Autor Tópico: Caso Battisti  (Lida 95166 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #175 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 20:39:27 »
Citar
Para fins sexuais, Battisti, em 25 de agosto de 1974, seqüestrou pessoa incapaz e com violência obrigou-a à prática de atos libidinosos.

Citar
Se essa notícia for verdadeira, dá para ver que o Battisti não passa de um bandidinho comum que não merece muita credibilidade no que diz.

É um bandidinho comum mesmo.

E não é o único que conseguiu abrigo por aqui, existem mais uns 3 além dele que estão  vivendo felizes no Brasil e um deles segundo dizem é muito amigo de uma pessoa que era do PT.

Coincidências...

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #176 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 03:03:50 »
01/02/2009 - 19h28
PT divulga nota de apoio a Tarso por concessão de refúgio a Cesare Battisti

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PT na Câmara divulgou nota neste domingo em solidariedade à decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) de conceder refúgio político ao ex-militante italiano Cesare Battisti. Na nota, os deputados petistas afirmam que "só a falta de bandeiras políticas consistentes de direita pode explicar o interesse excessivo concedido ao episódio".

O objetivo da exposição do caso, segundo a bancada do PT, é "politizar uma questão que está sendo resolvida no seu leito natural que é o Judiciário, como admite o próprio chefe de governo da Itália".

Os petistas afirmam que Tarso cumpriu as determinações previstas na Constituição Federal e por jurisprudências tomadas no passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em outros processos de extradição.

"Tarso Genro agiu também dentro dos parâmetros da legislação internacional observada pelos mais diferentes países, tanto é assim que a França acaba de negar um pedido de extradição contra Marina Petrella, ex-militante das Brigadas Vermelhas, objeto de acusações semelhantes àquelas que são feitas contra Battisti", diz a nota.

O partido argumenta que na "conturbada década de 70 na Itália" não foi assegurado a Cesare Battisti pleno direito de defesa. "Pelo contrário, os advogados da confiança do réu foram presos e a defesa foi feita por advogados que usaram procurações falsas", dizem os deputados.

Os petistas afirmam ainda que Francesco Cossiga, primeiro-ministro da Itália na década de 70, reconhece hoje que naquele tempo o Estado italiano recorria a medidas de exceção. "Diante do exposto, a bancada do PT manifesta sua irrestrita solidariedade à decisão do governo e expressa a certeza de que esse episódio superdimensionado pela mídia não será capaz de abalar as sólidas relações entre o Brasil e a Itália."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u497131.shtml

___________________________________________________________ ___________________________________

Sim, o Tarso Genro cumpriu as determinações constitucionais acerca da concessão de asilo político a presos políticos. No entanto, ao fazê-lo, questionou o sistema jurídico italiano ao afirmar que Battisti foi julgado em tribunal de exceção. Pior: contrariou o Conare em sua decisão de não conceder refúgio, decisão esta que pautava-se principalmente na solidez dos princípios democráticos e jurídicos da Itália.

À parte esses eventos, os advogados da figura ainda entraram pleiteiam duas coisas: a extinção da ação de extradição e a liberdade do italiano. A grande questão, a meu ver, não é a constitucionalidade da decisão: sim, o Ministro tinha a prerrogativa de negar a extradição, vez que está amparado pela própria CF. No entanto, os fatos divulgados apontam que Battisti não é um criminoso político (como foi concluido pelo próprio Conare), mas sim um criminoso comum que está se aproveitando do fato de ter feito parte de uma organização política para encontrar privilégios em outros países... Se matou gente inocente, não merece se beneficiar do status de 'refugiado político'. Agora é só esperar a decisão do STF...


Citar
O procurador adjunto de Milão, Armando Spataro, um dos encarregados do processo, declarou na noite deste sábado à televisão que Battisti era "um assassino da pior espécie".

Ele se diz inocente "porque isso se arranja, porque encontrou primeiro na França e, depois, no Brasil pseudo-intelectuais que o apóiam, mas as condenações pronunciadas contra ele são pesadas como chumbo", acrescentou o procurador --um dos mais célebres da Itália, especializado em questões do terrorismo.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u496859.shtml
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Deu na Carta Capital: Caso Battisti - E que esperava o ministro Tarso?
« Resposta #177 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 07:58:45 »
Caso Battisti - E que esperava o ministro Tarso?



De Mino Carta:

Consta que Cesare Battisti há anos escreve romances policiais. Arrisco que o melhor é sua própria história. Concluída pelo happy ending de filme hollywoodiano, graças ao governo brasileiro, disposto a atender aos apelos da gauche caviar, como se diz em Paris, a dos representantes do chique radical.

