Autor Tópico: É possível converter um crente ao ateísmo?  (Lida 33872 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: É possível converter um crente ao ateísmo?
« Resposta #175 Online: 18 de Abril de 2007, 22:10:31 »
A questão é essa: Qual a necessidade da bíblia? O a define como livro sagrado?

Qual é a necessidade do Código Penal?

Péssimo paralelo; o Código Penal tem autoria mundana conhecida e comprovada, muda com o tempo conforme solicitação e é reconhecidamente criado para servir àqueles a quem se refere.

Além disso, não é um entre vários concorrendo pelo mesmo público.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #176 Online: 18 de Abril de 2007, 22:11:19 »
Jaja eu vou começar a praticar isso… :)

Me poupe…
ESTÁ DUVIDANDO DA IRA DE DEUS?

Que ultraje! Não acreditar em algo que não se tem prova alguma. Isso não é coisa de quem acredita em deus estou decepcionado filho.

Estou duvidando do seu bom senso..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #177 Online: 18 de Abril de 2007, 22:13:31 »

Me poupe…

Mas você ainda não explicou por que não segue essas orientações bíblicas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #178 Online: 18 de Abril de 2007, 22:14:29 »
Definir leis que não permitem uma múltipla interpretação (como as da bíblia) e mecanismos para correção da mesma (que a bíblia não possui) é um bom começo.
Interessante, que de acordo com sua interpretação, o servir dela para com ela mesma, não torna o individuo um entendedor da mesma.
Não respondeu ao Tash. A Bíblia está sujeita a inúmeras interpretações (devido a parábolas mal-feitas e a uma linguagem ambígua) e não está sujeita a correções (que poderiam eliminar problemas, atrocidades, etc), o que joga no vaso sua abilidade de servir de código para qualquer coisa.

Pior é que você não deve ter sequer lido a Bíblia. Ou convenientemente não prestou atenção. As atrocidades estão lá e não há contexto que explique de maneira aceitável a maioria delas. Vai começar a matar quem trabalha no sábado? Vai apedrejar homossexuais? Mataria seu próprio filho se ele fosse rebelde? Tá tudo lá.

E as atrocidades existentes no mundo de hoje?
É fruto do conteudo biblico?
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #179 Online: 18 de Abril de 2007, 22:17:04 »

Péssimo paralelo; o Código Penal tem autoria mundana conhecida e comprovada, muda com o tempo conforme solicitação e é reconhecidamente criado para servir àqueles a quem se refere.

Qualquer individuo esclarecido entende a religião como instrumento de controle social.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #180 Online: 18 de Abril de 2007, 22:18:59 »

Qualquer individuo esclarecido entende a religião como instrumento de controle social.
Controle. Falou bem.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #181 Online: 18 de Abril de 2007, 22:20:07 »

O conteúdo bíblico é autocontraditório e frequentemente usado para justificar atitudes políticas questionáveis, portanto em parte sim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #182 Online: 18 de Abril de 2007, 22:20:59 »

Qualquer indivíduo esclarecido percebe que religião não deve ser tolerada enquanto instrumento de controle social… não pelos que não levam religião a sério, e muito menos pelos que levam.
« Última modificação: 18 de Abril de 2007, 22:24:42 por Luis Dantas »

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #183 Online: 18 de Abril de 2007, 22:22:18 »
Quando convém prefere não discutir?

Discutir a bíblia pra quê? Pelo que eu saiba não existe ninguém puramente agnóstico por aqui… seria perda de tempo.

Por que seria anti-bíblico? Eu não entendo.

Percebi…

Cara, deixe pra lá… quando eu estiver mais calminho, com outra bíblia, com outras fontes e com mais tempo disponível eu volto a falar sobre isso…

Antigamente eu respondia á tópicos relacionados a temas bíblicos, como aqui ../forum/topic=8683.0.html, por exemplo…
Por enquanto eu deixo você duvidar quanto eu meu conhecimento… :)
« Última modificação: 18 de Abril de 2007, 22:27:31 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #184 Online: 18 de Abril de 2007, 22:25:59 »

Qualquer indivíduo esclarecido percebe que religião não deve ser tolerada enquanto instrumento de controle social…

O conteúdo bíblico é autocontraditório e frequentemente usado para justificar atitudes políticas questionáveis, portanto em parte sim.

Cite um exemplo plausivel

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #185 Online: 18 de Abril de 2007, 22:28:40 »
A discriminação a homossexuais.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #186 Online: 18 de Abril de 2007, 22:30:05 »

como voce entende o homossexualismo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #187 Online: 18 de Abril de 2007, 22:35:15 »
Como algo que não justifica discriminação.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #188 Online: 18 de Abril de 2007, 22:37:02 »

Me poupe…

Mas você ainda não explicou por que não segue essas orientações bíblicas.

Hermenêutica..

Mas, e se eu te disser arbitrariedade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #189 Online: 18 de Abril de 2007, 22:41:56 »
Mas, e se eu te disser arbitrariedade?

Eu acreditarei.  E te considerarei um hipócrita.

A propósito, te considero um hipócrita de qualquer jeito, já que hermenêutica bíblica é algo que se escolhe arbitrariamente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #190 Online: 18 de Abril de 2007, 22:42:24 »

Ato sexual consensual entre dois homens ou duas mulheres, ou a tendência a praticar tais atos.

