Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015960 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #7125 Online: 28 de Abril de 2011, 11:10:25 »
Sabem aquelas mosquinhas que geralmente tem em banheiro, pequeninhas, com duas asas escuras... qual é o nome delas? Mosquinha?

Eu sempre chamei de mosquinha de banheiro. Nunca as vi em nenhum lugar que não fosse no banheiro.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7126 Online: 28 de Abril de 2011, 12:44:00 »
Então esse fator deve ser levado em conta também: elá é gentil com todos ou é de uma forma diferente comigo?
Também pode ser que ela seja gentil de uma forma "diferente" com todos, incluindo contigo. Aí o jeito é já convidar os amigos, organizar a suruba e ser feliz.
Tu não entendeu. Eu me referia a tu observar se ela age de uma maneira geral com todos e de uma particularmente interessante contigo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7127 Online: 28 de Abril de 2011, 12:46:55 »
Sabem aquelas mosquinhas que geralmente tem em banheiro, pequeninhas, com duas asas escuras... qual é o nome delas? Mosquinha?
Abençoada seja a internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosca-de-banheiro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7128 Online: 28 de Abril de 2011, 12:50:21 »
12 horas de vida, que coisa inútil. Deus é um fanfarrão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7129 Online: 28 de Abril de 2011, 12:52:49 »
"Mosca-de-banheiro"? Estou decepcionado! Mas elas são inofensivas, não?

Tem um blog que fala mais sobre os bichinhos: http://blogparacurioso.blogspot.com/2007/04/mosca-do-banheiro.html

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7130 Online: 28 de Abril de 2011, 15:10:09 »
Bom, é um nome descritivo o suficiente pra identificar o bicho.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7131 Online: 28 de Abril de 2011, 16:16:27 »
Noite passada tive uma insônia horrível. Resultado: duas dúvidas bestas pra postar no CC!  :lol:

A primeira é de português:

A frase "A revista elegeu as mulheres um por cento mais bonitas da cidade" está correta?

Pareceu meio estranha... E fica mais estranha ainda se tirarmos "da cidade": "A revista elegeu as mulheres um por cento mais bonitas". Fica parecendo que elas são um por cento mais bonitas do que um padrão pré-estabelecido, e não entre as concorrentes...

A segunda dúvida é de matemática:

Existe uma fronteira bem estabelecida para se diferenciar um axioma de um teorema? Eu sei que se uma proposição é logicamente decorrente de outra, ela é um teorema, mas no caso de não se conhecer uma proposição A que implique em uma proposição B, como fazemos para decidir se B é um axioma ou teorema?
Faço essa pergunta pensando naquele famoso 5º postulado de Euclides, n'Os Elementos de Geometria. Euclides o considerava um axioma, mas dois milênios depois a comunidade matemática descobriu que ele não era auto-evidente...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7132 Online: 28 de Abril de 2011, 16:20:17 »
No caso dos axiomas, acho que não importa muito que ele seja ou não auto-evidente, mas sim que ele não possa ser deduzido a partir dos
demais axiomas do seu sistema lógico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7133 Online: 28 de Abril de 2011, 16:22:30 »
Que eu saiba, teorema tem que ter prova.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7134 Online: 28 de Abril de 2011, 16:29:06 »
No caso dos axiomas, acho que não importa muito que ele seja ou não auto-evidente, mas sim que ele não possa ser deduzido a partir dos
Mas se pensarmos assim, o 5º postulado de Euclides acaba sendo realmente um axioma:

"Alfa + beta é igual a 180° se e somente se AB e CD são paralelas".

Mas o fato é que isso NÃO é um axioma. Justamente por isso apareceram as geometrias não-euclidianas, quando demonstrou-se ser possível construir modelos geométricos consistentes em que essa proposição não é válida.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7135 Online: 28 de Abril de 2011, 16:31:36 »
Que eu saiba, teorema tem que ter prova.
Mas nem toda proposição sem prova é um axioma. Pode ser uma conjectura e todo mundo achar que é um axioma (Como no caso de Euclides).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7136 Online: 28 de Abril de 2011, 16:37:33 »
Mas se pensarmos assim, o 5º postulado de Euclides acaba sendo realmente um axioma:

"Alfa + beta é igual a 180° se e somente se AB e CD são paralelas".

Mas o fato é que isso NÃO é um axioma. Justamente por isso apareceram as geometrias não-euclidianas, quando demonstrou-se ser possível construir modelos geométricos consistentes em que essa proposição não é válida.

