Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015921 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #6150 Online: 08 de Outubro de 2010, 10:48:59 »
Por que os americanos têm fixação com o tema do dia que se repete indefinidamente? Toda série de sci-fi/fantasia que já vi invariavelmente tem ou vai ter esse episódio.

Fora os vários filmes com esta temática.

Alguns são engraçados.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6151 Online: 08 de Outubro de 2010, 12:36:15 »
Piores são os filmes em que duas pessoas trocam de corpo, como "Sexta-feira muito louca" e "Se eu fosse você." Mas "Se eu fosse você" é pior, porque se já não bastasse plagiar um monte de comédias americanas estúpidas, eles ainda conseguiram plagiar a si mesmos lançando o 2.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6152 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:04:12 »
Se alguém conseguisse correr tão rápido quanto uma bala, e um tiro fosse disparado paralelamente a essa pessoa, enquanto ela corre, se ela tentasse segurar a bala com uma das mãos, ela conseguiria ou machucaria a mão como se estivesse parada? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6153 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:19:59 »
Se alguém conseguisse correr tão rápido quanto uma bala, e um tiro fosse disparado paralelamente a essa pessoa, enquanto ela corre, se ela tentasse segurar a bala com uma das mãos, ela conseguiria ou machucaria a mão como se estivesse parada? :P
Considerando o que sei de física, acho que ele só queimaria os dedos! Mas vamos ver a opinião de um físico!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6154 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:32:33 »
Acho que nem chegaria a queimar os dedos, até porque, quanto mais rápida a bala estiver, mais fria será sua temperatura e vice versa, sua temperatura será máxima quando ela tiver perdido toda a sua energia cinética. Além disso, assumindo que a bala sai do cano da arma à temperatura ambiente, uma bala de 10 gramas a 1000 km/h tem energia cinética de 385 J, suficiente para esquentar 1 kg de água em não mais que 0,09 °C. Energia mecânica geralmente é um jeito muito ineficiente de gerar calor.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6155 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:39:23 »
Acho que nem chegaria a queimar os dedos, até porque, quanto mais rápida a bala estiver, mais fria será sua temperatura e vice versa, sua temperatura será máxima quando ela tiver perdido toda a sua energia cinética. Além disso, assumindo que a bala sai do cano da arma à temperatura ambiente, uma bala de 10 gramas a 1000 km/h tem energia cinética de 385 J, suficiente para esquentar 1 kg de água em não mais que 0,09 °C. Energia mecânica geralmente é um jeito muito ineficiente de gerar calor.
Mas o atrito desta bala com o ar não a aqueceria o suficiente? Pelo menos se for uma bala supersônica?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6156 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:51:59 »

Ela conseguiria pegar como se estivesse parada. Pense naqueles aviões-tanque, quando estão abastecendo um outro avião. Durante
esse processo, ambos estão viajando numa velocidade não muito menor do que a de uma bala (subsônica).

Já a questão da temperatura é mais intrigante. Sim, a bala tenderia a perder calor para o ar através da convecção forçada (o ar fluindo
sobre ela). Por outro lado, ela também sofre atrito com o ar. Acho - acho, que esse atrito no caso de uma bala de pistola seria insuficiente
para aquecê-la ao ponto de machucar a sua mão (lembre-se que você também estaria sofrendo desse atrito). No caso da bala supersônica,
confesso que não sei responder.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6157 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:59:34 »
Aviões supersonicos tem o radome (bico do avião) especialmente desenhados e em materiais compositos especiais justamente devido ao aquecimento que sofrem, por isso pensei em aquecimento. Mas pensando bem, isso pode ser tambem função do tempo de vôo, que no caso da bala é bem curto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6158 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:09:05 »
Mas o atrito desta bala com o ar não a aqueceria o suficiente? Pelo menos se for uma bala supersônica?

Olha, eu estou assumindo que a bala sai do cano à temperatura ambiente. Eu não sei se é assim mesmo que funciona. Se ela sair de lá a uma alta temperatura, desconsidere tudo o que eu falei; mas o caso é que o atrito não vai causar um aquecimento significativo.

