Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015800 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #3150 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:40:53 »
Mas típico significa que é uma característica de "algo", no caso aqui, ser brasileiro.

Leia minha resposta |(
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3151 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:42:34 »
Latebra optima insania est.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3152 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:43:15 »
Entretanto, é quem mais se faz notar. Quem chama mais a atenção? O cara que tá quietinho na sua frente ou o cara que passa pelo acostamento? É justamente o exemplo da USP que citei.

Mas no caso dos alemães que trocaram a roupa no aeroporto, ninguém disse que isso era um omportamento típico dos alemães. Agora, se um, entre cem turistas brasileiros, furar uma fila nos EUA todo mundo cai de pau em cima:

Tinha que ser brasileiro.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3153 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:44:28 »
Porque os brasileiros fazem outras cagadas com mais freqüência, ué. Ou pelo menos fazem cagadas com mais bandeiras do brasil e havaianas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3154 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:29:23 »
Mas típico significa que é uma característica de "algo", no caso aqui, ser brasileiro.

Leia minha resposta |(

Eu li.

Eu não ajo dessa maneira, e conheço muitas pessoas que também abominam esse tipo de comportamento. A idéia de que isso é uma falha de caráter exclusivamente nossa, não tendo paralelos em qualquer outro lugar do planeta, é muito difundida pelos próprios brasileiros, admito, mas não significa que é algo que vá durar para sempre.

A impressão que tenho é que, mesmo você tendo inúmeras qualidades, basta um erro para ser caracterizado como um brasileiro típico, como se tal coisa fosse impressa em seu DNA.

Ontem mesmo ouvi que me operei apenas para garantir a aposentadoria, com o complemento das seguintes palavras: "coisa de brasileiro". O médico que me operou disse que eu estaria andando em poucos meses, seis ou sete, para ser mais exato. As complicações pós-operatórias não foram levadas em conta, a pessoa preferiu me diagnosticar como sendo portador de uma doença mais grave: a síndrome de Gerson.

Não quero criar uma polêmica que não dará em nada, apenas não gosto de ter uma Espada de Dâmocles sobre minha cabeça apenas por ter nascido na Brasil.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3155 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:36:42 »
Pois eu acho que é uma boa levantar a polêmica sobre isso. Não se trata de tu quoque; de querer dizer, por exemplo, que os políticos italianos são muito corruptos também, ou que os japoneses têm problemas sérios em encarar os crimes de guerra praticados por seus soldados, ou que os franceses não tomam banho e odeiam estrangeiros.

Estou me cansando de ouvir que o brasileiro médio (e em particular o carioca :-P) é preguiçoso, mal-educado, malandro e só quer saber de tapear os outros.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3156 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:38:03 »
Estou me cansando de ouvir que o brasileiro médio (e em particular o carioca :-P) é preguiçoso, mal-educado, malandro e só quer saber de tapear os outros.

2
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3157 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:58:50 »
Pode contar como três.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3158 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:00:00 »

São a maioria no Orkut, são a maioria em qualquer sala de bate papo, são a maioria nas fábricas do Japão, eram maioria no colégio onde estudei, eram maioria na faculdade, eram maioria quando trabalhei no Mac...etc etc etc...
Até nos jogos de Playstation on-line os brasileiros são mal-educados e arrogantes....

Será que eu morava num país diferente do de vcs e não sabia?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #3159 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:04:13 »
Parece que morava no mesmo país que eu, Barata...
btw... de ser preguiçoso eu tenho uma parcela da culpa  :oops:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3160 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:07:08 »
Pois não são a maioria no meu trabalho, nem na minha classe de faculdade, nem no meu círculo de conhecidos. E eu estaria sendo injusto se concluísse que a maioria dos advogados ou a maioria dos nipo-brasileiros fossem assim como o tal brasileiro médio, vocês não acham?

;-)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3161 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:19:42 »
Pois não são a maioria no meu trabalho, nem na minha classe de faculdade, nem no meu círculo de conhecidos. E eu estaria sendo injusto se concluísse que a maioria dos advogados ou a maioria dos nipo-brasileiros fossem assim como o tal brasileiro médio, vocês não acham?

;-)

Nesses locais as pessoas não acham comum e necessário subornar alguém para conseguir facilidades?
Não comemoram algum método ilegal para obter vantagens, como gato de tv a cabo, ou conseguira senha da internet do vizinho??
Não jogam lixo no chão só porque não existe uma lixeira por perto?
Não ouvem música alta sem se importar com quem possam incomodar?
etc etc etc.............