Recordo um programa do rádio brasileiro que me encantava a adolescência, contemporâneo da PRK 30 de Lauro Borges e Castro Barbosa, de uma graça hoje inconcebível. Era o contraponto de outro programa, grave e compenetrado, conduzido por um locutor chamado Gastão, a quem cabia entrevistar o doutor Leite de Barros para evocar casos remotos e próximos de crimes memoráveis. A conclusão vinha pela voz de barítono do doutor: “Sim, Gastão, o crime não compensa”. A história de Battisti teria de seguir pelo rumo oposto.

O APRENDIZADO. Há uma ficha detalhada da polícia italiana de um jovem cidadão nascido em Cisterna Latina, região do Lazio, em 1954. Aos 18 anos, a 13 de março de 1972, Cesare é preso pela primeira vez por furto agravado. Dois anos depois, a 19 de junho, preso novamente por lesões pessoais agravadas. Preso ainda a 2 de agosto de 1974, por rapina agravada e sequestro de pessoa. Denunciado a 25 de outubro do mesmo ano por desfrutamento de incapaz (por debilidade mental ou menoridade) para a prática de atos libidinosos. Preso em Udine, norte da Península, em 1977, por rapina. Admitamos, não é uma ficha enaltecedora do caráter e das tendências de qualquer um.

A CONVERSÃO. No cárcere de Udine, Battisti conhece Arrigo Cavallina, preso por eversão, que o doutrina a respeito dos objetivos da luta revolucionária. O nosso herói encontra uma grande motivação. Sai da prisão ainda em 1977 e passa a militar no PAC, Proletariados Armados para o Comunismo. Primeira ação revolucionária: a 6 de junho de 1978, Battisti e sua namorada da época, Enrica Migliorati, universitária de 20 anos, assassinam Antonio Santoro, carcereiro na prisão de Udine, na porta de sua casa. Atingido nas costas, quem atira é Battisti. Santoro deixa mulher e três filhos. Por ocasião de um interrogatório, ex-noiva de Battisti, Maria Cecilia B., atualmente professora universitária, declarou: “Na primavera de 1979, Battisti, ao descrever a sensação experimentada ao matar alguém e, sobretudo, ao ver sair o sangue de um homem baleado, referiu-se ao assassínio de Santoro para se declarar um dos seus autores”.

O ASSASSINO E O ARREPENDIDO. Seguem-se os demais assassínios que levam à condenação de Battisti, julgado à revelia. A 16 de fevereiro de 1979, do joalheiro Pierluigi Torreggiani (cuja joalheria foi assaltada e depenada em nome de uma “expropriação proletária”) e do açougueiro Lino Sabbadin, ambos réus por terem morto a tiros dois assaltantes. A 19 de abril, morre debaixo dos tiros do PAC o agente Andrea Campagna. Pouco mais de dois meses após, Battisti é preso em Milão. Mais dois anos. A 4 de outubro de 1981, um commando terrorista ataca o cárcere de Frosinone, onde Battisti se encontra, e ele evade, em companhia de um camorrista.

AS FUGAS. Battisti foge para a França, depois para o México, enfim volta a Paris em 1990, onde em novembro é preso ao preparar uma rapina. Libertado em abril de 1991, alega sua condição de refugiado político e se vale da chamada Doutrina Mitterrand, que oferece abrigo a este gênero de foragidos, ditos políticos. Caduca a Doutrina com o advento de Chirac, e em 2003 a Itália solicita novamente sua extradição. A 10 de fevereiro de 2004 é preso novamente, um ano após é destinado à prisão domiciliar. Em seguida, a Justiça francesa dá sinal verde para a extradição. É quando ele foge para o Rio de Janeiro, ponto final de criminosos verdadeiros e de ficção, a 21 de agosto de 2004. Para enfim cair nas malhas da polícia brasileira, a 18 de março de 2007. É material para um enredo de cortar o fôlego. Muito instrutiva para entrar nos detalhes a leitura de uma reportagem assinada por Giacomo Amadori na revista Panorama, edição 29/1.

A AFRONTA. De saída, uma pergunta: compete a um ministro da Justiça de um país democrático contestar a sentença passada em julgado do tribunal de outro país democrático? Esta pergunta aqui já foi formulada, mas vale repeti-la, a bem da razão e do direito internacional. Digamos que o processo que condenou Battisti sofra de vícios irreparáveis. Quem é, porém, o ministro da Justiça do Brasil, a não ser aos olhos dos patriotas de ocasião, para afrontar o Estado de um país amigo e democrático que ostenta uma tradição jurídica milenar?

