Porque cada um é livre para usar o que acha melhor e os outros não podem e nem devem ficar ditando o que é melhor para os outros.
E quando é um professor mandando .doc pros alunos?
Ele é livre pra usar o que acha melhor ou é impedido de ficar ditando o que é melhor pros outros?
Nossa, puxa vida, é tão complicado converter .doc para outro formato. É tão complicado usar um openoffice da vida e salvar no formato .doc se for necessário.
Puxa, que dificuldade.
O professor está fornecendo um arquivo em um formato que muita gente usa. O aluno pode ou pedir em outro formato, ou converter para um formato que ele considere melhor.
Se fosse uma dificuldade instransponível, como um professor fornecendo arquivos em um formato bizarro, que necessite de um program caríssimo para abrir,
que não pode ser aberto por nenhuma opção livre disponível , vá lá.
Mas .doc? Desculpe, mas a vida é assim, temos que nos adaptar as vezes. E em questões menores (p formato .doc de arquivos fornecidos por um professor de faculdade não é fundamental para os destinos do mundo) não vejo o menor problema em superar isso. Converta o arquivo, converse com o professor, mas isso é uma questão ridiculamente pequena.
Cada um usa o que acha melhor. Ou converse com o professor e convença o do contrário, ou adapte-se a isso. Mas não chame de imbecil quem usa um formato (.rar) que você não gosta.