Bom, ele é onipotente, poderia fazer essas substâncias serem úteis sem deixar ninguém doidão.
Ou ele poderia criar um universo só para o homem, onde não existiria cola, orégano, suco de laranja, querosene, analgésicos, farinha (deve ter gente que ja deve ter cheirado até isso

), e nem outros animais, e plantas. Eu tava até considerando deixar a grama nesse novo universo mas não sei... vai que fumam.
Eu como criadora faria um planeta sem essas coisas, e deixaria só um tipo de comida que satisfaça nessecidades básicas do nosso organismo, tipo uma ração, e com um sabor só *. Não existiria nenhum outro tipo de vida, nem bactérias e outros microorganismos. Será que eu deixaria esse planeta plano (eu pensaria na possibilidade de cair e tropeçar**)?

... se bem que as vezes nem precisa disso pra se estatelar no chão, vide o grande número de queda de mesmo nível***.
Também não teria metais, o que o corpo humano precisa já estara naquela ração, e aí não teriam guerras, não teria como construir armas. Tá, as casas já estariam prontas e equipadas, sem objetos pontiagudos, e seria de um material tão duro e imutável que não teria como retirar pra fazer usos errados. E os outros planetas do universo seriam iguais mas inabitados.
É esse o mundo que você gostaria de viver?
Eu seria uma deusa temperamental. 
**Temperamental mas boazinha.
***Vai no iml, e olha o livro dos laudos da causa de morte, a maioria é isso.Você anda estudando apologética, Fabi? 
Por que? Vai cair no vestibular?

Brincadeira, mas eu gostei das suas respostas, eu queria saber como um religioso responderia a essa questão e suas respostas são bem plausíveis.
Um religioso responderia: porque Deus quis e não sabemos e nem devemos questionar a vontade de Deus. E também diria que Jesus te ama.
E se não respondesse isso, seria uma resposta antropocentrista que não faria sentido porque o homem não é a única coisa que existe no universo, e nem é o centro do universo.