Mas razões não faltam para o DOC ser abolido.
So true. Tanto que a própria Microsoft já começou a abandoná-lo. O Office 2007 ainda aceita .DOC, mas prefere usar .DOCX, que é um arquivo zipado com conteúdo XML e extensão alterada.
A MS sempre abandonou o .DOC. Abandonava o .doc do Office 97 em favor do DOC do office 2000. Depois abandonou o doc do office 2000 emf avor do doc do office 2003. Os formatos apresentam bastante incompatibildiade entre si. E a maior cagada é o sistema de formatos de arquivo. Em vez de olhar os magic numbers, como todos os outros principais sistema operacionais (MacOS até o 9, Lnux e outros Unices como o MacOS X), não. Ele prefere confiar nas tr6es letrinahs do final. Então .doc é do Word. Mas o Word 2007 não sabe ler doc do Word 95...
E DOCX é outro lixo. Pelo menos o que o Word gera. É XML e tudo, mas o Word colcoa strings binárias indecifráveis no meio, que não aparecem nas especificações que eles mandaram pra ISO. E é por isso que tantos países vetaram o DOCX como formato ISO de distribuição. Ou seja, a Microsoft não consegue seguir nem o protocolo que eles mesmos inventam. Pra quê? Pra gerar arquvos DOCX incompatíveis do o que seria o padrão ISO, de forma a propagar a propaganda negativa dos outros programas[1]: Se o Openoffice abrir perfeitamente um DOCX que siga o protocolo, não vai abrir direito um DOCX do Word. Aí o povo vai falar "Pô, o OpenOffice é um lixo! Não consegue nem abrir o DOCX, que é unm formato padròa e tal..."
É por isso que, além das razões técnicas, eu tenho minahs razões políticas pra abominar tudo que vier dessa empresa.l
[1]: não sei quão intencional é isso, mas é certamente desagradável e o que acontece.