Autor Tópico: A farsa do aquecimento global causado pelo homem  (Lida 84341 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #175 Online: 21 de Março de 2011, 22:16:59 »
Acabei de ler esse pdf dele:
www.alerta.inf.br/files/molion_desmist.pdf

Me pareceu razoável e concordo com a parte em que ele diz que os modelos climáticos são muito rudimentares. O clima é extremamente complexo e dinâmico e os modelos tentam simplificar demais isso.

E eu sempre achei previsões para os próximos cem anos muito pretenciosas e com possibilidades de erros muito grandes.

Não conseguem prever nem a p.. do fim de semana.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 22 de Março de 2011, 10:58:59 »
Existe uma diverença entre previsão do tempo e tendências climáticas, agnóstico.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #177 Online: 22 de Março de 2011, 12:47:36 »
Alguém tem ó vídeo inicial colocado no post ? Eu tenti ver , e foi retirado do ar do youtube ? Exsite algum lugar em que esteja disponível ?

Abs
Felipe

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 25 de Março de 2011, 09:01:00 »
Existe uma diverença entre previsão do tempo e tendências climáticas, agnóstico.

de acordo. A questão é colocar todas as séries históricas e achar estatisticamente correlações e fatores de sensibilidade, outra coisa é um modelo que justifique uma relação de causa e efeito.

Esse último é que estou comparando com a previsão do tempo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 25 de Março de 2011, 10:33:52 »
Ainda não fez sentido, pra mim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 25 de Março de 2011, 21:48:54 »
Alguém aqui já leu os textos do Molion ?

Abs
Felipe

Eu dei uma lida por cima num PDF que recomendaram por esses tópicos, e pelo que me pareceu, ele só repetia aquelas coisas bem batidas que, sinceramente, acho que mal se precisa verificar para saber que não podem ser sustentação para um "caso" sólido contra o que quer que seja. Coisas meio como "mas o principal gás do efeito estufa é o vapor d'água", "mas anteriormente a Terra esteve muito mais quente com menos CO2 e muito mais fria com mais CO2".

Sempre que vejo alguém comentar coisas como essa, me pergunto se não se perguntam se os cientistas da área poderiam realmente estar tão desligados de coisas gritantes e críticas para qualquer elaboração de um modelo que se preze. É quase como se alguém criticasse a biologia ou algo dela num texto que tivesse frases-chave como "[...] mas os cientistas se esquecem que as proteínas são sintetizadas pelo DNA", "[...] mas o problema para essa teoria é que toda célula de um macro-organismo possui o mesmo DNA, independentemente do fenótipo ou diferenciação celular específica".

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #182 Online: 27 de Março de 2011, 23:59:29 »
Segundo o Molion, a natureza libera 200 bilhões de tonelas de CO2, já a atividade humana libera 6 bilhões: 3% do que é liberado naturalmente. Se a coisa for assim mesmo, então grandes merdas a atividade humana no tocante a liberação de CO2 e, consequentemente, ao Efeito Estufa.

Ele afirma para ninguém confundir poluição com efeito estufa.
« Última modificação: 28 de Março de 2011, 01:22:10 por Tião Macalé »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 28 de Março de 2011, 00:23:26 »
O dia que 3 for 3% de 200, eu me mato na webcam!

1,5% pode parecer pouco, mas temos que lembrar que o ecossistema é um equilibrio delicado.

Além disso, não é apenas o quanto se emite, ams o quanto se é capaz de reabsorver.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #184 Online: 28 de Março de 2011, 01:33:38 »
O dia que 3 for 3% de 200, eu me mato na webcam!

1,5% pode parecer pouco, mas temos que lembrar que o ecossistema é um equilibrio delicado.

Além disso, não é apenas o quanto se emite, ams o quanto se é capaz de reabsorver.

Modifiquei pra corrigir o erro. E no caso são 6 bilhões (e não de 3 bilhões) e uma diferença de 3%.

Quanto ao ecossistema poder ou não reabsorver, isso é bom que alguém entendido do assunto responda.

