Acho que estamos sendo severos demais.
A traição é um golpe que não se espera, mas acontece. E se acontece é porque foi inevitável.
Acredito que nenhuma pessoa normal se casa pensando em um dia trair ou ser traída, mas por algum estranho mistério, todos nós sabemos que isso um dia pode acontecer.
Um relacionamento, principalmente a longo prazo, é um investimento diário, onde, infelizmente, na maior parte das vezes, muitas coisas se perdem pelo caminho, sem que se perceba.
A grande maioria dos relacionamentos está fadada aos eventuais "erros" de percurso, porque é um processo contínuo onde duas pessoas investem, enquanto aprendem a investir, mas também fazem suas retiradas diárias. E o tempo, que a grande maioria das pessoas acredita ser um aliado, costuma, na maior parte das vezes, ser o grande inimigo.
É preciso saber usar o tempo a nosso favor e manter o olhos nele, mas não existe fórmula, porque é algo que só aprendemos com a passagem do tempo - nunca antes. E nesse processo, muitas vezes, andamos em tempo diferente daquele que anda ao lado.
É preciso manter a união sem ferir a individualidade e manter a individualidade sem ferir a união. Quem é que sabe uma coisa dessas? É uma verdadeira proeza que só se aprende, quando aprende, no processo que envolve erros e acertos.
É claro que ninguém quer errar, nem quer que o outro erre, mas é tão possível de acontecer que é quase provável que aconteça em algum momento. Um relacionamento não envolve somente isso e aquilo - ele, na verdade, envolve toda a nossa vida - tudo que somos, que pensamos, que fazemos, que desejamos, que sentimos. E ainda precisamos saber sermos nós mesmo dentro disso.
Eu não me atrevo a dar palpite no relacionamento dos outros e julgar - acredito que é preciso estar dentro para saber avaliar. De fora é sempre muito fácil apontar a direção.
Só é fiel quem é feliz, quem trai vai buscar fora o que não tem por dentro. A traição é quase sempre uma busca desesperada por uma emoção necessária. Nós insistimos em acreditar que a fidelidade é a primeira lição de um relacionamento, mas é preciso aprender tanta coisa antes.