Estabelecida a premissa, outras considerações se avolumam. Os argumentos da decisão brasileira são insustentáveis, em primeiro lugar porque provam a ignorância da história recente da Itália e peremptoriamente negam a capacidade do Estado italiano de proteger seus carcerados. Trata-se de ofensa gravíssima, e ao ser praticada demonstra, além da desinformação, a insensibilidade política e diplomática. Não vale a pena insistir na inconsistência das motivações. Vale, entretanto, registrar que um dos argumentos brandidos alude a um delator sumido debaixo de identidade falsa, que jogou lenha na fogueira para salvar a própria pele. Pois Pietro Mutti, o arrependido, não desapareceu depois de oito anos de cárcere, e hoje é um operário com identidade intacta, disposto a insistir na sua denúncia, como relata Amadori na Panorama.

Já Arrigo Cavallina, aquele que converteu Battisti à causa do PAC, recusou-se ao arrependimento, mas hoje afirma: “A meu respeito, Mutti disse coisas substancialmente verdadeiras, não entendo por que teria de denegrir Battisti. Quando ouço que o Cesare faz o papel de vítima do outro lado do mundo, tenho de sorrir”.

Outro argumento demolido pela reportagem de Panorama é o de que Battisti não teve assistência judicial correta. Muito pelo contrário, sempre teve em todas as ocasiões, na Itália e na França, sem contar a qualidade de promotores como Pietro Forno e Armando Spataro. Este define Battisti como “assassino puro”.

A REAÇÃO DA ITÁLIA. Aqui não há surpresas. A afronta não foi perpetrada contra um governo, contingente como todos os governos democráticos, e agora entregue a uma figura medíocre, caricata e, segundo CartaCapital, voltada exclusivamente para os seus interesses pessoais de homem mais rico da Itália. Não é por acaso que quem escreveu para o presidente Lula foi o presidente Giorgio Napolitano, ou seja, o representante do Estado em um país de regime parlamentarista. Como temíamos, a crise diplomática fermenta e Roma retira seu embaixador no Brasil, Michele Valensise. Em outros tempos uma decisão deste porte seria prenúncio de guerra, mas hoje é pelo menos muito grave.

De certa forma, um esclarecimento em relação ao revide italiano vem nas declarações do chanceler Franco Frattini, ao afirmar que “Battisti não merece o status de refugiado”. E acrescenta que o Brasil “é país amigo da Itália desde sempre”, donde o espanto e a repulsa. A Itália não esperava por esta atitude do Brasil, “daí a reação tão grave”, esclarece Frattini.

Aprovada, diga-se, de um lado a outro do cenário político italiano. Walter Veltroni, comunista histórico das levas mais recentes e líder do Partido Democrático, de oposição a Berlusconi e herdeiro do PCI, propõe uma “moção comum” do Parlamento “porque, neste caso, o país deve ficar unido”.

OS FINALMENTES. Nos próprios corredores do Planalto admite-se a possibilidade de que o Supremo venha a declarar inconstitucional a decisão do ministro da Justiça. Neste caso, a questão teria de ser administrada diretamente pelo presidente da República. Lula seria capaz de voltar atrás? A considerar os eventos que se seguiram ao anúncio da extradição negada, CartaCapital tem sérias dúvidas a respeito.

Um caminho a ser seguido pela Itália, o de recurso à Corte de Haia, já está a ser definido, e o tribunal internacional seria solicitado por “violação dos direitos humanos”, fórmula perigosa porque, se aceita, não deixaria de criar sérios embaraços para a política exterior brasileira. A Corte, faz dois anos, manifestou-se a favor da extradição.

Não nos tira o sono o cancelamento da viagem do premier Berlusconi ao Brasil, antes agendada para março próximo. Pesam mais as considerações da The Economist, na sua última edição. Diz o semanário mais influente do mundo que as razões apresentadas “para proteger Battisti” não convencem e define como “anacrônica” a tradição do País de dar asilo a figuras contraditórias como Alfredo Stroessner e Oliverio Medina.

Enfim, toca em um ponto que coincide com o pensamento de CartaCapital: como é possível que o governo abrigue um ex-terrorista, e tanto mais alguém que cometeu seus crimes à sombra de um disfarce ideológico, enquanto teme punir os torturadores do Terror de Estado gerado pela ditadura?

Permanece o mistério: por que o Brasil negou a extradição? Arriscamos um palpite: Battisti serve a uma manobra para recompactar o PT, estilhaçado por refregas internas, recentes e nem tanto, na perspectiva das eleições de 2010.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=caso-battisti-que-esperava-ministro-tarso&cod_Post=157819&a=111

