Mas Nina...
Essa é uma questão semântica e não precisaríamos nem discutir. Vejamos:
Egoísmo: "...alguém que não se importa com qualquer ser humano E que tem como objectivo último a obtenção de gratificação pessoal..."
Peguei essa parte pois é a que mostra o significado da palavra em seu sentido mais genérico. Preste atenção na conjunção "E" na expressão. Ela indica uma função lógica que só valida o argumento caso ambas as afirmações sejam verdadeiras.
Então, alguém que tem como "objectivo último a obtenção de gratificação pessoal" não é egoísta se ele não for também necessariamente "alguém que não se importa com qualquer ser humano".
Da mesma forma, "alguém que não se importa com qualquer ser humano" não é egoísta se ele não tem necessariamente como "objectivo último a obtenção de gratificação pessoal".
Além disso, eu não disse que devemos fazer o bem por causa determinada recompensa. Eu digo que devemos fazer o bem sem esperar recompensa alguma, mas que ela é uma conseqüência natural e eu não rejeitaria essa recompensa e nem diria que não a desejo para mim mesmo.
Eu faço o bem e quero o bem para mim mesmo, embora eu não vá me queixar com ninguém se porventura esse bem não vier. Essa é a grande diferença entre o altruísta e o interesseiro (que é diferente de ser egoísta). O altruísta espera o bem resultante de suas ações, mas não vai cobrar ninguém se esse bem não vier. Simplesmente vai continuar o trabalho normalmente. Já o interesseiro vai esperar a recompensa e vai cobrar alguém caso ela não venha.
Um abraço.