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3162 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:45:15 »
Eu acho o brasileiro médio uma desgraça :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3163 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:48:59 »

Nesses locais as pessoas não acham comum e necessário subornar alguém para conseguir facilidades?

Acham comum, porque é isso que o "brasileiro médio" faz. Mas não eles. Então, a menos que estejam mentindo...

Não comemoram algum método ilegal para obter vantagens, como gato de tv a cabo, ou conseguira senha da internet do vizinho??

Não. Aliás, detestam isso.

Não jogam lixo no chão só porque não existe uma lixeira por perto?

Não.

Não ouvem música alta sem se importar com quem possam incomodar?

Não.

etc etc etc.............

A menos que tenham mentido sobre suas vidas, claro. Mas pelo que eu pude testemunhar, é isso mesmo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3164 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 14:16:02 »
Você tem um círculo privilegiado, DBohr.

Pergunte essas coisas ao porteiro do seu prédio, ou àquele vizinho com quem não conversa tanto.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3165 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:05:58 »
A-ha! Eis o X da questão, Snow! Estou feliz que você tenha observado isto:

Pergunte essas coisas ao porteiro do seu prédio, ou àquele vizinho com quem não conversa tanto.

Eu seleciono as pessoas com quem tenho contato. Pode-se dizer que os meus gostos geram um viés que interfere na medida. Mas o que acontece se eu removo o critério de seleção?

Em um dos apartamentos abaixo do meu, alguém gosta de escutar música ruim muito alta durante a tarde. Sábado e domingo é um inferno. Em todos os outros 6 apartamentos do meu predinho, só mais um toca música num volume mais elevado - mas isso porque ele toca piano, e muito bem.

Alguns taxistas que peguei na rua reclamam dos impostos, dos serviços ruins, de tudo - e admitem que molham a mão de policiais ou instalam gatos. A enorme maioria dos taxistas que pego e que comento sobre o assunto acham isso um absurdo.

Uma quantidade absurda de pessoas que vejo na rua joga lixo na via pública. Uma quantidade elevada (não sei dizer quantos, honestamente) joga nas lixeiras, porque elas ficam cheias rapidamente até dar o horário de limpeza.

Não há distinção de classe social: ricos, pobres, instruídos e ignorantes transgridem (ou não) da mesma forma. Não tenho informações sobre a porcentagem relativa disso. Daí a minha conclusão que a idéia do "brasileiro médio" SÓ pode ser útil SE acompanhada das devidas precauções: que comportamento se está medindo? Qual o universo pesquisado? Quais os fatores que podem influenciar a medida para este ou aquele lado? Qual a metodologia aplicada?

Repare que isso não é relativizar a questão! Trata-se apenas de aplicar o mesmo rigor cético que nos caracteriza para esse tipo de postura de tachar o "brasileiro médio" como um cara cheio de vícios - TODOS os vícios.

Quanto mais não seja, porque ninguém neste mundo é inocente, e quem não molha a mão de guarda pode fazer gato; quem faz gato pode não tocar música alta, e quem faz downloads ilegais pode ser de outra forma um santo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3166 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:10:49 »
É tem razão. Mas e quando comparamos a fração de contraventores o BRasil com a fração de contraventores em outros países?

E quando observamos o comportamento de massa do brasileiro em um ambiente estrangeiro (outro país, um jogo online) e o comparamos com o comportamento em massa de pessoas de outra nacionalidade nas mesmas condições?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3167 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:23:51 »
A mesma coisa, ué. Qual é a fração de contraventores do Brasil? Qual é a massa de contraventores de outros países? Eu não tenho essa estatística, mas gostaria de ter. Idem para jogos online, que conheço menos ainda - joguei WoW por 40 dias (10 dias de cortesia que todo mundo tem mais 30 dias pagando) num servidor latino e não vi ninguém reclamando de brasileiros.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3168 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:24:48 »
Você é um cara de sorte.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3169 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:36:53 »
Pois é, eu posso até ser um cara de sorte (podia chutar melhor as questões da prova de domingo, mas... :-P), porém a questão aqui é de perspectiva. Nós brasileiros crescemos ouvindo que não prestamos para nada, que somos todos corruptos e malandros, que nada que fazemos presta. Temos um puta viés de confirmação. Eu não nego que haja muito de verdade aí, até porque se assim não fosse, teríamos indicadores sócio-econômicos muito melhores.

