Bom, se o capitalismo conseguiu ser implantado e esta em uso é porque funciona melhor que o comuninsmo não acha?
Não necessariamente. Foi implantado e permenece em vigor por disputa de interesses, principalmente financeiros. Coisa que no comunismo teoricamente não existiria. Mas essa discussão você sabe onde vai dar. Paremos por aqui? Ou quer continuar?
Fiquei curioso com relação a estas partes em negrito. Poderia me explicar a forma como "implantaram" o capitalismo (ex: quando criaram as leis que obrigam as pessoas a fazer comércio e investir) e a forma como esses interesses impedem que ele acabe?
Responda (caso queira) nesse tópico, que trata melhor disso: ../forum/topic=17264.0.html
Não sei se entendi muito bem tua pergunta.
Mas no decorrer do desenvolvimento da Europa, depois da Idade Média, o imperialismo tomou novos rumos, não era mais só andar com o exército e tomar conta do lugar a força. Começaram as evangelizações, a procura por novas riquezas, e tudo isso não era só comércio, era escravidão, furto. Quando ela já detinha o poder militar ela se expandiu, e dominou fisica e culturalmente todo país que encontrou na frente. Tá, até aí não era capitalismo ainda, era mercantilismo, mas foi o que de origem, futuramente, ao capitalismo. Foi o momento histórico que deu valor ao capital. Em decorrência disso, até hoje nós acreditamos que a existência do capital (eu digo capital, e não dinheiro) como algo de extrema necessidade. O capitalismo em si é auto destrutivo, ele de tempos em tempos decai, sofre uma crise de proporções amplas, e só não é plenamente destruído, porque são reinventadas novas políticas, como política de bem-estar social, liberalismo, e neoliberalismo (atual que está já em decadência), outro motivo pelo qual o capitalismo permanece em vigor é a falta de concorrentes, já que o comunismo, seu mais forte adversário, foi combatido de forma muito "eficiente" (no sentido de desmoralizá-lo ao extremo).
Na vardade, o que conhecemos por "capitalismo" é mais uma
ausência de sistema econômico do que um sistema econômico propriamente dito. É a forma em que as pessoas
naturalmente e
espontaneamente se organizam em uma sociedade grande ("grande" no sentido de ninguém conhecer todos os demais membros pessoalmente) onde as 2 condições abaixo são satisfeitas:
1- Garantia e trasmissibilidade da propriedade adquirida de forma legal, e liberdade para dispor da mesma da forma que bem entender;
2- Ausência de qualquer vínculo legal de dominação ou subordinação entre as pessoas.
Quando essas 2 condições são satisfeitas em uma sociadade grande, inevitavelmente teremos o "capitalismo".
O capitalismo não é algo recente: permeia toda a história da humanidade desde quando a primeita tribo fez o primeiro ato comerciual com outra. Quanto mais uma sociedade garantia essas 2 condições acima citadas, mais "capitalista" ela era.
O processo mais recente de predomínio da economia de mercado ocorreu com as revoluções que gradualmente garantiram essas 2 condições acima citadas, abolindo gradativamente os privilégios feudais. Pode-se dizer que o capitalismo amplo como conhecemos hoje começou com a Revolução Francesa.