É claro que é um axioma. O que os matemáticos do século XIX mostraram é que é possível obter outras geometrias, logicamente consistentes,
modificando o quinto axioma de Euclides. O axioma é um ponto de partida; algo que se assume como sendo verdadeiro sem prova. Se você
usar outro conjunto de axiomas, você vai obter outro sistema lógico. Apenas isso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7137 Online: 28 de Abril de 2011, 17:21:17 »
Então, devo concluir que na matemática um axioma não precisa ser consistente com qualquer modelo possível? Isso não impossibilitaria a criação de campos comuns a esses sistemas lógicos, como a geometria analítica (que precisa ser consistente com a álgebra e a geometria), a teoria dos grafos, a teoria dos conjuntos, etc.?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7138 Online: 28 de Abril de 2011, 17:47:14 »
"A revista elegeu as mulheres um por cento mais bonitas da cidade"

Não me parece correta. Digamos que em vez de as top 1% da cidade, fossem as 100 mulheres. Se substituíssemos 'cem' no lugar onde puseram "um por cento" teríamos a estranha frase "A revista elegeu as mulheres cem mais bonitas da cidade". Na verdade a gente usa "cem" uma palavra mais a esquerda, então acho que com 1% deveria ser igual: "A revista elegeu as um por cento mulheres mais bonitas da cidade." Parece mais lógico, mas a frase ainda é meio confusa, seria melhor procurar outro fraseamento para expor essa ideia.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7139 Online: 28 de Abril de 2011, 18:17:09 »
"A revista elegeu as mulheres um por cento mais bonitas da cidade"

Não me parece correta. Digamos que em vez de as top 1% da cidade, fossem as 100 mulheres. Se substituíssemos 'cem' no lugar onde puseram "um por cento" teríamos a estranha frase "A revista elegeu as mulheres cem mais bonitas da cidade". Na verdade a gente usa "cem" uma palavra mais a esquerda, então acho que com 1% deveria ser igual: "A revista elegeu as um por cento mulheres mais bonitas da cidade." Parece mais lógico, mas a frase ainda é meio confusa, seria melhor procurar outro fraseamento para expor essa ideia.
É, eu me convenci de que outro fraseamento sem dúvida seria melhor. Mas insisti nisso por curiosidade mesmo.
Sua sugestão realmente é mais lógica, mas parece ainda mais esquisita de se ler/falar/ouvir...  :umm:  Ainda que nem sempre as frases mais sonoras sejam as corretas, mas sei lá...

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #7140 Online: 28 de Abril de 2011, 22:53:16 »
Drosófilas? Costumam dar em bananas também.

[edit] Lerdo eu, já responderam e errei.
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 23:04:34 por gogorongon »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7141 Online: 28 de Abril de 2011, 23:05:32 »
Não, não é a mesma mosca que dá em fruta e a que dá em banheiro. As de banheiro são Psychoda e Telmatoscopus.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #7142 Online: 01 de Maio de 2011, 15:00:02 »
Não é idiota, mas não tem tópico para eu postar esta pergunta e não tô querendo abrir um só pra isso:  8-)

Preciso comprar um notebook. Já tenho o dinheiro, mas estou em dúvida entre:

Lenovo Z460 - Intel Core i3-370M, 3 GB, HD 320 GB, Bluetooth, HDMI, LED 14", Windows 7 Home Basic

Pontos positivos: é lindo, o teclado é maravilhoso e tenho lido comentários muito positivos sobre ele
Ponto negativo: Li que o processador é soldado na placa mãe. Não sei o que isso significa, apenas que é negativo no caso de problemas com um destes dois dispositivos.

Acer Aspire 5741-6859 - Intel Core i3-380M, 3GB, HD 250GB, HDMI, LED 15.6" e Windows 7 Home Basic
Pontos positivos: Tela maravilhosa de 15.6'' e teclado numérico
Pontos negativos: Teclado muito bom mas parece ser bem frágil e a falta de um escritório da Acer no Brasil.

Queria um que durasse uns 3 anos. Só vou usar para acessar a internet, digitar textos e baixar/assistir muitos filmes.

Alguém pode me ajudar? Não entendo bulhufas de informática.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7143 Online: 01 de Maio de 2011, 15:10:33 »
Dependendo de quanta grana voce tem, fique com o Acer ou, se possível, vá para algo melhor, como um Toshiba, HP ou Dell.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7144 Online: 01 de Maio de 2011, 15:19:32 »
Eu não entendo muito de hardware, não saberia que dizer qual é o melhor pela marca, mas as configurações me parecem meio equivalentes. Se você pretende baixar muitos filmes, talvez seja interessante optar pelo com HD maior (Lenovo). O tamanho da tela por um lado é legal, ainda mais com um teclado acomodando um teclado numérico, mas isso também deve significar que o notebook é mais pesado, então você tem que se perguntar se você vai carregar muito ele de um lado para o outro. Qualquer um deve durar uns três anos pelo menos, mas por via das dúvidas, você pode se interessar em ver se algum oferece garantia estendida e se o preço dela compensa.