Conservação de energia: A bala de 10 gramas a 1000 km/h (a velocidade do som é de 1224 km/h) tem inicialmente energia cinética de 385 J (K=mv²/2). Desprezando a energia potencial gravitacional, que é muito pequena; a bala perde energia por atrito com o ar na forma de calor. Depois que a bala parar, esse calor perdido deve corresponder necessariamente a 385 J, Primeira Lei da Termodinâmica. Parte dessa energia aquece o ar, parte aquece a bala (ou seja, vira energia interna). Mesmo que toda a energia convertida em calor virasse energia interna na bala, 385 J é uma energia muito miudinha ainda, corresponde a 92 calorias. É mais light que uma azeitona, que tem umas 11 quilocalorias :P
Com 92 calorias você aquece uma xícara de café (50 mL) em 1,84 °C.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, 15:11:23 por uiliníli »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6159 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:14:00 »

Olha, eu estou assumindo que a bala sai do cano à temperatura ambiente. Eu não sei se é assim mesmo que funciona. Se ela sair de lá a uma alta temperatura, desconsidere tudo o que eu falei; mas o caso é que o atrito não vai causar um aquecimento significativo.

Conservação de energia: A bala de 10 gramas a 1000 km/h (a velocidade do som é de 1224 km/h) tem inicialmente energia cinética de 385 J (K=mv²/2). Desprezando a energia potencial gravitacional, que é muito pequena; a bala perde energia por atrito com o ar na forma de calor. Esse calor deve corresponder necessariamente a 385 J, Primeira Lei da Termodinâmica. Parte dessa energia aquece o ar, parte aquece a bala (ou seja, vira energia interna). Mesmo que toda a energia convertida em calor virasse energia interna na bala, 385 J é uma energia muito miudinha ainda, corresponde a 92 calorias. É mais light que uma azeitona, que tem umas 11 quilocalorias :P

Não discordo de você, mas existe um erro na sua análise: você confundiu calor com temperatura. A água, por exemplo, tem um
calor específico razoavelmente alto. O correto seria estimar a massa da bala e dividir os 385 J pelo produto da massa pelo calor
específico do material da mesma (chumbo?).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6160 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:17:36 »

Conservação de energia: A bala de 10 gramas a 1000 km/h (a velocidade do som é de 1224 km/h) tem inicialmente energia cinética de 385 J (K=mv²/2). Desprezando a energia potencial gravitacional, que é muito pequena; a bala perde energia por atrito com o ar na forma de calor. Esse calor deve corresponder necessariamente a 385 J, Primeira Lei da Termodinâmica. Parte dessa energia aquece o ar, parte aquece a bala (ou seja, vira energia interna). Mesmo que toda a energia convertida em calor virasse energia interna na bala, 385 J é uma energia muito miudinha ainda, corresponde a 92 calorias. É mais light que uma azeitona, que tem umas 11 quilocalorias :P

Não discordo de você, mas existe um erro na sua análise: você confundiu calor com temperatura. A água, por exemplo, tem um
calor específico razoavelmente alto. O correto seria estimar a massa da bala e dividir os 385 J pelo produto da massa pelo calor
específico do material da mesma (chumbo?).

O que queima a sua mão é o calor ou é a temperatura? Acredito que seja o calor, não? Nesse caso a temperatura da bala é irrelevante, o que importa é o calor que ela conduz para você.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6161 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:20:09 »
Aliás, acho que o que queima a nossa mão é o fluxo de calor, na verdade (W/m^2). Nesse caso o metal queima mais não por seu calor específico baixo, mas por sua condutividade ser alta.

%5Cdot+q+%3D+-k+A+%5Cfrac%7BdT%7D%7Bdx%7D

Acho que você tem razão, a temperatura é relevante.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, 15:24:39 por uiliníli »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6162 Online: 08 de Outubro de 2010, 15:27:42 »
Qual é o tipo de bala (massa e velocidade de disparo)?

As de fuzil do tipo AR-15 tem massa de 20g a 30g e sua velocidade é em torno de 1Km/s ou 3.600 Km/h.

Teria de considerar o material da bala (chumbo ou aço?) para ver o calor específico.

Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6163 Online: 08 de Outubro de 2010, 18:38:27 »
Teria de considerar o material da bala (chumbo ou aço?) para ver o calor específico.