Uma curiosidade: árvores adultas absorvem e liberam a mesma quantidade de CO2, ou seja, elas não contribuem em nada pra "causa" do Efeito Estufa. Já árvores em crescimento absorvem mais CO2 do que liberam, ironicamente, é melhor para a retirada de CO2 uma área de reflorestamento para produção de papel do que uma área de mata nativa com árvores adultas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 28 de Março de 2011, 09:09:59 »
Os gases mais importantes, no efeito estufa, são: vapor d'água, metano e dióxido de carbono. O cenário mais preocupante para o aquecimento global é a possível liberação do hidreto de metano que jaz em subsuperfície rasa em praticamente todos os assoalhos oceânicos.

O fato é que não há ainda um conhecimento suficiente sobre o grau exato da influência humana no aquecimento global. Um aspecto estranho é que ignora-se o fato de que o clima do planeta já foi muito mais quente que o atual em períodos geológicos em que não existiam humanos.

Algumas palavras sobre o dióxido de carbono. No ciclo deste elemento químico, ao longo do tempo geológico, a atmosfera comportou volumes muito variáveis dele em função da cobertura vegetal e da deposição de sedimentos e ou rochas carbonatadas, que é, diga-se de passagem, o meio de maior acumulação de carbono.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 28 de Março de 2011, 10:17:10 »
Em 2005, vi um seminário do Klaus Heinloth, um dos autores do um relatório da IUPAP de 2004 que dizia que só daqui a uns 30 anos saberemos se o aquecimento global tem influência humana ou não, mas também que daqui a 30 anos, mantendo o ritmo, a mudança seria irreversível.

Não sei ao certo quanto o nosso conhecimento mudou, mas garanto pra vocês que num sistema dinâmico complexo como é a Terra, 3% de variação em algum parâmetro é muita coisa.

Quanto às árvores, pelo que me lembre, a maior parte da recuperação de %5Ctext%7BCO%7D_2 é realizada por fitoplâncton nos oceanos.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 28 de Março de 2011, 12:29:46 »
Sem entrar em conspirações, mas não deixa de ser um ponto de vista respeitável.

<a href="http://www.youtube.com/v/JxC_JIwat9s" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JxC_JIwat9s</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/jDvtSrID1gg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jDvtSrID1gg</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/EXOXc03n0Ik" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EXOXc03n0Ik</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/AbXfJSPrCz8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/AbXfJSPrCz8</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/qv5bm4GSSM4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/qv5bm4GSSM4</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/Ja5xZq_skTY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Ja5xZq_skTY</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/mhhv6uVON_Q" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/mhhv6uVON_Q</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 29 de Março de 2011, 22:49:10 »
Sem entrar em conspirações, mas não deixa de ser um ponto de vista respeitável.

Algo pode ter uma aparência bem respeitável, parecer algo bem "elegante" e razoável, nenhuma besteira evidente, mas não quer dizer que seja cientificamente respeitável.

Vou fazer comentários aos trechos que achar mais necessários. Estou tentando fazer transcrições exatas quando meu "cache" dá conta, e nesses casos estou colocando entre aspas. Quando estou parafraseando, estou colocando entre parênteses. Se notarem qualquer coisa que acharem que difere demais do que foi dito, por favor apontem.

Primeiro vídeo

[...] sob o ponto de vista global, o homem não tem absolutamente nada a ver com isso. O CO2 não controla o clima local, e essa variabilidade é uma variabilidade natural

Falso. Embora o sol e os oceanos tenham grande influência, o CO2 não é desprezível de maneira alguma, essa é a posição da ciência mainstream, que não é mainstream a toa. Não só o efeito estufa é verificado, não só uma hipótese não comprovada com a qual trabalham. 

(o aquecimento global terminou em 1998)

Falso, até 1998 houve um aquecimento mais rápido e uma considerável desaceleração posterior, mas o aquecimento continuou.

http://www.skepticalscience.com/global-warming-stopped-in-1998.htm

(resfriamento global nos anos 70 - "os meteorologistas diziam que rumavamos para uma nova era glacial")

Nos anos 70 os aerossóis de fato causaram um resfriamento, e isso por sua vez fez com que ganhassem mais notoriedade na mídia uma pequena fração dos cientistas que sugeriam que pudéssemos entrar numa nova era glacial. Mas, diferentemente do que os "céticos" costumam sugerir para tentar comprometer a credibilidade da área, eles não eram maioria.

http://www.skepticalscience.com/ice-age-predictions-in-1970s.htm

"Você não pode dizer que o homem interferiu no clima há ~140 mil anos, a temperatura era maior e os níveis de CO2 muito mais baixos"

É o tipo de coisa que sugere fortemente desonestidade intelectual, e me pergunto se é realmente digno de ser até comentado, eu acho que é um insulto a inteligência, de qualquer um, mesmo que apenas minimamente informado no assunto. Parece tentar sugerir, ou supor (não sei o que seria pior), que a ciência mainstream sugira que o CO2 é o único e singular fator interferindo no clima. Isso é ou falta de conhecimento básico, crítico, sobre a área, ou um espantalho. 

