(…)
Gostei do gráfico e gostei da explicação…
Mas iss nao impede de obrigatoriamente termos de voltar ao mesmo dilema de vc ter que dizer que "está incerto sobre a existência ou não de duendes". Por essa lógica, duendes poderia estar no azul (crenca mentirosa) ou no roxo (crenca verdadeira desconhecida) ou ainda, se não houvesse algum genio que acreditasse em duendes, poderia até estar no vermelho (verdade que nunca foi acreditada).
É exatamente isso.
A diferença é que raramente alguém fala "ei, duendes existem mesmo" ou "duendes não existem" (exceto em piadas) e quando fala é ignorado. Podemos dizer que na ciência a crença em duendes sequer está no grupo azul, ao contrário de deus que é frequentemente colocado diretamente no grupo amarelo!
O que o agnóstico quer é justamente isso, que deus saia do gráfico azul, que não exista sequer a crença na existência (ou inexistência) em deus.
Em outras palavras, se ninguém colocar deus no conjunto azul nunca haverá necessidade de provar sua existência.
Totalmente infundado!
Duendes está no grupo azul, deus está no grupo azul… São crenças! Já estou vendo contradições de sua parte!
Vc deve saber que a questao da crença em duendes ser absurda se deve ao senso comum de muitos considerarem isso um absurdo, ao contrário de deus que não é visto como absurdo pela maioria.
O gráfico faz parte da episteme, é ciência Narkus. Você acredita em fadas, em duendes, em mega-espaçonaves de saturno? Alguém acredita (cientificamente)? Não, portanto dentro da epistemologia esses elementos não são crenças, são suposições de crença.
Vixe... "Suposições de crença"??? Aonde queres chegar? Vc a cada post inventa um novo termo.
Se uma pessoa no mundo acreditar em duende, duende passa a ser crença! Que lógica é essa que estais a inventar pra negar isso??? Vc tah em contradicoes denovo, poxa! Eu vou desistir desse jeito, sinceramente... Soh pode ser pegadinha pra cima de mim!
Mas sair do grupo azul? Que eu saiba, qualquer coisa que eu mencionar como possível fará parte do seu conjunto azul
Não. Se você não acreditar não é crença, isso é tão óbvio que eu nem deveria estar explicando.
Denovo vc com a "suposição de crença". Aonde se encontra as "suposicoes de crenca" no modelo dos conjuntos? Aonde se encontra o que não é nem crença e nem suposição? Aonde se encontra o que é suposicao mas nao eh crenca? Com certeza tá faltando algum conjunto aí! Vais ter que adaptar o modelo de conjuntos que vc colocou pra que exista lugar pra "suposicao de crenca".
Falácia NON SEQUITEUR!
[/quote]
Se eu proponho a exist~encia de duendes isso já se torna crenca e passa a fazer parte do conjunto azul.
Não. Só passa a ser crença se você acredita. Do contrário é suposição. O agnóstico trabalha com o conjunto azul real, não o montado em cima de suposições.
Mais uma vez, tens que adicionar algum outro conjunto por que não há lugar pra "suposicao de crenca".
E tipo... A descricao do grafico diz que crenca eh tudo akilo que se acredita. Eu nao acredito em deus, mas deus eh crenca pq ha quem acredite! Vc jah tah mudando toda a logica do grafico.
Agora, se o grafico vale apenas para "o que eu julgo como crenca verdadeira, crenca falsa, verdade desconhecida..." Já não faria sentido algum eu classificar uma crenca de verdadeira e desconhecida já que pra eu poder classificar isso eu teria que saber que a crenca eh verdadeira. E se eu sei q a crenca eh verdadeira obviamente isso seria parte do conjunto amarelo, correspondente a crenca verdadeira conhecida. A parte roxa nao faria sentido algum se esse modelo se referisse apenas à uma pessoa, assim como a parte de verdades desconhecidas (vemelho - azul) eu nao teria como usar, pq se sei que algo eh verdade eu automaticamente jah coloco no amarelo.
Se a existencia de duendes for falsa e ninguem alguma vez propos isso, naturalmente ela vai pra fora do conjunto azul. Mas a crenca em duendes, dragoes invisiveis e vários outros mitos já foram propostos e fazem parte do conjunto azul sim senhor!
Não fazem. Propor não é necessariamente crer.
Ok...
Novamente afirmo que está faltando algo que represente uma "proposicao de crenca" sem ser crenca.
Deus não faria parte do conjunto azul se ninguém algum dia propusesse sua existência
Finalmente falou algo que faz sentido.
Agora eh que ficou confuso...
E como vão tirar deus do conjunto azul? Muito estranho!
e também se fosse falso.
Há muita coisa falsa no conjunto azul.
sim, o azul menos o vermelho representa todas as crencas falsas.
No tempo em que o homem não pensava em deus até seria possível colocar deus fora de qualquer conjunto, caso fosse falso, pq se fosse verdadeiro seria parte do conjunto vermelho.
Isso, muito bem.
Colocar Deus fora do azul quebra toda a sua lógica, analisa bem.
Não quebra. A sua lógica que é falha. Você quer mostrar que os agnósticos estão usando um mecanismo que em sua essência faz eles cogitarem a possibilidade de coisas idiotas existirem, como dragões invisíveis na garagem, só que se ninguém crê nisso, o mecanismo não age. A falha lógica é toda sua.
Ué, como tirar Deus do azul se ele já se tornou crença? Pela logica do modelo, tirar deus do azul é impossível! Ele já é tido como crença, algo possível!
Tudo o que está fora do azul e vermelho é obrigatoriamente todas as "mentiras" que ninguem jamais acreditou. Algo pra ser verdade precisa estar no vermelho! Se pra vc deus poderia ser verdade, ele só poderia estar no roxo (intersecao vermelho e azul) ou no azul-vermelho. Se ele estiver no vermelho-azul é totalmente ilógico, pq deus já é algo que muitos crêem, portanto é crença e é obrigatorio estar no azul.
Vc estah misturando a logica do grafico com a logica de acreditar ou nao. Eu acreditar em duendes ou deus é algo irracional, sem lógica! Mas nada me impede de acreditar. Se é crença é conjunto azul! Se 1 pessoa no mundo alguma vez acreditou em duendes, duendes passa a ser crença!