A "bala" (melhor seria projétil) logo ao atingir o alvo, possui uma temperatura suficiente pra queimar dedos mais sensíveis. Agora, quanto exatamente, eu não sei.

O estojo (a cápsula vazia) é bem mais quente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6164 Online: 08 de Outubro de 2010, 18:41:35 »

A "bala" (melhor seria projétil) logo ao atingir o alvo, possui uma temperatura suficiente pra queimar dedos mais sensíveis. Agora, quanto exatamente, eu não sei.

Mas isso pode se dever a transformação da energia cinética em termica no impacto!

Putz.... Olha como o assunto está rendendo!  Somos um bando de nerds mesmo!!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6166 Online: 08 de Outubro de 2010, 19:07:13 »

Mas isso pode se dever a transformação da energia cinética em termica no impacto!

ou pela detonação da carga.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6167 Online: 08 de Outubro de 2010, 19:49:38 »

ou pela detonação da carga.
Bem, eu espero nunca pegar uma na mão durante o trajeto... :lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6168 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:06:12 »

Só os amigos do Barão de Munchhausen conseguem isso :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6169 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:08:32 »

Nada como a resposta empírica do Capitão nascimento do forum :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6170 Online: 08 de Outubro de 2010, 21:13:30 »
Qual vertente do cristianismo tem um conceito meio parecido com carma, de que as pessoas foram colocadas na situação na qual nasceram por vontade divina, e, com base nisso, devem se resignar a essa posição, não aspirando melhorar muito de vida se for pobre, e defendendo o status elevado como direito divino, se tiver esse status elevado?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6171 Online: 08 de Outubro de 2010, 22:04:35 »
Acho que vais gostar desse livro:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Physics_of_Superheroes

Tem um capítulo que é dedicado a uma questão semelhante a tua envolvendo o The Flash.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6172 Online: 08 de Outubro de 2010, 22:48:56 »
Fiquei quebrando a cabeça para entender um trecho em “ A Vida, O Universo e Tudo Mais”, mas não entendi...  :vergonha:

Quando Dent encontra Agrajag – não vou divulgar os detalhes para que ninguém grite: Spoiler!!! Spoiler!!!!  :P

“Os detalhes indizíveis nos quais essa cores foram usadas eram gárgulas que teriam feito Francis Bacon  desistir de seu almoço.
Todas as gárgulas olhavam para dentro, afixadas nas paredes, nos pilares, nos contrafortes, nos assentos do coro – todas olhavam em direção à Estátua, a respeito da qual falaremos em breve.
E, se as gárgulas teriam feito  Francis Bacon desistir de seu almoço, ficava claro, pela cara das gárgulas...”

O que F Bacon tem em comum com gárgulas, cores e almoço?  :?

Ele está se referindo ao  pintor Francis Bacon e não ao filósofo.
Ele tinha um estilo algo chocante quanto aos temas , especialmente no pós guerra imediato

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #6173 Online: 09 de Outubro de 2010, 11:25:59 »
Ele está se referindo ao  pintor Francis Bacon e não ao filósofo.
Ele tinha um estilo algo chocante quanto aos temas , especialmente no pós guerra imediato
Valeu pela explicação Luiz, agora eu entendi.... Fiquei confuso porque relacionei o filósofo ao texto e não o pintor que na verdade eu não conhecia.

Aproveitando a sua resposta, aí vai mais uma pergunta...... Você fala russo? O que está escrito nestas imagens? Tirei essas imagens de um vídeo não muito agradável de se ver. Sobre o vídeo --> http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6946810.stm

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6174 Online: 09 de Outubro de 2010, 12:31:42 »
Do link citado pelo Unknown:

They also cited [LM] for a theoretical estimate of temperature increase on the surface of a bullet. The results, for the $ 7.62\times51$ mm NATO projectile36, are: $ 160\tccentigrade$ inside the barrel, and at most $ 55\tccentigrade$ due to friction with the air. So the absolute maximum surface temperature of the said NATO projectile can reach, from a room temperature of $ 30\tccentigrade$, is approximately $ 245\tccentigrade$.

:ok: Meu chute estava correto. A maior parte do aumento da temperatura é devido ao disparo. Só não percebi o óbvio: durante o
percurso não há tempo suficiente para a bala perder muito calor para baixar significativamente sua temperatura.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!