Numa versão mais simplificada, o pensamento que um "cético quanto aos céticos" poderia ter, apenas isso bastaria. Como eles prontamente apontam, aparentemente tentando sugerir que são os únicos a pensar assim, não é apenas o CO2 o único mecanismo ao longo de toda a história da Terra a afetar no clima, mas isso não significa que ele não tenha nenhum papel (indo contra o que é empiricamente observado), e muito menos que não poderia ser o caso agora.

O potholer54 faz uma analogia de uma casa, com uma lareira, aquecedor, janelas, e o sol. São todos fatores importantes na temperatura da casa; quando várias delas estão constantes ou variam previsivelmente, você pode então atribuir com considerável confiança as alterações de temperatura na variável que sobra.

"O CO2 é uma resposta, um produto, aquece primeiro e depois o CO2 aumenta"

Ele colocou isso no contexto da revolução industrial ou de algum boom de CO2 seguido de um resfriamento (causado provavelmente por CO2 e/ou ciclos solares), mas acontece também em longo prazo. Novamente, isso no entanto não deveria ser o suficiente para convencer as pessoas de que o CO2 não funciona fisicamente como é empiricamente verificado, impedindo radiação de sair da atmosfera. O que acontece são efeitos de retroalimentação: água e gelo capturam CO2, e, aquecidos, liberam. Então o aquecimento, independentemente da causa inicial, libera CO2, sim, mas este também causa mais aqucimento em seguida.

Segundo vídeo

"gás metano é 21 vezes mais poderoso que o CO2 no que se refere ao aquecimento [...] (apesar do aumento na produção de gado e arroz o metano se mantém estável)

Eu não sei muito sobre a questão do metano, mas me parece que ele não é considerado tão importante em longo prazo quanto o CO2 por que este passa mais tempo na atmosfera, diferentemente do metano.

(para cada emissão de CO2, os oceanos devem absorver CO2 proporcionalmente)

Os oceanos absorvem CO2, mas há limites nessa capacidade. Se não houvesse, a tendência seria ao CO2 ir eventualmente parar quase todo lá, e a Terra iria esfriar. Felizmente, o "balanço" natural calha de ser tal que, ao menos durante períodos consideravelmente longos, a produção e a absorção de CO2 pela natureza mantém sim um nível mais ou menos constante de CO2 na atmosfera, sendo então um dos "componentes" de uma relativa estabilidade climática (que pode ser sempre afetada por outros fatores, como ciclos solares, e ciclos em alguns movimentos terrestres menos conhecidos, e talvez até algumas coisas mais excepcionais algumas vezes levantadas).

A produção de CO2 pela atividade humana, talvez juntamente com a diminuição na absorção de CO2 natural causada pela atividade humana, mudam o cenário, e sobra mais CO2 na atmosfera do que haveria com emissões menores ou absorção suficiente. E isso impacta na temperatura, por que a parte toda do CO2 impedir a fuga de radiação solar não é só imaginação.

Sobre a pergunta da meteorologista, ela realmente está errada em vários pontos (não vi ainda a resposta que ele deu). Não é simples atribuir eventos pontuais ou aparentes tendências de aumentos de chuva ou qualquer coisa de curto prazo ao aquecimento global. Eu não sei exatamente o status disso, nem o que se prevê.

É um pouco como seleção natural e deriva genética. As freqüências dos genes nas populações mudam pelas duas coisas, mas seleção natural causa deriva genética e deriva genética pode também influenciar na seleção natural. Mas não podemos pegar qualquer variação na freqüência de um gene e atribuir a seleção natural sem uma análise bem cuidadosa. E talvez algo análogo nem seja possível no caso de mudanças climáticas pelo aquecimento global, ainda que, uma vez passado um certo limite, talvez seja simplesmente mais razoável supor que "coisas estranhas" no clima são parte daquilo que era previsível a partir de um aquecimento global. A única coisa que já vi ser cogitado como realmente possível de ser o caso na parte mais bem informada da blogosfera foi com a Rússia, há algum tempo. Mas não sei se houve qualquer estudo científico a respeito, e não faço qualquer julgamento eu mesmo.