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #178 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 09:45:44 »
Ah, não estou muito por dentro do assunto, tudo o que sei é o que aqui foi postado. Mas aparentemente parece um caso de um cara que no passado fez uma merda, e sim, aparentemente ele é um assassino, mas também parece um aproveitamento para escandalizar a esquerda de forma geral, a mídia está supervalorizando a situação e colocando o lado político sempre em questão, como
Citar
Ele se diz inocente "porque isso se arranja, porque encontrou primeiro na França e, depois, no Brasil pseudo-intelectuais que o apóiam, mas as condenações pronunciadas contra ele são pesadas como chumbo", acrescentou o procurador --um dos mais célebres da Itália, especializado em questões do terrorismo.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u496859.shtml
Poxa, pseudo-intelectuais? A mídia com certeza está fazendo de um caso de assassinato em um multirão anti-comunismo. Mesmo porque aparentemente, segundo disse nossa ilustríssima Lua, o crime dele não foi político. Não sei quem é pior, o cara que mata inocente, ou uma mídia lavando mentes e promovendo preconceito político.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #179 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 09:48:09 »
Folha.. esperava o que? Pseudo-intelectuais eu diria ainda que foi um elogio considerando daonde veio.....

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #180 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 09:50:14 »
Folha.. esperava o que? Pseudo-intelectuais eu diria ainda que foi um elogio considerando daonde veio.....
:histeria: É rir pra não chorar, mas é verdade.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #181 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 09:57:08 »
Quem politizou o caso não foi o próprio Batistti ao pedir asilo político? Quem ressaltou que era de esquerda perseguido pela direita não foram os defensores dele? Colocaram política/ideologia na questão.

Não foi o Tarso Genro que se colocou como revisor do sistema judiciário italiano ao conceder o asilo político com base em uma suposta perseguição político ideológica da Itália contra Batistti?

Ele abriu a porta para a crítica político-ideológica, agora aguente.

Decisão política do ministro, crítica política baseada na ideologia que ele segue.

E quem usou o termo pseudo-intelectuais foi o procurador italiano, não a Folha, que apenas reproduziu a a declaração dele.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #182 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:08:56 »
Quem politizou o caso não foi o próprio Batistti ao pedir asilo político? Quem ressaltou que era de esquerda perseguido pela direita não foram os defensores dele? Colocaram política/ideologia na questão.

Não foi o Tarso Genro que se colocou como revisor do sistema judiciário italiano ao conceder o asilo político com base em uma suposta perseguição político ideológica da Itália contra Batistti?

Ele abriu a porta para a crítica político-ideológica, agora aguente.

Decisão política do ministro, crítica política baseada na ideologia que ele segue.

E quem usou o termo pseudo-intelectuais foi o procurador italiano, não a Folha, que apenas reproduziu a a declaração dele.

É muito diferente "procurar amigos em uma situação problemática" do que generalizar crimes em nome de uma ideologia. Quase todos os artigos que li aqui criticando o Battisti foram usando o argumento "ele é comunista" como sendo um dos motivos para que ele fosse preso, como se todo comunista fosse assassino. Agora a mídia está se aproveitando da situação para eliminar concorrência, desmoralizar a oposição.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #183 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:27:23 »
Curioso, a maioria das críticas que eu li (não aqui) foram ao Tarso, por darasilo a ele, possivelmente, por afinidade ideológica.

E a crítica não é, ao meu ver "Ele é um comunista merece ser preso", mas sim "Ele é um assassino, que participou de um movimento de extrema esquerda e só recebeu asilo por isso".

O que aliás deve ser verdade.

E não vai ser o Batistti quem vai sujar ainda mais o nome do comunismo, Stalin, Fidel, Mao, Pol Pot e companhia já fizeram isso muito bem, se alguém quiser criticar o comunismo com base em mortes, é melhor começar por estes do que por um vagabundo italiano de quinta categoria que nem homem para enfrentar seu julgamento foi.

Quanto as acusações de que a mídia está fazendo mutirão anti-comunismo, ou lavagem cerebral contra o comunismo ou qualquer coisa semelhante, isso soa para mim igualzinho quando vejo um crente falando "Minha religião é perseguida por todos".

E se a mídia estiver mesmo fazendo um mutirão anti-comunismo, bem, de vez em quando ela faz algo que presta.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #184 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:32:05 »
Curioso, a maioria das críticas que eu li (não aqui) foram ao Tarso, por darasilo a ele, possivelmente, por afinidade ideológica.

E a crítica não é, ao meu ver "Ele é um comunista merece ser preso", mas sim "Ele é um assassino, que participou de um movimento de extrema esquerda e só recebeu asilo por isso".

O que aliás deve ser verdade.

E não vai ser o Batistti quem vai sujar ainda mais o nome do comunismo, Stalin, Fidel, Mao, Pol Pot e companhia já fizeram isso muito bem, se alguém quiser criticar o comunismo com base em mortes, é melhor começar por estes do que por um vagabundo italiano de quinta categoria que nem homem para enfrentar seu julgamento foi.

Quanto as acusações de que a mídia está fazendo mutirão anti-comunismo, ou lavagem cerebral contra o comunismo ou qualquer coisa semelhante, isso soa para mim igualzinho quando vejo um crente falando "Minha religião é perseguida por todos".