Eu tenho um Dell há uns três anos e ele ainda não está dando sinal de que vai me abandonar tão logo. Eu acho que os notebooks da Dell têm um excelente custo-benefício, como você compra direto da fábrica eles conseguem oferecer computadores com ótima configuração por um preço muito competitivo (e o melhor, você consegue montar o seu pelo site!)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #7145 Online: 01 de Maio de 2011, 17:36:09 »
Queria um que durasse uns 3 anos. Só vou usar para acessar a internet, digitar textos e baixar/assistir muitos filmes.
Qualquer um desses dois serve. Até o meu Celeron fuleiro de anos atrás ainda serve.

Como você vai fazer muitos downloads, pode dar preferência ao que tem um HD maior, mas de qualquer forma, depois de um tempo você pode precisar de um HD externo, e HDs externos estão razoavelmente baratos hoje em dia.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #7146 Online: 01 de Maio de 2011, 18:41:46 »
Obrigada, gente!

Geotecton: Por que entre o Acer e o Lenovo eu deveria ficar com o primeiro? Já me falaram que a Toshiba é muito boa, mas sempre que eu pergunto nas lojas os vendedores me apresentam o Semp Toshiba. Eu ouvi dizer que a qualidade não é a mesma. Ah, também já li muita gente falar que o HP esquenta demais.

uiliníli: Muita gente diz que a linha Inspiron dá muito problema. Eu quase comprei um Dell (Inspiron 14R), mas acabei desistindo. Eu sei que depende de muita coisa. Eu posso comprar um Positivo e viver feliz para sempre com ele ou comprar um Apple eque dá problema logo de cara.

gogorongon: Bom saber! Alguém disse que era para eu investir mais dinheiro e comprar o notebook com core i5 e com memória dedicada (???). Eu teria que gastar mais uns 200 reais no mínimo.

Mas dentre estes dois, vocês ficariam com o Lenovo ou o Acer (levando-se em conta os pontos positivos e negativos de cada um que eu postei)?
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7147 Online: 02 de Maio de 2011, 08:49:24 »

uiliníli: Muita gente diz que a linha Inspiron dá muito problema. Eu quase comprei um Dell (Inspiron 14R), mas acabei desistindo. Eu sei que depende de muita coisa. Eu posso comprar um Positivo e viver feliz para sempre com ele ou comprar um Apple eque dá problema logo de cara.

O meu notebook é Vostro, não é Inspiron. Mas de qualquer forma, a Dell oferece assistência técnica em casa se for necessário, o pós-venda dela é muito bom.

Mas dentre estes dois, vocês ficariam com o Lenovo ou o Acer (levando-se em conta os pontos positivos e negativos de cada um que eu postei)?

Qualquer um dos dois, mas por você pretender fazer muitos downloads, o Lenovo que tem mais HD pode ser bom. Se bem que, como falaram, HD externo hoje é barato. O Acer tem a vantagem e desvantagem de ter tela maior, ou seja, é mais pesado. Se você for carregar muito o seu notebook para um lado e para o outro ele é pior, mas se ele for passar mais tempo descansando sobre a mesa vale a pena.
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, 08:52:35 por uiliníli »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7148 Online: 04 de Maio de 2011, 21:23:29 »
Antes de ontem eu assisti a um documentário no Animal Planet sobre a extinção do Permiano-Triássico, mas ele se focava mais na parte da paleontologia do que na da geologia mesmo, então ficou a dúvida: o que levou a Terra a "sangrar" lava direto por 150 mil anos? Isso já havia acontecido antes? É possível isso acontecer de novo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7149 Online: 04 de Maio de 2011, 21:55:45 »
Obrigada, gente!

Geotecton: Por que entre o Acer e o Lenovo eu deveria ficar com o primeiro? Já me falaram que a Toshiba é muito boa, mas sempre que eu pergunto nas lojas os vendedores me apresentam o Semp Toshiba. Eu ouvi dizer que a qualidade não é a mesma. Ah, também já li muita gente falar que o HP esquenta demais.

Tive um Acer que funcionou perfeitamente durante 8 anos, mesmoa pós duas quedas feias. Eu prefiro ele ao Lenovo porque não confio na qualidade dos produtos chineses. Eu conheço o Toshiba, pois tive um durante 5 anos e foi muito bom. Hoje eu tenho um Sony Vaio canadense e estou me preparando para comprar um Dell, que é, ao meu ver, a melhor marca.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!