Vou dar um palpite "cético" pessoal/totalmente inventado quanto a isso de "instabilidade". Bem, a acho que princípio deve mesmo haver instabilidade enquanto o aquecimento vai avançando gradualmente. Talvez algo meio fracamente análogo à "instabilidade" da recepção de sinal quando se ajusta o "dial" do rádio*. Mas parece haver uma espécie de limite para o aquecimento (ou especificamente para a sensitividade do clima ao CO2 atmosférico), então, chegado esse limite, ou estabilizado em qualquer ponto anterior a isso, me parece também razoável supor que o clima se "estabilizaria", ou não ficasse tremendamente mais instável do que era antes -- um pouco como se "sintonizássemos" em uma rádio.
Não que ache que seja absolutamente impossível calhar de acabarmos numa "regulação de variáveis" mais propensa a instabilidades em geral, apenas acho que a coisa deve ser mais ou menos nas linhas que falei**, e que essa coisa de "tendência a instabilidade" (ao menos no que se ouve ou lê de divulgação não especializada) dá um pouco de um ar meio criacionistóide/eco-misticóide de um clima ideal/projetado em "perfeito equilíbrio", e que qualquer coisa diferente disso fosse enfurecer os deuses.
* sem muita analogia para espaços no dial "fora de estação", ou talvez esses sendo análogos a "regulações" especialmente instáveis de variáveis climáticas, embora não haja qualquer analogia forte entre as estações de rádio e regulações de variáveis mais estáveis.
** o que possivelmente nem é algo "cético" no sentido de conflitar com o que é dito pela maioria dos cientistas, não sei exatamente o que dizem na verdade. Meu "ceticismo" é mais quanto a essas afirmações mais vagas que vemos em notícias e etc, ou parte do que se pode interpretar delas.