E se a mídia estiver mesmo fazendo um mutirão anti-comunismo, bem, de vez em quando ela faz algo que presta.

Preciso comentar?
E se quiser falar de mortes causadas por ideologias políticas, por mais que alguns representantes comunistas tenham matado muita gente, putz, acho que sei muito bem quem ganharia na pontuação. A única diferença é que quem domina a mídia, domina o povo, e essa visão preconceituosa de comunismo fica sendo a efitiva.
E em relação ao "soa para mim igualzinho quando vejo um crente falando...." Você na parte em negrito soa igualzinho a um pastor "Pra ser assassino tem que ser ateu".
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #185 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:39:15 »
Folha.. esperava o que? Pseudo-intelectuais eu diria ainda que foi um elogio considerando daonde veio.....

Citar
O procurador adjunto de Milão, Armando Spataro, um dos encarregados do processo, declarou na noite deste sábado à televisão que Battisti era "um assassino da pior espécie".

Ele se diz inocente "porque isso se arranja, porque encontrou primeiro na França e, depois, no Brasil pseudo-intelectuais que o apóiam, mas as condenações pronunciadas contra ele são pesadas como chumbo", acrescentou o procurador[/b] --um dos mais célebres da Itália, especializado em questões do terrorismo.

Renato, não foi a Folha quem utilizou a expressão "pseudo-intelectuais"... foi o procurador de Milão, Armando Sparato...

Folha.. esperava o que? Pseudo-intelectuais eu diria ainda que foi um elogio considerando daonde veio.....
:histeria: É rir pra não chorar, mas é verdade.

É pra rir mesmo... Considerando que o 'elogio' partiu de um procurador italiano...  ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #186 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:44:05 »
"Diante do exposto, a bancada do PT manifesta sua irrestrita solidariedade à decisão do governo e expressa a certeza de que esse episódio superdimensionado pela mídia não será capaz de abalar as sólidas relações entre o Brasil e a Itália."

Eles não dão o braço a torcer. |(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #187 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:47:57 »
Curioso, a maioria das críticas que eu li (não aqui) foram ao Tarso, por darasilo a ele, possivelmente, por afinidade ideológica.

E a crítica não é, ao meu ver "Ele é um comunista merece ser preso", mas sim "Ele é um assassino, que participou de um movimento de extrema esquerda e só recebeu asilo por isso".

O que aliás deve ser verdade.

E não vai ser o Batistti quem vai sujar ainda mais o nome do comunismo, Stalin, Fidel, Mao, Pol Pot e companhia já fizeram isso muito bem, se alguém quiser criticar o comunismo com base em mortes, é melhor começar por estes do que por um vagabundo italiano de quinta categoria que nem homem para enfrentar seu julgamento foi.

Quanto as acusações de que a mídia está fazendo mutirão anti-comunismo, ou lavagem cerebral contra o comunismo ou qualquer coisa semelhante, isso soa para mim igualzinho quando vejo um crente falando "Minha religião é perseguida por todos".

E se a mídia estiver mesmo fazendo um mutirão anti-comunismo, bem, de vez em quando ela faz algo que presta.

Preciso comentar?
E se quiser falar de mortes causadas por ideologias políticas, por mais que alguns representantes comunistas tenham matado muita gente, putz, acho que sei muito bem quem ganharia na pontuação. A única diferença é que quem domina a mídia, domina o povo, e essa visão preconceituosa de comunismo fica sendo a efitiva.
E em relação ao "soa para mim igualzinho quando vejo um crente falando...." Você na parte em negrito soa igualzinho a um pastor "Pra ser assassino tem que ser ateu".

Não é uma questão de pontuação quem matou mais ou menos. Isso não é um jogo. É uma questão que nenhuma morte se justifica por ideologia política. Não se deve matar o outro porque ele tem uma ideologia diferente da minha.

E essa história de "domina a mídia, domina o povo", desculpe, mas estou velho para Teorias da Conspiração.

Eu não pretendo discutir nem comunismo, nem capitalismo, nem socialismo, nem marxismo, nem outros ismos, ok? Fique feliz com sua religião, acredite mesmo que o "comunismo/socialismo/marxismo/bolivarianismo/ou seja lá o que você acredita" é a melhor opção, ou nunca existiu o comunismo/socialismo/etc de verdade ou seja lá o que você acredita.

E sobre a parte em negrito, eu critiquei a ideologia do comunismo, não os comunistas, não que eles sejam grande coisa, são só mais um grupo religioso, só que ao invés de deus cultuam outra coisa no lugar. Na minha opinião, aliás, o bonito da democracia é isso, podemos ter opiniões diferentes.