E o afundamento de algumas ilhas, como Tuvalu, não se deve a elevação do nível dos oceanos, mas é realmente um afundamento, um processo geológico. Como talvez possa servir de exemplo com o que se espera de regiões costeiras e outras ilhas com a elevação dos níveis dos oceanos, acaba "entrando" na conversa e confundido por muita gente como sendo exemplo de "prova do aquecimento global", mas não tem nada a ver.

Amanhã eu continuo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 30 de Março de 2011, 22:44:24 »
Terceiro vídeo

Sobre derretimento de geleiras e aumento do nível do mar: tanto quanto sei, essa não seria realmente a principal origem do aumento do nível do mar, mas sim a expansão térmica.

Quanto a "não existirem evidências de aumento do nível do mar", bem, me parece mais uma dessas coisas que se fica falando e batendo o pé e tentando convencer assim na base da repetição de amostragem seleta.

This figure shows the change in annually averaged sea level at 23 geologically stable tide gauge sites with long-term records as selected by Douglas (1997). The thick dark line is a three-year moving average of the instrumental records. This data indicates a sea level rise of ~18.5 cm from 1900-2000. Because of the limited geographic coverage of these records, it is not obvious whether the apparent decadal fluctuations represent true variations in global sea level or merely variations across regions that are not resolved.
A recent paper suggests that many of the tide gauges used by Douglas show no rise in sea level when the data is updated to include data to 2010. [1]
For comparison, the recent annually averaged satellite altimetry data [1] from TOPEX/Poseidon are shown in red. These data indicate a somewhat higher rate of increase than tide gauge data, however the source of this discrepancy is not obvious. It may represent systematic error in the satellite record and/or incomplete geographic sampling in the tide gauge record. The month to month scatter on the satellite measurements is roughly the thickness of the plotted red curve.
[edit]Data

Original data for this figure is from the Permanent Service for Mean Sea Level [2] (PSMSL). Douglas (1997), defined the following criteria for selecting records from the PSMSL which were long, reliable, and avoided large vertical geologic changes:
Each record should be at least 60 years in length
Not be located at collisional plate boundaries
At least 80% complete
Show reasonable agreement at low frequencies with nearby gauges sampling the same water mass
Not be located in regions subject to large post-glacial rebound [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Recent_Sea_Level_Rise.png

Quarto vídeo

No quarto vídeo ele levanta o argumento das ilhas de calor, afetando a medição, de forma que não permitiria concluir que de fato há o aquecimento global. Esse argumento é falho por duas razões principais, a primeira que, independentemente da temperatura absoluta poder ser distorcida por algo assim, isso não diz nada quanto ao aumento relativo das temperaturas ao longo do tempo. Por exemplo, suponha que você tenha um aquecedor em casa, e um termômetro que fique próximo de algo que afete na medição, seja algo que o faça ter medições mais frias ou mais quentes do que a temperatura ambiente real. Esse termômetro não será confiável para te dar a temperatura absoluta, real, ainda detectará alterações na temperatura ao longo do tempo mesmo assim. Se num dia ele marcava 30 graus e em outro 24, você pode dizer que houve uma diferença de 6 graus de um dia para o outro, ainda que não saiba dizer qual era a verdadeira temperatura em qualquer instante.

Além desse ponto, há um outro um pouco surpreendente de que, um dos céticos nos EUA teve uma iniciativa bastante louvável de convidar as pessoas a "denunciarem" instalações inapropriadas e registrarem em fotos, e assim catalogaram um monte dessas instalações. O curioso veio depois: alguém resolveu testar isso e ver o que seria se fosse pego o registro dessas temperaturas apenas, o quanto elas distorceriam as medições, e acabou constatando que, inesperadamente, há até um desvio para baixo. Mas ainda assim, elas, previsivelmente, reproduzem bem de perto as medidas dos outros termômetros.

http://climateprogress.org/2010/01/28/watts-not-to-love-new-study-finds-the-poor-u-s-weather-stations-tend-to-have-a-slight-cool-bias-not-a-warm-one/

http://www.skepticalscience.com/print.php?r=102

Não só isso, mas os cientistas usam qualquer recurso matemático para tentar remover esse efeito de calor urbano -- não sei se agora estão considerando fazer o ajuste na direção contrária, uma vez constatado que o efeito seria o contrário do assumido.

