Bom, ele não respondeu, mas eu respondo:
Ele é "cego literalmente" sim. No máximo ele consegue perceber uma luz, e se esta for razoavelmente forte, por exemplo, a luz de uma lanterna ou “de uma sala”. Ele utiliza um sistema operacional chamado dosvox para utilizar o computador, aliás usava hehe.... Enviar uma mensagem e ler os tópicos do CC é uma tarefa bem difícil com o dosvox, porém ele (E eu) instalou um programa chamado JAWS 7.10 que é mais atual, prático e eficiente. Mas há muitos links (E creio eu que os smilles são ‘lidos’ por esses sistemas como se fossem palavras) e isso dificulta um pouco a utilização do fórum.
Será que pedir uma reavaliação das colocações dos links das páginas seria pedir demais....?
Sistemas como o CC infelizmente não foram feitos para cegos. O que pode ser feito, e alguns leitores de tela implementam, é criar links de atalho.. são links invisíveis para os que enxergam, mas que o leitor de telas para cegos compreende. Assim, ao entrar em uma página do CC, o leitor de telas leria links como "Ir para conteúdo do tópico" e em cada post um "Ir para conteúdo do próximo post".
Outra coisa ruim é que os emoticons do CC, por exemplo, em sua maioria não tem um texto alternativo descritivo, o que pode confundir os leitores cegos, já que eles veriam algo como ": histeria :" ao invés do emoticon
, o que confunde a leitura.