Este tópico fala de um assassino italiano, que encontrou refúgio no Brasil graças ao fato de ter uma orientação ideológica que encontra simpatia em membros do governo brasileiro. Não vou desvirtuar mais um tópico,
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #188 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:53:51 »
Ah, não estou muito por dentro do assunto, tudo o que sei é o que aqui foi postado. Mas aparentemente parece um caso de um cara que no passado fez uma merda, e sim, aparentemente ele é um assassino, mas também parece um aproveitamento para escandalizar a esquerda de forma geral, a mídia está supervalorizando a situação e colocando o lado político sempre em questão, como (...)
Poxa, pseudo-intelectuais? A mídia com certeza está fazendo de um caso de assassinato em um multirão anti-comunismo. Mesmo porque aparentemente, segundo disse nossa ilustríssima Lua, o crime dele não foi político. Não sei quem é pior, o cara que mata inocente, ou uma mídia lavando mentes e promovendo preconceito político.

André, a meu ver, quem tornou o caso 'político' foi o governo - do Presidente ao seu ilustre Ministro da Justiça - ao desconsiderar a decisão do Conare, que certamente apreciou o caso o suficiente para ter negado a concessão do refúgio político a Battisti. Obviamente,a mídia se aproveitou dessa 'concessão' para questionar as razões que levaram a esquerda a proteger um criminoso esquerdista. O problema não foi simplesmente a concessão do status de refugiado, mas sua concessão após uma decisão do órgão que é responsável por esse assunto.

Existe um conflito entre o respeito à CF brasileira - que realmente veda a extradição de estrangeiros perseguidos por crime político ou quanto sua condenação foi proferida por um tribunal de exceção - e à 'soberania jurídica' da Itália, que hoje vivencia um período de democracia e respeito aos direitos humanos, estando apta a proceder de forma justa e ponderada quando se trata de assuntos ligados ao seu interesse interno. Se isso continuar, os resultados não serão bons para o país...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #189 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:01:38 »
Ah, não estou muito por dentro do assunto, tudo o que sei é o que aqui foi postado. Mas aparentemente parece um caso de um cara que no passado fez uma merda, e sim, aparentemente ele é um assassino, mas também parece um aproveitamento para escandalizar a esquerda de forma geral, a mídia está supervalorizando a situação e colocando o lado político sempre em questão, como (...)
Poxa, pseudo-intelectuais? A mídia com certeza está fazendo de um caso de assassinato em um multirão anti-comunismo. Mesmo porque aparentemente, segundo disse nossa ilustríssima Lua, o crime dele não foi político. Não sei quem é pior, o cara que mata inocente, ou uma mídia lavando mentes e promovendo preconceito político.

André, a meu ver, quem tornou o caso 'político' foi o governo - do Presidente ao seu ilustre Ministro da Justiça - ao desconsiderar a decisão do Conare, que certamente apreciou o caso o suficiente para ter negado a concessão do refúgio político a Battisti. Obviamente,a mídia se aproveitou dessa 'concessão' para questionar as razões que levaram a esquerda a proteger um criminoso esquerdista. O problema não foi simplesmente a concessão do status de refugiado, mas sua concessão após uma decisão do órgão que é responsável por esse assunto.

Existe um conflito entre o respeito à CF brasileira - que realmente veda a extradição de estrangeiros perseguidos por crime político ou quanto sua condenação foi proferida por um tribunal de exceção - e à 'soberania jurídica' da Itália, que hoje vivencia um período de democracia e respeito aos direitos humanos, estando apta a proceder de forma justa e ponderada quando se trata de assuntos ligados ao seu interesse interno. Se isso continuar, os resultados não serão bons para o país...
Até aí eu havia entendido. Só questiono o modo como isso está se desenrolando.

Citar
Eu não pretendo discutir nem comunismo, nem capitalismo, nem socialismo, nem marxismo, nem outros ismos, ok? Fique feliz com sua religião, acredite mesmo que o "comunismo/socialismo/marxismo/bolivarianismo/ou seja lá o que você acredita" é a melhor opção, ou nunca existiu o comunismo/socialismo/etc de verdade ou seja lá o que você acredita.

Seguindo teu ponto de vista, democracia então também é uma religião, já que sua real face é utópica, ou realmene acredita que vivemos uma real democracia? Daí sim você estaria sendo extremamente religioso.
Só para constar, e finalizar o assunto "disvirtuador" do tópico, teoria não é religião, ideologia não é religião, não é crença. Senão meu querido, todos aqui somos religiosos, ou ateísmo seria tão diferente assim?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #190 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:04:18 »
É muito diferente "procurar amigos em uma situação problemática" do que generalizar crimes em nome de uma ideologia. Quase todos os artigos que li aqui criticando o Battisti foram usando o argumento "ele é comunista" como sendo um dos motivos para que ele fosse preso, como se todo comunista fosse assassino. Agora a mídia está se aproveitando da situação para eliminar concorrência, desmoralizar a oposição.

