conversa......
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 14:36:47 »

ou inevitado. :)

Só confirmo uma coisa lendo tudo isso aqui. A maioria das pessoas são inseguras e morrem de medo de serem traídas e por isso não traem…

falam como se fosse a pior coisa do mundo. "ah, tu é ciumento? deixa de ser inseguro, confia no teu taco."
qualquer um que se questione o mínimo vai acabar se passando por inseguro.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #143 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 14:41:06 »
Só confirmo uma coisa lendo tudo isso aqui. A maioria das pessoas são inseguras e morrem de medo de serem traídas e por isso não traem…
O resto é conversa….

A idéia de fazer parte de um relacionamento é obter segurança, não?  Traição obviamente é uma ameaça a essa segurança (sempre há a possibilidade do "outro" se mostrar mais atraente do que o "principal") ou pelo menos um incômodo lembrete de que essa segurança não é satisfatória.

Quanto à maioria não trair, bom, eu não estou convencido de que seja assim… até concordo que o medo segure muita gente, e que esse não é o melhor motivo para não trair, mas ainda assim traição é no mínimo comum, se não for a regra.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 14:50:17 por Luis Dantas »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 14:49:47 »

Luz, como sempre luz… :idea:
Concordo com quase tudo, menos com o "inevitável".  :biglol:

O resto é conversa….

Pode ser que muitas pessoas temam serem traídas, é normal, todos temem sofrer. Agora, dizer que as pessoas não traem por medo de serem traídas é rebaixar-se, é admitir falha do caráter como inerente a natureza humana. Me inclua fora dessa, não traio em razão de ter assumido um compromisso, é questão de honestidade e de respeito com o parceiro. É o mesmo que afirmar que se todos fossem ateus, então não haveria limites para as ações humanas, como muitos crentes dizem.

Eu não sei se vocês já trairam, mas parece discurso para legitimar a traição e não admitir uma atitude condenável. O resto é que é conversa.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #145 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:02:24 »
A idéia de fazer parte de um relacionamento é obter segurança, não?  Traição obviamente é uma ameaça a essa segurança.

Não acho nada saudável esse pensamento quando se entra numa relação...pensando assim a pessoa pode acabar se ferrando. Acho que é colocar muita espectativa numa pessoa só e deve ser horrível viver assim.
Ninguém pode dar a outra 100% de segurança ou querer que a outra lhe dê isso. Mas isso não quer dizer que todo mundo vá trair ou ser traído um dia...

Eu mesma já disse aqui muitas vezes: eu nunca traí...mas não digo que dessa água não beberei...pode ser que sim pode ser que não. O mesmo penso do meu marido.

Agora, jamais em tempo algum vocês me verão aqui julgando este tipo de atitude de alguém com frases pseudo-moralistas mesmo que indiretamente. Cada caso é um caso...

E não estou nervosa!... :biglol: :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #146 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:08:10 »
Pode ser que muitas pessoas temam serem traídas, é normal, todos temem sofrer. Agora, dizer que as pessoas não traem por medo de serem traídas é rebaixar-se, é admitir falha do caráter como inerente a natureza humana. Me inclua fora dessa, não traio em razão de ter assumido um compromisso, é questão de honestidade e de respeito com o parceiro. É o mesmo que afirmar que se todos fossem ateus, então não haveria limites para as ações humanas, como muitos crentes dizem.

Eu não sei se vocês já trairam, mas parece discurso para legitimar a traição e não admitir uma atitude condenável. O resto é que é conversa.

Rebaixar-se?
Falha do caráter?
Atitude condenável?

Nossa! Daqui a pouco vai dizer que é PECADO!  :susto:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:14:19 »

Rebaixar-se?
Falha do caráter?
Atitude condenável?

Nossa! Daqui a pouco vai dizer que é PECADO!  :susto:

E não é? pelo menos para os cristãos. Não faz diferença nenhuma, pecado para eles, atitude condenável para mim.

É impressionante você ficar assustada com a afirmação de que trair e omitir isso do parceiro não é uma atitude condenável e que realmente não existam pessoas que não traem por uma questão de ética e respeito ao parceiro, mas sim por medo...

Depois não temos crise moral...

Luz

• Visitante
« Resposta #148 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:33:09 »

Sabe Amom, acho que o Luis está com a razão. Concordamos com o que deveria ser um relacionamento ideal, mas discordamos do que é de fato um relacionamento.

Para mim é algo que nunca fica pronto, está sempre em construção. Só acaba quando termina!  :?   É um processo, gostemos ou não, sujeito a falhas e ajustes - ou não.  ::)

Pelo que você diz, parece ser algo pronto e acabado, que segue uma "fórmula". Acontece que um relacionamento não é uma experiência de laboratório, mensurável e previsível. Envolve um nível de subjetividade tão grande que chega a ser difícil fazer qualquer avaliação objetiva, principalmente de fora.

Eu concordo que nenhuma forma de traição deveria existir porque é sempre uma forma de enganar o outro, mas infelizmente é uma possibilidade que existe em todos os relacionamentos e de várias formas.

Seja a traição uma causa ou consequência, se ela acontece é inevitável - do contrário, teria sido evitada, mas eu defendo que se existe culpa - é de quem trai, pois sempre existem outras opções, quase sempre mais difíceis e por causa disso, na maior parte das vezes, as pessoas escolhem o que é mais fácil. Questão de economia!  :)

É sim uma falha, uma fraqueza, eu nunca disse que não - mas é justamente por ser tudo isso é que ela é inevitável. Não somos tão fortes, corretos e irrepreensíveis quanto imaginamos.

Eu poderia perder meu tempo julgando e até condenando as pessoas só porque não faço o que elas fazem, mas descobri que isso não melhora em nada meus próprios defeitos - quando muito, acentua outros.

Prefiro questionar a realidade como ela se apresenta e sempre tentar tirar dela algo de proveitoso.

A grande questão da infidelidade é que ela lida com algo que temos em alta conta - a vaidade, mas não é algo que temos sob controle. É sempre algo que nos lembra do risco que corremos, mas também nos obriga a olhar para dentro dos nossos próprios relacionamentos!  ::)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:34:15 »
Agora, jamais em tempo algum vocês me verão aqui julgando este tipo de atitude de alguém com frases pseudo-moralistas mesmo que indiretamente. Cada caso é um caso…
Mas espero que um dia você consiga discutir os argumentos, não as pessoas que os falam. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!