Por ser consensual e apenas da conta dos envolvidos, não consigo ver nada de imoral no homossexualismo. Imoral é roubar, estuprar, matar pessoas (atos não consensuais e que causam grande prejuízo à vítima). Por que isso é apoiado na Bíblia?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #191 Online: 18 de Abril de 2007, 23:32:40 »
Definir leis que não permitem uma múltipla interpretação (como as da bíblia) e mecanismos para correção da mesma (que a bíblia não possui) é um bom começo.

Interessante, que de acordo com sua interpretação, o servir dela para com ela mesma, não torna o individuo um entendedor da mesma.

Eu disse começo. Lê lá denovo.

A bíblia não esclarece nada, é aceita de maneira diferente por várias religiões (cada uma se acha A certa) e foi escrita em uma linguagem e estrutura que é muito confusa nos dias de hoje. Se um livro não pode ser interpretado qual a utilidade dele? Histórica, talvez como curiosidade, como código nunca.

Só de o código penal ser escrito de maneira clara e ser revisado periodicamente já o torna muito mais compreensível do que a bíblia. E o principal, é útil pra punir infratores aqui, pronta entrega e sem delay.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #192 Online: 19 de Abril de 2007, 03:33:44 »
Tash use essa imagem para o Brasília em Chamas:

Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 19 de Abril de 2007, 07:01:11 »
É, mas a filosofia é bem mais discutível que os outros. Ciência, história e lógica são precisos, 2 + 2.
A história é um conjunto de suposições aceitas. Não é exata e pode mudar conforme novos fatos forem surgindo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 19 de Abril de 2007, 07:06:32 »
Não é argumento circular, a bíblia apenas constata a essência da condição humana, que é o pecado original, além do mais, é uma aceitação arbitrária, a bíblia não justifica nada nem vice versa… é questão de admitir que você e o pecado são as mesmas coisas e que você, por uma perspectiva humana (ou seja, do pecado) não consegue promover inteligibilidade da moral contida porque ela contraria o teu "senso"…
E de onde você tirou o conceito de pecado original senão da Bíblia? E se ela não existisse?
E de que serve alguma coisa que contraria nosso bom senso?
Por que deveríamos aceitar coisas insensatas?
Há alguma outra perspectiva além da humana?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 19 de Abril de 2007, 07:17:58 »
Como um direito individual, que ninguém pode proibir.
Aliás, o Marcelo Crivella, parlamentar da IURD, está tentando desviar verbas destinadas à cultura para financiar as igrejas, sob o pretexto de que elas fazem parte da cultura popular.
E o progresso científico sofre um atraso a cada vez que as igrejas tentam ensinar o criacionismo como válido na escolas.
Ou tentam proibir pílula e camisinha por serem contrários à vontade de algum deus idiota. Etc. etc.
Por que você acha que a Inquisição acabou? Por decisão das igrejas? Não, por imposição da sociedade.
Aceitar uma coisa sem prova, como as religiões, é desligar o cérebro. Quem desliga o cérebro, acaba aceitando qualquer coisa.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #196 Online: 19 de Abril de 2007, 09:45:32 »

Me poupe…
ESTÁ DUVIDANDO DA IRA DE DEUS?

Que ultraje! Não acreditar em algo que não se tem prova alguma. Isso não é coisa de quem acredita em deus estou decepcionado filho.

Estou duvidando do seu bom senso…
Bem, o que diferencia a minha palavra neste fórum de um livro escrito por ignorantes há 2 mil anos?

Porque você acredita mais neles do que em mim?

É mais plausível que eu esteja falando a verdade que eles, pelo menos você está presenciando minhas palavras, a bíblia foi distorcida DURANTE 2 mil anos, síndrome do telefone sem fio, não sei se sabe o que quero dizer, pois bem, dá para ter uma idéia.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #197 Online: 19 de Abril de 2007, 11:57:33 »
Como algo que não justifica discriminação.
e existe algo que justifique discriminação religiosa?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #198 Online: 19 de Abril de 2007, 12:00:10 »
Realmente não; a religião deve se impor por seus próprios méritos, não pelo simples fato de "ser religião", coisa aliás mal definida.

Pessoalmente eu me oponho inclusive à isenção de impostos para templos.

Mas você está mudando de assunto, não? :)

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #199 Online: 19 de Abril de 2007, 12:16:40 »

Ato sexual consensual entre dois homens ou duas mulheres, ou a tendência a praticar tais atos.

Por ser consensual e apenas da conta dos envolvidos, não consigo ver nada de imoral no homossexualismo. Imoral é roubar, estuprar, matar pessoas (atos não consensuais e que causam grande prejuízo à vítima). Por que isso é apoiado na Bíblia?

Você deveria analisar as questões existencias como um ser pensante e, não como um ateu que se muni de paixões ideologicas.

Quantas pessoas em um pais desenvolvido socialmente que matar alguem em virtude de crenças religiosas e não é punido. Os ataques terroristas fogem do controle de qualquer instituição constituinte, logo, não caberia os julgamentos que se fazem buscando uma difamação da imagem de um determinado segmento religioso. Buscar dados do passado para distorcer a capacidade efetiva dos segmentos religiosos e fruto de discriminação religiosa.

Seu pensamento não corresponde com a maioria dos religiosos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!