Fora isso, não é apenas em medições em terra que se baseiam os cientistas. Também há correções necessárias para quando deixam de ter medições em regiões particularmente mais frias (eu me pergunto se esses caras realmente tentam sugerir que os cientistas são tão estúpidos a ponto de cometer um erro tão crasso, só tirar termômetros do frio e fazer a média sem nenhuma espécie de compensação, e pensar então, "oh, como aqueceu").

E novamente aqui acontece algo talvez meio inesperado e parecido com o caso anterior, as estações desativadas costumavam ter a tendência a mostrar uma maior tendência de aquecimento.

Aqui um gráfico do que se produz a partir das estações todas e só daquelas que foram mantidas:

http://www.skepticalscience.com/Dropped-stations-introduce-warming-bias-intermediate.htm

Quanto ao resfriamento dos oceanos, é verdade, mas incompleta. Há flutuações de curto prazo durante todo o registro de temperaturas, mas resfriamento recente é só uma parte mínima do quadro geral.

Resfriamento:

Quadro geral:

http://www.skepticalscience.com/cooling-oceans-intermediate.htm

Ele em seguida desdenha os modelos como inúteis. Eu não tenho qualificação para fazer qualquer julgamento técnico sobre eles, mas a sua aparente capacidade de "previsão retroativa" me parece algo bem satisfatório e até impressionante, ainda que isso não implique de maneira alguma em imaginar que são infalíveis e minuciosamente exatos.

Essa "previsão retroativa" é a aplicação dos modelos a partir de dados que se tenha das variáveis do passado, e tentar a partir daí prever a temperatura registrada, como se faria com uma situação do futuro, com a exceção de que a "prova" já está disponível nos registros de temperatura.

No primeiro gráfico: as linhas amarelas são os resultados de diversos modelos. A linha preta, as temperaturas realmente registradas. A linha vermelha é a média das previsões dos modelos.

http://blogs.edf.org/climate411/2007/07/18/models_how_good/
http://blogs.agu.org/wildwildscience/2009/04/09/weather-climate-models-trust-me-this-is-interesting/

O segundo são os mesmos modelos, descontando a influência humana.

Como disse, eu não tenho capacidade para fazer uma análise mais técnica deles, só posso ver esses resultados, mas me parece um bocado de exagero dizer que os modelos são "inúteis".

Mais tarde no mesmo vídeo ele afirma justamente o contrário disso, que os modelos não reproduzem o passado. Bem, está aí, julguem se isso é reproduzir ou não o passado.

Em seguida ele tenta sugerir que o aquecimento não é exatamente real, mas apenas relativo a um período mais frio. Houve um aqueciemento devido ao sol retornar de um padrão de atividade menor num período, mas ele se "estabilizou" em seguida, não sendo a causa do aquecimento posterior.

Ele então segue falando que os cientistas distorciam seus dados, citando o que foi chamado por uns de "climategate", com o roubo dos e-mails e etc. Bem, os cientistas foram inocentados de qualquer acusação de fraude ou de ocultar informações, apesar de isso continuar sendo repetidamente afirmado. Não sei se já era sabido isso na data dessa entrevista, mas a coisa não era exatamente convincente para o caso "cético" desde o início, se as pessoas se dessem ao trabalho de ler os e-mails inteiros em vez de só os trechos selecionados de uma meia dúzia de mensagens em 13 anos de e-mails.

E eras glaciais são mesmo previstas para o futuro, mas muito mais distante, milhares de anos. Nada que perturbe previsões de um aumento médio das temperaturas num futuro mais próximo.

Amanha continuo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 30 de Março de 2011, 22:52:09 »
Eu nem sei se faz sentido eu continuar fazendo isso na verdade. Nem é um assunto que eu realmente conheço bem. Só sei dessas coisas porque tem esses sites, e por mais recentemente ter me despertado a curiosidade quando quando pareceu virar uma coisa mais politicamente enviesada, dos "esquerdistas com sua corrupção e interesses políticos mesquinhos". Antes eu até era mais "cético", pode-se dizer, imaginava que o que mais havia eram incertezas para qualquer lado, exageros, tanto de hype científico quanto de militância de ambientalistas. Só quando a coisa tomou esses familiares ares do "debate" de criacionismo e evolucionismo que isso me sugeriu haver algo mais concreto, meio ironicamente. Ou nem exatamente isso, apenas uma desconfiança quanto a esses que posam de "céticos", especialmente os ativistas (não que os ativistas "não-céticos" sejam muito melhores).