Como o Ricardo já disse, não foi a mídia quem tornou a questão política, mas Battisti e o próprio governo brasileiro. Quando a imprensa afirma que esse mal-estar se deu em razão do italiano ser comunista, eu interpretei que, em razão disso, a esquerda brasileira efetivamente concederia guarida a ele - como de fato aconteceu.

Essa história de procurar amigos não me interessaria se não colocasse em cheque o relacionamento Brasil-Itália. Obviamente, não estamos tratando da possibilidade de uma guerra, mas um país democrático que tem negado um pedido em razão de supostamente 'perseguir politicamente um indivíduo que pode estar correndo risco de sofrer retaliações'.

André, sempre que o comunismo é mencionado você toma a parte pelo todo, como se houvesse uma generalização de características indesejáveis e atribuíveis a todos os partidários desse sistema ideológico. É interessante visualizar que a alcunha de 'comunista' que o Battisti recebeu foi o ponto principal da concessão do refúgio por parte do governo brasileiro, que também é esquerdista - é o que li na maior parte das matérias a respeito do caso. Não vi, em lugar algum, a idéia de que 'ele é assassino porque é comunista'; pelo contrário, eu li 'ele diz que é comunista para não ser considerado assassino".
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #191 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:11:13 »
Seguindo teu ponto de vista, democracia então também é uma religião, já que sua real face é utópica, ou realmene acredita que vivemos uma real democracia? Daí sim você estaria sendo extremamente religioso.
Só para constar, e finalizar o assunto "disvirtuador" do tópico, teoria não é religião, ideologia não é religião, não é crença. Senão meu querido, todos aqui somos religiosos, ou ateísmo seria tão diferente assim?

O ateísmo é a simples descrença em um deus que resolva nossos problemas e atenda nossas preces. Estamos sozinhos no universo e somos responsáveis por nossos atos: nossa consciência atribui pesos e medidas a nossos atos e a fatos externos a nós. No ateísmo não existe uma promessa de transformar o mundo e torná-lo mais justo. Não crer em deuses é uma opção individual, não se confunde com nossas ações em prol da evolução humana em termos de justiça, igualdade e dignidade.

A democracia, a meu ver, é a possibilidade do todo ser ouvido para que se harmonizem as relações entre pessoas. É o direito de dizer o que penso e optar por pessoas que tomarão decisões que melhorarão a vida em sociedade. Não creio que vivamos uma real democracia, André. Democracia formal representativa, ou seja, votamos em pessoas que supostamente defenderão nossos interesses enquanto coletividade - na prática, acreditamos que nossos representantes agem em prol da coletividade. O fato disso não acontecer tem uma única razão: nós, seres humanos, somos a pior espécie que existe. Capitalistas ou comunistas, diante do poder somos individualistas. Sim, existem os bens intencionados, mas poucos se mantém assim... a menos que se mantenham distantes do poder.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #192 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:17:21 »
Seguindo teu ponto de vista, democracia então também é uma religião, já que sua real face é utópica, ou realmene acredita que vivemos uma real democracia? Daí sim você estaria sendo extremamente religioso.
Só para constar, e finalizar o assunto "disvirtuador" do tópico, teoria não é religião, ideologia não é religião, não é crença. Senão meu querido, todos aqui somos religiosos, ou ateísmo seria tão diferente assim?

O ateísmo é a simples descrença em um deus que resolva nossos problemas e atenda nossas preces. Estamos sozinhos no universo e somos responsáveis por nossos atos: nossa consciência atribui pesos e medidas a nossos atos e a fatos externos a nós. No ateísmo não existe uma promessa de transformar o mundo e torná-lo mais justo. Não crer em deuses é uma opção individual, não se confunde com nossas ações em prol da evolução humana em termos de justiça, igualdade e dignidade.


Ateismo se torna uma religião dependendo do ateu.. do mesmo jeito que o teismo também se torna uma religião depende do teista, a única diferença é que a crença costuma virar religião muito mais fácil no segundom caso.

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #193 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:17:39 »
Seguindo teu ponto de vista, democracia então também é uma religião, já que sua real face é utópica, ou realmene acredita que vivemos uma real democracia? Daí sim você estaria sendo extremamente religioso.
Só para constar, e finalizar o assunto "disvirtuador" do tópico, teoria não é religião, ideologia não é religião, não é crença. Senão meu querido, todos aqui somos religiosos, ou ateísmo seria tão diferente assim?