Só acho que é preciso ter cuidado ao usar as estatísticas :-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3170 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:38:16 »
Bom, verdade. Reli as minhas mensagens e vi que se eu tivesse colocado números, pareceria o Foxes :medo:

Ainda assim é um estigma bem desagradável.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3171 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:55:44 »
É desagradável porque tem um bom fundo de verdade. Não é isso que eu questiono, mas o uso indiscriminado do tal conceito de "brasileiro médio" a ponto de virar um espantalho ;-)

Isso e o fato de eu gostar da pobre da Estatística! Veja o caso dos professores que tiraram zero na tal da prova, lá no outro tópico: eu quero ver o histograma porque acho MUITO difícil crer que aproximadamente 1,4% dos professores que fizeram aquelas provas tenham zerado. Sei lá, de repente foram computadas como zero as notas de faltosos; ou talvez o Sindicato tenha orientado os professores a entregar a prova em branco.

Entende? Não é o fato dos 3 mil terem zerado que estou questionando, nem que tenha sido uma tremenda bola fora do Sindicato, mas quais as circunstâncias em que os zeros ocorreram e como a notícia está sendo divulgada.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #3172 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:08:26 »
Bem como vcs sabem eu moro fora do país a 10 anos, vivo em uma comunidade multicultural, aqui tem de tudo um pouco. Antigamente se via muitos brasileiros mas agora a grande maioria voltou para o Brasil por causa da crise. Brasileiro tem fama de bom trabalhador, de ser um povo alegre e de não saber falar inglês bem ou falar muito mal que é o que irrita a maioria dos americanos, já tive gente duvidando que eu fosse brasileiro só pq eu sei falar bem inglês. Muitos brasileiros fizeram coisas ruins aqui que queimaram nosso filme como pegar dinheiro emprestado e depois sumir para o Brasil, fazer coisa errada, ser preso e tudo mais. A visão que os brasileiros tem dos proprios brasileiros aqui é que somos um povo muito desunido, estamos sempre querendo tirar proveito uns dos outros, a coisa piora se compararmos com outras nacionalidades.  Eu lembro que quando eu estava na High School havia sempre um grupo de brasileiros arrumando confusão com outro grupo, já os vietnamitas eram sempre unidos, quando havia confusão entre um vietnamita e alguem de outra nacionalidade, todos os vietnamitas que estavam presentes naquele momento faziam questão de dar suporte ao companheiro.

Uma vez uma porto-riquenha me disse que a impressão que ela tinha de brasileiros era que se tratava de um povo mais culto pq a única referencia que ela tinha até o momento de nossa cultura era através das novelas que passam nos canais hispânicos dubladas em espanhol ( e mal dubladas ). Mas pra vc ver a impressão que muitos brasileiros tem dos americanos e que são um povo que acorda pensando "que pais eu vou invadir hoje ?"
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3173 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:37:10 »
Eu tenho uma certa "birra" com a "comunidade linux" brasileira. Eu sou registrado nos dois fóruns da distribuição que uso (Archlinux), um internacional e um brasileiro, e a diferença é grande.

Sendo um o oficial (e por isso, internacional), era de se esperar que com tantos falantes não-nativos que o inglês sofresse abusos, mas isso é raríssimo de se ver, e quando acontece, a pessoa geralmente pede desculpa pelo seu inglês. No fórum brasileiro é comum ver as pessoas escreverem em miguxês, e pior, acham ruim se você reclama. Aliás, é comum ver trocas de elogios por lá.

Outras duas coisas que me incomodam são 1) a mania de não pesquisar antes de perguntar e 2) sequer tentar alguma coisa porque 'deu uma olhada e achou difícil.

É claro que isso não se aplica a todos os foristas. Alguns, por exemplo, fazem parte do grupo de traduções e são mais respeitáveis, e dos brasileiros que fazem parte do fórum oficial não há do que reclamar.

Como é essa história de que "pelas leis da aerodinâmica um besouro não poderia voar"? Acabaram de falar em um comercial e eu lembro de ter ouvido falarem algo parecido quando eu era criança. Mito?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #3174 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:37:48 »
Mas pra vc ver a impressão que muitos brasileiros tem dos americanos e que são um povo que acorda pensando "que pais eu vou invadir hoje ?"

::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!