Mas está tudo aí, para quem quiser verificar. O impressionante é que aparentemente tão pouca gente faça isso, e muitos aceitem argumentos toscos para os quais no mínimo se pode imaginar causas prováveis de serem inválidos sem nem ter que fazer qualquer pesquisa no google.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #191 Online: 31 de Março de 2011, 08:39:33 »
Legal Buckaroo, os seu posts me despertaram a atenção sobre a questão. Espero que se confirme como mais uma contribuição importante do método científico para a humanidade, comprovando a credibilidade das instituições de pesquisa. Pq sem a credibilidade das instituições científicas não teríamos como pautar as políticas públicas por critérios técnicos.
« Última modificação: 31 de Março de 2011, 08:42:32 por gilberto »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 31 de Março de 2011, 22:35:12 »
Repito a recomendação dos vídeos do potholer54 no youtube, postei uns dois ou três mais ou menos principais por aqui, acho que ainda na página anterior. Não só ele entende mais do que eu, como tem background científico e jornalístico, e embasa cada vídeo em um trabalho consideravelmente extenso de pesquisa do que realmente dizem os artigos científicos, e destrincha mais detalhadamente os argumentos "contrários". Praticamente tudo que você ouvir falar "do contra" ele deve ter coberto de forma bastante esclarecedora. Se não ele, bem provavelmente o site skepticalscience.com. Ambos fazem ótimos resumos do assunto, que não deixam perdido quem não for "fã" da coisa.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #193 Online: 16 de Abril de 2011, 19:12:03 »
Andei lendo um artigo do ICMJE (relacionado a publicações médicas), e um dos pontos importantes sobre a publicação é o conflito de interesses. No caso do aquecimento global, parece que temos muitos conflitos de interesse, e não nescessariamente financeiros, mas também ideológicos, por isso acho bem plausível questionar os institutos de pesquisa sobre se a influência do homem no aquecimento global é importante ou não, já que temos os EUA como os maiores produtores e ao mesmo tempo o país mais rico do mundo. Mas não estou aqui para falar de possíveis conflitos políticos.

Acho que a maior preocupação em relação a poluição é na realidade os produtos tóxicos que geramos, e não o CO2. Afinal, se a natureza resistiu a aquecimentos maiores e a níveis de CO2 maiores, acho tendendcioso todo esse papo ambientalista de por exemplo corais morrendo etc etc etc etc. Por isso, mesmo que o homem esteja causando acentuação do aquecimento global, isso não justifica catastrofismo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 17 de Abril de 2011, 16:33:38 »
A questão não se fundamenta em ambientalismo babaca, ou uma preocupação sobre se "a natureza vai resistir", mas principalmente nos problemas que as mudanças climáticas vão trazer para as pessoas. Emissões de poluentes "propriamente ditos" não são "alternativa", só uma outra preocupação.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #195 Online: 17 de Abril de 2011, 19:37:21 »
E se as emissões de gás carbônicos não forem um fator com influência relevante para o aquecimento global? Aí estaremos gastando bilhões para....nada, bilhões que poderiam ser gastos com a diminuiação da poluição de verdade por exemplo.

Além disso fora algumas ilhas que vão afundar e outros detalhes não vejo um dano irreparável do aquecimento.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 17 de Abril de 2011, 20:01:15 »
Esse "e se" pode ser descartado como consideração, no pé que estão as coisas.

E não sei se se prevê que ilhas vão afundar. O que geralmente apontam parecido com isso é um afundamento literal, geológico, e não ilhas sendo encobertas pelo mar que sobe. Acho que o mais próximo disso seriam problemas com o avanço do mar sobre as costas de alguns países, mas acho que esse será o menor dos problemas na maior parte dos casos. Encarecimento de comida e saúde, mais a propagação elevada de doenças, me parecem ser os problemas mais sérios.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #197 Online: 15 de Maio de 2011, 23:29:23 »
Esse "e se" pode ser descartado como consideração, no pé que estão as coisas.