O ateísmo é a simples descrença em um deus que resolva nossos problemas e atenda nossas preces. Estamos sozinhos no universo e somos responsáveis por nossos atos: nossa consciência atribui pesos e medidas a nossos atos e a fatos externos a nós. No ateísmo não existe uma promessa de transformar o mundo e torná-lo mais justo. Não crer em deuses é uma opção individual, não se confunde com nossas ações em prol da evolução humana em termos de justiça, igualdade e dignidade.

A democracia, a meu ver, é a possibilidade do todo ser ouvido para que se harmonizem as relações entre pessoas. É o direito de dizer o que penso e optar por pessoas que tomarão decisões que melhorarão a vida em sociedade. Não creio que vivamos uma real democracia, André. Democracia formal representativa, ou seja, votamos em pessoas que supostamente defenderão nossos interesses enquanto coletividade - na prática, acreditamos que nossos representantes agem em prol da coletividade. O fato disso não acontecer tem uma única razão: nós, seres humanos, somos a pior espécie que existe. Capitalistas ou comunistas, diante do poder somos individualistas. Sim, existem os bens intencionados, mas poucos se mantém assim... a menos que se mantenham distantes do poder.
:ok: Nisso concordo contigo. O que critiquei com aquele meu post é o fato do Ricardo ter direcionado o termo religião ao comunismo. Somente isso.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #194 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:21:41 »
O ateísmo é a simples descrença em um deus que resolva nossos problemas e atenda nossas preces. Estamos sozinhos no universo e somos responsáveis por nossos atos: nossa consciência atribui pesos e medidas a nossos atos e a fatos externos a nós. No ateísmo não existe uma promessa de transformar o mundo e torná-lo mais justo. Não crer em deuses é uma opção individual, não se confunde com nossas ações em prol da evolução humana em termos de justiça, igualdade e dignidade.


Ateismo se torna uma religião dependendo do ateu.. do mesmo jeito que o teismo também se torna uma religião depende do teista, a única diferença é que a crença costuma virar religião muito mais fácil no segundom caso.

Não disse que o ateísmo não pode se tornar uma religião, Renato. O que mencionei é o que é o ateísmo. As paixões? Ah, as paixões! Qualquer sistema, ideologia ou mesmo teorias imbecis e improváveis podem se tornar religião para quem as professa. Quis mencionar o que é o ateísmo pra mim:não é uma religião, é a simples descrença que recebeu a denominação de 'ateísmo', uma negação à crença em entidades metafísicas. Poderia receber qualquer outro nome e não seria nada além disso: descrença natural. :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #195 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:22:21 »
Xará, você está fazendo generalizações apressadas. O que o Ricardo disse é que para alguns o comunismo toma forma de religião. Esses alguns crêem cegamente que o comunismo está sempre certo e que é a solução para todos os problemas da humanidade.

Perceba que ele não diz que todo comunista é assim, nem que isso é característica exclusiva deles.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #196 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:27:26 »
Xará, você está fazendo generalizações apressadas. O que o Ricardo disse é que para alguns o comunismo toma forma de religião. Esses alguns crêem cegamente que o comunismo está sempre certo e que é a solução para todos os problemas da humanidade.

Perceba que ele não diz que todo comunista é assim, nem que isso é característica exclusiva deles.
Mas nesse caso, como a Lua disse, tudo pode se tornar uma religião.
Citação de: Lua
As paixões? Ah, as paixões! Qualquer sistema, ideologia ou mesmo teorias imbecis e improváveis podem se tornar religião para quem as professa.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #197 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:28:48 »
Sim. Pode se tornar é diferente de irá se tornar.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline André Padoveze

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #198 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:33:59 »
Sim. Pode se tornar é diferente de irá se tornar.
Sim sim, mas alguém afirmou que tornariam?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Governo do PT protege assassino italiano
« Resposta #199 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:46:58 »
Perceba que ele não diz que todo comunista é assim, nem que isso é característica exclusiva deles.

Salvo raras exceções, a maioria dos comunistas que conheço são religiosos. Não critico, em absoluto. Encontrei minha posição explicada com clareza em uma entrevista que o Fernando Silva postou, sobre uma pianista chinesa:

Citar
O GLOBO: A senhora diz que tenta entender como ideias generosas do comunismo resultaram em desastre. Tem a resposta?

ZHU XIAO-MEI: Ainda não. Por que o comunismo não funcionou? No início, as ideias são tão belas.
Hoje compreendo que é algo relacionado aos seres humanos.
Os alto funcionários comunistas viviam com grande luxo e privilégios. Seus filhos tiveram bons trabalhos.
Hoje é o caso dos mais ricos. O comunismo não funcionou porque é contra o ser humano.
O ser humano é egoísta, quer ter mais que os outros.
../forum/topic=19015.0.html

Meu problema não é com os 'ismos', mas com o ser humano. E só.  :?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!