E não sei se se prevê que ilhas vão afundar. O que geralmente apontam parecido com isso é um afundamento literal, geológico, e não ilhas sendo encobertas pelo mar que sobe. Acho que o mais próximo disso seriam problemas com o avanço do mar sobre as costas de alguns países, mas acho que esse será o menor dos problemas na maior parte dos casos. Encarecimento de comida e saúde, mais a propagação elevada de doenças, me parecem ser os problemas mais sérios.

Tem uns países que podem afundar sim, Palau e algumas outras ilhas se não me engano onde o ponto mais alto está há 4 metros de altura. Ademais, podemos plantar na rússia, no canadá para compensar a menor produção em outros lugares. Propagação elevada de doenças está mais para uma urbanização elevada e poluição por produtos químicos realmente perigosos. Também adoraria se houvesse mar aqui em Brasília. :)

Mas como eu disse no tópico sobre preservação ambiental, não detenho conhecimento sobre economia suficiente para compreender o impacto real desse direcionamento de verbas para o combate da produção de CO2. Afinal, o desenvolvimento de tecnologias de produção de energia alternativas é algo que imagino que iria ocorrer com ou sem aquecimento global. Imagino que exista sim um impacto negativo sobre a produção de outras tecnologias.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 16 de Junho de 2011, 08:44:19 »
Tá... Mas a pergunta que não quer calar é: O aquecimento global poderia ser parte desse ciclo? É um indício de uma transição para um novo período geológico? :?

Sim, o 'aquecimento global' pode fazer paste deste ciclo mas há uma discussão acalorada no meio científico sobre qual é o grau de influência antropogênica neste processo. E frequentemente esta discussão descamba para um "bate-boca" ideológico.

O que voce quer dizer com "novo período geológico"? Seria um desmembramento da época do Holoceno?

Não sou da área, mas ouvi dizer que se a humanidade não existisse, a Terra estaria caminhando para uma nova era glacial. Agora, o que o Geo falou me colocou na dúvida. De qualquer modo, não sei de nenhum mecanismo natural que poderia estar causando este aquecimento, mas isso é minha opinião de leigo.

Provavelmente nós teremos outra 'era glacial', independentemente do (suposto) aquecimento antropogênico, pois o excesso de CO2 será absorvido, mais cedo ou mais tarde, pelas plantas e pela deposição de sedimentos carbonosos e carbonatados.

Se não me engano, a órbita da Terra oscila levemente, e isso causa períodos em que a Terra está mais longe do Sol, e períodos em que ela está mais perto dele (em todas as estações), e isso seria o que de fato determina mudanças na temperatura da Terra. Mas deve haver pessoas que possam explicar isso melhor.

Os ciclos de Milankovitch tem influência do ciclo de obliqüidade (a inclinação do eixo da Terra, que oscila aproximadamente a cada 41 mil anos, é maior nas regiões polares, tornando-se mais fraca em direção ao equador) e do ciclo de precessão (cujo período é de cerca de 22 mil anos, provocando a variação da distância entre a Terra e o Sol, é menor nos pólos e maior no equador).

A teoria de Milankovitch foi alvo de disputas durante décadas. Porém, em 1976, foi demonstrado que as freqüências astronômicas estavam presentes de forma significativa nos dados paleoclimáticos, no qual Hays et alii encontraram, em suas análises, ciclos quase-periódicos correspondentes aos orbitais. Contudo, apesar da presença dos períodos de 42 mil e de 19 e 23 mil anos, representando a obliqüidade e a precessão respectivamente, os ciclos dominantes em todos os espectros analisados variavam entre 94 e 122 mil anos, o período da excentricidade (Silva, 2007).

As glaciações ocorreriam quando:

a) O verão começa no afélio, ou seja, quando a distância entre a Terra e o Sol é maior;

b) A excentricidade é máxima, ou seja, a distância entre a Terra e o Sol no afélio é a maior possível. Isso afeta não só a intensidade relativa e a duração das estações nos diferentes hemisférios, mas também a diferença entre a insolação máxima e mínima recebida durante um ano;

c) A obliqüidade é baixa, significando que a diferença entre verão e inverno é fraca e o contraste latitudinal é maior.

Fonte

Se isso estiver certo, então o fenômeno tem a ver com aquele negócio de física do ensino médio: potencial de irradiação, não lembro mais muito bem o nome.

Albedo.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 19:58:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 16 de Junho de 2011, 15:43:14 »
algumas mensagens sumiram?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!